Aplicação de Botox Terapêutico no Rosto – Além da Harmonização Facial

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Especialista em ATM e Disfunção da Articulação Temporomandibular. pela Escola Paulista de Medicina). E estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder a dúvida enviada pela Elis. Sobre a aplicação de Botox terapêutico no rosto. . Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho eu me chamo Elis, tenho 43 anos e tenho um bruxismo acentuado. Infelizmente há 1 ano atras eu tive uma paralisia facial associado ao meu nível acentuado de ansiedade. Eu gostaria de saber se a aplicação de Botox Terapêutico no Rosto pode me ajudar?

Elis obrigado pela sua pergunta.

Muito tem se falado a respeito do uso do Botox, ou melhor dizendo do uso da Toxina botulínica, na Estética, bem como na harmonização facial.

No entanto o Botox tem aplicações terapêuticas que vão muito alem do que tirar ruguinhas no rosto.

No seu caso por exemplo, ele pode ser utilizado no controle do bruxismo. Bem como no controle do desequilíbrio muscular ocasionado pela Paralisia Facial.

Também é utilizado para auxilio no controle do Zumbido no Ouvido em casos relacionados a Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)

Ao longo deste artigo vamos nos aprofundar, um pouquinho, no conhecimento do Botox. Bem como na sua utilização terapêutica e estética, respondendo as suas dúvidas enviadas pelos nossos leitores.

O que é Botox?

O Botox é uma marca de Toxina Botulínica fabricada pela Allergan.

Convencionalmente, pegou se o hábito de chamar todas as Toxinas Botulínicas de Botox. Assim como convencionou chamar "Gillete" para laminas de barbear ou "BomBril" para palha de aço.

Alem da marca comercial Botox de toxina botulínica, existem também as marcas: Botulifit (Bergamo) , Dysport (Ipsen), Prosygne (Cristália) e Xeomin (Merz)

O que é Toxina Botulínica?

É uma substância, ou melhor dizendo, uma toxina, de origem biológica, obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum.

Ela atua bloqueando a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina. Interferindo na capacidade de contração muscular.

Permitindo, assim, através da aplicação seletiva da toxina, diminuir ou regular a contração muscular, de alguns músculos.

O Cirurgião Dentista pode usar a a Toxina Botulínica?

Nos últimos meses, por razões comercias, houve uma disputa muito grande entre os profissionais da saúde. (Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Biomédicos). Para ver quem poderia ou não fazer uso da Toxina Botulínica.

Onde ficou pré determinado que o Cirurgião Dentista pode fazer uso das Toninas com finalidade terapeutica de equilíbrio muscular. Dos músculos envolvidos na fala, na mastigação e nas expressões faciais relacionas ao sorriso.

Portanto o cirurgião dentista, com treinamento específico na aplicação da Toxina Botulinica. E possuidor do conhecimento das estruturas anatômicas funcionais da cabeça e do pescoço. Passa a agregar este importante recurso ao seu arsenal terapêutico bem como na Harmonização Facial.

Complementando os procedimentos estéticos realizados nas reabilitações orais, na ortodontia e no implante atuando na correção da linha do sorriso, na exposição gengival acentuada, bem como nos disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

A aplicação do Botox é um procedimento seguro e eficaz, quando realizada com critério e planejamento

O uso do Botox na estética facial bem como na harmonização facial vem sendo intensificado cada vez mais na odontologia. Gerando um ganho fantástico na harmonização do sorriso com as demais estruturas da face.

Perguntas Frequentes sobre o uso do Botox na Estética Facial

Qual o papel do botox (toxina botulínica) na harmonização facial?

O conceito moderno de Odontologia Estética ampliou o seu foco de planejamento e o seu campo de atuação.

Sendo que atualmente ela tem por principal objetivo a harmonização facial integrando a função da fala, a função da mastigação, a função da respiração com a estética dos dentes, dos lábios, do sorriso e do seu rosto.

É um conceito mais muito amplo que visa harmonizar e equilibrar a sua face como um todo e o botox tem um papel fundamental no protocolo da harmonização facial.

Outros procedimentos relacionados ao protocolo de harmonização facial

Olá Dr Paulo eu tenho 43 anos e tenho a pele muito marcada pelo sol, eu gostaria de saber se estas marcas de expressão somem com a aplicação do Botox?

Olá Raquel, as marcas de de expressão causadas pela exposição excessiva do sol são marcas bem desafiadoras de tratar pois existem vários procedimento em conjunto que vão dar um excelente efeito estético

Entre eles eu cito o uso da Toxina Botulínica (Botox) e a aplicação do ácido hialurônico que juntos vão tratar tantos as rugas estáticas que são aquelas rugas que marcam a pele naturalmente sem forçar a expressão e as rugas dinâmicas que aparecem quando realizamos expressões faciais como sorrir por exemplo.

Raquel eu recomendo que você inicie desde já o uso diário de protetores solares de no mínimo fator 30, independente de estar sol ou não com o objetivo de hidratar a sua pele e evitar maiores danos causados pelos Raios Ultra Violetas.

Recomendo também, que você realize uma avaliação clínica estudarmos os melhores procedimentos para o seu caso.

Tenho bruxismo há vários anos e já tentei diversos tipos de tratamentos eu gostaria de saber se  o Botox trata o Bruxismo?

Não o Botox (Toxina Botulínica) não trata o bruxismo

Mas ele atua de forma bem eficiente, no controle do bruxismo, onde observamos, na maioria dos casos a redução da hiperatividade muscular que pode ter várias causas como: ansiedade, stress e distúrbios neurológicos.

É um excelente recurso coadjuvante no tratamento do bruxismo e do apertamento dentário.

Principalmente naqueles casos onde o paciente acorda com dores de cabeça ou naqueles casos onde os dentes estão quebrando.

Porém para ter no sucesso no uso da toxina botulínica é necessário que seja feito um bom planejamento daí a necessidade de uma avaliação clínica aprofundada.

Quanto tempo dura o efeito do botox? 

A Toxina Botulínica tem efeito médio de 6 meses, variando de pessoas para pessoas, pois há pessoas que apresentam uma hiper atividade muscular ou um metabolismo muito acelerado onde o tempo efeito da toxina pode ser diminuído.

Quanto custa a aplicação do Botox?

O valor é diretamente proporcional a quantidade da toxina aplicada para o seu caso, pois há casos que necessitam de maior quantidade de toxina e outros em que uma quantidade é bem maior.

Recomendo que você agende uma avaliação clínica conosco ou  consulte um profissional habilitado para avaliar o valor do seu tratamento.

O meu cabeleireiro contratou uma esteticista para realizar  esta realizando aplicação no salão dele eu posso confiar?

Olá Denise, eu não conheço o o seu cabeleireiro nem a sua esteticista, porem não é permitido que seja realizado aplicação de Botox fora de ambiente clínico. Assim como não é permitido que esteticista aplique o Botox.

Alias ... o Botox original, que é uma marca comercial da Toxina Botulínica não é vendido para profissionais que não sejam da área da saúde.

Então eu recomendo que você procure um profissional habilitado e credenciado pelo Botox ou pelo Botulift que é outra excelente marca da toxina botulínica.

O que eu recomendo sobre a utilização do Botox?

Eu recomendo que você, consulte vários profissionais antes de fazer a sua aplicação, seja ela terapêutica ou estética. No sentido de você eleger um profissional que lhe transmita a maior segurança e confiança.

Pois se você pesquisar na Internet você vai encontrar a venda clandestina de Toxina Botulínica que é aplicada por pessoa não qualificadas que podem gerar complicações clínicas irreversíveis.

Portanto eu recomendo que você pesquise bastante antes de arriscar a sua saúde em busca de um preço menor.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.