O meu rosto vai cair depois da Bichectomia?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Harmonização Facial e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Eliza. Pois ela esta apavorada e nos pergunta Fiz bichectomia, o meu rosto vai cair? . Aproveito para lhe dizer que realizo Bichectomia bem como a Harmonização Facial. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

O meu nome é Elisa tenho 36 anos e fiz Bichectomia há 3 meses, com um dentista aqui na minha Cidade. Desde então todas as minhas amigas estão dizendo que o meu rosto vai cair que o meu rosto vai cair. Isso é verdade, estou apavorada ?

Olá Elisa Obrigado pelo seu email.

Quero iniciar este artigo pedindo para você ficar tranquila. Pois o seu rosto não vai cair e nem derreter por causa da bichectomia. Uma vez que, a gordura ou bola de Bichat não faz parte da estrutura de sustentação da pele.

Vamos entender incialmente o que é a Gordura e a Bola de Bichat e qual função dela no seu rosto.

A Gordura ou Bola de Bichat é um tecido gorduroso e volumoso localizado enter 2 músculos o Músculo masseter e o músculo Bucinador.

Esta gordura recebe o nome do seu descobridor, o fisiologista francês Marie François Xavier Bichat. Este cientista e pesquisador é considerado o pai da patologia e histologia moderna.

Ele descobriu estou e pesquisou a função desta gordura no século 19. Onde observou que esta estrutura anatômica tem como a sua principal função nos primeiros 6 meses de vida. Estimulando ao recém nascido a sucção do leite materno.

Portanto a Bola de Bichat não é responsável pela sustentação da pele do rosto. Portanto o seu rosto não vai cair !!!

Observando a figura abaixo, você vai observar as várias camadas da pele do seu rosto.

Onde a estrutura de suporte da face é representada pela camada de número 3 desta imagem e é denominada por SMAS.

SMAS significa Sistema Subcutâneo Músculo Aponeurótico que sustenta a Epiderme a derme e a camada de gordura superficial. Numeradas respectivamente pela camada número 1 e camada número 2.

Portanto as camadas que vão garantir a sustentação do seu rosto são as camadas número 1,2 e 3.

O que não tem nada a ver com a Bola de Bichat que é representada pela camada número 5

camadas rosto

Elisa, me perdoe pela resposta muito técnica, mas acredito que lhe mostrando a anatomia do seu rosto, fica mais fácil de você não entrar em pânico. E até orientar as pessoas que não conhecem a anatomia do rosto. E que na melhor das boas intenções acabam por gera pânico.

Mas o meu rosto vai cair ? Não ele não vai cair e nem derreter devido a bichectomia.

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, com uma pequena incisão que varia de 1,0 a 1,5 cm.

Ela é realizada internamente na boca com anestésico local em ambiente de consultório dentário. Não havendo a necessidade de internação hospitalar nem de anestesia geral.

Tem por objetivo a remoção de um acúmulo de gorduras das bochechas. Esta gordura é chamada de Bola de Bichat ou Corpo Adiposo de Bichat.

O procedimento dura em torno de 60 minutos e costuma ter um pós operatório bastante tranquilo, quando o paciente segue as recomendações pós operatórias

Vídeos sobre os cuidados pós-operatórios da Bichectomia

 

Porque as pessoas realizam Bichectomia?

A bichectomia até alguns atras era realizada naquelas pessoas que tinham o hábito involuntário de morder as bochechas.

Isto se dava devido ao grande volume das bochechas causado pela bola de Bichat associado ao hábito de apertamento dentário ou bruxismo.

O que gera aftas enormes e doloridas com constante sangramento interno da bochecha.

Este é um procedimento terapêutico da Bichectomia.

Atualmente alem do procedimento terapêutico existe o procedimento estético. Que é aquele onde a bichectomia é realizado com o objetivo de deixar o rosto mais fino.

Quais os profissionais que realizam a Bichectomia?

Atualmente Cirurgiões Dentistas, Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas são os profissionais habilitados a realizarem o procedimento. Que é realizado em ambiente de consultório e com anestésico local no lado interno das bochechas.

Sem deixar marcas, cicatrizes e sequelas desde que realizado pro profissionais habilitados ao procedimento.

Daí a importância da escolha de um bom profissional.

O que eu recomendo?

Elisa, mais uma vez eu te recomendo, fique tranquila e na duvida volte a falar com o seu dentista ou com o seu cirurgião plástico. Pois eu não acredito que eles fariam um procedimento no seu rosto, que venha a lhe prejudicar futuramente.

Espero ter lhe ajudado e se vc tiver mais alguma dúvida eu lhe convido a assinar o nosso canal e enviar as suas dúvidas e sugestões

Então um grande abraço e até os próximos videos 

Atenciosamente

Prof Dr Paulo Coelho - CROSP 49.777

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.