Mordida Cruzada – Tire todas as suas dúvidas

Mordida Cruzada

Dentre os vários tipos de maloclusão (posição incorreta ou errada dos dentes) a mordida cruzada pode ocorrer durante a fala, durante a mastigação ou até quando fechamos a boca encostando um dente no outro.

É um problema simples de ser tratado, quando diagnosticado precocemente. Porem pode ser agravado quando associado a por alguns hábitos deletérios como: sucção dos dedos ou uso prolongado da chupeta.

Whats Dr Paulo Coelho

A Mordida Cruzada pode ser em:

Mordida Cruzada Anterior:

A mordida cruzada anterior que é aquela que envolve os dentes da frente podendo envolver 1 ou mais dentes sendo eles os incisivos centrais, os incisivos laterais e os caninos

Mordida Cruzada Posterior

A mordida cruzada posterior é aquela que ocorre nos dentes de trás a partir dos caninos, podendo envolver os primeiros e os segundos pré-molares, os primeiros e segundos molares e os dentes do "Ciso" (terceiros molares)sendo este último que gera mais desconforto. A mordida cruzada posterior pode ainda ser dividida em unilateral (quando ocorre em apenas um dos lados - direito ou esquerdo) ou bilateral (quando ocorre nos 2 lados - direito e esquerdo);

Mordida Cruzada Dentária

É mordida cruzada onde ocorre o cruzamento apenas dos dentes sem alteração óssea, sendo este tipo de cruzamento o mais fácil de ser corrigida e pode ocorrer tanto nos dentes da frente como nos dentes de traz.

Mordida Cruzada Óssea

Também chama de mordida cruzada esquelética, o cruzamento dos dentes se dá por uma deformação óssea que resulta no cruzamento. Esta deformação geralmente ocorre por:

  • problemas genéticos
  • problemas hereditários
  • hábitos de sucção de dedos (mais comum polegar)
  • respiração bucal
  • deglutição atípica

Consequências da Mordida Cruzada

As consequências da mordida cruzada podem ser leves e moderadas porem quanto mais passa o tempo mais difícil fica de se corrigir e as consequências, dependendo do caso podem se agravar:

  • dificuldades na alimentação
  • dificuldades na fala
  • deformações estético faciais, pois em muitos casos a mandíbula (maxilar inferior) se posiciona de maneira incorreta (torta) deixando o rosto com aspecto torto
  • Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) na Articulação Temporomandibular (ATM)

Antigamente todos os problemas da ATM eram relacionados a Mordida Cruzada, porem as pesquisas mais recentes quebraram esta teoria.

Então a mordida cruzada deixou de ser a causa da DTM e passou a ser um fator relacionado a ATM

Explicando melhor:

Acreditava-se que todo mundo que tinha mordida cruzada teria DTM, ai se realizava o tratamento da mordida cruzada e a DTM ocorria do mesmo modo, Então muitas pesquisas foram realizadas do mundo todo o que resultou que a mordida cruzada deixou de ser o fator primário da DTM e passou a ser um fator secundário. Clique Aqui para ler mais sobre a DTM

Whats Dr Paulo Coelho

Tratamento Ortodôntico para a Correção da Mordida Cruzada

O tratamento ortodôntico para a correção da mordida cruzada necessita de uma avaliação bem aprofunda.

Com o objetivo de diagnosticar se a mordida cruzada é causada por um problema de posicionamento dentário ou se é causada por um problema ósseo.

Sendo que há alguns casos onde observamos o problema dentário associado ao problema ósseo, mas fique tranquilo(a) pois em ambos os casos há tratamentos com resultados bem satisfatórios.

Perguntas Frequentes sobre a mordida cruzada:

O Aparelho Transparente funciona no tratamento da mordida cruzada?

Sim o aparelho ortodôntico transparente funciona no tratamento da mordida cruzada.

Alias, ele é um dos aparelhos mais escolhidos pelos pacientes para este tratamento, pois ele tem um custo menor e é bem discreto.

O Aparelho transparente pode ser de resina, porcelana ou de safira. Clique Aqui para conhecer mais sobre o Aparelho Transparente.

Como funciona o Trainer System e o Aparelho Myobrace no tratamento da mordida cruzada?

O aparelho ortodôntico Myobrace é um aparelho removível, muito indicado para o tratamento da mordida cruzada em crianças e adolescentes pois atua principalmente na parte de desenvolvimento ósseo da dentição. 

Estes aparelho foi criado e desenvolvido pela Myofucional Research, na Australia e é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade indo até a fase da adolescência. Ele atua principalmente  na reeducação muscular que pode estar causando ou colaborando com a mordida cruzada. Clique Aqui para sabe mais sobre o Myobrace.

 

O aparelho ortodôntico Invisalign funciona no tratamento da mordida cruzada?

Sim funciona no tratamento da mordida cruzada.

Ele atua reposicionando os dentes de uma maneira suave e progressiva através de uma série de placas removíveis que são substituídas quinzenalmente onde cada placa promove gradualmente o descruzamento da mordida.

Clique Aqui para conhecer mais sobre o Aparelho Ortodôntico Invisalign.

 

Whats Dr Paulo Coelho

 

Posso colocar lentes de contato dental para tratar a mordida cruzada?

Lente de Contato e a Faceta Dental é um recurso que gera grandes efeitos estéticos com pouco desgastes dentários.

É uma lamina cerâmica muito resistente desenvolvidas com altíssima tecnologia, que é colada na superfície dentária. Possibilitando, quando bem indicada, a esconder ou disfarçar a mordida cruzada. Saiba Mais sobre a Lente de Contato Dental.

 

A prótese removível Snap on Smile, funciona em casos de mordida cruzada?

A Prótese Removível Snap On Smile também é bastante utilizado no tratamento da mordida cruzada.

 O Snap é uma prótese que é posicionada acima dos dentes de forma removível. E pode ser usada de forma provisória ou definitiva no tratamento da mordida cruzada. Principalmente naquelas pessoas que necessitam um resultado mais urgente sem grandes preparos dentários   Saiba Mais sobre o Snap on Smile

 

A mordida Cruzada pode ser tratada apenas com o ortodontia?

Não, nem sempre a mordia cruzada pode ser tratada apenas com ortodontia. Pois há casos onde é necessário a realização de uma cirurgia ortognática ou de um tratamento ortopédico.

Principalmente naqueles casos onde a mordida cruzada esta relacionada  há as bases ósseas maxila(osso de cima) e/ou da mandíbula (osso de baixo).

 

O meu nome é Claudia, sou de Niterói. O meu filho de 9 anos tem um prognatismo mandibular. Esta com a mandíbula muito grande muito grande. Até a mordida cruzou. Estou muito ansiosa o que faço?

Olá Claudia, fica tranquila.

Eu entendo a sua preocupação pois também tenho filhos e costumo dizer que a parte do meu corpo que mais dói são os meus filhos ... por isso entendo a sua dor ...

A primeira coisa a fazer é ficar calma, pois esta alteração de desenvolvimento mandibular é bem comum e é um fator hereditário. Ou seja alguém na sua família ou da família do seu marido tem esta característica.

O prognatismo mandibular não é uma doença e não é uma deficiência

Há muitas pessoas famosas na TV com esta característica. Também há muitos atletas como o Cássio goleiro do Corinthians.

Durante a fase de crescimento

O seu filho deve ser tratado com Aparelhos Ortopédicos . Que vão trabalhar diretamente sobre o crescimento e  desenvolvimento ósseo. Na tentativa de conter o fator Genético, mas é uma tentativa, pois o fator genético é soberano.

Após esta e fase de crescimento

se a mordida cruzada não foi resolvida, pode ser indicada a cirurgia ortognática. Com o objetivo de fazer os ajustes ósseos equilibrando o encaixe dos dentes.

Recomendo que você volte a conversar com ortodontista do seu filho. Tenho certeza que ele vai te ajudar na compreensão dos procedimentos. E caso você ainda tenha dúvidas, me envie outro email (professor@paulocoelho.com.br)

 

Qual a idade ideal para se tratar a Mordida Cruzada?

Qualquer idade é possível tratar a mordida cruzada.

Sendo que o quanto antes você iniciar o tratamento melhor será o resultado.

Eu ja tive pacientes que iniciamos o tratamento da mordida cruzada com 4 anos de idade.

Isso nem sempre é necessário, mas neste caso era.

Utilizamos um aparelho removível chamado Trainer System.Que é um aparelho removível ortopédico muito confortável e que apresenta resultados fantásticos nesta fase de dentes de leite.

Também já tive pacientes com mais de 70 anos que precisaram tratar a mordida cruzada.

Recomendo que você procure o seu dentista. Para planejar o momento ideal para iniciar o seu tratamento

 

Whats Dr Paulo Coelho

 

A gengivite pode causar a mordida cruzada?

A gengivite dificilmente pode causar a mordida cruzada, mas a periodontite pode sim.

Pois a periodontite é a evolução da gengivite que se inicia com uma inflamação na gengiva e vai avançando até atingir os ligamentos periodontais. Que são responsáveis pela sustentação dos dentes nas bases ósseas.

Quando a periodontite avança os dentes ficam moles e podem gerar o cruzamento dos dentes.

O melhor tratamento para este tipo de mordida cruzada é a prevenção pois se a periodontite não avança não haverá a possibilidade de que a mordida cruzada venha acontecer.

Mas vale ressaltar que nem todas as pessoas que tem Periodontite terão mordida cruzada, mas ela pode ocorrer.

 

Qual o melhor aparelho ortodôntico para o tratamento da mordida cruzada?

Esta pergunta é muito difícil, pois a ortodontia evoluiu muito e os aparelhos estão muito eficientes com resultados muito semelhantes

Agora se você me perguntar qual aparelho eu mais gosto de trabalhar ai a resposta é muito pessoal. 

O aparelho que eu mais gosto é o Aparelho Lingual, não por ele ser melhor ou pior. Mas pelo simples fato que eu trabalho com ele a mais de 2o anos. E tive excelentes resultados com ele, embora eu trabalhe com vários outros aparelhos também.

 

Mordida Cruzada gera problemas na ATM (Articulação Temporomandibular)?

Para responder esta pergunta peço para você não acreditar em mim. Embora eu seja Especialista em Disfunção Temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina.

Mas não acredite na minha opinião e sim na ciência, pois este é um dos assuntos mais polêmicos que existe na odontologia.

Os trabalhos científicos mais atuais, que datam deste século, comprovam que a mordida cruzada não é fator causal da DTM (Disfunção Temporomandibular). E sim um fator de rico.

Já os trabalhos do século passado, e eu sou do século passado, pois me formei em 1992) ... afirmam que a Mordida cruzada é fator causal.

Então há uma briga filosófica versus uma constatação cientifica ....falei ... falei e não te respondi ... rsrsrs ... me perdoe.

Mas apesar de eu ser do século passado eu penso no presente século e considero a mordida cruzada como fator de risco da mordida cruzada e não uma causa direta.

 

O meu nome é Ricardo. Tenho 45 anos e estou com minha mordida cruzada e com disfunção da ATM. O meu dentista indicou fazer uma cirurgia ortognática para descruzar a mordida e resolver definitivamente este estalos na ATM. O senhor acha que eu devo operar?

Esta pergunta é muito difícil pois não tenho os seus exames em mãos e também não te examinei clinicamente.

Porém posso te afirmar cientificamente que não há garantia de que que os estalos melhorem após o descruzamento cirúrgico da mordida.

Ao longo dos 23 anos de odontologia eu vi alguns casos onde os estalos diminuíram, Assim como também vi alguns casos onde os estalos aumentaram.

Como você escreveu a palavra definitivamente eu fiquei preocupado pois não há garantia que os problemas da ATM resolvam 100%.

Recomendo que você converse bastante com o seu ortodontista e com o cirurgião. Para que não ocorra mal entendido entre vocês e deixem tudo bem claro.

E se você optar pela cirurgia eu torço para que de tudo certo e que os estalos desapareçam.

Ricardo, qualquer dúvida pode me escrever.

 

Tenho 52 anos e estou com a mordida cruzada. Posso usar o aparelho lingual?

Sim, você pode tratar a mordida cruzada com aparelho lingual  

Pois o aparelho lingual é um aparelho que foi criado em 1972, nos Estados Unidos.

Para atender a expectativa e a ansiedade do paciente adulto. Que não quer ou que não pode usar o aparelho tradicional. Que embora seja muito eficiente tem uma estética que interfere muito durante o tratamento ortodôntico.

Então recomendo que converse com o seu dentista sobre o Aparelho Lingual.

 

Olá Dr Paulo meu nome é Rui e moro em Caxias do Sul. Tenho 42 anos de idade. Sou prognata e tenho a mordida cruzada nos dentes da frente. Eu não me importo com o tamanho do meu queixo mas gostaria de descruzar a mordida, pois me incomoda esteticamente.

Gostaria de saber se é possível apenas descruzar a mordida?  Estou enviando a documentação em anexo, com autorização do meu ortodontista.

Olá Rui tudo bom? Obrigado pelo seu email!

No seu caso, estudando as radiografias e a análises cefalométricas observei que "sim é possível" descruzar a sua mordida sem realizar a cirurgia ortognática.

Uma vez que o prognatismo mandibular é bem discreto, onde o avanço mandibular é pequeno.

Existe uma técnica ortodôntica que é muito boa para a resolução do seu caso.

Infelizmente não são todos os casos que nós conseguimos fazer este procedimento, vou pedir para o seu ortodontista me enviar um email (professor@drpaulocoelho.com.br). para que eu possa lhe orientar na condução do seu caso e inclui-lo no nosso grupo de estudo pois é bem interessante. 

 

Whats Dr Paulo Coelho

Olá Dr Paulo Coelho, tenho dores de cabeça constantes e bem forte, já procurei diversos médicos e não consegui resolver, mas pesquisando sobre dor de cabeça no google encontrei o seu site na página que fala ATM, vi que a minha dor de cabeça pode estar associada a mordida cruzada que tenho, estou correto?

Sim, a sua dor de cabeça pode estar relacionada a sua Dor de Cabeça porem não podemos afirmar que a Mordida Cruzada causa dor de cabeça, pois a mordida cruzada é considerada um fator de risco que pode estar associada.

Há muita controvérsia e muita discussão entre os dentistas sobre a influência da mordida cruzada na disfunção da articulação tempo mandibular (DTM / ATM) pois os estudos antigos demonstravam que a mordida cruzada era o causador da disfunção e da dor orofacial, porem os estudos evoluíram e demonstraram que a mordida cruzada influência mas não é a causa direta das disfunções e das dores orofaciais.

Eu como professor, pesquisador, especialista em Ortodontia e especialista em Disfunção temporomandibular e Dor Orofacial, atuando nesta área há mais de 23 anos gosto de agir com muita prudência olhando caso a caso individualmente pois entendo que cada pessoa responde diferentemente a mordida cruzada. Pois já tive casos em que a mordida cruzada era a causadora da dor orofacial, assim como tive casos onde o paciente tinha mordida cruzada e não tinha nenhum sinal e sintoma de dor orofacial.

Então respondendo a sua pergunta, sim a sua dor orofacial pode ter relação com a sua dor porem não posso afirmar que ela é causadora da dor, por isso é muito importante um diagnóstico aprofundado do seu caso.

 

Bom dia Dr Paulo, bem eu sou novo aqui em São Paulo. Cheguei recentemente de uma cidade do interior.

Sempre sofri muito por causa da minha condição em relação ao meu sorriso porque possuo um problema chamado mordida cruzada. Só que já tinha procurado tratamento uma vez só que depois de passar 1 ano usando aparelho removível e sem nenhum tipo de melhorar.

Acabei criando ainda um trauma de consultório odontológico e o que acabou ainda agravando mais o caso. Cheguei ao senhor por um site na internet. Então eu queria a sua opinião sobre o meu caso. E se poderia depois marcar uma consulta. Pois tenho muita dificuldade de me relacionar por causa disso e até  dificuldade em conseguir um emprego por causa disso.

Olá Wangelo, obrigado pela sua mensagem.

O sorriso é o nosso cartão de visita e uma mordida cruzada nos dentes da frente, infelizmente chama muito a atenção.

Entendo a dificuldade que você deve estar passando para arrumar um emprego e até no relacionamento pessoal.

Mas a boa noticia é que o seu caso tem tratamento, analisando a foto que você me enviou, vi a possibilidade de você descruzar os dentes com o aparelho fixo. Claro que há necessidade de uma avaliação clínica mais aprofundada para confirmar isso, mas aparentemente da para descruzar.

Recomendo que você converse com vários dentistas e busque um profissional lhe ajude no tratamento do seu caso.

Fica tranquilo que vai dar tudo certo, qualquer dúvida pode me escrever.

 

Olá Dr Paulo. Tenho uma pergunta a lhe fazer. Tenho mordida cruzada e a arcada dentaria superior ser mais estreita que a inferior. Alguns profissionais me dizem que isso pode ser solucionado com o aparelho autoligável e outros com cirugia . Fiquei confuso. Por favor me oriente, obrigado.

Olá Marcia, obrigado pela sua pergunta.

Entendo a sua dúvida pois as opniões divergem.

Então vou tentar lhe orientar de uma forma bem didática.

Existe ai um embate ou uma discussão muito grande entre o novo e o antigo. Sendo que o novo na verdade nem é tão novo assim. Afinal de contas eu já trabalho com aparelhos autoligados há mais de 15 anos e com aparelho tradicional há mais 23 anos

Perceba que eu disse que trabalho com os 2 tipos de aparelho. Pois entendo que cada caso é um caso e um tipo de aparelho que pode ser indicado para um caso pode não ser indicado para o outro caso.

Na verdade não vou falar da minha opinião pois são apenas 23 anos de ortodontia. O que é pouco relevante em relação ao inúmeros trabalhos científicos publicados ao redor do mundo. Que demonstram que o aparelho autoligado, quando bem indicado,  tem uma ação muito efetiva na correção da mordida cruzada. Evitando em muitos casos, mas não em todos, a cirurgia ortognática.

Mas qual o melhor aparelho?

Márcia não se trata de um aparelho ser melhor ou pior que o outro. Nem quero entra nessa briga, pois como disse eu trabalho e leciono sobre os 2 tipos de aparelho. Mas se trata de tentar evitar um procedimento bastante invasivo que é a cirurgia, que infelizmente em alguns casos é necessária.

Então eu recomendo que você converse com estes profissionais e peça para eles lhe darem o planejamento do seu caso por escrito para lhe dar mais segurança na escolha do tratamento.

Márcia espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode me escrever.

 

Mais Artigos sobre Mordida Cruzada

 

.

Whats Dr Paulo Coelho

.

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin

Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607

Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

 

 

Unidade Tatuapé

Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66

Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

 

 

 

Unidade Campinas

Rua Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí | Campinas

Abrir mapa de localização

 

 

.

 

 

Posts Relacionados

O Aparelho Ortodôntico Invisalign Funciona ? O Aparelho Ortodôntico Invisalign Funciona ? Nestes quase 20 anos que trabalho com o Invisalign, a pergunta que mais me fizeram e ainda me fazem é:...
Arquivo Blog Bem Vindo ao Nosso Arquivo do Blog Blog do Dr Paulo Coelho - Blog Informativo não comercial  do Dr Paulo Coelho aqui você terá acesso as últimas gr...
Como é a Fabricação do Invisalign ? Fabricação do Invisalign Há mais de 20 anos o método de fabricação do invisalign vem transformando a ortodontia, tanto pela maneira de confecção do...
Evite as dores de dente Evite as dores de dente Todo tratamento realizado, interrompido ou não, é passível de dor, de maior ou menor intensidade, de acordo com a gravidade d...
Faixa Fim do Ronco ou CPAP ou Aparelho Intraoral? Faixa Fim do Ronco ou CPAP ou Aparelho Intraoral? Eu sou o Professor Paulo Coelho  estou escrevendo este post para responder a pergunta enviada pela ...
Ronco e Apnéia na criança e no adolescente Ronco e Apnéia na criança e no adolescente Seu filho ronca? Então conheça os riscos e os tratamentos Entendendo o Ronco e a Apnéia O ronco é um dis...
Infecção Dentária da Modelo Renata Banhara Infecção Dentária da Modelo Renata Banhara   Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder ao email enviado pela Cla...
Depilação com Pasta de Dente Depilação com Pasta de Dente Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder a dúvida envida pela Elisa sobre Depilação com ...

Pin It on Pinterest