Aparelho Ortodôntico – Tire todas as suas dúvidas

Aparelho Ortodôntico

Os primeiros registros de um suposto aparelho ortodôntico tem aproximadamente de 3.000 anos, onde foram encontrados, em achados arqueológicos, dentes que tinham uma tira metálica semelhante as bandas ortodônticas presas aos dentes tortos.

Há também relatos de  históricos onde Hipócrates e Aristóteles citavam a importância da correção da posição dentária.

E com o passar dos anos a ciência evoluiu e novas tecnologias foram surgindo visando um tratamento ortodôntico mas discreto, mais confortável e mais rápido.

Aparelhos Ortodônticos: como os Aparelhos Transparentes, o aparelho lingual e o aparelho Invisalign ganharam destaque e a preferência do público.

A Ortodontia Lingual (é o aparelho que mais gosto de trabalhar!!!) também chamada de Ortodontia Invisível, vem atender a Ansiedade e a Expectativa de quem necessita realizar um tratamento Ortodôntico que não apareça. Na sua maior parte são pacientes adultos que querem um tratamento discreto. Atualmente a Ortodontia Lingual é considerada a "Ortodontia Invisível". Pois como ele é colado por de traz dos dentes, ele fica  totalmente imperceptível ou como algumas pessoas gostam de falar ele fica invisível.

Clique Aqui para saber mais sobre o Aparelho Ortodôntico Lingual

.

O Aparelho Ortodôntico Invisalign é uma aparelho transparente composto de uma série de placas removíveis. É indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais completos. Traz excelentes resultados na grande maioria dos casos como: no tratamento de dentes apinhados (dentes encavalados - um em cima do outro), ou de dentes separados, bem como problemas mais complexos. Tem por diferencial ser removível o que gera grande conforto e grande conveniência pois pode ser removido em ocasiões especiais como festas e reuniões profissionais.

Clique aqui para saber mais sobre o Aparelho Ortodôntico Invisalign

.

Aparelho Ortodôntico Transparente Fixo vem atender a ansiedade e a expectativa de quem necessita realizar um tratamento ortodôntico discreto, sem gastar muito. Uma vez que é um dos aparelhos ortodônticos mais fabricados no mundo com uma grande quantidade de tipos de materiais e formatos diferentes. Onde destacamos: o aparelho transparente com base resinosa, o aparelho transparente de safira e o aparelho transparente cerâmico ou de porcelana.

Clique aqui para saber mais sobre os vários tipos de Aparelhos Transparentes.

.

O aparelho ortodôntico Myobrace System e o Trainer System são aparelhos ortodônticos removíveis com foco ortopédico. Que tem como principal objetivo o reequilíbrio funcional muscular que causou a maloclusão. Eles foram criados e desenvolvidos pela Myofucional Research, na Australia. Estão no mercado há mais de 20 anos, acumulando milhares de resultados positivos por todo mundo. Este tratamento é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade indo até a fase adulta sem limite de idade.

Clique aqui para sabe mais sobre o Myobrace e o Trainer System

.

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é uma Especialidade da odontologia que tem por objetivo alinhar os dentes equilibrando a estética e as funções musculares da fala, de mastigação, de deglutição dos alimentos, das pressões faciais e até da respiração.

Historicamente há registros de uma múmia encontrada as margens do Rio Nilo com idade estimada entre 3.000 a 2500 anos de idade, que tinha em seus dentes uma espécie de aparelho ortodôntico.

Há também registros, de Aristóteles e Hipócrates, na Grécia antiga, que já estudavam maneiras de movimentar os dente com o objetivo de corrigir a posição dos dentes.

A história continua até os dias atuais onde temos aparelhos ortodônticos de altíssima tecnologia fundamentados em milhares de trabalhos científicos.

Podemos classificar a ortodontia em ortodontia preventiva, ortodontia interceptava e ortodontia corretiva:

O que é Ortodontia Preventiva?

Ortodontia preventiva: é aquela onde o tratamento é iniciado durante a fase da dentição de leite (dentes decíduos). Que vai em torno dos 6 meses aos 7 anos de idade

Tem por objetivo tratar e prevenir: alterações de desenvolvimento dos dentes, alteração do desenvolvimento do crescimento facial. E também prevenir e eliminar hábitos deletérios como respiração bucal, sucção de dedos e o uso prolongado de chupetas. 

A prevenção é de suma importância pois colabora diretamente com o desenvolvimento da criança tanto em termos de:

  • alimentação,
  • qualidade do sono,
  • respiração,
  • concentração escolar 
  • socialização, pois uma criança com os dentes muitos tortos infelizmente sobrem bulling por parte dos amiguinhos

.

O que é Ortodontia Interceptativa?

Ortodontia Interceptativa é aquela que ocorre durante a troca dos dentes de leite (dentes decíduos) pelos dentes permanentes.

Inicia a partir do crescimento (nascimento) do primeiro molar permanente, geralmente após os 7 anos. Mas pode variar muito de criança para criança e vai até aproximadamente os 14 anos, também variando de criança para criança

É um tratamento muito importante pois conseguimos ajudar a dentição permanente se estabelecer na arcada com um encaixe de dentes adequado.

Interferindo o menos possível na rotina do adolescente.

.

O que é Ortodontia Corretiva?

A Ortodontia Corretiva é o tratamento ortodôntico que é realizado após a fase da dentição mista ou seja após a troca dos dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes. Sendo que esta fase, que se inicia em média por volta dos 14 anos, segue sem limite máximo de idade. 

Você pode estar se perguntando … como assim … quer dizer que uma pessoa de 80 anos pode realizar um tratamento ortodôntico ?

Sim pode, desde que o pessoa tenha as estruturas dentárias (dente, gengiva, base óssea) e o estado de saúde geral em equilíbrio,  não haverá problema algum. Pois a ortodontia evoluiu muito em tecnologia e em conforto permitindo que o tratamento seja realizado em todas as fases da vida.

 

O que é Ortopedia Facial?

Ortopedia facial é o segmento da ortodontia que cuida do crescimento e do desenvolvimento ósseo. Conduzindo ou alterando as direções do crescimento dos ossos da face.

A ortopedia facial pode atuar de forma preventiva onde o profissional através de exames radiográficos e tomográficos obtém uma previsibilidade das possíveis alterações de desenvolvimento em que a criança irá ter.

Pode também atuar de forma interceptadora, onde  as alterações ósseas já estão acontecendo ou de forma corretiva quando as alterações do desenvolvimento já estão estabelecidas.

Vale ressaltar que a ortopedia facial apresenta os melhores resultados quando iniciada o mais cedo possível.

Atitudes simples e preventivas, como:

  • controle do uso da chupeta,
  • controle da respiração,
  • controle da deglutição (maneira que a criança engole os alimento e a saliva),
  • remoção do hábito de chupar o de dedo
  • são considerados procedimentos preventivos ortopédicos de extrema importância e grande eficácia no desenvolvimento da criança. 

 

.

Problemas Ortodônticos mais comuns

Existem uma infinidade de problemas ortodônticos a serem estudados e discutidos durante todas as fases da vida. Que vão da infância a terceira idade (traduzindo ... melhor idade).

Antigamente o foco do tratamento era a infância e a adolescência, porem este senário mudou com os avanços tecnológicos dos aparelhos ortodônticos.

Atualmente vemos muitas pessoas da melhor idade com aparelho ortodôntico buscando saúde, estética e bem estar.

Diastemas

Defeito para uns, charme para outros. O certo é que não conseguimos passar sem observar a presença deste afastamento entre os dentes centrais da maxila durante um sorriso. Se o sorriso for bonito é razão de admiração, havendo algum defeito, nossa concentração visual é voltada para ele. Principalmente se for num ponto bem central da boca, como é o caso dos diastemas. Saiba Mais

Mordida Aberta

Mordida aberta é o nome dado a um determinado tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores. Podendo ocorrer nos dentes da frente, nos dentes do fundo, do lado direito e/ou do lado esquerdo da boca. Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças. Geralmente esta relacionado sucção de dedos, uso por tempo prolongado de chupetas, respiração bucal, interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos), roer unha, entre outros. Saiba Mais

Mordida Cruzada

Dentre os vários tipos de maloclusão (posição incorreta ou errada dos dentes) a mordida cruzada pode ocorrer durante a fala, durante a mastigação ou até quando fechamos a boca encostando um dente no outro. É um problema simples de ser tratado, quando diagnosticado precocemente, porem pode ser agravado quando associado a por alguns hábitos deletérios como: sucção dos dedos ou uso prolongado da chupeta. Saiba Mais

Mordida Profunda

A Mordida profunda é uma maloclusão caracteriza pela sobreposição excessiva dos incisivos superiores sobre os inferiores que pode ocorrer tanto em crianças, adolescentes e adultos. E pode se apresentar em vários graus indo do mais leve ao grau mais severo. Saiba Mais

Prognatismo Mandibular

O Prognatismo mandibular é o assunto mais complexo da odontologia pois envolve fatores genéticos. Pode estar tanto relacionado a maxila (osso de cima da cavidade oral) bem como a mandíbula (osso de baixo da cavidade oral). Já gostaria de iniciar esta página me desculpando como os meus alunos de Ortodontia, pois vou usar, nesta página uma linguagem não científica e não técnica como costumo usar em meus curso. Pois o meu objetivo aqui é orientar o público em geral que não tem formação técnica na área de saúde e que busca uma solução para o seu caso ou para o caso dos seus filhos. O prognatismo mandibular é classificado a odontologia como Classe III de Angle, onde observamos uma mandíbula projetada mais para a frente como observamos na imagem abaixo na foto da atriz Angelina Jolie. Saiba Mais

Agenesia Dentária

A agenesia dentária é representada pela falta ou ausência de um ou mais dentes na arcada dentária e pode estar relacionada a fatores como: alteração genética, alterações hereditárias e alteração de desenvolvimento. A alteração genética ocorre quando da inexistência ou da má formação do germe dental que daria origem à formação do dente. Esta alteração pode ocorrer em decorrência a doenças sistêmicas, alteração cromossômica como em algumas síndromes. Alterações causadas por interação medicamentosa utilizada durante o período de gestação e outros fatores que interferem diretamente na formação fetal. Saiba Mais

Perguntas Frequentes sobre Ortodontia

Qual o melhor aparelho ortodôntico?

Atualmente esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Pois todos os aparelhos ortodônticos evoluíram muito e estão apresentando resultados muito semelhantes, mudando entre eles apenas:

  • a velocidade de tratamento,
  • a aparência do aparelho (uns são mais visíveis e outros praticamente invisíveis como o aparelho lingual por exemplo)
  • valor do tratamento, que geralmente é um fator decisivo na escolha do aparelho ortodôntico,

Onde observamos os aparelhos mais discretos e mais rápidos um pouco mais caros, porem não podemos dizer que são melhores.

Em relação a velocidade do tratamento e conforto

Vou dar um exemplo: imagina um carro, um HB20 por exemplo, você pode comprar ele na opção 1.0 ou 1.6 evidentemente o 1.6 é mais rápido e por isso caro que o 1.0 e estamos falando do mesmo carro.

Também podemos olhar pelo lado do conforto, onde temos um HB20 mais simples e um HB20 mais completo e ainda assim estamos falando do mesmo carro, que em termos técnicos não posso falar que um carro é melhor que o outro

Mas posso dizer que um carro é mais rápido e mais confortável que o outro, semelhante o que acontece com a ortodontia os aparelhos se diferenciam pelo conforto, velocidade, aparência e por consequência preço.

 

Quanto custa o aparelho ortodôntico?

Esta é a pergunta que mais me fazem através do email, whatsapp ou entrevistas e já te digo que só posso te responder te examinando ... me desculpe ... pois cada caso é um caso ... não tem como tabelar ...

Eu posso descrever o que encarece ou o que barateia o valor do tratamento:

- Aparência do aparelho ortodôntico: onde aparelhos mais discretos são aparelhos mais caros

- Tratamentos ortodônticos mais rápidos: onde aparelhos mais rápidos costumam ser mais caros que aparelhos ortodônticos mais lentos

- Conforto do Aparelho: aparelhos mais confortáveis são aparelhos mais caros. Vou dar como exemplo o Aparelho Lingual que é uma técnica que eu utilizo muito no meu consultório. Para você ter uma idéia só de Aparelho Lingual devem existir mais de 50 modelos, onde os menores e mais confortáveis são mais caros que os maiores. E isso é um fator muito importante na ortodontia lingual pois uma aparelho lingual grande pode incomodar muito a sua lingual diferente de um aparelho lingual pequeno.

  • Formação do ortodontista: os profissionais que investiram mais em sua formação cobram um pouco mais pelo seu investimento
  • Tratamento realizado pelo próprio ortodontista: tratamentos realizados pelo próprio ortodontista é mais caro do que tratamentos realizados pela equipe do ortodontista
  • Localização do consultório e Estacionamento no local ou próximo também pode influenciar no valor
  • Atendimento em horários especiais como hora do almoço e atendimento após as 18:00 também podem influenciar no valor do tratamento ortodôntico
  • Conveniência que são parelhos que necessitam de menos visitas ao consultório

Eu recomendo que você visite vários dentistas e conheça as várias técnicas para estabelecer uma melhor relação custo-benefício para o seu tratamento ortodôntico.

Levando em conta que o resultado de todos os tratamentos ortodônticos são muito semelhantes, porem com características diferentes como as acima citadas.

 

Qual o aparelho mais indicado para o Fechamento de Diastema?

Todos os aparelhos são capazes de fechar um diastema

Portanto o fator principal para o sucesso no fechamento do diastema não é o o tipo de aparelho mas a estratégia ou o planejamento que o seu ortodontista vai usar no seu caso.

Eu particularmente gosto muito de usar o aparelho lingual para este tipo de tratamento pois ele é um aparelho muito discreto que é colado por de trás dos dentes. Porem este aparelho tem um custo um pouco mais elevado. Quando o paciente quer um aparelho mais em conta nós optamos por outros tipos de aparelhos ortodônticos. Que vão apresentar resultados tão bons quanto o aparelho lingual diferenciando apenas pela aparência do aparelho ortodôntico.

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

Qual o melhor aparelho ortodôntico o Aparelho Lingual ou o Aparelho Invisalign?

Os 2 são excelentes aparelhos, eu já trabalho com o aparelho lingual há mais de 20 anos e com o Invisalign há uns 15 anos. Pois o Invisalign é um sistema mais novo que o lingual.

Tenho bons resultados com ambos por isso tecnicamente não posso lhe dizer que um é melhor que o outro.

Mas posso falar que o aparelho lingual por ser colado na parte de trás dos dos dentes é mais estético que o Invisalign embora o Invisalign também seja bem estético por ser transparente.

Em termos de confortoaparelho lingual evoluiu muito. Onde os braquetes ficaram muito menores. Porem neste quesito o Invisalign ganha, pois ele alem de ser removível é muito mais confortável.

Em termos de higienização dental e do aparelho o Invisalign por ser removível também leva vantagem sobre o aparelho lingual

Falando em preço do tratamento ortodôntico, o tratamento com o Invisalign é mais caro que o tratamento com p aparelho lingual . Isto ocorre devido a alta tecnologia envolvida no processo de confecção de planejamento empregado no invisalign.

Mas volto a dizer o resultado do tratamento ortodôntico e o tempo de tratamento são muito semelhantes .

Recomendo que você converse com o seu dentista e avalie a relação custo benefício do tratamento para o seu caso.

 

Olá Dr Paulo, o meu nome é Norma, tenho 53 anos e me incomoda o meu queixo. O meu pai desenvolveu o prognatismo acentuado depois de idade avançada. Eu gostaria de me informar se poderia ter algum resultado algum tratamento ou cirurgia para mim nesta idade.

Olá Norma, tudo bom? Obrigado pelo seu email.

O prognatismo mandibular é um problema que afeta muitas pessoas.

Geralmente o prognatismo é causado pelo crescimento acentuado da mandíbula. Mas também pode ser causada pela deficiência de crescimento da maxila que é o osso que sustenta os dentes superiores. Neste caso é chamado de pseudo prognatismo.

O prognatismo mandibular interfere na musculatura facial e por consequência a função muscular da abertura e fechamento da boca durante a fala e durante a mastigação.

Esta alteração funcional pode muitas vezes, pode estar associado a problemas articulares e as dores de cabeça (disfunção da articulação temporomandibular). Mas nem sempre isso acontece daí a importância de um diagnóstico aprofundado.

O que mais preocupa as pessoas com este problema é a questão estética onde a mandíbula fica muito evidenciada alterando muito o perfil.

Respondendo a sua pergunta Norma, não existe uma idade limite para o tratamento do prognatismo. mandibular. O que existe é um limite imposto pela sua saúde geral que vai ou não permitir que o tratamento seja executado.

Recomendo que você procure um dentista na sua cidade para avaliar a possibilidade de tratamento do seu caso.

E para saber um pouco mais sobre o prognatismo mandibular, eu te convido a Clicar Aqui para você ser direcionada a um artigo meu onde me aprofundo neste tema.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever .

 

Olá o meu nome é Clarissa e eu tenho os meus dentes da frente cruzados. Qual aparelho tenho que usar?

Olá Clarissa tudo bom ? Obrigado pela sua pergunta.
A mordida cruzada é um problema que afeta muitas pessoas. Alem de gerar um desconforto estético e funcional, interferindo tanto na fala como na alimentação.
A boa notícia é que a grande maioria dos aparelhos ortodônticos consegue corrigir a mordida Cruzada.
Entre as várias opções, eu costumo indicar o aparelho Invisalign para quando a pessoa quer usar um aparelho ortodôntico removível e discreto.
Também indico o aparelho lingual que é aquele aparelho ortodôntico que é colocado por de traz dos dentes, tornando o aparelho praticamente invisível, para os caso onde o paciente não quer que o aparelho ortodôntico apareça.
Alem desses aparelhos também podemos utilizar os aparelhos transparentes que são mais discretos que os aparelhos metálicos. E mais em conta que os aparelhos Invisalign e o que o aparelho lingual.

Casos Complexos

Há casos, mais complexos onde o tratamento ortodôntico da mordida cruzada deve estar associado a uma cirurgia chamada de cirugia ortognática. Geralmente isso ocorre naqueles casos onde ocorreu, por uma determinação genética um crescimento alterado da maxila (osso de cima) e ou da mandíbula (osso de baixo).
O tratamento da mordida cruzada em crianças apresenta resultados muito satisfatórios com o aparelho  chamado Myobrace. Este é um aparelho ortodôntico removível desenvolvido, na Australia, que é confeccionado em material flexível que gerando excelentes resultados e um grande conforto as crianças.
Porém a indicação ideal do aparelho ortodôntico deve ser realizada em uma avaliação clínica. Recomendo que você converse com o seu dentista sobre as diversas formas de tratar a sua mordida cruzada.

 

O aparelho autoligado é mais rápido que o aparelho tradicional?

O aparelho autoligado foi criado há mais de 15 anos. Com o objetivo de acelerar os tratamentos ortodônticos. Partindo do principio básico de reduzir o atrito entre os elásticos, braquetes e fios. Acelerando assim a movimentação dentária.

Com a evolução deste sistema de tratamento. Surgiram acessórios complementares que reduziram ainda mais o tempo do tratamento ortodôntico.

Porem um tratamento ortodôntico não depende apenas da velocidade do aparelho, depende também da gravidade do caso e das limitações fisiológicas do corpo do paciente frente a movimentação ortodôntica,

Explicando melhor tem casos que o organismo responde mais rápido e tem casos que o organismos responde mais lentamente. Mesmo que o paciente esteja usando o aparelho autoligado.

Limites de velocidade

Vou dar um exemplo, imagina que você tem uma "Ferrari" e você esta andando em uma estrada como o limite de velocidade máximo de 60km/h. Neste caso, embora você esteja em uma "Ferrari" você não pode ultrapassar a velocidade limite. Pois  se você ultrapassar o limite pode ter alguns problemas.  No nosso caso, o que limita a velocidade do tratamento é a resposta do organismo frente a movimentação ortodôntica.

A grande maioria dos aparelhos que eu trabalho, na minha prática clínica, são aparelhos autoligados como: aparelho lingual, aparelho transparente e aparelho metálico.

Porém há casos em que eu contra indico o aparelho autoligado.  São aqueles casos em que eu vejo que não será vantagem para o paciente investir no aparelho autoligado pois não haverá tanto ganho de velocidade.

Portanto o sistema autoligado é muito bom quando falamos em velocidade. Porém a sua eficiência esta diretamente relacionado ao planejamento do ortodontista e da resposta do corpo frente a movimentação dentária.

Vale ressaltar que o aparelho autoligado  apresenta resultados estéticos de finalização de tratamento muito semelhantes aos aparelhos tradicionais. Portanto não posso falar que um é melhor que o outro e sim que um pode ser mais rápido que o outro dependendo do caso.

 

O aparelho Invisalign é um aparelho autoligado?

Não o Invisalign não um aparelho autoligado.

Mas é tão rápido e tão eficiente como se fosse. O aparelho Invisalign é um aparelho removível que não usa fios ortodônticos nem braquetes por isso não é considerado um aparelho autoligado.

Ele é composto de placas removíveis transparentes que são confeccionadas a partir de altíssima tecnologia que promovem uma movimentação ortodôntica sem os braquetes.

Para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Invisalign, Clique Aqui

 

O aparelho Invisalign Brasileiro é tão bom quanto o importado?

Esta é uma pergunta é bem complexa de responder ... pelo simples fato de não existir Invisalign Brasileiro.

Invisalign é um aparelho fabricado nos Estados Unidos e importado para o Brasil através de uma matriz de distribuição no Brasil.

O que acontece é que tem alguns aparelhos parecidos que se denominam Invisalign Brasileiro ... é fraude ... por favor denuncie !!!

 

O Aparelho Damon System é o aparelho ortodôntico mais rápido que existe?

O Aparelho Damon System é um aparelho ortodôntico autoligado de alta performance que em por principal objetivo reduzir ao máximo o tempo tratamento ortodôntico.

Porém não posso lhe afirmar que é o mais rápido pois os aparelhos ortodônticos autoligados que evoluíram e estão evoluindo muito nos últimos tempos.

Seria o mesmo que comparar a velocidade de uma Ferrari com uma MacLaren, que são carros extremamente rápidos com resultados muito próximos um dos outros.

Mas posso afirmar que este aparelho ortodôntico autoligado, o Damon System, foi todo planejado e desenvolvido para reduzir ao máximo o tempo de tratamento e também o número de visitas ao consultório ortodôntico

Sugiro que você converse com o seu dentista para ele planejar o aparelho mais indicado para o seu caso

 

Quanto Custa o Aparelho Lingual?

Está é a pergunta mais difícil de ser respondida pois cada caso tem um grau diferenciado de dificuldade. Podendo tornar o valor do tratamento ortodôntico com o aparelho lingual mais caro ou mais barato.

Daí a importância da uma avaliação clínica para a determinação do tipo e modelo de aparelho lingual para o seu caso.

Também há outros fatores que influenciam diretamente no valor do tratamento como:

  • ser atendido pelo próprio ortodontista ou pela sua equipe: neste caso fica bem claro que quando você é atendido pela equipe do doutor o custa acaba reduzindo
  • facilidade e a flexibilidade de horários na agenda: como atendimento nos períodos de almoço, horários depois das 18:00 e atendimento aos sábados, também acabam influenciando no custo 
  • formação do ortodontista: ortodontistas com mais experiência ou com mais tempo de trabalho com a técnica lingual são um pouco mais caros
  • localização do consultório próximo a locais de trabalho ou moradia também são conveniências que podem influenciar no valor do tratamento

Sugiro que você converse com o seu dentista analisando as possibilidades, as conveniência do seu tratamento.

Converse com ele também sobre e os vários tipos de aparelhos linguais uma vez que existem no mercado mundial mais 50 tipos de aparelhos linguais. Com vários valores e com certeza existe um aparelho lingual que vai atender a sua necessidade.

Mais uma vez peço que desculpe por não conseguir lhe passar um valor de tratamento sem uma avaliação clínica, qualquer dúvida me envie um email: professor@drpaulocoelho.com.br

 

Prezado Dr Paulo, levei o meu filho ao dentista. E ele pediu para extrair 4 dentes permanentes do meu filho, para realizar o tratamento ortodôntico. Fiquei meio em dúvida visitei outro dentista que me falou que se eu tratar o meu filho com o Aparelho Ortodôntico Damon System . Pois ai eu não precisaria extrair dente algum. Fiquei muito confusa, por favor, o senhor pode me orientar?

Entendo a sua dúvida e a sua preocupação pois extrair 4 dentes de um filho não é fácil.

Porem eu posso dizer que ambos dentistas estão corretos, pois existe um técnica ortodôntica extracionista e existe uma técnica ortodôntica conservadora.

O Damon System, que é um aparelho autoligado veio como uma ferramenta importante para a técnica de ortodontia conservadora. Pois através do seu mecanismo de expansão dos arcos dentários, ele consegue gera mais espaços e na maioria dos casos consegue evitar a extração de dentes.

Porem eu quero frisar que na maioria não significa em todos os casos daí a importância de um bom diagnóstico e um bom planejamento.

Não podemos, em hipótese alguma, dizer que o aparelho Damon System aparelho é melhor que os outros aparelhos. Mas podemos dizer que ele é aparelho que consegue, em muitos casos, reduzir o número de extrações dentárias.

Recomendo que você volte a conversar com os 2 dentistas e peça para eles se aprofundarem na proposta de tratamento do seu filho. Para que você escolha a melhor opção e se você tiver mais alguma dúvida pode me escrever.

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

 

Dr. Paulo Coelho o meu nome é Marcelo Castro. Tenho 43 anos de idade e coloquei aparelho metálico recentemente. Um desastre para meu relacionamento pois ao beijar minha namorada a boca dela foi totalmente machucada. Tive que tirar para não perder o relacionamento. Não entendo porque a parte externa é tão áspera o que machuca a outra pessoa durante o namoro. Qual a solução para resolver este problema? Existe um aparelho que não seja tão agressivo?
Grato

Olá Marcelo, tudo Bom ? Obrigado pelo seu e-mail

Entendo o seu problema, e a boa notícia é que existem sim, aparelhos mais confortáveis e muito eficientes ao tratamento ortodôntico como o aparelho Invisalign por exemplo. Que alem de ser removível é muito estético.

Converse com o seu dentista sobre esta opção

Qualquer Dúvida, estou a disposição.

 

Bom Dia Dr Paulo, o meu nome é Esther , tudo bem? Tenho uma dúvida muito grande  e gostaria que respondesse, se possível. Bom, coloquei aparelho recentemente e li um artigo que dizia que não era possível um paciente ficar 8 anos com um aparelho. Tenho uma amiga que ficou 8 anos e tenho uma prima que ficou 9 anos e por ai vai. Minha pergunta é: é possível ficar tanto tempo de aparelho?

Olá Esther, obrigado pelo seu email.

Entendo a sua preocupação e te responde que possível é porem não é desejável.

As técnicas ortodônticas evoluíram muito, reduzindo o tempo de tratamento e gerando mais conforto.

Porem, ainda assim há caso complexos que acabam avançando no tempo, como por exemplo, nos casos onde o paciente apresenta uma alteração de padrão de crescimento da mandíbula ou da maxila.

Sendo que nestes caso a criança é acompanhada por todas as fases de crescimento e amadurecimento ósseo até atingir a idade adulta (18 a 21 anos de idade)

O tipo de aparelho ortodôntico também influência no tempo de tratamento onde as técnicas mais antigas costumam ser mais lentas.

Quando digo técnicas mais lentas não estou dizendo piores e sim mais lentas. Vou explicar melhor.

Imagina que você tem que ir de São Paulo ao Rio de Janeiro. Você pode ir de carro ou de avião. De carro é mais lento e nem por isso é ruim. O mesmo se dá com os aparelhos mais rápidos e aparelhos mais lentos, onde o mais lento é mais lento e não pior.

Esther, recomendo que você converse com o seu dentista para ele lhe dar uma estimativa de tempo de tratamento

Digo estimativa pois tem um outro detalhe importante. Que é a reação do seu organismo frente ao tratamento. Onde temos casos que o organismo responde mais rápido e outros que o organismo responde mais lentamente.

Nos meus 25 anos de ortodontia, infelizmente já tive casos complexos que demoraram muito tempo. Graças a Deus que foram pouquíssimos casos. Mas eles existiram sim.

Esther espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode me escrever.

A Minha História com a Ortodontia

A minha história com a ortodontia iniciou aos meus 12 anos de idade. Quando o meu pai me levou ao Centro Odontológico da Policia Militar em São Paulo para iniciar um tratamento ortodôntico.

Na época o meu pai ocupava o posto de Capitão da Policia Militar e ali nas instalações do Centro Odontológico iniciou o meu tratamento ortodôntico e também o meu contato com a odontologia.

A equipe de Ortodontistas  que trabalhava sob o comando do Major Piza era simplesmente apaixonante e cativante o que despertou em mim o desejo de cursar odontologia e a especialidade de ortodontia.

Ai veio a Faculdade e o Mestrado ...

O tempo passou e eu ingressei na Faculdade de Odontologia e em 1991 e tive a oportunidade de prestar o exame de seleção para o curso de Ortodontia da Universidade de São Paulo (USP) e fui aprovado. Graças ao apoio e incentivo dos meus professores da graduação que aproveito para registar a minha "Eterna Gratidão" : Prof Dr Hélio de Almeida Moraes, Prof Dr Waldemar Pereira Junior e Prof Dr Walmir Vicente Giacon e Profa Dra Silvia Maria Aguirre Souza.

Na sequência dos meus estudos ortodônticos, realizei o meu Mestrado em Ortodontia coordenado pelo Prof Dr Alael de Paiva Lino. Que foi o meu grande mestre na ortodontia e que foi orientado do Prof Dr Marcelo Gomes Garducci e Prof Dr Zeferino Yutaca Myamura. Que fundamentaram em mim os mais importantes conceitos ortodônticos. Também aproveito para registar a minha Eterna Gratidão a estes mestres.

Constante aprendizado ...

Ao longo dos meus 23 anos de ortodontia. Realizei uma infinidade de cursos, participei como aluno e palestrante de muitos Congressos no Brasil e no Exterior (Estados Unidos, Canadá, Itália e Londres).

Também tive a oportunidade de coordenar alguns cursos de atualização e especialização na disciplina de ortodontia.

Resumindo: fui aluno, fui professor, fui palestrante e fui pesquisador sempre com muita humildade buscando o meu aperfeiçoamento como ortodontista.

Atualmente, pela Graça de Deus, a minha história e o meu constante aprendizado ainda continuam.

Rogo a Deus para que a minha história com a ortodontia perdure por muitos e muitos anos, pois sou apaixonado pela minha profissão e pala minha especialidade.

Também aproveito para agradecer a todas as pessoas (pacientes, alunos, professores e equipe de trabalho) que ao longo destes 23 anos me deram a oportunidade de atuar como ortodontista. Muito Obrigado!!!

 

duvidas-dr-paulo-coelho

 

A História da Ortodontia

Os primeiros relatos de um suposto aparelho ortodôntico foram descobertos em 1981 em um achado arqueológico onde Múmias do Egito. Com idade aproximada de 3.000 anos, tinham uma tira metálica semelhante as bandas ortodônticas presas aos dentes tortos .

Na Grécia Antiga, Hipócrates e Aristóteles citavam a importância da correção da posição dentária. Sendo que mais tarde um fisiologista romano chamado Aurelius Cornelius Celsus descreveu uma técnica de movimentação dentária apartir da pressão continuada dos dentes com os dedos.

1728

Até 1728, houveram várias citações sobre a movimentação ortodôntica, porem neste ano o dentista francês Pierre Fauchard em seu livro escreveu um capitulo inteiro dedicado a ortodontia. Onde apresentando o seu aparelho ortodôntico que ele chamou de Bandeau, que era uma peça metálica no formato de "ferradura de cavalo". Que tinha por objetivo principal expandir os arcos dentários para posicionar os dentes nas arcadas, daí surgiu a definição de "dentes encavalados" .

Com o passar dos anos, muitas outras sugestões e técnicas de movimentação ortodôntica foram surgindo. Até que em 1819 o pesquisador Gaston Delabarre criou o fio ortodôntico metálico que era fixado nos dentes para a sua movimentação.

1841

O termo Ortodontia só foi criado em 1841, pelo dentista Joachim Lafoulon pois até então, a movimentação ortodôntica era descrita de diversas formas e maneiras. O que dificultava o estudo e o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas.

Em 1880, foi publicado nos Estados Unidos, pelo Dr Norman W. Kingsley uma importante obra que discutia a fundo as Deformidades Orais. Esta obra foi tão importante que  foi citada em centenas de artigos científicos publicados no mundo todo. Se tornando uma referência base para o desenvolvimento de novos estudos.

A grande explosão dos aparelhos ortodônticos com o surgimento de diversos tipos e modelos de aparelhos, veio em meados da década de 40. A partir do uso do aço inoxidável na confecção dos acessórios metálicos como fios, bandas e braquetes.

Ao longo dos anos a ortodontia foi se desenvolvendo como ciência e como especialidade. Sempre em busca de obter um tratamento ortodôntico mais confortável, mais rápido e menos aparente.

Tivemos ao longo da história aparelhos de feitos de madeira, de plástico, de resinas, de ouro, de prata, de safira e de porcelana.

Tivemos também uma infinidade de tipos de modelos e técnicas diferentes como aparelhos fixos, aparelhos móveis  aparelhos intra-orais, aparelhos extra orais. Este último eu conheci bem pois eu usei, ainda me lembro que quando garoto eu tinha que sair na rua com ele … O famoso freio de burro, este aparelho era muito eficiente porem muito constrangedor e muito desconfortável. Sofri muito com ele … mas era o que tinha pra época.

Quando iniciei a ortodontia

Falando em época, quando eu iniciei os meus estudos na ortodontia há 23 anos atras na Universidade de São Paulo.

O mundo era outro. Pra você ter uma idéia o meu computador que era top de linha era um 386,  a minha impressora era uma Epson LX 350 Matricial. Eu achava que eu era o Cara … rsrsrs … Na época não existia celular, nem internet e nós usávamos e muito o Aparelho Ortodôntico Extra Oral (freio de burro).

Falei tudo isso para lhe dizer que assim como a tecnologia evoluiu os aparelhos ortodônticos também evoluíram. Tanto na execução como no planejamento do tratamento, que atualmente, pode ser realizado todo computadorizado. Com exames de altíssima precisão fornecendo um diagnóstico mais aprofundado.

Invisalign um exemplo de tratamento tecnológico

O aparelho Invisalign, por exemplo foi criado e desenvolvido no Vale do Silício nos Estados Unidos. Que é a região onde ocorrem os maiores desenvolvimentos tecnológicos do mundo. Lá ficam as sedes do Google e o Facebook .

O planejamento e a confecção do Invisalign é todo computadorizado. Garantindo a quem realiza o tratamento com ele um extremo conforto e uma extrema conveniência.

A evolução tecnologia também chegou na técnica de fabricação dos aparelhos linguais que se tornaram muito pequenos, muito confortáveis e muito eficientes devido a toda tecnologia emprega na sua confecção.

O aparelho transparente e os aparelhos metálicos também evoluíram muito na no conforto e na eficiência dos tratamentos

Graças a Deus tive a oportunidade de presenciar ao longo da minha carreira muitas evoluções nos tratamentos ortodônticos.

Confesso que já estou ansioso para as próximas novidades, por isso não paro de participar de Congressos para não perder nada, pois sou apaixonado pela minha especialidade.

Leia mais artigos sobre a Ortodontia

Artigos sobre Invisalign

 .

Artigos sobre o Aparelho Lingual

.

Artigos sobre o Aparelho Transparente

.

Artigos sobre Tratamentos Ortodônticos

Pin It on Pinterest