Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Harmonização Facial e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Claudia pois ela nos pergunta sobre as a veracidade das fotos de Bichectomia Antes e Depois que estão na internet. Aproveito para lhe dizer que realizo Bichectomia bem como Harmonização Facial.nNas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho o meu nome é Claudia e sou de Brasília. Tenho as bochechas muito volumosas e por consequência mordo constantemente as minha bochechas gerando aftas enormes e muito doloridas. Já passei por vários dentistas que me recomendaram a bichectomia, para reduzir estas constantes mordidas e também melhorar a estética do meu rosto. 

Acontece Dr Paulo que andei pesquisando na Internet e vi várias fotos de bichectomia antes e depois. Vi casos maravilhosos e vi também casos assustadores com grandes complicações 

Resolvi lhe escrever pois vi que o senhor é professor e realiza este procedimento há vários anos. Então peço que o senhor por favor me oriente se a bichectomia é um procedimento seguro ou não

Olá Claudia, tudo bom ? Obrigado pelo seu email.

Infelizmente a Internet, o youtube e nas redes sociais, estão repletas de imagens sensacionalista da bichectomia.

Mostrando uma infinidade casos bons bem como de casos que houveram complicações.

Mas já deixa eu te orientar sobre uma informação muito importante. Tanto o Conselho Federal de Odontologia como o Conselho de Medica condenam este tipo de publicação fotos e vídeos de antes e depois de procedimentos estéticos.

Pois tais imagens podem gerar um entendimento errado a população. Gerando uma falsa expectativa em relação ao resultado do tratamento ou um medo sem justificava.

Portanto eu recomendo que você olhe com "muita cautela" as fotos d procedimentos estéticos bem como as fotos de Harmonização Facial publicadas na web.

No entanto se você quer ver fotos autênticas com confiança eu recomendo que você visitem ou acesse, gratuitamente, a maior biblioteca saúde Online do mundo, a PUBMed www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

Lá você ter acesso dos principais artigos, de extensas pesquisa cientificas sobre a Bichectomia bem como sobre a Harmonização Facial.

A bichectomia é um procedimento seguro. Que é realizado por um Cirurgião Dentista ou por um Cirurgião Plástico.

Este procedimento pode ser realizado por:

  • Finalidades funcionais nos casos onde a pessoa morde muito as bochechas ou por
  • Finalidades estéticas onde a pessoa quer deixar o rosto mais fino.

Contrário do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é um procedimento novo. Na verdade ele já existe há muitos anos.

Mas que ganhou destaque nas mídias sociais a pouco tempo. E por isso esta quantidade enorme de fotos circulando na internet.

Na tentativa de proibir estas fotos os Conselhos Federais de Odontologia e de Medicina estão autuando, através do código de ética, os profissionais que realizam as publicações com fotos de antes e depois.

Mas a bichectomia é mesmo segura?

Sim é um procedimento seguro,  desde que o procedimento cirúrgico seja realizado com um planejamento aprofundado e que o paciente realize todas as indicações do pós operatórios adequadamente.

A cirurgia é realizada em ambiente de consultório, não havendo a necessidade de internação.

Onde é feita uma pequena incisão do lado de dentro da bochecha, onde foi aplicado um anestésico local semelhante ao de extração de dentes.

Os cuidados pós operatórios e são semelhantes aos de uma extração dentária. Com alimentação fria e pastosa nos primeiros dias e com repouso.

Mas e as fotos e vídeos de "Bichectomia Antes e Depois" de acidentes cirúrgicos publicados na internet?

Não podemos esquecer que a bichectomia é uma cirurgia e como tal podem ocorrer acidentes. Embora eles sejam em números bem reduzidos, principalmente quando realizados por profissionais capacitados.

Acontece que nas mídias sociais as coisas tomam proporções assustadoras, vou dar um exemplo.

Experimenta digitar no youtube "acidentes de carro" ou "acidentes de avião", em poucos minutos você nunca mais entrará em um carro e muito menos em um avião, não é verdade?

Então eu recomendo que você tome muito cuidado com o que você assiste na internet.

Aproveitando este artigo eu vou responder ao email enviado pela Sueli de Campo Grande que fez a seguinte pergunta: Dr Paulo observando as fotos antes e depois de bichectomia não observei nenhum problema de pele. Por que os dermatologistas são contra ?

Boa Pergunta, realmente eu não sei dizer, mesmo porque os cirurgiões plásticos são favor.

A gordura de Bichat é uma gordura de camada profunda que fica enter 2 músculos , o músculo masseter e o músculo bucinador portanto  não é uma gordura de sustentação de pele ou gordura subdermal.

Portanto quando a bichectomia é bem planejada não a risco.

Vou contar um casinho,  uma paciente me procurou no ano passado para fazer a bichectomia, ela tinha 67 anos de idade e a médica dela (dermatologista disse para ela não fazer a bichectomia pois daqui a 20 anos o rosto dela ia cair.

Eu te peço para você me ajudar fazer uma continha: 67 anos é a idade dela + 20 anos que a dermatologista falou que o rosto ia cair, dá um total de 87 anos de idade. Que vamos combinar ... o rostinho dela aos 87 anos vai cair um pouquinho sim, fazendo ou não a bichectomia ... não é verdade.

Respeito muito a opinião dos profissionais que são contra a bichectomia, pois vivemos em um país democrático. Onde uns, por exemplo, são a favor do Lula e outros são contra. O mesmo com a bichectomia.

Sou "Cirurgião Dentista" e professor de odontologia, há 25 anos, com pós graduação e especialização  em dor orofacial na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

E com esta pequena experiência, acredito que um diagnóstico e um planejamento aprofundado de cada caso é o melhor caminho para um bom resultado. Não se trata de ser a favor ou contra sem um diagnóstico e um prognóstico aprofundado de cada caso.

Por isso que em alguns casos eu sou a favor da bichectomia e em outros casos eu sou contra a bichectomia.

Tenho amigas em que o resultado foi muito bom e em outras não deu tanta diferença. Mas fotos de "bichectomia antes e depois" da internet mostram resultados fantásticos. Por que ?

Veja bem, cada pessoa reage diferentemente a cirurgia.

Umas ficam com o rosto mais delineados, outras deixando o rosto mais fina e outras não aparecendo muito. Pois cada organismo responde de uma maneira diferente.

Existe outros detalhes muito importante que muita gente não fala, que são os procedimentos complementares a bichectomia que evidenciam os resultados como:

Portanto as fotos podem estar mostrando muito mais procedimentos alem da Bichectomia

O que eu recomendo ?

Claudia eu recomendo que você converse com vários dentistas habilitados em Bichectomia. A fim de que você realize o tratamento com aquele que lhe transmitir a maior confiança.


Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.