Cansaço Mental Excessivo, Ronco e Bruxismo

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Especialista em ATM e Disfunção da Articulação Temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Monique. Pois ela nos pergunta sobre o Cansaço Mental, Ronco e Bruxismo. Aproveito para lhe dizer que realizo estes tratamentos nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo eu me chamo Monique e estou com um cansaço mental excessivo que esta afetando o meu trabalho. Também estou com roncando muito e com bruxismo. Qual o tratamento?

Olá Monique, obrigado pelo seu email.

O cansaço mental, na grande maioria dos casos esta associado ao Ronco e ao bruxismo noturno.

Trabalhos científicos publicados no mundo tudo tem mostrando um grande aumento deste problema. Onde a pessoa entra em um ciclo vicioso e crescente.

Explicando melhor. A pressão do dia a dia gera ansiedade e estresse que interfere diretamente no sistema nervoso central. Que durante a noite altera tida a estrutura do sono. Gerando o rondo e o bruxismo (ranger de dentes)

Como o Ronco interfere no cansaço mental?

O ronco funciona como um alarme natural do corpo, nos alertando que esta entrando pouco ar no corpo. Pois há um desequilíbrio funcional físico e na maioria das vezes associado ao emocional.

A evolução do ronco durante o sono é a Apneia obstrutiva do sono que é a parada total da respiração, ou seja a pessoa para de respirar durante a noite e acorda com um susto como se tivesse se afogando.

Muito pior do que as consequências do ronco são as consequências da Apneia que pode gerar um AVC ou o óbito noturno.

No entanto vale ressaltar que tanto o ronco quanto a apneia obstrutiva do sono geram o cansaço mental excessivo. Pois elas interrompem o sono reparador.

Lembrando que o sono é o momento de reequilíbrio geral do funcionamento orgânico. Como, por exemplo, um computador ou um celular que esta travando nos reiniciamos ele para que ele se ajuste automaticamente. (obs.: isso é apenas um exemplo que uso em aula para os meus alunos).

De forma semelhante funciona o nosso corpo e que quando não ocorre este sono reparador temos por consequência o cansaço mental excessivo.

O que é o bruxismo tem haver com o cansaço metal excessivo?

O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes de forma involuntária. E esta associada a um desequilíbrio fisiológico do sistema nervoso central que entra também no ciclo geral de disfunção metabólica.

O que eu recomendo para o equilíbrio do cansaço mental excessivo?

Monique eu recomendo que você converse com vários médicos e dentistas especializados no tratamento do ronco e da apneia bem como do bruxismo. A fim de que você realize um diagnóstico aprofundado e um tratamento do equilíbrio do cansaço mental excessivo..

Aproveito para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.