Harmonização Facial – Tire todas as dúvidas

Odontologia Estética na Harmonização Facial

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar esteticamente os dente.

Bem como funcionalmente a boca, aos lábios e a face. Onde, os dentes complementam o sorriso que completam o rosto como um todo.

Isso tudo a partir de uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado.

É um tratamento multidisciplinar integrando o trabalho do Cirurgião Dentista com Dermatologista e com o Cirurgião Plástico

Por isso a Odontologia Estética na Harmonização Facial vem atender a ansiedade e a expectativa. Das pessoas, que buscam um ganho estético facial mais amplo.

Como resultado os dentes complementam o sorriso que completam o rosto. Como um todo, integrando toda função muscular e por consequência gerando um padrão estético funcional como um todo.

Em outras palavras, a harmonização facial proporciona uma visão mais aprofundada da face. Na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado e harmônico..

Para você entender um pouco mais a Harmonização Facial eu lhe proponho um teste:

Experimente mastigar um alimento "mais consistente" se olhando no espelho. Então observe toda a musculatura do seu rosto trabalhando durante este processo.

Observe também o que acontece quando você engole o alimento

Como resultado, repare que todos os músculos da face trabalham em conjunto. Modificando extremamente as linhas de expressões do rosto, durante a fala, a mastigação e a deglutição dos alimentos. Bem como durante a respiração e as expressões de alegria ou tristeza.

Portanto a harmonização facial tem por principal objetivo integrar esteticamente e funcionalmente. Os dente, a gengiva, os lábios as expressões faciais, as funções musculares faciais e as marcas de expressão.

Procedimentos da Harmonização Facial

Redução da Papada

A "Papada" ou o "Papo" tem sido o grande vilão das redes sociais.

Pois os celulares com fotos em alta definição tem causado certo pânico, tanto em mulheres como em homens.

Como resultado, detalhes estéticos pouco percebidos, até um tempo atras, passam a se transformar em algo assustador no rostos das mulheres.

Surgem então, vários procedimentos estéticos com o objetivo de reduzir a papada. Em especial o queixo dublo que aterroriza e assombra milhares mulheres em todo o mundo.

A formação da papada na grande maioria dos casos esta muito associada a função muscular alterada dos músculos da cabeça e do pescoço.

Bem como por um problema postural habitual ou por um problema de mastigação e deglutição irregular (engolir alimentos de forma irregular)

Portanto não se trata apenas de reduzir o volume de gordura esteticamente, mas sim de reequilibrar toda a função muscular da cabeça e do pescoço

Por isso a cada dia surge um novo procedimento que vai desde aplicação de cremes associados a técnicas de massagens. Até a aplicação de laser.

Chegando aos procedimentos cirúrgicos que vão dos mais simples aos mais complexos

Pois não se trata mais de você tirar uma foto, editar e publicar. Mas sim de você ser constantemente fotografado ou filmado por todos os que estão ao seu redor.

Sejam eles parentes, amigos ou até desconhecidos pois me cada lugar que você vai tem alguém fotografando algo ou alguém.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre a redução de papada

Ortodontia Discreta: Aparelho Lingual e Invisalign

Harmonização Facial

Qual o motivo do uso do tratamento ortodôntico na Harmonização Facial?

Vamos partir do princípio de que toda obra arquitetônica, deve ser iniciada pela parte estrutural de suporte, em outras palavras, pela engenharia.

Da mesma forma ocorre na harmonização facial, onde a ortodontia é equivalente a engenharia e os demais procedimentos como o clareamento dentário e as lentes de contato dental, Botox representam a parte arquitetônica da face.

Devemos então primeiramente, estabelecer o correto posicionamento dos dentes para a partir daí trabalharmos toda a parte estética dental e facial.

Uma vez que o posicionamento dentário interfere diretamente em todo o contexto estético funcional

Entretanto temos um grande desafio: Como convencer um paciente adulto a realizar um tratamento ortodôntico

Uma vez que, muitos de nós já passamos por tratamentos traumáticos com aparelhos metálicos.

Portanto a resposta é: através das novas gerações de aparelhos ortodônticos como o Aparelho Lingual e o Aparelho Invisalign

O aparelho lingual foi criado em 1972 na California. Com o objetivo de atender a ansiedade e a expectativa dos pacientes que necessitavam usar aparelho ortodôntico. Mas que não queriam ou não podiam usar um aparelhos metálicos aparentes.

Principalmente os atores e atrizes de Holywood que foram os inspiradores da criação desta técnica.

Ao longo dos seus  45 anos de existência da ortodontia lingual, a técnica evoluiu muito. Desse modo eu tive o previlégio de poder trabalhar com este aparelho por mais de 20 anos. E pude acompanhar toda a sua evolução.

Onde os aparelhos se tornarem cada vez menores e muito confortáveis (pois eram muito grandes).

Porém gosto de enfatizar que trabalho com diversas outras técnicas ortodônticas mas confesso que sou apaixonado pelo aparelho lingual.C

CLIQUE AQUI para conhecer o aparelho lingual

Bichectomia - Redução do Volume das Bochechas

Harmonização Facial

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado em ambiente de consultório. Com o propósito de reduzir o volume das bochechas. Esta remoção é feita por motivos estéticos bem como por motivos funcionais.

Por estética ela é indicada as pessoas muito bochechudas, que sentem o desconforto estético de um rosto muito arredondado.

Por motivos funcionais, ela é indicada a aquelas pessoas que mordem involuntariamente as bochechas gerando aftas enormes.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a bichectomia

Fio de Sustentação da Facial

Harmonização Facial

Os fios de sustentação, da mesma forma que os demais procedimentos de harmonização tem sido utilizado há vários anos por médicos e dentistas no mundo todo.

A fim de reposicionar a musculatura orofacial restabelecendo o seu posicionamento funcional e estético.

Pois o posicionamento muscular é perdido ao longo dos anos por diversos fatores como: perda de dentes, funções irregulares dos músculos da fala e de mastigação.

Os fios são posicionados abaixo da pele em um procedimento realizado com anestésico local em ambiente clínico. Visando tracionar os tecidos ao mesmo tempo que estimula a formação de um novo colágeno É um procedimento pouco invasivo, feito em ambiente de consultório.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre os fios de sustentação

Lente de Contato Dental

Harmonização Facial

As Lentes de Contato Dental são laminas de resina ou porcelana que são coladas na superfície dos dentes de forma provisória ou definitiva com o objetivo primário de promover a alteração da cor do dente.

Em especial naqueles dentes onde o clareamento dental não foi tão eficaz.

Alteração do formato dos dentes: indicado naqueles dentes que sofreram má formação (como dentes conóides ou microdentes) ou sofreram quebras e fraturas por diversos fatores como práticas de esporte, acidentes de carro, acidentes de infância e outro

Alteração de posicionamento aparente dos dentes: nos casos onde o paciente não quer ou não pode usar um aparelho ortodôntico por motivos pessoais, profissionais ou de saúde

Complemento de tratamento ortodôntico: gosto de chamar de "Cereja do Bolo" onde a pessoa sofreu as todas movimentações ortodônticas necessárias mas que falta algum detalhe estético na cor ou no formato de dente onde as lentes de contato entram para dar o toque final estético que ira abrilhantar todo o tratamento ortodôntico.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre as Lentes de contato dental

Clareamento Dental 

Harmonização Facial

O Clareamento Dental vem passando por inúmeras evoluções nos últimos anos. Onde as pessoas vem buscando dentes cada vez mais brancos.

Portanto com este objetivo, nos destacamos os 4 tipos principais métodos que são: o clareamento com o uso de pastas de dentes. O clareamento caseiro. O clareamento com laser e o clareamento sem laser.

CLIQUE AQUI para conhecer mais métodos de clareamento

Botox - Toxina Botulínica

Atuando diretamente no equilíbrio da função muscular a Toxina Botulínica (Botox). Atua de forma estética ou terapêutica como nos casos de pessoas que apresentam bruxismo acentuado ou paralisias funcionais dos músculo da face

Interferindo assim na capacidade de contração muscular, ou seja, permitindo que através do uso do Botox ou da Toxina Botulínica, possamos diminuir ou controlar seletivamente a contração muscular de alguns músculos.

Que possam estar interferindo nas funções habituais de fala, mastigação bem como na estética do sorriso.O

Atuando na correção da linha do sorriso, na exposição gengival acentuada, bem como nos disfunções da ATM (articulação temporomandibular). 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Toxina Botulínica

Preenchedor - Ácido Hialurônico 

O ácido hialurônico é um importante preenchedor utilizado na harmonização. Com o propósito de restabelecer o equilíbrio funcional dos lábios e das linhas de expressão.

Visando não só a recuperação estética mas sobretudo a função muscular dos músculos da face como um todo.

Principalmente nos casos de correções de irregularidades faciais funcionais e musculares causadas pela ausência prolongada de dentes.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre o ácido hialurônico.

PRP - Plasma Rico em Plaquetas

O PRP  (plasma rico em plaquetas) é um concentrado de proteína plasmática rica em plaquetas obtido através da coleta do sangue do paciente.

Com o propósito de aplicar nas regiões onde há necessidade de formação de colágeno. Como as regiões de implante dentário bem como em áreas de reparação tecidual.

Assim como o PRR existe também o PRF que é o Plasma rico em fibrina, que também é obtido da coleta do sangue para finalidades terapêuticas e estéticas específicas

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o PRP

Perguntas Frequentes sobre Harmonização Facial

Harmonização Facial

A bichectomia diminui a papada?

"Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Vitória e moro em São Paulo. Eu vi várias fotos, na internet, de pessoas que fizeram bichectomia e que da mesma forma tiveram uma redução acentuada da papada. Isso acontece em todos os casos pois a papada me incomoda muito, mais até que as minhas bochechas.

Olá Vitória, tudo bom ? Obrigado pelo seu email.

bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte que é realizado em ambiente de consultório com anestesia local. Com o propósito de reduzir volume das bochechas.

A remoção da gordura de Bichat não tem efeito direto na redução da papada. Pois ela é localizada nas bochechas embora possa ocorrer uma leve redução indireta pela acomodação dos tecidos faciais. O que não ocorre em todos os casos. 

Entretanto o que na verdade o que acontece, é que a maioria das pessoas que nos procuram para reduzir o volume das bochechas através da bichectomia. Da mesma forma que também já solicitam a aplicação do ácido deoxícolico para diminuir a papada.

Ficando então a impressão de quem vê as fotos, que foi a bichectomia que fez toda a transformação dos rosto.

Olá Dr Paulo, tenho lido muito sobre a Harmonização Facial, no entanto ainda compreendi o que ela pode fazer por mim.

A Harmonização Facial foi fundamentada em um conceito estético estabelecido no século 19, pelo arquiteto Louis Sullivan, que revolucionou a visão da estética com a frase "A forma sempre segue a função".

Portanto se temos uma hiperfunção ou uma função irregular de algum dos músculos da face. Por consequência nós teremos a alteração da forma ou em outras palavras uma desarmonização facial.

Desse modo o conceito de harmonização facial tem como propósito primário buscar o equilíbrio funcional muscular da face e por consequência o equilíbrio estético

Gostaria de te dar um exemplo, o que acontece com um braço ou com uma perna que sofreu uma fratura e que teve de ficar imobilizado por um mês ou mais?

A musculatura do membro engessado atrofia como resultado da imobilização sofrida. Portanto a redução da função muscular naquela região alterou totalmente a forma.

Portanto a Harmonização Facial esta associada primariamente ao controle da função muscular e a estética passa a ser reflexo deste equilíbrio.

Prezado Dr Paulo Coelho o meu nome é Maria Goreti. Eu gostaria de saber se é possível realizar uma harmonização facial sem cirurgia plástica. Pois tenho problemas de pressão e moro de medo de cirurgias ?

Olá Maria Goreti, obrigado pelo seu email.

A Harmonização facial trabalha no reequilíbrio da função muscular dos músculos da face com o propósito de harmonizar as expressões faciais.

No entanto a cirurgia plástica tem um papel importante e fundamental, quando este reequilíbrio funcional muscular não é o suficiente para a estética facial.

Na nossa prática clínica diária temos, por hábito fazer uma avaliação aprofundada do caso. Com o objetivo de ir dos procedimentos menos invasivos aos mais invasivos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Por isso contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar que engloba dermatologistas e cirurgiões plásticos. Para os casos onde há a necessidade de procedimentos mais complexos

Olá Dr Paulo o meu nome é Maria de Lourdes, tenho 52 anos e moro em Niterói. Estou pesquisando um método de Harmonização facial para realizar um Lifting Facial mais natural, ou seja que rejuvenesça o meu rosto sem muda-lo. Então conheci o MD Codes ele funciona?

Olá Maria de Lourdes, obrigado pelo seu email!

O MD Codes é um protocolo de aplicação de ácido hialurônico, com o propósito de realizar um lifiting facial com procedimentos menos invasivos que procedimentos cirurgicos.

Portanto esta uma maneira de promover o rejuvenescimento da face de uma forma mais natural, através da aplicação do ácido hialurônico em pontos estratégicos. Onde os tecidos sofreram as ações do tempo (envelhecimento), buscando uma harmonização facial natural, fugindo das técnicas antigas que deixavam o rosto muito artificial.

Clique Aqui para conhecer mais sobre o MDCod 

Olá Dr Paulo. Quando eu sorrio um lábio sobe mais que o outro. Desse modo fico com a boca torta? Já tentei vários tratamentos estéticos porem não obtive bons resultados. O que o senhor recomenda?

Julia muitas pessoas tem me procurado com este tipo de sintomas.

É o que chamo de "Efeito Instagram", pois depois que as pessoas passaram a ter acesso as fotos digitais e as redes sociais houve um aumento muito grande com a preocupação com do sorriso assimétrico (sorriso torto ou desalinhado)

Com o propósito de equilibrar ou corrigir a assimetria do sorriso . Iniciamos o nosso trabalho através de uma avaliação das estruturas ósseas faciais. Buscando se há alguma interferência de posicionamento ósseo dos ossos da face.

Da mesma forma realizamos uma avaliação de posicionamento dentário para avaliar a má posição de algum dente que possa estar colaborando com a assimetria do seu sorriso.

Por último avaliamos toda a função muscular facial durante os movimentos de abertura e fechamento da boca, durante a mastigação e deglutição dos alimentos.

Pois uma função muscular alterada pode modificar o tônus e a força muscular modificando o seu sorriso.

Imagina se você mastigar os alimentos apenas do lado direito da boca, por exemplo, a sua musculatura facial ficaria mais forte deste lado deixando o seu sorriso assimétrico, daí a importância de um bom diagnóstico visando corrigir o seu sorriso.

Então Julia, pode ficar tranquila que existe tratamentos específicos para o seu caso.

Recomendo que você procure ai na sua cidade uma profissional que tenha esta visão holística da face, ou seja que busque um equilíbrio funcional dos músculos da face.

Vou dar mais um exemplo para ajudar na compreensão da harmonização facial

Imagina que você pintou um quadro lindo e maravilho e que na hora e emoldurar o quadro você colocou uma moldura torta.

Esta moldura torta vai dar impressão que a sua pintura também está torta, mas na verdade é a moldura é que está torta.

No rosto isto se dá quando temos uma função muscular alterada, dando a impressão que tudo esta desarmônico.

Portanto, neste exemplo que eu dei, você não deve corrigir pintura e sim a moldura.

Integrando a moldura a pintura, que é o conceito semelhante ao da harmonização facial.

Muitas vezes os dentes estão alinhados mas os lábios estão irregulares.  Ou a função muscular esta em desequilíbrio gerando marcas de expressão como o famoso "bigode chinês" (que é a linha naso-labial acentuada)  e o "código de barras" que são aquelas ruguinhas em torno do lábios.

Daí a importância de um planejamento mais amplo envolvendo dentes, lábios e músculos da face. que é o fundamento da harmonização facial.

Este conceito de planejamento de harmonização tem ganho muita força nos últimos anos.

Isso devido ao crescimento das mídias sociais como o Instagram e o Facebook, onde o nível de exigência estética das pessoas aumentou muito.

Tanto por parte dos pacientes como por parte dos cirurgiões dentistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos.

A odontologia no sentido de deixar as pessoas cada vez mais bonitas  buscando uma função muscular harmônicas.

Tem correspondido a esta nova expectativa e a esta nova tendência  integrando novos recursos e  novos procedimentos. Através de uma visão mais holística da face. Ou seja olhando a face como um todo sem separar a boca do conjunto facial.

Alinhando e balanceando todos os músculos da face, durante a fala, durante a mastigação dos alimentos e durante as expressões faciais de sorriso.

Dr Paulo, vi que os dentistas estão trabalhando com a estética facial. Pois o meu dentista me propôs a realização de uma harmonização orofacial. Fiquei meio insegura pois nunca ouvi falar nisso. Desde quando um Dentista trata de Estética Facial?

Olá Rafaela, obrigado pelo seu email.

Os cirurgiões dentistas trabalham com estética desde sempre ...

Você já viu por exemplo a transformação facial que uma pessoa bem dentuça sofre após um tratamento ortodôntico ?

E quando uma pessoa que perdeu todos os dentes coloca uma prótese nova?

Fique tranquila pois o seu dentista não esta fazendo nada de errado.

O que acontece é que com a evolução da ciência novos procedimentos complementares surgiram. Visando sobretudo o equilíbrio funcional dos músculos da face que geram uma grande transformação estética.

O fato do seu dentista lhe propor uma forma diferente e complementar ao seu tratamento é um bom sinal. Pois quer dizer que ele esta antenado as novas tendências e evoluções científicas.

Recomendo que você volte a conversar com ele sobre as possibilidades da harmonização facial.

Dr Paulo Coelho eu gostaria de saber quem é o melhor profissional para realizar a Harmonização facial, o Dermatologista o Dentista ou o Cirurgião Plástico. Pergunto pois tenho visto uma briga enorme nas mídias sociais.

Rose, obrigado pelo seu email.

Realmente é muito triste ver profissionais de saúde brigando com unhas e dentes pelo mercado ... coisas do capitalismo.

Eu atuo há 25 anos no ensino e na prática da odontologia e tive uma formação ao longo da minha carreira em várias Universidades, inclusive fiz uma especialização na Escola Paulista de Medicina.

Também coordenei vários projetos de pesquisa onde trabalhamos em conjunto com médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.

Portanto posso lhe afirmar que não existe um profissional único que resolva tudo.

Acredito sim que o trabalho multidisciplinar é o melhor e o mais indicado e o que dá mais resultado.

Porem infelizmente a guerra mercadológica existe sim, mas eu acredito fielmente que:

  • Um bom cirurgião dentista não perde paciente para um médico 
  • Um bom médico não perde paciente para um cirurgião dentista
  • Um bom cirurgião dentista + um bom Médico podem transformar a vida de um paciente

Rose o trabalho multidisciplinar é a essência de um bom resultado.

Recomendo que você não de ouvidos a estas discussões de mídias sociais e procure ai na sua cidade um profissional seja ele um cirurgião dentista ou um médico que tenha esta visão multidisciplinar.

O que são Rugas Dinâmicas?

As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela hiperfunção muscular como os famosos "Pés de galinhas" (rugas na região dos olhos), o "Bigode chinês" e o "Código de barras" (linhas em torno dos lábios) e são tratadas diminuindo a hiperfunção muscular.

Dr Paulo eu gostaria de o que são as Rugas Estáticas?

São aquelas rugas estáticas são as rugas formadas a partir das rugas dinâmicas.

Mas que pela longa duração da hiperfunção muscular levou a degradação do colágeno de sustentação tecidual.

Onde apenas a redução da hiperfunção muscular não é mais suficiente para sumir as marcas e expressão ou as ruguinhas.

Portanto para o tratamento das rugas estáticas é necessário a complementação da toxina botulínica (Botox) com outros procedimentos, como a aplicação do ácido hialurônico por exemplo.

Dr Paulo eu fui realizar um aplicação de Botox porem o meu dermatologista me recomendou que eu fizesse antes um tratamento protético. Eu gostaria de saber o que uma prótese dentária tem haver com a formação de rugas faciais?

Olá Clarissa.

Parabéns pelo seu dermatologista, pois com certeza ele tem uma visão muldisciplinar da harmonização facial.

A prótese tem muito a haver com a prótese principalmente naqueles caso há ausência de vários dentes na boca. Pois ocorre uma alteração de toda a função muscular da face.

Vou dar um exemplo bem diferente para tentar te ajudar no entendimento.

Imagina, por exemplo que você pela manhã e calçou em um dos pés um sapato com salto alto e no outro pé uma sandalinha e foi trabalhar.

Eu te pergunto como você estará no final do dia ? Provavelmente os seus pés estarão doendo, as suas costas também e até a sua expressão facial estará alterada.

Pois a dor e o desconforto devido ao desequilíbrio muscular causados e refletidos no corpo todo pela altura diferente dos calçados serão bem grandes.

O mesmo acontece na boca, quando mordemos torto pela ausência de um ou mais dentes ou por termos os dentes tortos ou desalinhados.

Não há Botox e ácido hialurônico que possa compensar a este desequilíbrio funcional muscular dos músculos da face causados pela ausência de um ou mais dentes.

Portanto Clarissa que você converse com o seu dentista sobre esta ausência de dentes. E depois volte a conversar como o seu dermatologista para haver um complemento do tratamento de harmonização facial. (Trabalho muldisciplinar)

Dr Paulo meu nome é Rosana e tenho 14 anos. Neste ano será o meu aniversário de 15 anos e gostaria de estar linda na festa.Porém o meu sorriso esta meio torto, apesar de eu ter usado aparelho ortodôntico por 3 anos. A harmonização facial pode me ajudar?

Olá Rosana, entendo a sua preocupação pois sei o quão importante é o aniversário de 15 anos para uma moça. Pois é um registro que fica para a toda a vida.

Rosana existem vários motivos que causam o sorriso torto entre eles é o posicionamento dentário que já foi corrigido pelo seu ortodontista.

Porem há casos onde o desvio dos dentes era tão grande que acabou alterando a função muscular e o sorriso se manteve torto.

Daí é necessário um tratamento complementar de reequilíbrio funcional muscular dos músculos da face. Para estes músculos trabalharem em harmonia com a nova posição dos dentes.

Este tratamento complementar de harmonização facial, na sua idade, costuma ser bem tranquilo e com certeza dará tempo de resolver até o seu aniversário.

Portanto fique tranquila pois você estará linda para o seu aniversário.

Recomendo que você volte a conversar com o seu dentista sobre as novas técnicas de harmonização facial para que ele complemente o seu tratamento.

Rosana, aproveito para desejar a você todo a felicidade de mundo neste dia maravilhoso, seu aniversário e também dos anos que seguiram !!!

Observação: Rosana não deixe para visitar o seu dentista em cima da hora, procure ele o quanto antes para ter tempo de realizar todos os procedimentos com tranquilidade

Felicidades e que Deus lhe abençoe.

Harmonização Facial