Paralisia de Bell -Tratamento, Sequelas e Causas

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Renata, eu sou sofri uma Paralisia de Bell. E gostaria de saber quais os Tratamentos, as Sequelas e as Causas. Pois já Fiz vários tratamentos, mas tive poucos resultados. Eu gostaria de saber qual o melhor tratamento para o meu caso?

Renata obrigado pelo seu email !

A paralisia de Bell pode acometer rosto de forma unilateral ou bilateral. Sendo que esta variável é muito importante na escolha do tratamento adequado para o seu caso.

Daí a importância de um bom diagnóstico clínico.

Mas vou tentar, ao longo deste artigo, descrever algumas formas de tratamento.

Publicidade

O que é Paralisia de Bell?

A Paralisia de Bell é um processo de inflamação do nervo facial, que comprometendo a função muscular dos músculos da face.

Podendo ocorrer de 1 ou dos 2 lados do rosto deixando o rosto e a boca tortas, como na imagem abaixo

Paralisia de Bell

O que causa a Paralisia de Bell?

São vários os fatores que podem causar a paralisia facial no entanto o fator que mais comum e que vem aumentando com o passar dos anos são Ansiedade e Estresse.

Qual o tratamento mais indicado para a paralisia facial?

Podemos dividir o tratamento em 2 tipos ou 2 fases distintas:

Por isso volto a frisar a importância de um bom diagnóstico. Com o objetivo de evitar novas ocorrências e comprometer ainda mais a função dos músculos da face

  1. Fase 1: Tratamento dos fatores que causaram a paralisia (fatores etiológicos)
  2. Fase 2: Tratamento das sequelas da paralisia (alteração da motricidade dos músculos da face)

Sendo que todo o tratamento deve se iniciar com o neurologista. Que vai diagnosticar os fatores que causaram e determinar o tratamento inicial (fase 1) para evitar novos eventos .

A partir daí, inicia a segunda fase do tratamento com vários tipos de procedimentos como:

Qual o objetivo do Tratamento da Paralisia Facial

Estes tratamentos tem por objetivo restabelecer a função dos músculos faciais afetados. Não só na estética mas também na fala e na mastigação dos alimentos.

A recuperação pode ser total ou parcial, variando de caso a caso. Sendo que em alguns casos há uma grande melhora e em outros melhora parcial da motricidade dos músculos.

Atualmente a utilização dos fios de sustentação tem colaborado muito com a melhora na harmonização facial bem como na fala e na mastigação dos alimentos.

Publicidade

Mas vale ressaltar que o tratamento das sequelas da Paralisia de Bell. É um tratamento longo e difícil que necessita de muita paciência e muita colaboração do paciente.

Ao longo dos anos temos tido resultados surpreendentes na harmonização facial. Cujo objetivo principal é melhorar o convívio social do paciente.

Que por consequência da paralisia, passa a ter vergonha da sua aparência. Se isolando do convívio social. O que é bastante compreensível, mas não recomendável.

Pois trabalhos científicos tem demonstrado que o nível de ansiedade e de estresse tem sido umas das grandes causas da paralisia de Bell.

Portanto se  uma pessoa que teve um evento de paralisia. Mantiver uma condição de ansiedade e de stress, pode facilmente ter uma outra crise aumentando ainda mais as sequelas.

Por isso que o convívio social é de estrema importância. Daí o esforço principal da harmonização facial com o uso do Ácido Hialurônico e fios de sustentação.

O que eu recomendo para Paralisia Facial

Renata, eu recomendo que você procure, após o tratamento com o neurologista, um dentista, ai na sua região com conhecimento aprofundado em harmonização facial para lhe ajudar nesta fase de tratamento.

Qualquer outra dúvida, por favor, me envie uma mensagem pelo Email ou pelo WhatsApp. Pois eu ficarei muito feliz em lhe ajudar.

Atenciosamente

Prof Paulo Coelho (crosp 49.777)

Publicidade

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.