Facetas de Porcelana - Qual a diferença ente elas e as Lentes de Contato Dental

Eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Beatriz. Pois ela nos pergunta sobre as facetas de porcelana. Aproveito para lhe dizer que realizo as facetas de porcelana, bem como as lentes de contato dental nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) e na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Beatriz sou de Campinas. Estou querendo colocar as facetas de Porcelana no entanto fiquei em dúvida entre as faceta de porcelana e a lente de contato dental. Qual a melhor e qual o preço delas.

Olá Beatriz, obrigado pelo seu email.

A diferença básica entre as facetas de porcelana e as lentes de contato é a espessura delas.

Onde as facetas de porcelana são um pouquinho mais grossas, necessitando assim de mais desgaste de dentário. Enquanto que as lentes são mais finas, por isso recebem o nome de lente de contato. Portanto necessitando assim de menos desgastes dentários.

Antigamente existiam apenas as facetas de porcelana, mas com a evolução dos materiais. Surgiram as lente de contato de resina e de porcelana. Dando aos dentistas mais opções de tratamento

Entretanto qual a melhor opção as facetas de porcelana ou as Lentes de Contato?

Na verdade ambas apresentam resultados excelentes ou melhor dizendo ambas apresentam, resultados praticamente idênticos, só diferenciando pela espessura delas.

De acordo com o conceito de odontologia minimamente invasiva, os dentista buscam realizar a menor quantidade de desgate possível. Porem nem sempre isso é possível devido as condições estruturais dos dentes.

Então respondendo a sua pergunta, cada caso e cada dente deve ser estudo individualmente. Para ver em qual dente será necessário realizar facetas de porcelana ou Lente de Contato Dental.

Lembrando que, nós dentistas, sempre desejamos fazer lentes mas nem sempre podemos devido ao comprometimento do de dente e ai optamos pela faceta.

Em relação ao preços das facetas de porcelana ou das lentes de contato dental.

Gostaria de começar falando que por determinação do Conselho Federal de Odontologia nós dentistas não podemos divulgar preços e valores na Internet.

Mas vou tentar, neste artigo, falar de uma maneira geral. Para facilitar o seu entendimento nos diferentes preços das Facetas de Porcelana que você encontrará em Campinas e em São Paulo.

Atualmente existem, na odontologia, uma infinidade de materiais de facetas de porcelana ou das lentes de contato dental que vão interferir diretamente no preço delas.

Bem como existem vários excelentes laboratórios de prótese, que fabricam as lentes que também vão interferir no valor deste tratamento.

Existem também uma grande quantidade de excelentes profissionais dentistas que precificam diferentemente o seu trabalho. Conforme a sua estrutura clínica, a sua experiência e por serviços agregados ao tratamento que podem alterar substancialmente o valor das facetas de porcelana.

Beatriz, só até aqui já vemos 3 itens que afetam o valor do tratamento. Existem outros mas vou me ater a discutir estes 3 fatores para lhe ajudar na escolha do profissional que vai atender a sua expectativa.

Mas quero lhe antecipar que não importa muito a região onde as Facetas de Porcelana são feitas.

São Paulo ou Campinas por exemplo como você perguntou. Eu por exemplo atendo nas 2 cidades e posso te garantir que o valor do tratamento é o mesmo em ambas as cidades. O que muda é o tipo de porcelana que você vai escolher para o seu tratamento e isso pode alterar o seu tratamento.

Vamos então nos aprofundar um pouquinho nos 3 itens que citei anteriormente.

O que gerava a necessidade do dentista realizar grandes desgastes nos dentes. A fim de garantir a resistência do material e da alteração de cor do dente.

Com a evolução tecnológica dos materiais as facetas se tornaram mais finas e mais resistentes e passaram a ser chamadas de Lente de Contato Dental. Por serem tão finas quanto as lentes oculares.

Este avanço tecnológico possibilitou aos dentistas realizarem menos desgastes dos dentes e obter um resultado de tratamento melhor.

Porem todo avanço tecnológico gera uma diferenciação de valores. Assim como ocorre quando é lançado um novo celular, por exemplo. O valor do antigo modelo acaba sendo menor que o modelo novo.

 

Você pode estar se perguntando: Como faço para saber qual o melhor material a ser utilizado nas facetas de porcelana? 

Simples, converse bastante com o seu dentista sobre os diferentes materiais relacionando o custo - benefício do seu tratamento.

Lembrando que quando buscamos um valor muito baixo corremos o risco de comprometer a qualidade do tratamento.

Daí a importância de um bom diagnóstico um bom planejamento e uma conversa bem sincera com o seu dentista

Outra pergunta que me fazem bastante: Como vou saber se o meu dentista usou o material que ele falou que ia usar foi realmente utilizado? E como vou saber se o laboratório de prótese que ele usou é bom ?

Não acredito que um dentista venda um material e coloque outro, mas se você esta com dúvida. Peça todo o seu orçamento por escrito e descriminando o material a ser utilizado.

Acredito que isso seja bom tanto para o dentista como para você

Em relação ao laboratório protético, isso é de responsabilidade total do dentista. Caso ele opte em usar um laboratório mais barato para reduzir o custo a responsabilidade é toda dele. Fique tranquila em relação a isso.

Em relação aos serviços clínicos agregados ao tratamento, também é algo muito importante de você avaliar.

Pois há clinicas que oferecem serviços  como:

  • Serviço de SPA com massagens relaxantes durante o tratamento
  • Motoristas que vão buscar e levar o paciente em casa
  • Serviços de alimentação Gourmet
  • Atendimentos em horários especiais
  • e outros serviços mais

Esses serviços não influenciam em nada no resultado do tratamento, porem geram confortos e comodidades que algumas pessoas buscam.

Isso é algo que você realmente deve avaliar, pois é um fator que altera consideravelmente no preço das Facetas de Porcelana.

Existem muita discussão entre os profissionais de saúde sobre a inclusão destes serviços. A minha humilde opinião é que os dentistas tem a liberdade de oferecer esses serviços adicionais. E as pessoas tem a liberdade de escolher tratar com um ou com o outro dentista sem problemas.

Deixando bem claro que estes serviços podem influenciar no resultado final do tratamento

Existe um fator a mais que eu ainda não citei, que é a complexidade do seu caso.

Nós não podemos nos esquecer, que estamos falando de um tratamento odontológico que necessita de condições ideias e equilibradas na saúde bucal.

E há casos onde existe o comprometimento de alunas estruturas do dente que necessita de tratamentos complementares como: tratamento gengival, tratamentos de canal, tratamento de cárie, tratamento ortodôntico.

Sendo então este também um fator que pode influenciar no preço das facetas de porcelana.

Como você pode ver a diferença de preço não esta diretamente relacionado a se você tratar em São Paulo outra  em Campinas ou em outra cidade. Mas esta basicamente relacionada a estes fatores que eu citei acima.

Podem haver também outros fatores que devem ser avaliados pelo seu dentista.

Beatriz espero ter lhe ajudado, recomendo que você converse bastante com o seu dentista e qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Beatriz eu recomendo que você converse com vários dentistas. A fim de que você realize o tratamento com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em dos nos consultórios em Campinas ou São Paulo (Brooklin e Tatuapé). Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Atenciosamente Dr Paulo Coelho - Crosp 49.777

Comments are closed.