Aparelho Rápido em 6 meses de Tratamento – Será ????

Aparelho Rápido em 6 meses de tratamento ... será possível mesmo ? Vamos ver a pergunta que a Alexandra me enviou:

Olá Dr Paulo, me chamo Alexandra, sou de São Paulo. Eu preciso realizar um tratamento ortodôntico porem não tenho muita paciência. Visitei alguns dentistas que me falaram que o meu tratamento seria em média de 18 a 24 meses. Porem visitei uma clínica que me garantiu que o meu tratamento ortodôntico duraria 6 meses. Pois eles usam um aparelho rápido, mais rápido que os aparelhos autoligados. Isso realmente é possível.

Olá Alexandra, obrigado pelo seu email.
É fato que os tratamentos ortodônticos, evoluíram muito. O que os tornou mais rápido, mais confortáveis e mais discretos.

Quando iniciei na ortodontia, há 25 atras o tempo médio de tratamento ortodôntico era de 36 meses. Com a evolução das técnicas o tempo médio de tratamento reduziu para  e dos 18 meses.

Porem temos que levar em conta a complexidade dos casos a serem tratados.

Onde há caso mais complexos que podem durar mais e casos mais simples que podem durar bem menos.

 

 

Quando um ortodontista realiza um planejamento ortodôntico, ela dá ao paciente uma estimativa, que conforme a resposta do organismo do paciente pode aumentar ou diminuir o tempo de tratamento.

Porem não podemos esquecer que o mecanismo de movimentação dentária, é um mecanismo bem complexo que depende da resposta do organismo frente ao aperto do aparelho ortodôntico.

Para o dente se movimentar no osso em que ele é fixado, ocorre após a ativação do aparelho, a liberação de células chamadas de Osteoblastos e o Osteoclastos.

Os Osteoclastos são células que produzem a reabsorção óssea, permitindo que o dente possa se movimentar no osso. Por isso que o dentinho fica mole durante a movimentação ortodôntica.

Os Osteoblastos são células que trabalham na formação de um novo osso na região em que o dente. fazendo que o dente deixe de ficar mole.

Este ciclo metabólico ocorre durante 30 dias, por isso que as consultas costumam ser mensais.

Portanto observamos durante a movimentação ortodôntica um processo de reabsorção e formação óssea que ocorre simultaneamente.

Este processo metabólico na verdade é um pouco mais complexo do que eu descrevi, mas falei de uma maneira mais simples para facilitar o entendimento.

O importante é você saber que, dentro desta complexidade metabólica, cada organismo responde de uma forma diferente

Durante os meus 25 anos de ortodontia, trabalhando com Aparelhos Autoligados, Aparelho Lingual, Invisalign, Damon System, Crystal3D e muitos outros

Eu vi casos que aparentemente eram simples, que poderíamos prever 6 meses de tratamento e que, por questões metabólicas se transformaram em 36 meses.

Como tive casos aparentavam tratamentos longos mas que responderam em 6 meses.

Então Alexandra eu na minha prática clínica e na prática acadêmica como professor, eu sempre estimo uma média de tempo de tratamento. Orientando os pacientes bem como os meus alunos que este tempo é uma estimativa. Podendo aumentar ou diminuir conforme a resposta orgânica.

Eu recomendo a você que converse, com vários ortodontistas e realiza o tratamento com aquele que lhe oferecer maior segurança.

E se algum ortodontista te garantir que realmente garante o tempo de tratamento em 6 meses. Peça para ele colocar isso por escrito.

Assim você tem uma garantia exata do que combinado ao início do tratamento.

Alexandra espero ter lhe ajudado. Qualquer dúvida pode me escrever.

Atenciosamente

Dr Paulo Coelho - crosp 49.777

 

Comments are closed.