ATM, DTM e Dor Orofacial

DTM Dor Orofacial podem muitas vezes, estar associadas a um problema articular na ATM (Articulação Temporomandibular) que é uma articulação próxima ao ouvido que funciona, principalmente, durante a abertura e fechamento da boca.

Atualmente  temos observado um crescente número de pessoas se queixando de fortes dores de cabeça, o que foi recentemente comprovado através de pesquisas, onde se constatou que um em cada três brasileiros apresentavam dor crônica, sendo as mulheres as que mais sofriam com esse tipo de problema.

Os principais sinais e sintomas da DTM e da Dor Orofacial  são: dor na região da cabeça e do pescoço, sons na articulação durante a fala ou a mastigação (ex. estalos, crepitações), função irregular ou limitada na abertura e no fechamento da boca, zumbido no ouvido e travamento da mandibular. (DTM - Disfunção da Articulação Temporomandibular)

 

A DTM e Dor Orofacial são problemas que causam muitos transtornos para o indivíduo, afetando diretamente a qualidade de vida, uma vez que a dor pode se manifestar de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa, podendo ser descrita como: dor latejante, dor irritante, dor perfurante, dor pulsátil, entre outros. Podendo durar segundos, minutos, horas, dias e até meses.

Na nossa clínica, dentro da nossa especialidade, DTM e Dor Orofacial, realizamos o tratamento a partir de uma minuciosa investigação com uma abordagem multidisciplinar contando com o apoio de médicos, psicólogos e fisioterapeutas, buscando sobretudo o restabelecimento da qualidade de vida.

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente....
William Shakespeare

Faça um Auto Teste para a ATM

1. Você sente dificuldade ou cansaço na boca ao se alimentar?
2. Você tem sons (tipo estalido) próximo aos ouvidos ao abrir ou fechar a boca?
3. Você tem dificuldade para abrir a boca?
4. Ao abrir a sua boca ela desvia para algum dos lados?
5. Você tem dor de cabeça constante?
6. Você range ou aperta os dentes?
7. Você sente dificuldade para abrir a sua boca ao acordar?
8. Você acorda com dor de cabeça e cansaço?
9. Você já travou a sua boca (aberta ou fechada)?
10. Você tem estes sintomas acima acompanhados de zumbido?

Se você respondeu a uma dessas questões positivamente, provavelmente você pode estar desenvolvendo uma DTM (Disfunção Temporomandibular).

Doença Reumáticas Associadas a ATM e a Dor Orofacial

Estudos recentes tem demonstrado que as doenças reumáticas são altamente prevalentes atingindo cerca de 3 a 8 % da população mundial, afetando tanto homens como mulheres bem como adultos e crianças, contrariando o que se achava antigamente, onde se pensava que a doença reumática atingia apenas idosos .

As doenças reumáticas, comprometem várias estruturas do sistema musculoesquelético do corpo, atingindo também a ATM (Articulação Temporomandibular) trazendo ao indivíduo grandes transtornos, entre eles, dores, bloqueios e travamentos nos movimentos de abertura e o fechamento da boca impossibilitando ou dificultando a alimentação e a comunicação (fala).

O nosso tratamento, é um trabalho complementar ao tratamento realizado pelo Reumatologista, onde buscamos em uma visão multidisciplinar, restabelecer a função mastigatória bem como a função da comunicação, objetivando sobretudo a restituição da qualidade de vida.

 

Prezado Dr Paulo Coelho, ouvi dizer que o Botox trata a ATM, é verdade?

Olá esta pergunta é um pouco difícil de responder pois tem um erro de semântica que acaba por confundir os pacientes, então vamos lá ... o Botox que é uma marca comercial da Toxina Botulínica que vai atuar no Controle dos Sintomas da disfunção da ATM muscular, reduzindo a potência dos músculos masseter e temporal tirando a sobrecarga da Articulação Temporomandibular (ATM) e em muitos casos tirando a dor e reduzindo os estalos.

A Toxina Botulínica ou Botox tem ação média de 6 meses onde os sintomas da Disfunção podem voltar a aparecer caso não seja realizado procedimentos terapêuticos na Articulação

Pessoas que tem Bruxismo e Apertamento Dentário costumam ter bons resultados com o uso da Toxina Botulínica (Botox, Botulifit e outros) pois há um super alívio da Articulação Temporomandibular.

Portanto o Botox não trata mas ajuda no controle da Disfunção da ATM e da Dor Orofacial

 

O Zumbido associado a ATM e a Dor Orofacial

O zumbido no ouvido, atualmente, é um dos temas mais discutidos e estudados no mundo, pois vem aumentando a sua incidência tanto entre adultos como entre as crianças, gerando muitos transtornos entre eles destacamos os transtornos psicológicos, deixando o indivíduo durante as crises, nervosos e irritadiços.

Por ser uma patologia de origem multifatorial, ou seja, pode ser iniciado ou desencadeado por vários tipos de problemas, ele pode tambem ser  descrito pelos pacientes de diferentes formas e maneiras.

Em muitos, casos observamos que a DTM e a Dor Orofacial podem estar relacionada com o zumbido no ouvido, pela proximidade anatômica das estruturas do sistema auditivo com as estruturas da ATM (Articulação Temporomandibular), observar no desenho abaixo.

O nosso tratamento, é um tratamento focado em uma terapia multidisciplinar, onde buscamos dentro da nossa especialidade, restabelecer a função da ATM (Articulação Temporomandibular) eliminando qualquer interferência que esta possa estar causando as estruturas auditivas.

Nossas Referências de Estudo da ATM

  • TMJ - Association
  • National Institute Heath
  • National Library of Medicine
  • American Academy of Dental Sleep Medicine
  • European Academy of Craniomandibular Disorders
  • Universidade Federal de São Paulo

 

Perguntas Frequentes sobre a ATM

Prezado Dr Paulo Coelho, apareceram 2 caroços duros pelo lado de dentro da boca, perto dos dentes caninos inferiores, procurei um dentista na minha cidade que me falou que isso é um "Tôrus Mandibular" porém ele não me explicou direito o que é isso e fiquei com medo, o senhor poderia me explicar?

Olá Isabel, tudo bom ? O Tôrus mandibular são calcificações ou formações ósseas decorrente a vários fatores, onde o mais comum é apertamento dentário ou ranger de dentes (Bruxismo) e e tem o aspecto semelhante a imagem abaixo.

torus mandibular

Esta calcificação tende a ir aumentando com o tempo conforme o seu hábito de apertamento dentário ou bruxismo que na maioria das vezes está associado ao fator emocional e a ansiedade.

Não é nada grave porem o tôrus mandibular pode gerar desconforto durante a fala e durante a mastigação ai teremos a indicação da remoção dele que é feita cirurgicamente.

Na maioria das vezes o tôrus mandibular esta associado a sintomas de disfunção da ATM.

Isabel, recomendo que você procure um Especialista em ATM para um diagnóstico mais aprofundado do seu caso para evitar que ele aumente muito e você tenha que vir a fazer a cirurgia, mas não fique preocupada pois não é nada grave.

Qualquer dúvida pode me escrever.

 

Queria saber se a DTM nao tratada pode levar a problemas no ouvido como tonturas frequentes, mal estares com o senso de direção prejudicados no caso o problema é andar em linha reta, abaixar e levantar. Tudo isso pode ser? Ja faz um tempo anos na verdade que estou com tudo isso não tratei ainda pois esta difícil achar onde moro algum especialista ou pelo menos alguém que entenda do assunto. Moro em Aguas de Lindóia/SP. Essas tonturas principalmente ja estão prejudicando minha vida pois nem sozinha saio mais. Se o senhor puder dar sua opinião agradeço.

Olá Camila, a DTM não pode ser considerado como "o fator causador deste sintomas", mas pode ser considerada como "um dos fatores causadores" dos sintomas, portanto é muito importante um diagnóstico diferencial em uma avaliação clínica. Qualquer dúvida pode me escrever.

 

Prezado Doutor Paulo Coelho, meu nome é Berenice, eu tenho o hábito de morder as bochechas que me geram muitas aftas e muito sangramentos fui em um dentista e e ele me falou que isso é causado por ansiedade, inclusive ele me falou que tenho Linha Alba, o que é isso?

Olá Berenice a linha alba é uma linha que surge na bochecha como na foto abaixo

linha-alba-atm-bichectomia

Ela geralmente esta associada ao quadro de apertamento dentário, bruxismo e disfunção da ATM e é resultado da compressão dos músculos da bochecha sobre a superfície dos dentes principalmente nas pessoas muito ansiosas, onde em alguns casos esta pressão das bochechas pode resultar em mordidas nas bochechas e eme aftas muito desconfortáveis.

Os tratamentos geralmente são a Bichectomia e ou a aplicação do Botox (Toxina Botulínica) com o objetivo de reduzir a pressão dos músculos das bochechas sobre os dentes, porem é muito importante um diagnóstico aprofundado para determinar com exatidão os fatores causadores do seu caso.

Converse com o seu dentista sobre as melhores formas de tratamento para o seu caso e qualquer dúvida pode me escrever.

 

Boa noite Doctor.  Estou sentindo uma dor do lado esquerdo do rosto, no osso dá mandíbula próximo ao ouvido, com subindo no ouvido e uma leve tontura as vezes, dor de cabeça diária com a boca um pouco dolorida. Será que estou com ATM? Tenho costume de morder os dentes! Última mente tenho tido crises de ansiedade, o que pode ser?

Olá Renato, obrigado pelo seu email, estes sintomas que você descreveu são sintomas bem característicos da Disfunção da ATM onde as condições as ansiedade e apertamento dos dentes agravam eles ainda mais.

Renato eu recomendo que você consulte um especialista o mais rápido possível, para que seja realizado um diagnóstico mais aprofundado com o objetivo de que os sintomas não se agravem ainda mais gerando mais complicações.

Qualquer Dúvida pode me escrever.

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

X

Pin It on Pinterest

X