O uso da toxina botulínica na Odontologia Estética

O uso da Toxina Botulínica na Odontologia Estética e na Harmonização Facial

Eu sou o Dr Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder o email enviado pela Rosangela de Campinas São Paulo e ela nos escreve:

Olá Dr Paulo o meu dentista me sugeriu a aplicação do Botox para melhorar co meu sorriso. Pois quando sorrio a minha boca fica um pouco torta, dando a impressão que os meus dentes estão tortos. Eu gostaria de saber quais os benefícios da toxina botulínica na odontologia estética e na harmonização facial.

 

 

 

Rosangela obrigado pelo seu email. os benefícios da toxina botulínica na odontologia estética e na harmonização facial são infinitos, precisamos de vários posts para descreve-los.

A toxina foi provada para uso estético, em 2002 pela FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos, a toxina botulínica, também conhecida por Botox™ (que é a marca comercial americana da toxina botulínica) vem revolucionando os tratamentos de harmonização facial..

De origem biológica, obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum, ela atua bloqueando a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, interferindo assim na capacidade de contração muscular, ou seja, permitindo que através do uso da toxina botulínica, seletivamente possamos diminuir a contração muscular de alguns músculos que possam estar interferindo nas funções habituais de fala, mastigação bem como na estética do sorriso.

O dentista, com treinamento específico, e possuidor do conhecimento das estruturas anatômicas funcionais da cabeça e do pescoço, passa a agregar este importante recurso ao seu arsenal terapêutico, como complementação aos procedimentos estéticos e de harmonização facial realizados nas reabilitações orais, na ortodontia e no implante atuando na correção da linha do sorriso, na exposição gengival acentuada, bem como nos disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento seguro e eficaz, quando realizada com critério, uma vez que, a literatura cientifica relata alguns casos de contra indicação, como reações alérgicas, dor e edema no local da aplicação, náusea, dor de cabeça, entre outros, daí a importância de um diagnóstico e planejamento criterioso.

Rosangela para ler um pouco mais sobre os benefícios da toxina botulínica na odontologia estética e na harmonização facial  Clique Aqui

 

 

Mais artigos de Harmonização Facial

Por Dr Paulo Coelho, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

 

Comments are closed.