Zumbido no Ouvido. O que pode ser?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Especialista em ATM e Disfunção da Articulação Temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina).. Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder ao email enviado pela Valéria que os pergunta sobre o Zumbido no Ouvido. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento da ATM bem como do Bruxismo. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho, me Chamo Valéria tenho 42 anos de idade. Eu fui no Otorrino e ele me falou que o meu zumbido no ouvido esta relacionada a minha ATM e ao meu Bruxismo. Qual o tratamento?

Olá Valéria, obrigado pelo seu email.

O zumbido ou estalidos no ouvido é algo que tem incomodado muitas pessoas

Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos constataram que cerca de 50 milhões de americanos já apresentaram algum evento de zumbido no ouvido.

Sendo que, 12 milhões procuram ajuda médica e cerca 2 milhões estão gravemente incapacitados sem conseguir dormir, trabalhar ou se concentrar devido ao alto nível de estresse e ansiedade.

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido ou estalido no ouvido é um ruído produzido internamente na região auditiva.

Ele se apresenta de diversas formas e em diversas intensidades, no entanto ela é mais percebido durante a noite quando o ruído externo é reduzido.

O que causa o zumbido?

São muitos os fatores que podem estar relacionados a este problema.

Porem tem se observado, através de pesquisas científicas, o crescente aumento de zumbido relacionados a fatores emocionais.

Onde as pessoas que desenvolvem um alto nível de ansiedade ou de estresse. E geram de forma involuntária, um mecanismo de escape através do apertamento ou do ranger dentes.

Este hábito ou parafunção é chamado de bruxismo.

O bruxismo gera uma sobrecarga força na articulação temporomandibular (ATM). Que por estar próxima a região auditiva pode gerar formas diferentes de zumbido.

No entanto, vale ressaltar que nem sempre o zumbido esta associado ao bruxismo e a disfunção da articulação temporomandibular.

Embora tenha aumento muito a prevalência desta associação.

Daí a necessidade de um diagnóstico aprofundado. Que se inicia com o otorrinolaringologista que encaminha o paciente a um dentista Especialista em ATM.

Quando o Zumbido esta relacionado ao Bruxismo a pessoa entra em uma roda viva. Onde o Zumbido gera o Bruxismo que gera mais Ansiedade que gera mais Bruxismo e assim por diante.

O zumbido no ouvido é perigoso?

Eu costumo dizer aos meus alunos e pacientes, ao longo dos meus mais de 25 anos de vida clínica e acadêmica, que o zumbido é como um alarme demostrando que há um desequilíbrio funcional ou estrutural do funcionamento do corpo.

Existem alguns raros tumores cerebrais que podem gerar zumbido.

Portanto eu recomendo não negligenciar este sinal de alerta e buscar ajuda médica pois o zumbido no ouvido pode sim ser sinal algo mais complexo.

O Ronco e a Apneia podem estar associados ao Zumbido no Ouvido?

Sim, pois o Ronco nada mais é que um ruído emitido durante o sono demonstrando que a pessoa esta tendo dificuldade em respirar.

Já a Apneia é a parada total da respiração. Que pode gerar um AVC (Derrame Cerebral) ou óbito. O que infelizmente, nos últimos anos, tem ocorrido com uma frequência crescente.

Portanto o distúrbio do sono implica em uma noite mal dormida, que pode estar associado ao zumbido como um alarme do desequilíbrio de funcionamento do corpo frente.

Fala sério ... é muito alarme do seu corpo tentando te avisar que as coisas não vão indo bem ... por favor se cuida !!!

Obs.: infelizmente, tem gente, que logo que vê uma luz no painel do carro acender, já corre no mecânico, mas em se tratando de saúde ... espero que não seja o seu caso ...

Qual o melhor tratamento para o Zumbido no Ouvido?

Prevenção é sem dúvida nenhuma é o melhor tratamento, pois quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhor é o prognóstico.

No entanto tratamento vai ser em função do diagnóstico da causa.

Portanto um diagnóstico diferencial, aprofundado e multidisciplinar é essencial para um bom prognóstico de tratamento

Ficando, bem claro que, não há uma "Receita de Bolo" nem um diagnóstico pré-estabelecido para o tratamento do zumbido no ouvido e bem como para o bruxismo e a disfunção ATM (Articulação temporomandibular).

Portanto eu recomendo que você inicie o seu diagnóstico com um Otorrinolarigologista e na sequência procure um especialista em Disfunção da Articulação Temporomandibular .

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.