Bigode Chinês – O que é ? Como tratar?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Harmonização Facial e Cirurgião Dentista). Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder ao email enviado pela Elis. Pois ela nos pergunta sobre o Bigode Chinês. Aproveito para lhe dizer que realizo Harmonização Facial nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho eu me chamo Elis e tenho um bigode chinês bem acentuado, Acontece que já fiz várias aplicações de ácido hialurônico e não obtive resultados. Eu gostaria e saber qual o tratamento mais eficaz para eliminar o bigode chinês?

Olá Elis obrigado pela sua pergunta!!!

O Bigode Chinês, é aquela linha que vai da base do nariz ao canto da boca formando um sulco, que os profissionais da saúde chamam de sulco nasogeniano.

Estas marcas aumentam com o passar dos anos ou quando a pessoa desenvolve atividades musculares irregulares durante a fala, a mastigação e a respiração.

Elas também se desenvolvem fortemente nas pessoas que fumam e tem esposição solar excessiva.

Estas linhas ou sulcos geram um desconforto estético, muito grande tanto em mulheres como em homens.

Como eliminar ou reduzir o bigode chinês ?

Atualmente existem vários recursos e métodos como: a aplicação do ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica, fios de PDO, fios de sustentação. Bem como tratamento ortodôntico, prótese dentária, implante dentário e outros.

Daí a importância de um planejamento aprofundado, pois o melhor método de tratamento, na maioria dos casos, é associação de dois ou mais procedimentos citados acima.

Portanto antes de elegermos um método de tratamento específico para o caso a ser tratado. Devemos realizar um diagnostico aprofundado buscando o fator etiológico, ou melhor dizendo, o fator que esta causando ou acentuando esta marca de expressão.

Para a partir daí iniciar o tratamento focando primeiramente nesta causa e depois na atenuação deste sulco.

Mas o que um tratamento ortodôntico tem haver com o Bigode Chinês?

Simplesmente .... tem tudo haver.

Vou dar um exemplo, se uma pessoa tem os dentes muito pra frente, estes dentes acabam por empurrar o lábio pra frente, que por consequência aumenta o sulco do bigode chinês.

E como se corrige isso?

Com aparelho ortodôntico levando os dentes para traz e preenchendo o sulco com Ácido Hialurônico.

Da mesma maneira ocorre quando os dentes da frente (incísivos e caninos) estão muito para traz. Pois isso causa a frouxidão dos lábios acentuando também esta linha.

Portanto a posição dos dentes, (Incisivos e caninos) estão diretamente relacionada ao aumento ou a redução do bigode chinês

Sendo que isso pode ser corrigido, com ortodontia, próteses, implante, bem como com as lentes de contato dental.

Portanto o melhor método para se reduzir o Bigode Chinês é o "PLANEJAMENTO" aprofundado para uma harmonização facial. Focada na eliminação da causa inicial do problema.

Pois se não eliminarmos a causa, ou melhor dizendo, aquilo que esta acentuando esta linha de expressão o tratamento se torna mais ineficiente.

Elis recomendo que você volte a conversar com o seu dentista ou com o seu dermatologista, expondo pra ele o seu descontentamento, de forma que ele possa realizar um plano de tratamento mais aprofundado.

Aproveito então para convidar, os nossos leitores a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhes ajudar.

Atenciosamente Prof Paulo Coelho

Comments are closed.