O Invisalign trata Bruxismo?

O Invisalign trata Bruxismo e pode diminuir o meu ranger de dentes?

Eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Valéria Pois ela nos pergunta se o Invisalign trata o bruxismo. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com Invisalign nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Prof Paulo Coelho, meu nome é Valéria e eu sou de Campinas. E eu gostaria de saber se o Aparelho Invisalign trata bruxismo. Pois estou rangendo muito os dentes, por consequência os meus dentes  entornando e o que é pior quebrando.

Valéria, obrigado pelo seu email.

O bruxismo é um problema que tem atingido grande parte da população. Pois, na maior parte dos casos, ele esta relacionado a ansiedade e ao stress.

Ele geralmente se manifesta durante a noite, podendo também ocorrer durante o dia  e tem como principal característica o ranger ou o apertar dos dentes.

Houve, durante muito anos, na comunidade científica mundial, muitas discussões sobre o  grau envolvimento do mal posicionamento dos dentes no bruxismo.

Pois muitos consideravam os dentes tortos como o fator etiológico do bruxismo, em outras palavras, como fator que causava o bruxismo.

Porem os trabalhos científicos demonstraram que os dentes tortos não causam diretamente o bruxismo, mas ajudam ou potencializam ele.

Portanto o bruxismo não se trata de um problema relacionado ao posicionamento dos dentes e sim a hiperfunção muscular dos músculos da mastigação.

Que estão relacionados a fatores emocionais, bem como a fatores neurológicos, que resultam no ranger dos dentes.

Respondendo então a sua pergunta: O invisalign trata bruxismo?

Não o Invisalign não trata o bruxismo, mas ele é um dos aparelhos mais indicados para o tratamento ortodôntico de quem tem o bruxismo ou o apertamento do dentes.

Uma vez que os dentes tortos podem aumentar ou acentuar o bruxismo. Gerando por consequência  ainda mais os dentes e quebrando dentes e restaurações.

Em outras palavras, se forma um ciclo vicioso agravando sobremaneira todo o quadro de destruição dentária e articulatória da ATM.

Mas o que é o Invisalign?

O Invisalign é um a aparelho ortodôntico transparente e removível, que tem apresentado resultados fantásticos.

Pois já tratou mais de 4 milhões de pessoas no mundo todo, que tem por diferencial o reposicionamento dos dentes de uma maneira suave, eficiente e muito estética.

Uma vez que o Invisalign não tem aquele acessórios que ficam machucando e espetando a boca.

Porque o Invisalign é indicado para quem tem bruxismo.

Porque o Invisalign ser um aparelho que tem uma superfície acrílica que recobre os pontos de contato de todos os dentes superiores com os inferiores . Funcionando semelhantemente a uma placa de mordida.

Lembrando que  "Placa de mordida" são aquelas plaquinhas que são colocadas nos pacientes com bruxismo.

Com objetivo de proteger os dentes e a ATM dos efeitos deletérios do bruxismo sem movimenta-los.

Portanto para o reposicionamento dos dentes que entortaram por conta do bruxismo, costumamos indicar o Invisalign. Bem como, o Esthetic Aligner e o iRok, por serem muito semelhantes na sua forma e na sua função.

Então como é feito o controle do bruxismo?

Para o controle do bruxismo nós indicamos o uso do Botox que tem se mostrado muito eficiente, clinicamente e cientificamente no tratamento e no controle do bruxismo.

Porem o uso do Botox necessita de uma avaliação clínica aprofundada dos casos. Afim de conseguir um bom resultado.

Tão eficiente quanto o Invisalign é o Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual foi criado na década de 70 na Universidade da California com o intuído de atender aos atores e atrizes de Hollywood bem como a Sociedade de Beverly Hills que necessitava de um tratamento ortodôntico invisível as filmagens.

Ao longo dos mais de 40 anos de sua criação ele se tornou menor, mais confortável e mais eficiente sendo utilizado no mundo todo. Por isso na nossa prática clínica e acadêmica utilizamos o aparelho lingual há mais de 20 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre este incrível aparelho ortodôntico.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.