Fios de Sustentação na Harmonização Facial

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Harmonização Facial e Cirurgião Dentista). e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Renata. Pois ela nos pergunta sobre os fios de sustentação. Aproveito para lhe dizer que realizo a Harmonização Orofacial com Fios de Sustentação. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho o meu nome é Renata e sou de São Paulo Capital. Eu gostaria de saber se os fios de sustentação utilizados na Harmonização Facial. São eficientes para realizar um lifting facial, tratamento de rugas e da papada. Se possível gostaria também de saber o preço dos fios de sustentação. Obrigada

Renata obrigado pelo seu email, os fios de sustentação para o rosto tem sido utilizado há vários anos por médicos e dentistas no mundo todo.

Com o objetivo de reposicionar a musculatura orofacial restabelecendo o seu posicionamento funcional e estético perdido ao longo dos anos. Por diversos fatores causando funções irregulares dos músculos da fala e de mastigação. Pela perda de tônus muscular causada e pelo envelhecimento precoce ou natural, alem de outros fatores.

O que é Harmonização Facial?

A harmonização facial que é um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar esteticamente e funcionalmente os dentes, o sorriso e a face como um todo.

Onde, os dentes complementam o sorriso que completam o rosto como um todo.

Isso tudo a partir de uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado.

É um tratamento multidisciplinar integrando o trabalho do Cirurgião Dentista com Dermatologista e com o Cirurgião Plástico

Como são colocados ou posicionados os Fios de Sustentação?

É um procedimento pouco invasivo, feito em ambiente de consultório. Com analgesia local que é realizado em média de 20 a 40 minutos. Variando de caso para caso, recuperando a função muscular e gerando por consequência um ganho estético facial.

O pós-operatório, quando seguido a risca as recomendações passadas pelo profissional, costuma ser muito tranquilo. Onde já podemos ver os resultados iniciais logo ao término do procedimento que vão se melhorando a dia a dia.

Os ganhos estéticos na redução das rugas, da linhas de expressão e papada são muito grandes, embora o objetivo principal seja de reequilibro de sustentação da musculatura facial proposto pela harmonização facial.

A face deve ser vista como um todo, onde observamos que a perda de dentes e a perda do tônus muscular comprometer toda a estrutura orofacial, daí a importância deste trabalho ser feito pela ótica da harmonização orofacial, por isso observamos atualmente dentistas desenvolvendo e trabalhando com esta técnica.

Procedimentos com aplicação de ácido hialurônico e a bichectomia podem estar associados a instalação dos fios de sustentação no rosto potencializando ainda mais os resultados estéticos e funcionais da face.

Tipos de Fios de Sustentação

Atualmente existe no mercado uma infinidade de tipos e modelos de fios de sustentação.

Por isso na minha prática clínica e acadêmica de mais de 20 anos,  como professor nos trabalhamos com a maioria todos deles. Sempre buscando para o nosso paciente a melhor relação custo - benefício.

Uma vez que não existe um fio que resolva tudo, daí a importância do profissional conhecer e trabalhar com vários tipos

Indicações e Contra Indicações dos Fios de Sustentação

Porem Renata, como todos os procedimentos estético funcionais há indicações e contra indicações o que nos impede de falar em preço ou valores da instalação de fios de sustentação sem uma avaliação clínica.

Portanto eu recomendo que você converse com vários profissionais. A fim de que você realize o tratamento com aquele que lhe transmitir a maior confiança.


Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Perguntas Frequentes sobre o uso dos Fios de Sustentação par o Rosto e para o Pescoço

Olá Dr Paulo Coelho eu me chamo Marisa e gostaria de saber se o fio de sustentação Silhouette é o mais indicado para ser utilizado rosto?

Marisa obrigado pelo seu email, o Fio Silhouette é um fio muito eficiente, eu trabalho com ele há um bom tempo .

Pois ele apresenta um sistema de retenção muito interessante. Que permite um excelente tracionamento dos tecidos faciais bem como o tecidos do pescoço.

Fio de sustentação silhouette

Tendo com características principais ele ser rebsorvível e estimular uma grande formação de colágeno.

No entanto não podemos afirmar que ele é o fio mais indicado para o rosto. Uma vez que cada caso apresenta características bem diferenciadas e específicas. Necessitando assim de um planejamento aprofundado de cada caso.

Lembrando que existe, no mercado, vários tipos de fios que são indicados para o rosto. Daí a importância de um diagnóstico aprofundado para um bom planejamento.

Portanto apesar dele ser um excelente fio, que eu gosto muito de trabalhar, nem sempre ele é o mais indicado.

Recomendo que você realize uma avaliação clínica com o seu Dentista ou com o seu médico especializado em Harmonização Facial

Quanto custa ou qual o preço do fio de sustentação?

Esta é uma dúvida muito comum e muito difícil de ser respondida, uma vez que existem vários tipos e modelos de fios de no mercado.

Alem de que cada paciente apresenta uma necessidade diferente. Por isso dediquei um artigo para responder a uma das perguntas que mais recebo: Fios de Sustentação Preço (se você quiser ler esta artigo CLIQUE AQUI )

O ditado o barato sai caro não existe por acaso.

Por isso eu oriento o nosso leitor a visitar vários profissionais e realizar o tratamento com aquele profissional que lhe passar maior segurança no plano de tratamento.

No entanto se alguém estiver disposto a correr o risco de ter uma artéria perfurada ou ter um nervo lesionado gerando uma paralisia facial.

É muito simples, basta procurar no Mercado Livre pois lá tem todos os materiais de estética. Inclusive fios de sustentação de PDO, para os malucos ou malucas comprarem e tentarem fazer em casa ... UM PERIGO !!!!

Por isso volt a insistir, visite vários profissionais, dentistas ou médicos especializados em harmonização facial. E só realize o tratamento com aquele que lhe passar segurança.

Fio de PDO, Fio Russo, Fio Silhouette, Fio Double Needle, Fio Bulgaro, qual o melhor?

Como eu sempre digo aos meus alunos, não existe um fio que seja o melhor, pois cada fio tem a sua indicação e a sua contra indicação.

Academicamente como professor e clínicamente com Cirurgião dentista eu trabalho com todos eles. Pois procuro utilizar o que será mais indicado a cada caso.

Daí a importância de um diagnóstico aprofundado de modo a estabelecer a melhor relação custo benefício ao paciente

Comments are closed.