Como sei se a Bichectomia é indicada para o meu caso, tenho 16 anos?

Como sei se a Bichectomia é indicada para o meu caso, tenho 16 anos?

Como sei se a bichectomia é indicada para o meu caso?

Eu sou o prof Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder a pergunta enviada pela Marcia de Belo Horizonte: "Como sei se a bichectomia é indicada para o meu rosto?

Segue abaixo a pergunta completa:

Olá Dr Paulo Coelho, preciso de uma opinião de um especialista em bichectomia. Eu gostaria de saber como sei se a bichectomia é indicada para o meu caso. Já passei por vários profissionais e cada um diz uma coisa? Como vi que o senhor é especialista por favor responda o meu email. Mesmo sabendo que sou de outro estado, pois preciso de uma orientação.

Olá Marcia, obrigado pelo seu email.

Eu gostaria de responder esta pergunta te alertando para o fato que não existe a Especialidade em Bichectomia.  Existem sim várias especialidades na odontologia e na cirurgia plástica que vão te a habilitando e capacitando a realizar este procedimento.

A bichectomia é um procedimento que tem por finalidade a remoção da Gordura ou Bola de Bichat. Que se aloja na bochecha, deixando elas bem volumosas.

Quando iniciei na especialidade de cirurgia há mais de 20 anos atrás, meu Deus o tempo passa rsrsrsrs ... A Bichectomia era realizada apenas com finalidade funcional.

As pessoas que nos procuravam, eram aquelas que geralmente tinham o hábito de ranger ou apertar os dentes (bruxismo). E que por conta deste hábito, mordiam as bochechas gerando aftas enormes.

A bichectomia era então indicada com o objetivo de reduzir o volume das bochechas.  Para que as pessoas mordessem menos as bochechas reduzindo assim as aftas causadas por essas mordidas.

Na época a transformação do rosto causada pela bichectomia, era praticamente um efeito colateral do procedimento terapêutico.

Atualmente a situação é um pouco diferente,  u melhor muito diferente, pois as pessoas nos procuram mais por estética que por terapêutica.

Isso se deu, e se dá pelo crescimento das redes sociais, onde as fotos são uma constante, principalmente porque as câmeras dos celulares estão cada vez mais potentes e você acaba sendo fotografado a todo momento mesmo sem perceber.

Daí o aumento com a preocupação com a estética e com a harmonização facial.

 

Como é feita a Bichectomia?

A remoção da gordura de Bichat é feita a partir de uma pequena incisão de aproximadamente 1 cm no lado interno das bochechas.

Que é realizado com anestésico local em ambiente de consultório. Não havendo a necessidade de internação.

O procedimento dura em média 60 minutos, podendo variar de caso a caso.

No youtube você vai ver vídeos em que o procedimento é realizado em poucos minutos. Porem como eu sempre comento isso é muito perigoso e contra indicado. Pois estamos lidando com estruturas muito delicadas da bochecha.

E como diz o ditado a pressa é inimiga da perfeição....

Então não há porque arriscar e transformar uma cirurgia tranquila e segura em uma "Corrida de Formula 1".

Eu sempre oriento os meus alunos a fazerem uma cirurgia com calma e tranquilidade.

O Cirurgião finaliza o procedimento dando 1 ou 2 pontinhos que podem ser removidos a partir de 2 semanas., caso não venham a cair antes.

Nestas 2 semanas o paciente deve seguir as recomendações fornecidas pelo dentista, que geralmente são:

  • evitar esforço físico na primeira semana
  • alimentação fria e pastosa nos 2 primeiros dias
  • compressa fria nas bochechas para evitar ou controlar o inchaço
  • compressa quente a partir do terceiro dia
  • tomar os medicamentos prescritos pelo profissional

Marcia, raramente ocorre algum problema, mas se ocorrer entre em contato com o seu dentista.

Eu a maioria dos cirurgiões fornecemos o contato do celular e/ou Whatsapp para o paciente entrar em contato para tirara as sus dúvidas.

 

Qual a idade indicada para a realização da bichectomia e como sei se a bichectomia é indicada pra mim que tenho 16 anos?

Para a bichectomia terapêutica não há limite de idade, porem para a bichectomia estética o recomendável é que seja feita após os 18 anos de idade.

Mas há casos em que podem ser realizados já na adolescência.

Porem tudo depende de um planejamento aprofundado do caso

E como sei se a bichectomia é indicada pra mim aos 16 anos ? Cada sempre falamos cada caso é um caso e para saber se você pode fazer a cirurgia converse com o seu dentista. Pois com comentamos o ideal é a partir dos 18 anos de idade. Porem há caos que é possível fazer sim aos 16 anos de idade.

 

Respondendo a sua pergunta: "Como sei se a bichectomia é indicada para o meu caso?"

A bichectomia tem por principal indicação a redução do volume das bochechas. Que pode ser pelo fator estético ou pelo fator funcional.

No aspecto funcional, ela é indicada quando a pessoa tem por hábito involuntário morderas bochechas, gerando aquelas aftas enormes e muito doloridas.

No aspecto estético , ela é indicada para as pessoas que sentem um desconforto estético com o volume das bochechas e querem delinear um pouco mais o rosto.

Para saber se bichectomia é indicada para o seu caso, só há uma maneira. Consultando um ou mais profissionais.

Você comentou que cada profissional que você passou falou uma coisa diferente da outro. Sei que isso é meio frustrante, mas cada profissional realmente tem uma opinião que pode divergir um do outro, principalmente em se tratando de estética.

Mas tenha em mente que a bichectomia, quando bem realizada e bem planejada é um procedimento bastante seguro. E que gera excelentes resultados.

Recomendo que volte a conversar com estes profissionais novamente. E acredite na opinião daquele profissional que te passar a maior confiança. através de explicações aprofundados do seu caso.

Marcia, eu realizo a bichectomia há muitos anos e tem casos que eu indico fazer e tem casos que eu contra indico. Isso por questões anatômicas e estéticas.

Portanto se um cirurgião dentista ou um cirurgião plástico "que realiza regularmente o procedimento" contra indicar que você realize a cirurgia. Eu recomendo que você não faça.

Diferentemente da opinião de alguns, que por não dominarem a técnica cirúrgica. E que simplesmente dizem que são contra. E também dizem e que o rosto vai cair, e que a pele vai ficar flácida e por ai vai ....

Volto a dizer, eu recomendo que você confie na opinião de dentistas ou cirurgiões plásticos que realizam com regularidade a cirurgia.

Aí em Belo Horizonte tem excelentes dentistas. Tenho certeza que você vai encontrar um bom profissional para responder a sua pergunta "como sei se a bichectomia é indicada para o meu caso?"

Marcia espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Para Quem é Indicada a Bichectomia? Olá tudo bom, eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Jussara do Rio de Janeiro e ela nos ...
Bichectomia no Controle do Bruxismo Bichectomia no Controle do Bruxismo Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder...
A bichectomia diminui a papada? A bichectomia diminui a papada? Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Vitória e moro em São Pau...
Bichectomia para reduzir as bochechas Bichectomia para reduzir as bochechas Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder ao ...
A Jennifer Lopez fez Bichectomia ? A Jennifer Lopez fez Bichectomia ? Escrevi este Post para responder ao email enviado pela Júlia e ela nos pergunta. Olá Dr Paulo, o meu nome é Júlia...
Como é feita a Bichectomia? É verdade que meu rost... Como é feita a Bichectomia? Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder a dúvida enviada pela Letícia e ela nos pergunta...
Ludmila Bichectomia – Saiba o que aconteceu ... Ludmila Bichectomia Olá tudo Bom ? Estou gravando este vídeo e escrevendo este post para responder a centenas de emails que tenho recebido com dúv...
Quanto Custa a Bichectomia em São Paulo e Campinas... Quanto Custa a Bichectomia? Eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Raquel de Abreu e ela...

Comments are closed.

Pin It on Pinterest