Prognatismo Mandibular – Tire todas as suas dúvidas

Prognatismo Mandibular

O que é o prognatismo mandibular?

O prognatismo mandibular é um dos temas mais complexos da ortodontia pois pode ser causado por fatores genéticos e hereditário. Afetando o desenvolvimento da maxila (osso de cima da cavidade oral) bem como da mandíbula (osso de baixo da cavidade oral).

Cruzando a mordida no sentido antero-posterior, portanto o prognatismo é um dos tipos de Mordida Cruzada

Gostaria de iniciar este artigo me desculpando com os meus alunos de Ortodontia, pois vou usar, uma linguagem não técnica com o objetivo de orientar os pacientes e os seus responsáveis.

O prognatismo mandibular é classificado a odontologia como Classe III de Angle. Onde observamos uma mandíbula projetada para a frente como observamos na imagem abaixo na foto da atriz Angelina Jolie.

O prognatismo mandibular pode estar associado a um problema de desenvolvimento da maxila (osso de cima) e ou da mandíbula (osso de baixo)

Whats Dr Paulo Coelho

Observamos algumas variações de Prognatismo Mandibular conforme a área ou a estrutura óssea envolvida:

  • Maxila: Bem Posiciona e Mandíbula: Protruída (pra frente)
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Protruída (pra frente)
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Bem Posicionada
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Retruída (pra trás)

 

prognatismo-mandibular-3

Atriz Jennifer Lopez (Prognatismo mandibular)

O diagnóstico aprofundado da área envolvida no prognatismo é de fundamental importância para o tratamento e para a prevenção. Sendo necessário a utilização de alguns exames radiográficos e tomográficos.

.

Perguntas Frequentes sobre Prognatismo Mandibular

O que causa o Prognatismo Mandibular?

O fator genético e hereditário é o fator principal da causa deste problema podendo ainda ter outras causas como:

  • hábitos deletérios,
  • interposição lingual
  • problemas respiratório

Quais as Formas de Tratamento do Prognatismo Mandibular?

Para facilitar o entendimento vamos dividir em 3 tipos de tratamentos:

Tratamento Preventivo:

É o tratamento realizado onde o dentista observa na dentição decídua (dentes de leite) uma tendência de crescimento mandibular. E a partir dai já inicia a uma investigação radiográfica e familiar (se alguém na família tem prognatismo) buscando o fator causador do prognatismo mandibular e possível tratamento.

Tratamento Interceptativo:

É o tratamento realizado  quando o prognatismo mandibular já esta se instalando e ainda não ocorreu o surto de crescimento puberal.

Este pico de crescimento ocorre em fases diferentes nos meninos e nas meninas.

O ortodontista nesta fase solicita uma radiografia de mão e punho para determinar a idade fisiológica da criança. Lembrando que a idade fisiológica nem sempre coincide com a idade cronológica daí a importância deste exame.

Tratamento Corretivo:

É o tratamento realizado após o pico de crescimento puberal, onde já houve o surto de crescimento. Porem vale ressaltar que isso não determina o fim do crescimento da mandíbula e sim o fim do pico do crescimento.

Pois a mandíbula apresenta um complexo mecanismo de crescimento. Uma vez que ela  tem 2 tipos de ossificação ou seja 2 tipos de crescimento ósseo que são: o crescimento Endocondral e o crescimento Intramembranoso, que abordaremos  mais a frente.

 

Quais os aparelhos indicados para o tratamentos do Prognatismo mandibular?

Existem 2 tipos de aparelhos utilizados para o tratamento do prognatismo: Aparelhos Ortodônticos e Aparelhos Ortopédicos:

Aparelhos Ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos são os aparelhos que vão atuar diretamente sobre o desenvolvimento das bases ósseas (maxila e mandíbula). Um dos aparelhos ortopédicos que mais costumamos usar é o Trainer System

Aparelhos Ortodônticos:

São os aparelhos que atuam no posicionamento e dentário e que dão suporte ao tratamento ortopédico  e também a cirurgia ortognática.

Os aparelhos ortodônticos que costumamos utilizar no tratamento da mordida cruzada e no tratamento do prognatismo mandibular são: o Aparelho LingualAparelho Invisalign e o Aparelho Transparente

 

Quando a Cirurgia Ortognática é necessária?

A cirurgia ortognática é indicada quando o fator genético predominou no desenvolvimento do prognatismo e onde a ortopedia e a ortodontia não conseguiram compensar o fator genético.

Infelizmente isso é muito comum de acontecer e algumas vezes muito frustrante para os dentistas e para os país. Daí a importância de um planejamento aprofundado do caso.

 

Qual a garantia que tenho que o meu filho não fará cirurgia, se ele iniciar o tratamento aos 10 anos de idade?

Infelizmente não há garantia de que a cirurgia não será necessária pois temos o Fator Genético é determinante de todo o desenvolvimento da criança e do adolescente

A nossa intenção com o tratamento ortodôntico e ortopédico é tentar anular esta possibilidade e minimizar a necessidade de cirurgia.

 

A minha filha realizou um tratamento ortodôntico de prognatismo com um ortodontista aqui da minha cidade. Porem quando veio o surto de crescimento a mandíbula dela voltou crescer e ficou bem grande novamente. O que eu faço?

Isso infelizmente pode acontecer e não foi erro do seu dentista pois, como sempre dizemos o fator genético é dominante e pode gerar um crescimento acentuado da mandíbula.

Eu recomendo que você volte ao dentista que realizou o tratamento para que ele complemente o tratamento ortodôntico.

 

Dr Paulo eu li vários artigos sobre a máscara de protração maxilar, ela funciona para todos os casos?

Não, ela não funciona para todos os casos, pois como todo tratamento ela tem a sua indicação e a sua contra indicação.

Ela é mais indicada para os casos onde emos uma maxila retruída, pois ela atua puxando a maxila para a frente independente da posição da mandíbula.

Converse com o seu ortodontista sobre esta possibilidade de tratamento.

 

Por que é tão difícil prever o crescimento da mandíbula?

Porque a mandíbula tem 2 tipos de crescimentos ósseos: um no corpo e ramo da mandíbula e outro na cabeça da mandíbula.

O crescimento do corpo e do ramo da mandíbula tem uma ossificação Intramembranosa cujo crescimento é mais previsível. Pois acompanha o surto de crescimento corporal.

O crescimento do côndilo da mandíbula tem uma ossificação Endocondral.  Que alem de acompanhar o surto de crescimento corporal continua em um desenvolvimento a mais que o corpo e o ramo da mandíbula.

Promovendo crescimento da cabeça da mandíbula e projetando a mandíbula para a frente. Em períodos, que segundo a literatura cientifica, que vai até os 21 anos de idade. Como podemos observar no desenho a esquerda, daí a complexidade da previsão e do controle do crescimento da mandíbula.

 

O meu filho tem 15 anos e esta sofrendo "Bullying". Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de operar antes dos 21 anos de idade?

Entendo a sua ansiedade, pois já tive pacientes que tiverem esse tipo de problema. E sei o quanto o adolescente e os pais sofrem com este tipo de problema.

Existe, sim a possibilidade de se operar a mandíbula nesta fase.

Porem os responsáveis pelo paciente devem estar cientes que poderá ocorrer um crescimento tardio da mandíbula. E que apresentará alterações nela onde o paciente poderá optar ou não a submeter a uma nova intervenção cirúrgica.

Portanto visando principalmente o convívio social pode ser realizado o procedimento cirúrgico.

O prognatismo mandibular causa algum comprometimento na saúde geral?

 

Na grande maioria dos casos não gera nenhum comprometimento na saúde geral.

Costumo citar como exemplo a atriz Angelina Jolie e o Goleiro Cassio do Corinthians que tem uma vida saudável e normal com o seu prognatismo mandibular e estou falando de uma super atriz e um atleta de alta performance.

Na maior parte dos casos de prognatismo mandibular, o comprometimento é mais estético

.

Whats Dr Paulo Coelho

.

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin

Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607

Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

 

 

Unidade Tatuapé

Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66

Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

 

 

 

Unidade Campinas

Rua Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí | Campinas

Abrir mapa de localização

 

 

 

 

Posts Relacionados

Nossas Unidades Nossas Unidades As Nossas Unidades estão localizadas em São Paulo e em Campinas e estão localizadas estrategicamente próximas aos principais Aeropo...
Dr Paulo Coelho | Ortodontia | Harmonização Facial... Dr Paulo Coelho - Ortodontia e Harmonização Facial   Ortodontia Discreta A ortodontia evoluiu muito nos últimos anos tornando os aparelhos ort...
Zumbido no Ouvido Zumbido no Ouvido, uma luz no fim do túnel Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos constataram que cerca de 50 milhões de americanos já apre...
O Aparelho Ortodôntico Invisalign Funciona ? O Aparelho Ortodôntico Invisalign Funciona ? Nestes quase 20 anos que trabalho com o Invisalign, a pergunta que mais me fizeram e ainda me fazem é:...
Quais são os Riscos da Bichectomia e como evitar? Quais são os Riscos da Bichectomia e como evitar? Eu estou escrevendo este artigo para reponder ao email enviado pela Gabriela e ela nos Pergunta: ...
Sim nós podemos Sim, nós podemos ! Esta frase. Foi chave de campanha eleitoral do atual presidente dos e Estudos Unidos, Barack Obama (Yes, We can!?), que tambem pode...
Problema na ATM pode causar Zumbido no Ouvido ? Problema na ATM pode causar Zumbido no Ouvido ? Olá eu sou o Professor Paulo Coelho e estou gravando este video para responder ao email enviado...

Pin It on Pinterest