Meus dentes estão se desgastando

Meus dentes estão se desgastando !!!

O desgaste dos dentes é um problema que tem preocupado muitas pessoas, pois pode comprometer a estética e a saúde bucal.

Ele pode ocorrer tanto nos adultos como nas crianças, podendo variar de pequenos desgastes na superfície do esmalte até o comprometimento das estruturas mais profundas do dente.

Na literatura científica, encontramos várias definições e denominações para os diferentes tipos de desgastes que podem ocorrer, entre eles destacamos: a erosão dental e a abfração.

Porém é importante lembrar que o desgaste do dente nem sempre pode ser considerado como um processo patológico, pois todos os dentes sofrem um desgaste natural a partir de um processo fisiológico de envelhecimento do próprio organismo.

Q que pode ser intensificado ou diminuído a partir do tipo de alimentação que a pessoa costuma ter. Uma dieta com alimentos menos cozidos, mais abrasivos tendem a desgastar mais os dentes.

 

 

Na Idade Média, por exemplo, a dieta era mais consistente, o que ocasionava maiores desgastes, diferente do que ocorre atualmente na dieta moderna, onde os alimentos são mais processados tornando-os mais macios.

Maus hábitos, como morder objetos (canetas, cachimbos, grampos, etc), usar dentes como ferramentas também estão associados como aumento dos desgastes e devem ser evitados.

O uso de substâncias medicamentosas por tempo prolongado, sem orientação médica, assim como o alto consumo de refrigerantes e bebidas ácidas são fatores que influenciam no PH da saliva que podem comprometer a resistência dos dentes.

 

A boa notícia é que a odontologia estética e restauradora, vem se desenvolvendo muito e possui recursos de última geração visando a reabilitação oral como:

Por Dr Paulo Coelho, Especialista e Mestre em Ortodontia e pós graduado em A.T.M. e Dor Orofacial pela Escola Paulista de Medicina

Comments are closed.