Implante Dentário com Harmonização Facial

Olá tudo bom?
Eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Márcia. Pois ela quer saber sobre o benefícios do Implante dentário com a Harmonização Facial. Aproveito para lhe dizer que realizamos estes procedimentos em conjunto nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho, eu me chamo Márcia e preciso realizar alguns implantes. No entanto por questões financeiras. eu demorei para poder realizar os implantes . O que gerou uma flacidez no meu rosto. O meu dentista me falou que quando eu realizar o Implante dentário com a harmonização Facial. Esta flacidez vai melhorar. Como funciona?

Márcia obrigado pelo seu email!

Para ajudar no seu entendimento de como funciona o implante dentário com harmonização facial. Vamos ver um exemplo paralelo.

Imagina que você vai construir ou reformar uma casa. Primeiro você vai iniciar o seu projeto com o trabalho de Engenharia. Construindo e ajustando toda a parte estrutural da casa.

Concluída esta parte estrutural, você vai então iniciar a parte de Arquitetura, integrando e harmonizando estética e funcionalmente toda a casa bem como os seus cômodo.

Na Harmonização Facial o nosso projeto de reabilitação dentária é muito parecido. Pois também se inicia pelo ajuste da parte estrutural (engenharia).

Reabilitando a mastigação, a fala e a respiração. Através da ortodontia, das próteses, das restaurações e dos implantes, bem como da saúde gengival e bucal como um todo.

Onde, quando concluída esta parte estrutural (Engenharia), se inicia a parte arquitetônica da Harmonização Facial, buscando o equilíbrio funcional muscular e estético de toda a face.

Envolvendo o equilíbrio das funções musculares da fala, da mastigação, da respiração bem como do sorriso e das expressões faciais.

Marcia a técnica atual de realizar um implante ficou muito mais segura e muito mais completa, uma vez que ela não só repõem os dentes perdidos mas também reabilita toda a função muscular. Conseguindo até reduzir e muito esta flacidez que se formou no seu rosto como resultado da ausência dos dentes.

Ainda me lembro quando o Dr Zero e a Dra Mirela, vinham realizar as cirurgias no meu consultório. Realmente era um procedimento muito complexo quando comparado aos dias de hoje.

Mas mesmo com toda a modernidade das novas técnicas, há muitos fatores, como os citados acima, que devemos levar em conta ao se planejar e ao precificar um implante dentário.

Olhando as mídias sociais eu confesso que fico perplexo com a maneira que alguns profissionais falam de uma maneira irresponsável dos implantes.

Colocando eles em um patamar de um brinco ou de um piercing ou de um acessório decorativo a preços ilusórios e fantasiosos.

É impressionante o número de implantes dentários que recebemos, vindo de tais clínicas com problemas. Principalmente quando não se realiza o fundamento do Implante dentário com harmonização facial

Não podemos esquecer que o implante é uma peça de titânio ou de cerâmica que é fixada ao osso e que vai permanecer ali por vários anos.

Portanto é um tratamento que gera um planejamento bastante complexo.

Já vi anúncios na internet de implantes unitários de R$ 100,00 até R$ 10.000,00. Alias eu posso te dizer que já vi de tudo do mais barato ao mais caro.

Cuidado com quem te dá um valor sem te examinar. 

Marcia o que eu te recomendo é que você consulte vários profissionais e realize os seus implantes com alguém que lhe passe segurança.

Pois se você for apenas atras de preço a chance de você ter problemas com o implante poderá ser bem grande.

Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida, por favor volte a me escrever.

Atenciosamente

Prof Paulo Coelho

 

Perguntas Frequentes sobre Implante Dentário com Harmonização Facial

Prezado Dr Paulo Coelho me chamo Sophia e morro de medo de dentista. Eu gostaria de saber se o implante dentário doi?

Olá Sophia Obrigado pelo seu email.

Eu entendo o seu medo de dentista, pois infelizmente existe uma fama muito grande de que os tratamentos odontológico geram sofrimento.

Isto porque antigamente os procedimentos eram mais complexos e os anestésicos não eram tão eficientes.

Porém hoje em dia os procedimentos são muito mais suaves e as técnicas anestésicas são muito mais eficientes.

O implante dentário, por exemplo, quando iniciamos há 25 anos atrás demorava em torno de 2 a 3 horas.

Hoje dura em torno de 30 minutos, uma vez que a técnica evoluiu muito.

Gerando menos tempo de cirurgia, menos desconforto e praticamente nenhuma dor.

Então Sophia, respondendo a sua pergunta. o implante dentário não dói, quando realizado por um profissional que utilize técnicas de implante modernas.

Dr Paulo Coelho eu gostaria de saber quais são os melhores implantes dentários, os nacionais ou os importados? Tabém gostaria de saber se o implante dentário com a harmonização facial melhoram o resultado do tratamento.

Carlos, esta também é uma dúvida muito comum.

Tanto os implantes nacionais como os implantes importados são excelentes e apresentam resultados muito semelhantes.

Contrário do que ocorria antigamente onde os implantes importados eram muito melhores. mas a industria nacional evoluiu muito. Gerando implantes de excelente qualidade.

Na maioria dos casos o implante importado acaba tendo um custo maior, devido aos custos de importação. Dando a impressão que por ele ser mais caro ele é melhor que o nacional. O que não é verdade.

Na nossa prática clínica e acadêmica, oferecemos aos nossos pacientes as 2 opções. Para que ele tenha liberdade de escolha. mas sempre alertando que o resultado é praticamente o mesmo.

Carlos, mais importante que o implante dentário ser nacional ou importado é a capacitação do implantodontista.

Pois independente do tipo ou modelo do implante. se é nacional ou é importado. O resultado do tratamento sempre estará na mão do implantodontista.

Recomendo que você converse com vários dentistas e escolha aquele profissional que lhe ofereça mais segurança.

Em relação a realização do Implante dentário com a harmonização facial, os resultados melhoram muito, pois gera um equilíbrio funcional muscular da face como um todo. Equilibrando toda a estética facial durante a fala, a mastigação bem como durante as expressões faciais

Carlos qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

Olá Dr Paulo, me chamo Valéria e moro em Natal. Sofri um acidente de carro e quebrei os 2 dentes da frente. Preciso colocar 2 Implantes Dentários nos dentes da frente. Um dos dentistas que consultei me recomendou o implante dentário cerâmico. Qual a diferença do implante de titânio para o de cerâmica?

Olá Valéria, obrigado pelo seu email.

Sinto muito pelo seu acidente.

O implante cerâmico foi criado e desenvolvido para aquelas regiões onde a estrutura óssea onde o implante será instalado é muito fininha.

E por ser muito fina o implante de titânio acaba deixando a região óssea do implante  e região gengival com o aspecto mais escuro, prejudicando um pouco a estética desta região.

O implante dentário cerâmico por ter a cor semelhante a cor do dente, possibilita um estética mais natural neste casos.

Como você fraturou, no acidente, os 2 dentes da frente, o seu dentista deve ter optado pelo implante cerâmico. Para obter uma melhor estética óssea e gengival.

Valéria, espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever

 

Dr Paulo Coelho, eu me chamo Priscila e eu gostaria de saber, qual a importância em se realizar o implante te dentário com harmonização facial?

A realização do implante dentário com a harmonização facial é um conceito inovador na odontologia. Que é resultado de anos de pesquisas científicas realizadas no mundo.

Que buscam integrar as funções musculares da fala, da mastigação, da respiração com a função muscular estética da face. Uma vez que tudo esta integrado.

Portanto são 11 pares de músculos do rosto trabalhando em conjunto, e sofrendo influência direta dos dentes.

Dessa forma, quando realizamos o implante dentário com harmonização facial, nos melhoramos a estética facial como um todo.

Dr Paulo Coelho, me chamo Valéria e sou de Campo Grande. Eu gostaria de saber se os implantes de carga imediata são tão bons quanto os implantes convencionais, quando realizamos o implante dentário com a harmonização facial?

Olá Valéria, na verdade todos os implantes necessitam de osteointegração.

A osteointegração ou osseointegração é o termo usado para o processo de integração do implante ao osso, como se o implante passa-se a fazer parte do osso.

O implante é semelhante a um parafuso que possui uma retenção pelas roscas dele. Onde a partir da osteintegração esta retenção aumenta muito passando a não depender apenas das roscas do implante.

É como se o organismo criasse uma cola de "super-bonder natural" que gruda-se definitivamente o implante ao dente ... rsrsrsrs .... me perdoe a licença poética da descrição.

Obs.: Sei que muitos dentistas vão me criticar pelo exemplo que dei do "super-bonder natural" .... Mas quis facilitar o entendimento do público leigo, que ficaria muito confuso com os termos de técnicos de do processo histológico da osteointegração.

Valéria este processo de osteointegração ou osseointegração, leva em média de 4 a 6 meses. Podendo aumentar ou diminuir dependo do tipo de implante ou do organismo do paciente.

Os implantes de carga imediata foram criados para atender a necessidade de um implante mais urgente.

Nestes implantes, as superfícies são tratadas em um processo especial, com o objetivo de reduzir o tempo da osteintegração.

Porem nós sabemos que, por mais que "tentemos acelerar" o processo ele nunca será tão eficiente quanto a osteointegração natural.

Portanto por melhor que seja o implante de carga imediata a integração natural é sempre mais efetiva.

Os implantes de carga imediata devem ser usados com um bom planejamento e com bastante critério e não devem ser usados como substitutos dos demais implantes.

Valéria, eu sei que existe um apelo comercial e de marketing muito grande em relação aos implantes de carga imediata. Porem nem sempre o imediatismo é conveniente.

Recomendo que você converse com vários dentistas na sus região e escolha aquele profissional que lhe de maior segurança.

Atenciosamente Prof Paulo Coelho.

Eu me chamo Claudia e sou do Rio de Janeiro. Preciso fazer alguns implantes dentários mas tenho medo de dar rejeição. O meu estado de saúde geral é bom. Faço acompanhamento médico regular. A minha dúvida Dr Paulo é se mesmo assim pode ocorrer rejeição do Implante dentário?

Olá Claudia, na verdade os implantes não geram rejeição.

Quando falamos em rejeição estamos nos referindo a transplantes de órgãos que não são aceitos pelo organismos e geram problemas complexos. O que não ocorrem com os implantes dentários.

O que pode não acontecer com o implante é o processo de osteointegração ou osseointegração do implante não ocorrer de forma adequada e o implante não fixar no osso e acabar soltando.

O que erroneamente muitas pessoas, e até alguns profissionais de saúde, chamam de rejeição. gerando medo e pânico nas pessoas.

A perda do implante não gera nenhum processo infeccioso ou cancerígeno no organismo, pode ficar tranquila.

Quando ocorre da perda de um implante, deve-se fazer um novo implante. Cuidando para que a osteointegração ocorra de forma mais efetiva. Simples assim, não se preocupe.

Claudia, espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Atenciosamente

Dr Paulo Coelho

Dr Paulo eu fiz 3 implantes há mais ou menos 3 anos e um deles ficou mole. O senhor acha que o implante pode voltar a ficar rígido novamente? Pergunto pois o dentista que fez o implante já não mora mais na minha cidade, Maringá. O que o senhor me recomenda?

Olá Marcia, infelizmente o implante não vai voltar a ficar rígido espontaneamente novamente.

Recomendo que você procure um dentista na sua cidade, o mais rápido possível para uma avaliação clínica.

Pode ter acontecido do implante ter soltado ou a coroa sobre o implante ter soltado.

Mas fique tranquila e não se desespere pois para ambos os casos tem tratamento.

Se a coroa do implante soltou basta fixa-la novamente ou realizar a confecção de uma nova coroa.

Se foi o implante que soltou basta fazer um novo implante.

Porem recomendo que procure um dentista o mais rápido possível. Para evitar que este probleminha não atinja os outros implantes ou os outros dentes.

Qualquer outra dúvida pode voltar a me escrever.