Como é Feita a Bichectomia ? O meu rosto pode ficar flácido ?

Como é feita a Bichectomia? É verdade que meu rosto pode ficar flácido ?

Como é feita a Bichectomia?

Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder a dúvida enviada pela Letícia e ela nos pergunta. "Como é feita a Bichectomia?"

Segue a baixo a pergunta completa:

Olá Dr Paulo, eu me chamo Letícia. Tenho muita vontade de fazer a Bichectomia mas tenho medo. Eu gostaria de saber como é feita a Bichectomia ? E gostaria também de saber se é verdade que o meu rosto pode ficar flácido?

Olá Leticia, obrigado pelo seu email.

Fica tranquila, se você realizar a bichectomia com um profissional que realize um bom planejamento  e uma boa cirurgia o seu rosto não vai ficar flácido.

A gordura ou bola de Bichat é uma capsula de gordura que esta localizada entre os músculos da bochecha (músculo masseter e o músculo bucinador). Sendo que estes músculos estão localizados abaixo da gordura subdermal que dão sustentação aos tecidos do seu rosto.

Ou seja, o seu rosto só correria o risco de ficar flácido se fosse removida esta gordura subdermal que é a gordura de sustentação da pele que fica longe da gordura de bichat.

Portanto você não corre o risco de ficar com o rosto flácido, como andam dizendo por ai ...

Vamos pensar juntos, você que cirurgiões dentistas e cirurgiões plásticos realizariam um procedimento para danificar o seu rosto ? Claro que não.

Então porque ficam falando na internet que isso pode acontecer ?

Pela simples falta de conhecimento anatômico.

 

Então como é feita a bichectomia?

A bichectomia é realizada com uma pequena incisão de 1cm, em média, do lado de dentro da boa. Onde é realizado uma anestesia local. Todo o procedimento é feito em ambiente de consultório. Não necessitando de internação hospitalar.

Toda a cirurgia, quando realizada com critério segurança, dura em torno de 60 minutos. Embora tenha vídeos "estrambólicos" na internet mostrando a cirurgia realizada em frações de segundos. O que é bastante perigoso.

Cuidado com esses vídeos sensacionalistas, pois não podemos esquecer que a bichectomia é uma cirurgia e como tal tem que ser realizada com critérios de segurança.

O processo de remoção da Bola de Bichat é praticamente indolor. Pois é aplicado anestésico local.

 

Tecnicamente como é feita a bichectomia?

Em primeiro lugar é aplicado anestesia em pomada, no local que será realizado a aplicação do anestésico, (lado de dentro das bochechas) que será injetado com uma agulhinha bem fininha, para minimizar o desconforto da aplicação do anestésico injetável.

Após alguns minutos aguardando o efeito do anestésico, é realizado um piquezinho na região por onde será removida a gordura.

A partir daí os tecidos internos da bochecha são levemente afastados para que a gordura comece a sair naturalmente.

Na sequência o cirurgião vai soltando "lentamente" a gordura, até desprende-la totalmente.

Após a remoção, é dado um ou dois pontinhos para o fechamento da pequena abertura realizada.

O cirurgião lhe passa as recomendações iniciais que consiste basicamente em:

  • Evitar esforços físicos nos primeiros 2 dias
  • Evitar alimentos muito quentes, dando preferência a alimentos frios e pastosos para acelerar a cicatrização
  • Realizar compressas com gelo na região
  • Tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião

Quando as orientações são seguidas, o pós operatório da Bichectomia costuma ser bem tranquilo.

Os pontos podem ser removidas a partir de 2 semanas. Porem na maioria dos casos eles acabam soltando sozinho.

.

Acidentes cirúrgicos da bichectomia

São raros, mas podem acontecer e geralmente estão relacionados a falta de cuidado no pós operatório.

Vou contar um casinho meu:

Realizei uma bichectomia em uma paciente em uma quinta feira de janeiro, foi em 2002 Eu lembro que estava um calor muito forte.  A cirurgia foi maravilhosa, tudo muito tranquilo.

No dia seguinte, sexta feira, estava tudo bem e não tinha inchaço algum. Porem a paciente me ligou perguntando se ela poderia ir na praia pois ela não estava sentindo nada. E eu prontamente respondi que não.

Porem ela não resistiu ao convite dos amigos e foi na praia mesmo assim ... adivinha o que aconteceu ... o rosto dela inchou ... e inchou bastante ...

Ai ela me ligou, eu a orientei e em alguns dias tudo voltou ao normal ... depois ela me confessou que alem da praia também tomou 2 caipirinhas  .... só Jesus !!!

 

Tem um outro caso em que a paciente, foi fazer uma viagem de navio no dia seguinte da cirurgia. Claro que ela não falou nada ...

Adivinha o que aconteceu ... ela foi pra praia , pra piscina e de brinde o rosto super inchou, teve febre e muita dor.

Mas isso só aconteceu pois ambas as pacientes não seguiram as recomendações pós operatórias, que temos por habito dar por escrito e ainda pedimos para os pacientes assinarem.

Portanto eu volto a recomendar, siga as orientações do seu dentista, para evitar tais transtornos.

Se alguma complicação ocorrer, eu recomendo que você converse com o seu dentista que ele vai te orientar.

 

Bichectomia no Youtube

Mais uma vez eu te alerto, cuidado com os vídeos de youtube, pois lá costuma a aparecer algumas aberrações de super resultados ou de super  problemas, tudo muito exagerado e gerando pânico nas pessoas.

Existem sim materiais bons, mas existem os ruins também. Se você arriscar assitir vídeos de cirurgias tome muito cuidado.

Imagina que você vai fazer uma viagem de avião e antes de embarcar você digita no Youtube "Acidentes Aéreos" ... pronto ... o  medo esta instalado. O mesmo vai se dar com com a Bichectomia.

Portanto eu recomendo, não assista esses vídeos, principalmente os vídeos  de como é feita a bichectomia e muito menos de complicações cirúrgicas.

O mesmo falo em relação as fotos de antes e depois da bichectomia, tome muito cuidado. Mesmo porque tanto conselho de medicina como o conselho de odontologia, proíbem estas fotos. Justamente para evitar os exageros  bem como para evitar a exposição desnecessárias de pessoas.

 

Resultados da Bichectomia

A bichectomia apresenta uma cicatrização rápida, porem os resultados vem ao longo de 3 a 4 meses. Onde os tecidos musculares vão se remodelando gradualmente.

Não havendo a necessidade de nenhum procedimento adicional neste período. Apenas a paciência para aguardar a transformação.

 

Recomendações sobre a Bichectomia

Letícia, espero ter lhe ajudado.

Eu recomendo que você converse, ai na sua cidade. Com vários dentistas e realize o procedimento com o profissional que lhe lhe transmitir mais orientações e mais segurança.

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Quanto Custa a Bichectomia em São Paulo e Campinas... Quanto Custa a Bichectomia? Eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Raquel de Abreu e ela...
Quais são os Riscos da Bichectomia e como evitar? Quais são os Riscos da Bichectomia e como evitar? Eu estou escrevendo este artigo para reponder ao email enviado pela Gabriela e ela nos Pergunta: ...
A Bichectomia Acelera o Envelhecimento Facial ? Olá tudo bom ? Eu sou o professor Paulo Coelho e estou gravando este video para responder ao email enviado pela Gorete de São Paulo Capital e ela nos...
Para Quem é Indicada a Bichectomia? Olá tudo bom, eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Jussara do Rio de Janeiro e ela nos ...
Bichectomia Antes e Depois e as suas Complicações... Bichectomia Antes e Depois e as suas Complicações Estou escrevendo este post para responder aos vários emails de pessoas perguntando ...
A Jennifer Lopez fez Bichectomia ? A Jennifer Lopez fez Bichectomia ? Escrevi este Post para responder ao email enviado pela Júlia e ela nos pergunta. Olá Dr Paulo, o meu nome é Júlia...
Como sei se a Bichectomia é indicada para o meu ca... Como sei se a bichectomia é indicada para o meu caso? Eu sou o prof Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder a pergunta enviada pel...
A bichectomia diminui a papada? A bichectomia diminui a papada? Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Vitória e moro em São Pau...

Comments are closed.

Pin It on Pinterest