Agenesia dentária – Tire todas as suas dúvidas

Agenesia dentária: o que é e quais são os tratamentos ?

A agenesia dentária é representada pela falta ou ausência de um ou mais dentes na arcada dentária.

Pode estar relacionada a fatores como:

  • alteração genética,
  • alterações hereditárias
  • alteração de desenvolvimento.

Agenesia Dentária por Alteração Genética

A alteração genética ocorre quando da inexistência ou da má formação do germe dental que daria origem à formação do dente.

Esta alteração pode ocorrer em decorrência a doenças sistêmicas, alteração cromossômica. Como ocorre em:

  • algumas síndromes,
  • alterações causadas por interação medicamentosa utilizada durante o período de gestação
  • outros fatores que interferem diretamente na formação fetal. 

 

Agenesia Dentária por Alteração Hereditária

Alteração hereditária pode estar relacionada a "Teoria de Lamark", cientista francês, que propôs a sua teoria em 18o9 onde. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo e esta características seriam transmitidas de geração a geração.

Isso é facilmente constato realizando uma revisão a literatura cientifica mundial. Onde encontramos, dezenas de trabalhos científicos, demonstrando que esta teoria pode ser comprovada na cavidade oral pela agenesia dentária.

Por consequência direta da alteração da consistência dos alimentos a partir do advento do fogão, dos fornos e ainda do consumo exagerado dos alimentos processados.

Onde os alimentos se tornaram mais moles e mais pastoso e a incidência de agenesia dentária e dentes inclusos e dentes impactados aumentou e tem aumentado muito.

 

Agenesia Dentária por Alteração de Desenvolvimento

Já na alteração de desenvolvimento observamos a presença dos germes dentais nas arcadas.

Porem eles não se desenvolvem, permanecendo inclusos e praticamente inativos.

Também podemos observamos, em muitos casos, arcadas dentárias pouco desenvolvidas  não deixando espaço suficiente para acomodar todos os dentes na boca e gerando uma agenesia dentária por conta dos dentes inclusos e impactados.

 

Consequências da Agenesia Dentária

Nunca se viu tanto a necessidade de aparelhos ortodônticos e nem de implantes dentários. Isso em decorrência ao que foi citado anteriormente.

O que não ocorria nas civilizações primitivas

Estudos arqueológicos da dentição de civilizações primitivas bem como nos Aborígenes Australianos. Apresentam um baixíssimo índice de agenesia dentária e bem como um baixo índice maloclusão dentária (dentes tortos).

Isso tudo justificado por uma mastigação mais vigorosa desta civilização que não tinha alimentos processados e nem alimentos cozidos.

Sendo que esta mastigação mais vigorosa gera estímulos de desenvolvimento necessários para a cavidade oral, para os dentes e para os músculos da face.

Papel da Amamentação

Outro fator muito importante que afeta diretamente nesta cadeia de desenvolvimento da cavidade oral como um todo. É a "correria" do dia a dia e os compromissos profissionais que impedem as mães de realizarem um dos papéis mais nobres que a natureza deu a mulher que é a amamentação.

E não quero falar apenas da qualidade do leite materno, o que é simplesmente insubstituível. Mas quero ir um pouco mais alem, que é o desenvolvimento de toda a musculatura orofacial responsável pela futura mastigação da criança.

Onde pela ausência total ou parcial da amamentação natural no seio materno o desenvolvimento bucal ocorre de irregular e que vai afetando todo o desenvolvimento futuro da criança. Podendo gerar dentes impactados no osso que não se desenvolveu adequadamente.

Neste caso a formação do dente ocorre, mas o dente fica retido no arco, necessitando muitas vezes tracionamento ortodôntico ou extração dos dentes como no caso dos sisos (terceiro molar)

Na minha humilde prática clínica e de docente, ao longo dos mais de 25 anos de odontologia.

Costumo dizer a amamentação no peito materno bem como a mastigação de os alimentos fibrosos ou mais consistentes. Funcionam como uma "musculação bucal e facial ativa"

Contribuindo para o desenvolvimento de todo o sistema estomatognático (lábio, língua, bochecha, musculatura facial)

Que atua diretamente na qualidade de vida da pessoa, pois uma pessoa com uma mastigação deficitária poderá ter por consequência uma saúde deficitária.

 .

 

Perguntas Frequentes sobre Agenesia Dentária:

Qual o Aparelho ortodôntico mais indicado ao tratamento da agenesia dentária?

Existem atualmente, no mercado uma infinidade de tipos e modelos de aparelhos ortodônticos. Que vão de aparelhos fixos a aparelhos removíveis até os aparelhos linguais.

Eu particularmente gosto de de tratar os meus pacientes jovens e adultos com o aparelho lingual.

Por ele ser uma aparelho muito discreto que é colado por de trás dos dentes ficando totalmente invisível a quem olha de fora da boca.

O que é muito indicado aos pacientes que tem agenesia e que não querem ou não podem mostra que estão realizando um tratamento ortodôntico. Clique Aqui para conhecer o Aparelho Lingual

 

Em qual dos consultórios o Dr Paulo Coelho realiza o tratamento da agenesia?

Olá, eu realizo o tratamento da agenesia nos consultório em São Paulo (Brooklin/SP e Tatuapé/SP) e em Campinas.

 

A agenesia dentária pode ser considerada uma doença? Ela é transmissível?

Não a agenesia não é uma doença.

Ela é uma característica própria do organismo de cada pessoa e por isso não é transmissível.

Porem pode ser passado geneticamente de pessoa por pessoa ao longo das gerações.

Portanto não fique preocupado mas busque o quantos antes um dentista na sua cidade para estudar os vários tipos de tratamento, com o objetivo de que não ocorra reabsorções ósseas e dentárias

 

Quais as outras formas de tratamento de Agenesia?

A formas de tratamento da agenesia estão diretamente relacionadas ao fator que causou ou esta causando a agenesia dentária podemos citar:

  • Ortodontia: cujo objetivo primário é reposicionar ou tracionar os dentes que estão inclusos nas arcadas
  • Ortopedia Facial ou Ortopedia funcional dos maxilares: que tem por objetivo tratar ou interceptar a deficiência de formação e de desenvolvimento dos maxilares visando o posicionamento dos dentes inclusos ou retidos
  • Prótese ou Implante: visa repor a agenesia de dentes que não nasceram ou não conseguiram  e nem vão conseguir se desenvolver

Portanto o diagnóstico precoce é, sem dúvida nenhuma, a melhor conduta a ser realizada, então eu recomendo que você converse com o seu dentista e busque maiores orientações para o seu caso.

Qualquer dúvida eu me ponho a sua disposição no email: professor@paulocoelho.com.br

Tratamentos

- Tratamento Protético: com Snap-On-Smile Clique aqui para saber mais

- Tratamento Ortodôntico: a Ortodontia evoluiu muito nos últimos, anos possibilitando tratamentos ortodônticos mais rápidos, mais confortáveis e mais discretos. Saiba Mais

- Tratamento Estético: as Facetas e as Lentes de Contato Dental são recursos, que quando bem indicado, podem ajudar no tratamento da Mordida Cruzada. Saiba Mais

...

 

.

.

.

.

Pin It on Pinterest