Lente de Contato Dental - Tire Todas as Suas Dúvidas

Lente de Contato Dental – Tire todas as suas dúvidas

O que é Lente de Contato Dental?

A lente de contato dental é uma lamina de resina ou porcelana que é coladas na superfície dos dentes de forma provisória ou definitiva:

Com o objetivo de:

  • Alteração da cor do dente: em especial naqueles dentes onde o clareamento dental não é ou não foi tão eficaz. Como nos casos de pessoas que realizaram tratamentos com medicamentos que alteram estruturalmente a cor dos dentes
  • Alteração do formato dos dentes: indicado naqueles dentes que sofreram má formação (como dentes conóides ou microdentes) ou sofreram quebras e fraturas por diversos fatores. Como práticas de esporte, acidentes de carro, acidentes de infância e outros
  • Alteração de posicionamento aparente dos dentes: nos casos onde o paciente não quer ou não pode usar um aparelho ortodôntico por motivos pessoais, profissionais ou de saúde
  • Complemento de Tratamento Ortodôntico: gosto de chamar de "Cereja do Bolo". Onde a pessoa realizou todas movimentações ortodônticas necessárias. Mas que falta algum detalhe estético na cor ou no formato de dente. Onde as lentes de contato entram para dar o toque final estético que ira abrilhantar todo o tratamento ortodôntico.

 

 

 

Perguntas Frequentes sobre a Lente de Contato Dental

 

Olá Dr Paulo, o meu nome é Julia. Eu fui em um dentistas em busca de uma harmonização facial. Ele me orientou a colocar em alguns dentes a lente de contato dental. Eu gostaria de entender melhor o porque das lentes e qual o papel da lente de contato dental na harmonização facial?

Olá Julia obrigado pelo seu email.

Esta pergunta é muito importante, pois a odontologia tem evoluído muito no conceito de harmonização facial.

Onde a Odontologia ampliou o seu foco de planejamento e o seu campo de atuação. Integrando:

  • a função da fala,
  • a função da mastigação,
  • a função da respiração com a estética dos dentes, dos lábios, do sorriso e do seu rosto.

É um conceito mais muito amplo que visa harmonizar e equilibrar a sua face como um todo.

A lente de contato dental tem um papel fundamental neste protocolo de harmonização facial. Pois sabemos que o sorriso tem grande papel na estética fácil.

Com as lentes é possível transformar a cor e o formato dos dentes. Corrigindo imperfeições que podem ter tido origem na infância, adolescência e na vida adulta.

Julia é um tratamento que quando bem planejado traz uma grande transformação. Não só nos dentes mas também na face como um todo.

Recomendo, Julia, que você volte a conversar com o seu dentista. Para se aprofundar um pouco mais na explicação deste conceito.

 

Olá me chamo Raquel, moro em Guararema, interior de São Paulo. Eu gostaria de saber qual a diferença entre as Facetas e a Lente de Contato Dental?

Olá Raquel, obrigado pelo seu email

A diferença básica esta na quantidade de desgaste dos dentes que é realizado para a colocação da lentes.

Antigamente para fazermos uma Faceta tínhamos que realizar um desgaste dental bastante grande, com o objetivo de garantir uma maior resistência a Faceta.

O que não ocorre atualmente, pois os materiais evoluíram muito deixando as facetas dentais cada vez mais resistentes necessitando assim, de menos desgastes dos dentes.

Com isso as Facetas se tornaram tão finas que atualmente se assemelham a uma Lente de Contato por isso passaram a ser chamadas de Lente de Contato Dental.

Portanto quando temos um dente que necessita de um desgaste grande por problemas de cárie ou problemas estruturais, do próprio dente, nós confeccionamos uma faceta.

Quando executamos desgastes mínimos apenas para adequar a lamina ao dente nos a chamamos de Lente de Contato Dental.

Raquel eu espero ter lhe ajudado. Eu recomendo que você converse com o seu dentista para realizar um planejamento aprofundado do seu caso.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Jamile eu tenho 23 anos. O meu dente da frente, incisivo central, lascou bem na ponta. E o meu dentista me falou que existe a possibilidade de fazer um fragmento de lente de contato dental. Porem não entendi o que é isso. O senhor poderia me explicar?

Olá Jamile, obrigado pelo seu email.

Os fragmentos de lente de contato dental são lâminas semelhantes a faceta e as lentes de contato  dental.

Que podem ser feitas de resina ou de porcelana, cujo objetivo é restaurar ou recuperar apenas a parte lascada ou quebrada de um dente.

Esta é uma técnica muito complexa de ser realizada. Devido a grande complexidade de se conseguir o detalhamento estético do dente a ser restaurado.

Uma vez que é mais fácil acertar a cor e os detalhes estéticos quando se faz uma lente da superfície total do dente do que apenas de um fragmento dele.  Mas isso não contra indica a técnica. Apenas exige um esforço a mais do dentista e do laboratório protético.

Se o seu dentista lhe indicou a confecção de um fragmento de lente de contato dental é porque ele domina esta técnica. E acredito que vai valer a pena, mesmo por que tenho vários casos com resultados muito satisfatórios. Sugiro que você converse novamente com o seu dentista e tire todas as sua dúvidas

 

Olá Dr Paulo, eu procurei o meu dentista para fazer a lente de contato dental. E fiquei assustada com a diferença de valores das lentes de porcelana com as lentes de resina. Eu gostaria de saber porque as facetas de porcelana são mais caras que as de resina?

Olá Ruth, obrigado pelo seu email.

As lentes de porcelana realmente são mais caras que as de resina.

Podendo em alguns casos chegar a ser até 4x mais caras. Isto por conta do custo do material, do custo de laboratório e o custo dos materiais de moldagem de alta precisão.

Já a confecção da lente de contato dental de resina não necessita da fase laboratorial, o que já reduz o custo do tratamento. Pois a lente de resina depende mais da utilização de uma resina de alta qualidade e da habilidade do dentista na confecção e no acabamento estético.

Em termos de finalização estética ambas tem o resultado muito semelhante.

Porem a lente de contato dental de porcelana não apresentam alteração de cor. O que acontece ao longo dos anos com as lentes de resina, que gradualmente vão sofrendo pequenas alterações que são corrigidas com a substituição delas.

Dando a minha opinião pessoal eu gosto mais de trabalhar com as Lentes de Resina pela facilidade e agilidade de confecção delas. Embora eu também trabalhe bastante com as lentes de porcelana.

Quando o paciente me procura para confecção de lentes de contato eu sempre ofereço as 2 possibilidades. Explicando os prós e os contras de cada uma. Permitindo que o paciente escolha a opção que mais lhe agrada

Ruth, eu sugiro você voltar a conversar com o seu dentista e apresentar a ele a sua ansiedade e a sua expectativa, tenho certeza que ele vai lhe ajudar.

 

 

Olá Dr Paulo, me chamo Lourdes. Tenho vistos muitos "famosos" falando que colocaram Lente de Contato Dental. Eu gostaria de porque a Lente de Contado dental esta na moda? 

Olá Lourdes, obrigado pelo seu email.

É verdade mesmo, muitos atores e atrizes tem postado no Instagram as transformações do seu sorriso. Alguns de forma até, posso dizer de forma exagerada.

As pessoas tem buscado dentes cada vez maiores e cada vez mais brancos

Mas vale dizer que as facetas dentais já existem há muitos anos. Elas vem dos primórdios da odontologia e vem evoluindo ao longo dos anos. Chegando recentemente ao seu ápice da sua evolução na Lente de Contato Dental.

A lente de contato dental na verdade é uma faceta mais fina, que necessita de menos desgaste dental para a sua confecção

A busca por este tratamento vem aumentando ano a ano por conta das mídias sociais ... é isso mesmo mídias sociais.  A procura começou a se intensificar na época do falecido "Orkut" e passou pelo facebook e explodiu na era do Instagram e mais recentemente no Pinterest

Onde as pessoas tem buscado alucinadamente uma transformação do sorriso para "Sair bem na foto".

Esta preocupação antes era apenas dos artistas e músicos, mas agora massificou na população em geral

Porem não podemos devamos considerar a lente de contato dental algo da moda, pois é ela é um importante recurso estético e reparador odontológico que não vai desaparecer com o tempo.

Eu tenho casos clínicos  de faceta e lente de contato dental com mais de 15 anos, portanto não é algo tão novo e passageiro.

Como profissional da Estética Bucal e da harmonização facial, eu vejo esse movimento em busca da lente de contato dental com bons olhos. Mas também, vejo com muita preocupação

Pois alguns exageros já estão acontecendo. Onde a beleza natural esta sendo substituído pelo artificial e exagerado. Basta assistir alguma das novelas da televisão e observar a cor e os formatos dos dentes de vários atores e atrizes. Você vai reparar que o que tem prevalecido é o artificial.

Então eu recomendo que você converse com o seu dentista. E estabeleça um planejamento belo, adequado. Levando em conta a harmonização facial como um todo. Para e não cair no "modismo do exagero e artificial".

Faceta e Lente de contato dental

 

 

Olá Dr Paulo, o meu nome é Vivian. Estou em dúvida. Visitei alguns dentistas onde uns me indicaram fazer faceta e outros me indicaram fazer lente de contato dental. Teve um que me indicou facetas para alguns dentes e lente de conto dental para outros dentes. Fiquei confusa ... o que devo fazer uma Faceta ou uma Lente de Contato Dental?

Olá Vivian, fique tranquila pois  esta dúvida é bastante comum.

A faceta e a lente de contato dental são muito semelhantes na sua aparência, o que difere é a quantidade de desgaste dentário para a confecção delas.

A lente de contato dental é mais finas e  necessitam de menos desgastes dentários. Já as facetas são um pouco mais grossas e necessitam de mais desgaste dentário.

Nós dentistas sempre buscamos realizar o mínimo de desgaste dentário possível. O que chamamos de odontologia minimamente invasiva.

Porém nem sempre conseguimos, pois há casos em que a estrutura dental necessita de um desgaste reparador maior, como nas manchas mais profundas e nas cáries extensas.

Então respondendo a sua pergunta, cada caso e cada dente deve ser estudo individualmente. Para ver em qual dente será necessário realizar uma faceta e em qual dente deverá ser feito uma Lente de Contato Dental.

Lembrando que, nós dentistas, sempre desejamos fazer lentes mas nem sempre podemos devido ao comprometimento do de dente e ai optamos pela faceta.

Vivian, recomendo que você volte a conversar os dentistas, e escolha aquele profissional que lhe passar a maior segurança no planejamento dos seu caso.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

Prezado Dr Paulo. Meu nome é Valquiria, moro no Rio de Janeiro. Acontece que eu não aguento mais fazer clareamento dentário. Já fiz todos os tipos com vários dentistas diferentes. O problema é que eu tomo muito café. Eu gostaria de saber se a lente de contato dental é uma boa opção?

Olá Valquiria, obrigado pelo seu email.

A lente de contato dental  de porcelana é um a excelente opção para o seu caso, que toma muito café.

Mas vale dizer que o café infelizmente mancha tudo, não tem jeito. Mesmo colocando as lentes de porcelana.

O ideal é sempre que você tomar café escovar os dentes na sequência, com o objetivo de manchar menos os dentes.

O clareamento dentário funciona  de forma limitada, pois o objetivo dele é restaurar a cor original do dente.

Porem se você tem uma coloração original dos dentes mais para o tom amarelado e quer mudar esta cor as lentes são super indicadas.

No seu caso é recomendável a lente de contato dental de porcelana. Pois ela mancha menos com o café que as lentes  de resina.

Recomendo que você converse com o seu dentista para ele estudar esta possibilidade de tratamento para o seu caso. Recomendo também, você sempre escovar os dentes após tomar o café. Sei que isso é meio chatinho, mas é a melhor maneira de manter os seus dentes sempre banquinhos.

 

Prezado Dr Paulo Coelho. O meu nome é Consuelo tenho 43 anos e estou querendo fazer Lente de Contato Dental.Porem eu Gostaria de saber quanto custa a lente de contato dental. Pergunto pois fui em vários dentistas e vi vários preços e valores e fiquei muito confusa. Pois os Valores são muuuuito diferentes. Obrigado.

Olá Consuelo, Obrigado pelo seu e-mail.

Sem dúvida esta pergunta "quanto custa a lente de contato dental" é a pergunta que mais tenho recebido por e-mail.

É a pergunta mais difícil de ser respondida, por 3 motivos principais

CLIQUE AQUI para continuar Lendo a resposta

 

 

Olá Dr Paulo o meu nome é Laura sou de Floripa. Eu estava realizando um tratamento ortodôntico com um ortodontista. Na sequência eu resolvi parar o tratamento para colocar a lente de contato dental. As lentes ficaram lindas. Porem depois de uns 6 meses os meus dentes começaram a entortar. O dentistas diz que é culpa do ortodontista e o ortodontista diz que é culpa do dentista que tirou o aparelho sem autorização dele. E agora o que eu faço? Estou pensando em processar os 2 dentistas.

Olá Lara tudo bom ?

Que situação difícil e chata ... muito chata.

Não estou ai para julgar o seu caso, mas vou procurar te orientar.

Todo tratamento ortodôntico, por regra necessita do uso do aparelho de contenção pós tratamento para a manutenção do resultado obtido. Pois os dentes podem voltar a movimentar novamente.

Essa informação é conhecida por todos os profissionais da odontologia, pois faz parte da formação básica da faculdade.

O procedimento mais habitual e seguro é assim que o ortodontista remover o aparelho ortodôntico ele já encaminha o paciente para o dentista que irá realizar a confecção da lente de contato.

O paciente já vai com uma "pré contenção" removível. Que será substituída por uma contenção ortodôntica de uso prolongado, após a finalização das lentes.

Daí a importância dos 2 profissionais estarem alinhados no planejamento do tratamento.

Didaticamente, costumo dizer que o Ortodontista faz a parte da Engenharia, alinhando e reposicionando os dentes.

E o dentista que realiza a lente de contato dental é Arquiteto que corrige a forma e a cor dos dentes. Embora haja muitos dentistas, como eu, que realizam os 2 procedimentos.

Mas vale o alerta e a orientação, o dentista que irá fazer a lente de contato, só pode remover o aparelho ortodôntico com uma autorização pro escrito do ortodontista. E caso isso não ocorra, a responsabilidade da movimentação passa a ser do dentista removeu o aparelho ortodôntico sem a autorização do ortodontista.

Mas isso, atualmente, é muito difícil de acontecer mesmo porque a grande maioria dos ortodontistas também faz a lente de contato dental.

Laura, infelizmente no seu caso ocorreu este probleminha, o que é muito triste, mas fica tranquila pois isso é facilmente resolvido sem que você perca as lentes.

Pois existem aparelhos ortodônticos como o Invisalign e o iROK, por exemplo que são aparelhos removíveis. Que vão reposicionar os seus dentes sem comprometer as lentes.

Recomendo que você volte a conversar com os 2 profissionais, amigavelmente. De forma que eles consigam, criar uma estratégia para resolver o seu caso. Pois tenho certeza que eles vão entrar em acordo e complementar o seu tratamento.

 

Prof Paulo, tenho uma dúvida.  Me falaram que as lente de contato dental pode gerar cárie nos dentes, é verdade?

Não, a lente de contato dental não gera cárie, o que gera cárie é má escovação dos dentes.

Portanto se você mantiver uma higiene bucal regular dos dentes, com a escovação e com o uso de fio dental não haverá formação de cárie nos dentes.

Digo isso pois alguns pacientes quando fazem lente de contato de porcelana, relaxam na escovação dos dentes. Pelo simples fato da lentes de contato dental de porcelana não mudarem de cor. 

Porem não devemos esquecer que a lente de contato dental é colocado na parte da frente dos dentes, picando as demais partes, expostas as restos de alimentos, placas bacterianas e a formação de tártaro.

Portanto a escovação dos dentes, o uso do fio dental e as visitas semestrais ao seu dentista, independente de você ter uma lente de contato dental ou não. São fundamentais para a não formação de cáries nos dentes.

Então respondendo a sua pergunta, a lente de contato dental não gera a formação de cáries.

.

Olá meu nome é Ana Maria, sou de Piracicaba. A minha filha de 17 anos esta querendo colocar Lente de Contato Dental para ficar com os dentes mais brancos. Alguns dentistas indicaram e outros contra indicaram. Qual a idade mais indicada para a realização das Lentes de Contato Dental?

Olá Ana Maria, não existe uma idade limite. Existe sim um bom diagnóstico e um bom planejamento.

Já tive alguns casos onde atendi crianças com má formação de esmalte dos dentes onde foi necessário a confecção de lente de contato dental.

Também já tive alguns casos que realizei as Lentes em pacientes com mais de noventa anos de idade. Cuja saúde bucal estava perfeita e permitia a realização das lentes de contato.

Gosto de comentar de um caso em que a paciente tinha 91 anos de idade e ela queria estar com um sorriso bonito para as "Bodas de Diamante" (60 anos de casamento) foi muito legal !!!

Então não existe um limite para de idade nem pra menos nem pra mais. Existe sim um bom senso para evitar exageros.

Se o caso da sua filha esta relacionado apenas ao dente ficar mais branco. Eu recomendo ela realizar algumas sessões de clareamento antes de partir para um tratamento mais invasivo.

Recomendo que você volte a conversar com os dentistas e optar por tratar com aquele profissional que lhe passar maior confiança. 

 

Meu nome é Julia, moro no Guarujá. Estou querendo realizar uma tratamento com Lente de Contato Dental e  gostaria de saber qual é melhor a Lente de Contato de Resina ou a Lente de Contato de Porcelana?

Olá Julia, esta é uma dúvida muito comum.

Mas já posso te adiantar que ambas são boas, dependendo é claro da qualidade da resina utilizada e da qualidade da porcelana utilizada.

Tanto a resinas como a porcelana evoluíram muito. Em termos de qualidade e resistência. Porem como tudo no mercado existem as resinas de boa qualidade e as resinas de qualidade inferior, o mesmo com a porcelanas.

O que difere a lente de resina da de porcelana são 2 aspectos:

• Resistência a alteração da Cor: onde a faceta de porcelana é mais resistentes a alteração de cor. Já a de lente de resina que tem uma resistência a alteração de cor em torno de 5 anos. Podendo aumentar ou diminuir dependendo dos cuidados de manutenção dela. Uma vez que a resina tem uma matriz orgânica que com o tempo pode sofrer alteração da cor.

• Preço: o valor de uma faceta de porcelana é muito maior que o de uma faceta resina. Podendo chegar a ser 4x mais, por isso muitos pacientes acabam optando incialmente pela lente de resina e depois de 5 anos ou mais, substituindo por outra de resina ou pela de porcelana ou até fazendo resina novamente.

Julia eu gosto muito de trabalhar com as lentes de resina, também trabalho com as de porcelana. E tenho excelentes resultados com ambas. Não posso dizer que uma é melhor que a outra.

Sei que é uma escolha bem difícil, recomendo que você converse com o seu dentista para ele lhe ajudar nesta difícil escolha.

Um último alerta Julia, se você estiver procurando apenas, por preço. tome cuidado pois existem resinas e porcelanas muito baratas que vão frustar a sua expectativa.

Pois infelizmente o tratamento com lente de contato dental de resina ou de porcelana, não é um tratamento muito barato

 

Olá o meu nome é Clarissa. Fiz um tratamento com  Lente de Contato de Porcelana com um dentista aqui na minha cidade, há 6 meses. Porem ela manchou, o que devo fazer?

Olá Clarissa, tudo bom ?

Indico você conversar com o seu dentista com urgência, pois isso é muito difícil de acontecer.

Pode ser uma reação do adesivo usado na colagem.

Mas fique tranquila, pois acredito que isso deva ser reversível.

Então recomendo que você procure o quanto antes o seu dentista para ele avaliar o que houve e reverter este quadro.

 

 

Olá Professor Paulo. Meu nome é Victor e sou dentista em  São Luís do Maranhão. Eu assisti uma palestra do senhor no Congresso de Estética em São Paulo. E fiquei com uma dúvida, pois o senhor disse que prefere trabalhar com as lentes de contato  de Resina do que comas de Porcelana. Eu gostaria de entender melhor, pois achei o seu ponto de vista muito interessante, Obrigado!

Olá Dr Victor, obrigado pelo seu email!

Eu realmente gosto de trabalhar mais com as faceta e com a lente de contato de resina do que com as de porcelana. Não porque elas são melhores ou piores e sim pelo fato de eu conseguir me aproximar mais da expectativa do paciente.

As resinas, tecnologicamente, se desenvolveram muito dos últimos anos. Possibilitando resultados fantásticos e de grande durabilidade.

Principalmente as resinas importadas de Nanopartículas, eu particularmente gosto muito da Resina Alemã Venus, porem existem muitas outras marcas muito boas no mercado/

O motivo principal de eu gostar de trabalhar com a resina é a plasticidade de trabalho que ela proporciona. Permitindo que eu consiga personalizar o máximo possível o tratamento, segundo o gosto estético dos pacientes.

Isso em relação a cor e ao formato dos dentes, uma vez que, mudar ou corrigir a forma e a cor de uma lente de resina é muito mais fácil que mudar a de porcelana. Que exige uma logística de laboratório muito mais complexa.

Infelizmente é muito comum o paciente aceitar um planejamento ao inicio do tratamento e após o planejamento concluído ele mudar de idéia.

O problema mais comum costuma ser a cor. Onde as pessoas tem buscado colocar as lentes com um branco extremamente branco. Deixando os dentes com um aspecto muito artificial.

Para você  ver isso com facilidade. É só assistir uma das novelas da Globo e facilmente você achará algum ator ou atriz com os dentes com com um branco tão exagerado que chega a ser artificial.

Este problema é facilmente resolvido se a pessoa optou pelas lentes de contato de resina. Porem se ela optou pelas lentes de porcelana o processo de troca de cor é bem complexo e desconfortável. Pois você tem que desgastar lente a lente e iniciar todo o processo laboratorial do zero.

Porem as lentes de porcelana tem a grande vantagem de nunca alterar de cor

O que não acontece com a alentes de resina de geralmente são substituídas em média a cada 5 anos. De acordo com o cuidado do paciente, eu por exemplo, tenho pacientes que estão facetas de resina a mais de 10 anos na boca.

Dr Victor, todos os materiais tem as suas vantagens e as suas desvantagens.

O custo, por exemplo, é um fator de desvantagem das lentes de porcelana, que chegam a ser até 4x mais que as de resina.

Um outro fator a ser levado em conta Doutor Victor é a qualidade da porcelana. Pois existem no mercado várias qualidades de resinas e de porcelanas que alteram significativamente a qualidade do resultado.

Portanto Doutor Victor, eu recomendo que você se aprofunde ao máximo nos estudos das lentes para que você possa trabalhar bem com as duas e escolher o que é mais indicado para cada paciente.

Espero ter lhe ajudado e se tiver mais dúvidas por favor me escreva. Espero lhe ver em um dos nossos cursos, Grande Abraço e Sucesso !!!

 

Olá Doutor, me chamo Carlos e moro em Campinas. Eu gostaria de saber quanto custa a Lente de Contato? Fiz vários orçamentos e a diferença de valor é muito grande, entre um dentista e outro, por quê?

Olá Carlos, entendo a sua dúvida.

Para a confecção de uma lente de contato dental existem vários processos envolvidos com vários materiais.

Sendo que nesses processos (moldagem, preparos, cimentos,...) existem uma infinidade de tipos de materiais. De qualidades e valores diferentes que vão influenciar no preço e no resultado final das Lentes ou das facetas.

Sem contar que existem também, vários tipos de porcelana e de resina que também vão influenciar diretamente no preço e na qualidade do resultado.

Por isso a diferença de valores entre os profissionais é muito grande.

Vou dar um exemplo ... imagina que você vai comprar um carro, um HB20 por exemplo.

Você tem ele com o motor 1.0 ou 1.6, com ar condicionado e sem ar condicionado, com direção elétrica ou com direção normal, com câmbio automático ou câmbio manual. E mais outros opcionais.

Aparentemente olhando de fora do carro tudo é HB20. Porém os opcionais vão influenciar diretamente na sua eficiência e no seu conforto e sobretudo no valor do carro

Eu sei que é difícil, me perdoe ... gostaria de ter uma resposta mais objetiva. Mas em se tratando de preços e valores é muito difícil. Pois alem dos materiais também tem o grau de dificuldade do seu caso.

Recomendo você conversar com vários dentistas e realizar o seu tratamento baseado na confiança que você obter no profissional.

Pois se você for buscar apenas preço, talvez você perca uma pouco na qualidade ... como tudo na vida.

 

Facetas-e-lente-de-contato-dental-2

 

Olá Dr Paulo, me chamo Giovanna. Eu gostaria de ver alguns casos com fotos "Antes e Depois"de tratamento com lente de contato dental para ver os resultados do tratamento. Reparei que o senhor não cola  no seu site porque o senhor não coloca?

Olá Giovanna, tudo bom? Eu colocaria se pudesse, pois tenho muitos casos que eu gostaria de mostrar.

Porem o Código de ética do Conselho Federal e Regional de Odontologia nos proíbe de colocar fotos de antes e o depois, de qualquer tipo de tratamento. Esta é uma norma geral para todos os dentistas e é considerara pelo conselho uma Infração Ética passível de cassação do CRO. 

Ai … você pode argumentar … mas tanta gente coloca os antes e depois no Facebook, no Instagram  …

É verdade colocam mesmo e ferem o código de ética. Assim como muita gente anda a 140 km/h em um estrada onde o limite máximo é de 80 Km/h.

Não vou julgar ninguém, pois isso cabe ao conselho de ética, que certamente cedo ou tarde fará. Mas que é proibido é proibido sim.

Então peço que me perdoe mas com 25 anos de odontologia prefiro não me arriscar. E também acho que você não gostaria de tratar os dentes com alguém que fere a ética do próprio conselho que regulamenta a sua profissão.

Então Giovana, mais uma vez peço que me perdoe … mas procuro andar dentro das leis que regem o Conselho Federal de Odontologia.

 

As facetas e as Lentes de contato de Resina ficam boas?

Sim ficam muito boas e faço bastante no consultório.

Porem você deve estar ciente que após uns 5 anos, dependendo do cuidado que você tem e da sua alimentação, as resinas tendem a ir mudando de cor. Ai o paciente opta por troca-las ou por outras de resina ou por de porcelana.

Você também tem que estar atento a resina que vai ser utilizada no seu caso. Pois o seu dentista vai te oferecer vários tipos de resinas com opção. E você vai escolher a melhor resina ou a resina mais barata, portanto é importante você conversar com o seu dentista e veras opções que ele lhe oferece.

Eu particularmente, gosto muito de trabalhar com resinas pois vemos o resultado mais rápido e corrigimos as cores de uma maneira mais tranquila.

 

Porque vejo na televisão alguns atores com os dentes brancos demais?

A escolha da cor das lentes de contato é um grande desafio pois as pessoas geralmente buscam uma cor muuuuuito branca … o que acaba ficando muuuito artificial …. por isso temos por hábito fazer alguns testes de cor antes de realizar o trabalho definitivo, pois assim procuramos atender a ansiedade e a expectativa do paciente em deixar os dentes brancos mas sem deixa-los artificial

 

Olá Dr Paulo, estou com uma duvida cruel. Algum tempo atras fiz um canal bem no dente da frente. Mas com o tempo ele ficou muito escuro. Fui no dentista e ele colocou não lembro o nome mas acho que foi faceta de porcelana, porém está escurecido de novo. Mas agora eu quero tira-lo e e fazer um implante. Você acha que devo? Muito obrigada.

Olá Franciane, Tudo Bom ?

Obrigado pelo seu e-mail.

É muito difícil uma faceta de porcelana escurecer. Pois a faceta ou lente de contato de porcelana não muda de cor, portanto deve ser de resina o que é facilmente substituível.

Francine, nós nunca devemos extrair um dente que pode ser tratado para colocar um implante no lugar dele. Pois isso é semelhante a amputar uma perna de alguém que tem um problema tratável no joelho para colocar uma perna mecânica. Nunca fica igual.

O implante dentário é um recurso fantástico indicado para os dentes que não podem ser tratados.

Mas ele nunca é e nunca será melhor que uma raiz de um dente que possui um sofisticado sistema do suporte e sustentação integrado a boca e ao corpo.

Diferente do implante dentário que é um parafuso fixado no osso.

Eu recomendo que você converse com o seu dentista. Para ele estudar procedimentos estéticos e funcionais visando manter o seu dente o mais tempo possível 

Qualquer Dúvida, estou a disposição.

 

Olá Dr Paulo, o meu nome é Solange, moro em Fortaleza. Eu tenho bruxismo a noite durante o sono. Os meus dentes estão muito feios e eu gostaria de fazer a lente de contado nos dentes. Eu gostaria de saber se o bruxismo quebra a lente de contato dental?

Solange, obrigado pelo seu email.

O bruxismo é um problema que atualmente tem afetado muitas pessoas.

Ele pode acontecer durante o dia ou durante a noite e tem por característica principal o ranger de dentes  de forma inconsciente.

Outra forma do bruxismo  acontecer é na forma de apertamento dentário, onde a pessoa ao invés de ranger os dentes ela aperta os dentes com uma força elevada.

Gerando desgastes ou quebras dos dentes.

As causas do bruxismo e do apertamento dentário são de difícil diagnóstico pois são multifatoriais e podem afetar tanto crianças quanto os adultos.

Solange respondendo especificamente a sua pergunta se o bruxismo quebra a lente de contato dental?

CLIQUE AQUI para continuar lendo esta resposta

 


Fiz lentes de contato de resina há 3 anos com um dentista amigo meu. Ficou muito bom, mas acontece que eu fumo e esta amarelando. Posso fazer um clareamento dental para as lentes voltarem a cor original?

Poder fazer o clareamento você pode, porem a cor da resina não vai mudar. Ou seja o dente com a faceta não voltará a cor original de quando você a colocou.

Pois os agentes clareadores não alteram a pigmentação da resina elas alteram apenas a pigmentação do esmalte do dente.

Para alterar a cor da resina você deve troca-las por novas facetas de resina ou pelas facetas de porcelana que são mais resistentes a pigmentação do cigarro.

Converse com o seu dentista para ver qual a melhor estratégia para o seu caso.

 

Meus dentes estão saudáveis porem são muito amarelados. Já fiz vários clareamentos e não melhorou. Se eu fizer as lentes de contato vou enfraquecer os meus dentes?

As lentes e contato são realizadas a partir de uma filosofia de tratamento odontológico minimamente invasivo. Com menos desgastes dos dentes.

Sendo que os ajustes ou desgastes nos dentes são de milímetros que não vão comprometer a saúde do seu dente.

Mas antes de você optar pela realização das lentes, você deve realizar mais algumas sessões de clareamento. Com objetivo de ver se atreve dele você consegue atingir a cor desejada para a partir dai decidir pelas lentes.

Converse com o seu dentista sobre as possibilidades de tratamento

 

 .

Olá Dr Paulo. O meu nome é Fátima e tenho os dentes bem escuros. Me indicaram fazer a Lente de Contato Dental. Porem o dentista me falou que vai ter desgastar o meu dente. É possível fazer Lente de Contato Dental sem desgaste dentário?

Olá Fatima, obrigado pelo seu email

Em alguns casos até é possível. Porem se o seu dente esta muito escuro necessita fazer um pouco de desgaste sim.

Infelizmente quanto mais escuro mais desgaste será necessário para que se consiga uma boa mudança de cor.

A lente de contato dental  acrescenta cerca de 2 mm de volume do dente por conta da sua espessura ao dente.

Eu recomendo que você converse com o seu dentista sobre o seu medo de desgaste do dente. Pois eu tenho certeza que ele fará apenas o desgaste necessário.

 

Posso fazer a lente de contato dental  em apenas um dente?

Pode sim, porem nós não podemos nos esquecer que o dente onde a lente for realizada vai ter alteração de cor diferente dos dentes do lado ser for feito de resina e não vai ter alteração se for feito de porcelana.

Explicando melhor … imagina que você fez uma lente de contato de "porcelana" em um dente da frente o incisivo central, por exemplo, com o passar do tempo os dentes do lado dele vão sofrer alterações de cor, mas ele não sofrerá pois ele é de porcelana, por isso recomendamos que quando você fizer uma lente de contato vc faça no mínimo de canino a canino ou de pré molar a pré molar para que fique tudo homogêneo

 

Quanto tempo dura uma lente de contato dental?

A lente de contato dental pode durar anos, principalmente as de porcelana que não alteram a cor, porem não podemos esquecer que as lentes assim como os dentes que não tem lente de contato necessitam de cuidados como: escovação dentária, limpeza, remoção de tártaro, visitas periódicas ao dentista, ou seja, necessitam um cuidado natural de manutenção da saúde bucal.

Gosto de frisar bastante os cuidados com a higiene bucal pois já tive pacientes que vinham de Ferrari ao consultório e que cuidavam melhor da limpeza do carro que dos dentes ... rsrsrs ... chega a ser engraçado mas é verdade ... o fato das lentes de contato não mudarem de cor não significa que você não vai precisar escovar os dentes e visitar a cada 6 meses o seu dentista.

Portanto se você mantiver as condições básicas normais de higiene bucal as lentes podem durar anos.

A lente de contato dental de resina com o passar dos anos tendem a alterar "um pouco" a sua cor devido a sua matriz orgânica. Principalmente em pacientes fumantes e que tomam muito café, a solução para isso é reduzir o café e se possível reduzir ou parar de fumar.

Eu recomendo que se você fuma e toma muito café converse com o seu dentista. Pois atualmente tem lentes de contato dental de resina com nano partículas. Que tem uma resistência a mais ao escurecimento que as resinas comuns.

E também tem as lentes de resina pré fabricadas em laboratórios nacionais ou internacionais que também são bem resistentes. Embora a nossa recomendação "visando a sua saúde" bucal e corporal. Independente de fazer lentes de contato ou não, é que você para de fumar ... sei que é difícil ... mas acredito que você consiga !!! 

 

Eu tenho Bruxismo e gostaria muito desfazer a lente de contato dental porem me falaram que elas quebram?

Dependendo do grau de Bruxismo e de apertamento dentário que você tiver ele pode quebrar sim.

Porem existem vários mecanismos de controle do Bruxismo que devem ser realizados independente de você fazer as lentes ou não. Pois o bruxismo pode danificar todos os dentes, porem quando temos um bruxismo controlado não nenhum problema de se confeccionar as lentes de contato dental.

 

.

Olá, me chamo Valter e tenho constantes deslocamentos da minha mandíbula. Eu gostaria de saber se pessoas que tem ATM podem colocar a lente de contato dental?

Olá Valter tudo bom ?

ATM (articulação temporomandibular) é um articulação muito complexa que tem por função estabelecer o movimento de abertura e de fechamento da boca durante a fal e durante a mastigação.

A Disfunção desta articulação que é chamada de DTM (Disfunção Temporomandibular) é um tratamento muito difícil e bem desafiador.

Estes deslocamentos da articulação estão mito relacionados as estruturas anatômicas, ao bruxismo  e ao apertamento dentário.

Dificilmente a lente de contato dental vai influenciar negativamente na função da articulação, umas vez que ela é colocada na superfície da frente do dente.

Mas recomendo Valter que você converse com o seu dentista para evitar qualquer agravamento do seu caso.

 

Olá Dr Paulo o meu nome é Ivone, tenho 45 anos de idade.Os meus dentes são manchados devido aos medicamentos que tomei na minha infância. Eu consigo mudar a cor dos meus dentes com a lente de contato dental?

Olá Ivone, obrigado pelo seu eamil.

Esta é uma das grandes indicações da lente de contato dental, que é a alteração da cor da superfície do dente em casos onde teve manchamentos por medicamentos ou manchamentos por conta da ação do tempo. Onde o clareamento dental não consegue branquear os dentes.

Este é um tratamento que costuma gerar grandes transformações na vida da pessoa, elevando a auto estima.

Mas para isso é necessário um diagnóstico aprofundado e um bom plano de tratamento, onde o dentista vai determinar quantas lentes serão confeccionadas, qual cor ideal para o seu gosto.

Também ira determinar o formato dos dentes como o objetivo de harmonizar todo o seu sorriso a sua face.

Ivone eu recomendo que você converse com o seu dentista para que tudo seja realizado em harmonia com o seu sorriso e com o seu rosto.

 

Fiz quimioterapia e os meus dentes ficaram muito manchados. Os meus médicos já me deram alta e Graças a Deus estou curada !!!  Eu gostaria de saber se posso fazer a Lente de contato dental para deixar os meus dentes bonitos novamente?

Sim, pode sim.

Este é um procedimento que fazemos bastante e que nos traz grande realização profissional. Pois é muito gratificante ver a pessoa com o sorriso resplandecente após a cura do câncer e com o sorriso transformado.

Você pode fazer a Lentes de Contato de Resina ou de Porcelana. A diferença básica entre elas é o custo onde as lentes de resina são mais em conta (mais baratas) que as de porcelana. Porem as de resina com o passar dos anos pode sofrer uma alteração gradual de cor que se corrige de uma maneira bem simples substituindo por lentes novas.

Ambas podem ser indicadas para  seu caso e ambas apresentam resultados estéticos muito semelhantes.

Então eu recomendo que você converse com o seu dentista para que ela estude o que é mais indicado para o seu caso. E se você tiver alguma dúvida, por favor me escreva.

 

Meu nome é Lourdes, tenho 32 anos. Eu vou casar daqui a 20 dias e ganhei de presente a lente de contato dental. Para os 8 dentes da frente de cima, pois os meus dentes são muito manchados.  O meu dentista clínico me falou que esta tudo ok para fazer as lentes. Só que ele não faz pois não é a especialidade dele. Eu gostaria de saber se dá tempo de fazer as lentes antes do casamento?

Olá Lourdes, o seu prazo é bem curto e me preocupa, se o seu dentista disse que esta tudo bem, já é um grande passo para nós conseguirmos.

Porem precisamos realizar algumas consultas para a avaliação clínica, solicitação de alguns exames radiográficos e realizar as moldagens, ou seja precisamos correr.

A lente de contato dental de resina é mais rápidas de fazer pois não dependemos de laboratório de prótese. Já as lentes de porcelana nós dependemos o que aumenta o risco de não dar tempo.

O ideal é sempre realizar com 2 meses de antecedência. Para não correr o risco, porem este tempo já não existe mais, então vamos correr!!! rsrsrsrss

 

 

A Lente de Contato Dental substitue o Tratamento Ortodôntico?

Não elas não substituem um tratamento ortodôntico.

Porem elas podem, em alguns casos, disfarçar o posicionamento de um dente torno. Ou seja o dente continua torto mas ninguém percebe. Pois a lente de contato dental e as facetas cobrem as irregularidades de posicionamento do dente.

Este é um planejamento que deve ser feito com muito critério e muito cuidado visando não prejudicar a estrutura do dente.

Sugiro você conversar com o seu dentista para ela te demonstrar os prós e os contras deste procedimento, pois cada caso é um caso.

Eu já tive no meu consultório vários casos que conseguimos realizar as lentes de contato com este objetivo.

Mas volto a afirmar que infelizmente, não é possível realizar este procedimento em todos os casos. E que as Lentes não substituem um tratamento ortodôntico que tem por objetivo o movimentar e posicionar os dentes. 

 

Tenho os dentes da frente um pouco tortos. Um dentista de um amigo comentou que existe a possibilidade de disfarçar os meus dentes tortos com a lente de contato dental. Porem fiquei na dúvida do que seria melhor para o meu caso. As lentes de resina ou as lentes de porcelana?

Olá tudo bom ? Este é um procedimento bastante comum porem há necessidade de uma avaliação clínica para confirmar se é indicado para o seu caso.

Tanto a Lente de Contato Dental de Resina como a de porcelana, funcionam bem para este procedimento. Porem quando o paciente esta em dúvida em realizar ou não as lentes, eu recomendo que ele faça as Lentes de Resina. Pois alem de serem mais baratas elas são mais fáceis de serem removidas, caso você não goste do resultado.

Tem um caso de um paciente amigo que foi aprovado em um exame de seleção para uma grande empresa. Ele tinha que passar por uma entrevista no dia seguinte do resultado desta aprovação.

Porem ele tinha um problema nos dentes da frente que tinham manchas amareladas bem grandes, por conta de um medicamento que ele tomou na infância. Então marcamos uma consulta de emergência para aquele dia mesmo para as 22:00 de uma quarta feira. Pois a entrevista era no dia seguinte as 08:00 da manhã.

Nunca vou esquecer ... foi muito trabalhoso mas também foi muito gratificante, nós saímos do consultório por volta das 02:00 horas da manhã.

Pois realizamos toda a transformação do sorriso em resina e modéstia a parte, ficou muito bom e lá foi ele todo confiante e sorridente para a entrevista da empresa

Aí você pode estar se perguntado, ele foi aprovado ? Sim foi pois a autoestima dele subiu aos céus e hoje ele é um dos diretores daquela empresa. Se fizéssemos de porcelana não iriamos conseguir este resultado em uma só noite. Pois dependeríamos de um laboratório de prótese.

Respondendo a sua pergunta

Respondendo então a sua pergunta inicial, tanto as lentes de contato de resina como as de porcelana apresentam resultados muitos bons e muito semelhantes. Porem estou falando de resinas e de porcelanas de boa qualidade pois existem resinas e porcelanas de qualidade inferior. O que muda basicamente entre uma e outra é que as lentes de resina com o passar dos anos sofrem uma alteração gradual da cor e ai você pode substituir por novas resinas.

Eu sugiro que você converse com o seu dentista novamente.  E avalie o melhor tratamento ara o seu caso e se tiver mais dúvidas pode me escrever novamente.

 

 

Prezado Dr Paulo, tenho mordida cruzada e meu dentista está propondo fazer o tratamento corretivo com lente de contato dental. Estou pensando. Será que terei o resultado esperado?

O meu problema é genético e tenho o céu da boca muito estreito. Bom, o orçamento feito ficou em (....). Poderia me dizer pelo valor cobrado que tipo de lâmina estaria sendo colocado em meus dentes por esse valor?

Sou de Minas e gostaria imensamente de fazer uma avaliação com o senhor. Como faço? Tenho muitas dúvidas e agora é que estou tomando conhecimento dos tratamentos modernos.

Se você puder me orientar sobre quais perguntas eu deveria fazer ao meu dentista a respeito do tratamento corretivo, ficaria muito grata. Sou professora, tenho 56 anos. Muito obrigada, desde já.

Olá Maria Goretti, Tudo Bom ?

Obrigado pelo seu e-mail

Quando o paciente esta em dúvida ou inseguro em relação ao resultado que o tratamento irá proporcionar, nós optamos por fazer a lente de contato dental de resina. Pois são mais baratas e mais fáceis de corrigir, caso você não venha gostar do resultado

O que não acontece com a lentes de contato dental de porcelana que alem de mais caras são de difícil remoção e de difícil correção pois depende de um laboratório protético.

O fato de você ter o céu da boca estreito não irá interferir no resultado. Uma vez que as Lentes de contato são colocados na parte de frente dos dentes, não tendo contato com céu da boca.

Em relação ao valor que o dentista cobrou, infelizmente não tenho como avaliar pois cada profissional trabalha de uma forma. E a grande variedade de tipos materiais que existente no mercado faz com que os valores mudem muito de um dentista para o outro.

Qualquer dúvida pode me escrever.

 

O meu nome é Ana Paula e gostaria de saber como diferenciar uma lente de contato dental de resina da de uma lente de porcelana?

Olá Ana Paula, é muito difícil para o paciente identificar a diferença entre elas, pois são muito semelhantes

Porem com o passar dos anos as lentes resina vão tendo pequenas alterações de cor por isso normalmente são substituídas, já as lentes de porcelana não sofrem alterações.

Na dúvida converse com o seu dentista para ele lhe mostrar clinicamente a diferença entre elas.

Qualquer dúvida pode me escrever.

 

Mais Artigos sobre Lente de Contato Dental

 

.

duvidas-dr-paulo-coelho

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

imgres(11) 9.4164-5052agende uma visita, dr paulo coelho
Unidade Tatuapé
Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

(Próximo a Estação Carrão do Metrô)

 

imgres(11) 9.4164-5052agende uma visita, dr paulo coelho
Unidade Campinas Rua José Inocêncio de Campos, 153Bairro Cambuí | Campinas

Abrir mapa de localização

imgres(19) 9.9813-7019agende uma visita, dr paulo coelho

 

Pin It on Pinterest