Diastemas – Tire todas as suas dúvidas

Diastemas o que são e quais são os tratamentos

Defeito para uns, charme para outros, a verdade é que não conseguimos passar sem observar a presença deste afastamento entre os dentes. Principalmente durante o sorriso.

Se o sorriso for bonito é razão de admiração, mas havendo algum defeito, a nossa concentração visual é toda voltada para ele.

Ainda mais se for num ponto bem central da boca.

diastema

Quais são as causas do diastema?

Muitas vezes ele é causado pelo freio labial, que aquele tecido fibroso que une o lábio à gengiva.

Sendo que quando este freio labial não se reduz espontaneamente, durante o desenvolvimento dos dentes, ele acaba por afastar os dentes gerando um diastema.

O diastema pode estar associado a outras causas também como:

  • Respiração bucal: que geralmente ocorre por algum bloqueio da respiração nasal
  • Sucção de dedos: geralmente se dá pela sucção do polegar
  • Deglutição atípica: que é a maneira incorreta de engolir os alimentos
  • Interposição lingual durante a fala: onde a língua se projeta sobre os dentes empurrando eles para a frente
  • Discrepância ósseo dentária: onde temos uma desproporção do tamanho dos dentes em relação a base óssea que o sustenta
  • Agenesia dentária: ausência da formação do dente (Saiba mais sobre Agenesia Dentaria)
  • Dentes Inclusos: são os dentes que ficaram presos dentro do osso por algum motivo que os impediu de erupcionar
  • Dentes Pequenos ou Conóides: são dentes que nasceram em tamanho ou forma irregular

Portanto para um tratamento adequado, não basta apenas fechar o espaço dos dentes, pois eles podem voltar a abrir novamente.

Um diagnóstico aprofundado buscando os fatores causais do diastema é de suma importância para garantir um resultado estável e duradouro. Uma vez que a tendência de reabertura do diastema sempre é muito grande.

 

Quais são os tratamentos do diastema?

O primeiro passo para o tratamento é sempre um diagnóstico diferencial para avaliar as causas do diastema. Feito isso busca-se uma ou mais estratégias para tratamento como no casos do:

Tratamento do Freio Labial

Quando a causa do diastema é o freio labial. O procedimento habitual é a remoção  cirúrgica freio, uma cirurgia bem simples. E o diastema deve ser fechado com um aparelho ortodôntico.

 

Tratamento da Respiração Bucal

Este problema é muito comum nas crianças e adolescentes e o tratamento deve ser feito em conjunto com o Otorrinolaringologista, Fonoaudiologo e o Ortodontista:

  • Otorrinolaringologista: vai trabalhar na possível obstrução da respiração nasal
  • Fonoaudiologo: vai trabalhar no treinamento adequado da respiração a partir de exercícios respiratórios
  • Ortodontista: vai utilizar aparelhos ortodônticos e ortopédicos para reposicionar os dentes e fechar os espaços e ampliar o palato (céu da boca)

 

Tratamento da Sucção de dedos ou polegar

Este é um tratamento muito desafiador pois muitas vezes pode estar associado a fatores emocionais. Onde o ortodontista e o psicólogo trabalham em conjunto na remoção deste hábito.

Tratamento da Deglutição Atípica

Também é um tratamento realizado em conjunto entre o ortodontista e a fonoaudióloga.

Onde o ortodontista vai adequar a cavidade oral (dentes e musculatura), para que a fonoaudióloga estabeleça junto ao paciente uma mastigação adequada. Bem como uma deglutição correta dos alimentos (Deglutição é o ato de engolir os alimentos)

 

Tratamento da Interposição da Lingual

O ortodontista estabelece um tratamento ortodôntico e ortopédico de forma que o paciente posicione a língua corretamente durante a fala , evitando que o paciente empurre os dentes para frente.

A fonoaudióloga também atua nestes caso no treinamento do correto posicionamento da língua

 

Tratamento da Discrepância Ósseo Dentária

Este é um problema com grande incidência e tem aumentado ao longo dos anos.

Isto devido a uma alimentação de consistência muito mole ou pastosa. Onde as crianças , por exemplo, comem mais Hamburguer e Salsicha do que Carne propriamente dita.

Ou seja comem alimentos com menos consistência fibrosa conduzindo as crianças a uma mastigação deficitária interferindo no desenvolvimento dos maxilares que ficam pequenos e estreitos gerando a discrepância de tamanho entre os dentes e as bases ósseas.

O tratamento é realizado com aparelhos ortodônticos reposicionando os dentes e com aparelhos ortopédicos estimulando o desenvolvimento ósseo.

 

Tratamento da Agenesia Dentária

Este é um tema tão recorrente que dediquei um capitulo inteiro a ele.

Clique Aqui para ler mais sobre a Agenesia Dentária

 

Tratamento de dentes inclusos

O tratamento está associado a geração de espaço com o aparelho ortodôntico e o tracionamento do dente incluso.

 

Tratamento de dentes pequenos ou conóides

Nos casos em que o tamanho do dente esta gerando o diastema, nós utilizamos as lentes de contato dental, colados na superfície dos dentes, sendo que estas lentes podem ser de resina ou de porcelana. Clique Aqui para conhecer um pouco mais sobre as lentes de contato.

 

Observações sobre os Tratamento do Diastema

Procurei neste descrever os Tratamentos de Diastemas de uma maneira bem simples apenas para ajudar a você conhecer alguma formas de tratamento.

Porem é importante relatar que um tratamento de bem sucedido é esta diretamente relacionado a um bom planejamento.

Recomendo que você converse com o seu dentista e veja qual a melhor forma de tratamento para o seu caso.

 

.

duvidas-dr-paulo-coelho

Tratamento Ortodôntico para o fechamento do Diastema

Tanto para adultos como para crianças e adolescentes a ortodontia apresenta excelentes resultados. Pois ela evolui muito nos últimos anos  trazemos novas possibilidades de tratamentos. Onde os aparelhos ortodônticos se tornaram mais rápidos, mais confortáveis e mais discretos conheça alguns modelos:

Aparelho Lingual

Ao longo dos seus  45 anos de existência da ortodontia lingual, a técnica evoluiu muito. Eu tive e tenho o previlégio de poder trabalhar com este aparelho por mais de 20 anos e pude acompanhar toda a sua evolução. Onde vimos os aparelhos se tornarem cada vez menores e muito confortáveis (pois eram muito grandes). Porém gosto de enfatizar que trabalho com diversas outras técnicas ortodônticas mas confesso que sou apaixonado pelo aparelho lingual.

Clique Aqui para ler mais sobre o Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual é aquele aparelho Ortodôntico que é colado na parte de trás dos dentes e que por este motivo fica imperceptível ou como muitos gostam de falar ele fica invisível.

O Aparelho lingual foi criado em 1972 na California com o objetivo de atender a ansiedade e a expectativa dos pacientes que necessitavam usar aparelho ortodôntico mas que não queriam ou não podiam usar um aparelhos metálicos aparentes.

Principalmente os atores e atrizes de Hollywood que foram os inspiradores da criação desta técnica.

Clique Aqui para ler mais sobre o Aparelho Lingual

Perguntas Frequentes sobre o Diastema

O Aparelho Ortodôntico Transparente funciona para o fechamento de diastema?

Sim funciona, o aparelho ortodôntico transparente, é um dos aparelhos ortodônticos mais utilizados para o tratamento dos diastemas.

Pois é um aparelho discreto de custo bem acessível e que apresenta uma grande quantidade de tipos e modelos como os aparelhos transparentes: de porcelana, de resina, de safira e de outros diversos tipos de materiais.

Por ser um aparelho discreto e apresentar excelentes resultados ele atraia um público bem grande.

Clique Aqui para conhecer mais sobre o Aparelho Transparente

 

Aparelho Ortodôntico Invisalign consegue fechar os diastemas?

Consegue sim

O aparelho ortodôntico Invisalign é uma aparelho transparente e removível e muito confortável.

Ele é composto de uma série de placas que são substituídas quinzenalmente e apresenta resultados bem satisfatórios no fechamento do Diastema bem como para as demais correções ortodônticas.

Tem por diferencial ser removível o que gera grande conforto e grande conveniência. Pois pode ser removido em ocasiões especiais como festas e reuniões profissionais.

Clique Aqui para conhecer mais sobre o Aparelho Ortodôntico Invisalign.

 

O que a língua tem haver com o diastema?

A língua pode ter muito haver com o diastema, pois ela é um potente músculo que pode trabalhar de forma voluntaria ou de forma involuntária.

Sendo que quando a língua se posiciona de maneira incorreta, como na deglutição atípica, por exemplo. Onde a pessoa ao engolir o alimento de forma incorreta pressiona os dentes com a língua gerando o diastema.

Também observamos a inter-posição lingual nos dentes quando a pessoa tem um freio lingual muito curto. Gerando o que as pessoas chamam de "Língua Presa" sendo que neste caso a língua também exerce pressão sobre os dentes gerando a abertura dos diastema.

 

Quais as consequências que um Diastema pode causar?

Isso depende muito do tamanho do diastema, do tempo que ele esta presente e do fator que causou a abertura dele.

Geralmente o diastema pode causar uma gengivite que evolui para uma periodontite que evolui para uma mobilidade dentária (dente fica mole) que pode evoluir para a perda do dente. .Isso não ocorre sempre mas a sequência é essa.

Porem se a pessoa estiver atenta para este problema ela pode junto com o seu dentista reverter este processo.

 

O meu implantodontista me falou que se eu demorar muito para fazer o implante no de um dente que eu tirei vou precisar realizar enxerto, por quê?

Quando você perde um dente fica o espaço entre os dentes da mesma arcada que é chamado de "Diastema".

Este diastema passa então a sofrer a impactação dos alimentos durante a mastigação. Esta impactação gera uma estímulo nos tecidos gengivais e no tecido ósseo  na região do diastema. Gerando uma reabsorção óssea de um osso que serviria de suporte para o futuro implante.

Isso é perfeitamente controlado, bastando colocar um dente ou uma prótese provisória no local do diastema.

Evitando assim a impactação alimentar no diastema e por consequência evitando a reabsorção óssea, evitando assim, no seu caso, a necessidade de enxerto ósseo.

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

Uma amiga me disse que leu em alguma revista que a aplicação de Botox pode ajudar no fechamento do diastema, isso é verdade?

Sim o uso do Botox ou da Toxina Botulínica pode ajudar no tratamento do fechamento do diastema. Daquelas pessoas que tem uma hipertrofia de muscular facial que esteja relacionada com a abertura do diastema.

Isso geralmente ocorre em uma hiper função muscular do Músculo Masseter que induz o pessoa a pressionar com uma força excessiva os dentes inferiores nos dentes superiores resultando na abertura do diastema.

O Botox atua reduzindo esta força do masseter que por consequência diminui  a pressão dos dentes reduzindo e em alguns casos até fechando o diastema espontaneamente.

 

A doença Periodontal gera abertura de diastema?

Quando a doença periodontal esta avançada ela pode gerar a abertura de diastemas. Pois ela ataca os ligamentos periodontais de sustentação dos dentes. Destruindo ou reduzindo o suporte do dente no osso deixando os dentes moles e abrindo os diastemas

 

A respiração bucal pode causar a abertura de diastema?

Sim pode, pois a respiração bucal acaba por reduzir a pressão dos lábios sobre os dentes.

Para ser mais exato, a respiração bucal faz com que ocorra a frouxidão do músculo orbicular do lábio para que ocorra com mais facilidade a passagem do ar pela boca.

Isso acaba por gerar a abertura de diastemas generalizados em ambas as arcadas (superior e inferior)

 

Observei que o aparelho ortodôntico Myobrace também tem indicação para o fechamento do Diastema. Ele funciona para todos os casos?

O aparelho ortodôntico Myobrace e o aparelho Trainer System são aparelhos ortodônticos removíveis com foco ortopédico.

Que tem por indicação o tratamento do diastema em crianças e adolescentes ele trabalha principalmente no reequilíbrio funcional muscular que causou a abertura do Diastema.

Estes aparelhos foram criados e desenvolvidos pela Myofucional Research, na Australia e é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade indo até a fase da adolescência. Clique Aqui para sabe mais sobre o Myobrace e o Trainer System.

 

 

 

duvidas-dr-paulo-coelho

O diastema pode ser fechado com as facetas e as Lentes de Contato Dental?

As facetas e as Lentes de contato dental são excelentes recursos para o fechamento do diastema e são indicados principalmente naqueles casos onde o paciente não pode ou não que usar um Aparelho Ortodôntico.

A lente de contato dental é uma lamina cerâmica super fina e muito resistente desenvolvidas com altíssima tecnologia, que é colada na superfície dentária.

Clique Aqui para saber mais obre a Lente de Contato Dental.

Porque atletas de musculação geralmente tem diastemas entre os incisivos?

Isto geralmente ocorre pois atletas de alta performance acabam por apertar os dentes superiores contra os inferiores durante a atividade muscular o que acaba por abrir diastemas generalizados.

Para prevenir este efeito colateral da atividade física confeccionamos protetores bucais para aliviar a pressão dos dentes e evitar que os diastemas voltem a abrir

Bruxismo pode causar a abertura de diastema?

Sim, o bruxismo causa muitos danos nos dentes, entre eles a abertura de diastemas generalizados

O meu dentista quer remover o meu freio labial para o fechamento do meu diastema, eu devo fazer isso antes ou depois do fechamento do diastema?

Deve fazer depois do fechamento do diastema, ou seja primeiro fecha o diastema com o aparelho ortodôntico e ai remove o freio labial, pois se você fizer a remoção do freio antes ocorrerá durante o processo de cicatrização da remoção do freio a formação de uma fibrose cicatricial que fará o diastema abrir constantemente.

Ouvi falar que a prótese removível Snap on Smile, pode ser usado no fechamento do diastema, é verdade?

Sim é verdade, o Snap On Smile  é mais uma alternativa para a correção cosmética do Diastema.

O Snap se posicionada acima do dos dentes de forma removível e pode ser usada de forma provisória ou definitiva para a correção  dos diastemas bem como pode ser usado em substituição de próteses parciais removíveis ou provisórias sobre implantes

 Clique Aquipara saber mais sobre o Snap On Smile

 

Para fechar o meu diastema eu preciso remover o meu freio labial?

Isto varia muito de caso a caso, pois há freios labiais muito densos que acabam por ocupar a região enter os incisivos centrais o que impede o correto fechamento do diastema anterior.

Portanto um diagnóstico detalhado avaliando a densidade e a extensão do seu freio é essencial para o fechamento do diastema.

A mordida aberta pode ser a causa do meu diastema?

A mordida aberta pode gerar diastemas, porem nem todo mundo que tem mordida aberta vai ter diastema e nem todo mundo que tem diastema vai ter mordida aberta.

A mordida aberta que for causada por interposição lingual, na maioria das vezes abre diastemas pois língua empurra a parte de trás dos dentes o abrindo a mordida e gerando o diastema.

Nestes caso corrigindo a interposição lingual e fechando a mordida aberta com um aparelho ortodôntico e um tratamento fonoaudiológico.

Os diastemas por consequência, como acontece na maioria dos casos acabam fechando espontaneamente.

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

Olá Dr Paulo Coelho, tenho um diastema enorme nos dentes da frente. Pois os incisivos laterais não nasceram e segundo os dentistas não vão nascer pois tenho agenesia deles, qual o tratamento que o senhor me indica?

Olá, nos tempos atuais, a agenesia que é a não formação de alguns dentes, como alguns dentes do siso (terceiro molar), segundos pré-molares e incisivos laterais esta sendo bem comum e isso é uma característica da evolução da espécie humana, onde os alimentos estão ficando cada vez mais moles e pastosos e o organismo, fundamentado na Teoria da Evolução de Lamarck, esta deixando de gerar alguns dentes.

A teoria do uso e desuso de Lamarck diz que: Tudo no organismo que não se usa atrofia e tende a desaparecer.

Porém no seu caso, avaliando as fotos que você me enviou, a estética não ficou boa devido ao grande diastema que se formou.

Podemos adotar alguns procedimentos como: fechar os espaços com Lentes de Contato Dental ou fechar os espaços com um aparelho ortodôntico.

As lentes de contato dental ou facetas são recursos estéticos bem conservadores que vão permitir o fechamento do diastema de uma maneira bem rápida, para saber um pouco mais sobre as lentes de contato CLIQUE AQUI

O tratamento ortodôntico também é muito indicado porem depois de fechar os diastema será necessário colocar pequenos implantes no local do incisivo lateral ocupando o que seria o local dele, para este procedimento nós utilizamos vários aparelhos ortodônticos, porem para o seu caso eu indico o aparelho lingual, pois é um aparelho ortodôntico bem estético que é colado por de trás dos dentes, assim ninguém vai perceber que você esta utilizando um aparelho ortodôntico, para conhecer um pouco mais do aparelho lingual CLIQUE AQUI

Ambos os tratamentos serão muito eficazes e darão um resultado estético muito satisfatório e se você tiver dúvida em qual dos procedimentos optar eu sugiro você conversar com o seu dentistas e avaliar junto com ele a melhor relação custo benefício.

Mais publicações sobre Diastema:

.

.

Pin It on Pinterest