Cárie de Mamadeira – O que fazer? Como Evitar?

Cárie de Mamadeira - O que fazer?

Estou escrevendo este Artigo para responder ao email enviado pela Conceição e ela nos pergunta sobre a cárie de mamadeira:

Bom Dia, o meu nome é Conceição. A minha filha esta com 1 ano e 6 meses. Eu a levei em um dentista aqui da minha cidade, que falou que ela esta com várias cáries de mamadeira. Acontece que ele não trata crianças e não encontro um especialista em crianças. O que devo fazer ? Como evitar a cárie de mamadeira? Quais os Riscos?

Olá Conceição, Obrigado pelo seu email.

Esta pergunta é muito importante, mesmo por que sabemos que a saúde começa pela boca. Principalmente nas crianças que estão em desenvolvimento.

A Cárie é uma doença infecciona e transmissível causada por bactérias, principalmente o Streptococcus mutans.

Ela pode que pode gerar vários problemas metabólicos no desenvolvimento da criança, causando infecções e inflamações sistêmicas.

O risco  à cárie de mamadeira inicia, a a partir do momento em que a criança abandona a amamentação natural materna e passa a ingerir alimentos e açucares presentes principalmente na mamadeira.

 

Como previnir a cárie de mamadeira?

A cárie é algo de fácil prevenção, porem necessita de uma atitude continuada dos país ajudando e educando os seus filhos.

A prevenção é super simples e consiste na escovação dos dentinhos a partir do surgimento do primeiro dentinho.

Também recomendo que você sempre escove os dentinhos depois da mamadeira ... sei que é difícil pois tenho 2 filhos ... mas o esforço vale a pena.

A escovação deve ser feita ao menos 3 vezes ao dia com o uso da pasta de dente de forma moderada ou quase contida.

Outra dica que dou é a aplicação de Selante, pelo dentista, nos sulcos e fissuras dos dentes prevenindo a retenção de alimentos nos sucos dentários.

A aplicação de flúor e a visita periódica ao dentista é de fundamental importância para a saúde bucal e por consequência para a saúde geral como um todo.




 

Qual a Especialidade que trata crianças?

O dentista especialista no atendimento de crianças é o  Odontopediatria.

Eu super recomendo o atendimento com um especialista.

Porem todos os dentistas saem da faculdade aptos ao atendimento de crianças.

Portanto não é extremamente necessário que o dentista seja um odontopediatra.

Mas que ele tenha o instrumental e o ambiente adequado para o atendimento das crianças.

 

Qual a idade ideal e recomendável para visitar ao dentista?

O quanto mais cedo possível.

 

Prevenção é a palavra chave da Cárie de mamadeira

Evite o consumo exagerado de alimentos com açúcar como: bolos, balas, refrigerantes, etc...

Rccomendo o consumo de alimentos fibrosos, como frutas, por exemplo ajuda muito na prevenção da cárie pois funciona removendo alimentos dos sucos dos dentes.

Conceição, não precisa se desesperar, mas recomendo que você converse com os dentistas na sua cidade a fim de encontrar alguém que possa atender a sua filha.

Espero ter lhe ajudado.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

Atenciosamente

Dr Paulo Coelho (crosp 49.777)




 

Posts Relacionados

Tratamento Ortodôntico em Crianças – Quando,... Tratamento Ortodôntico em Crianças - Quando, Como e Porque? Atendendo a pedidos, enviados por emails, de pais preocupados com assuntos relacionados c...
Como desinfetar chupetas ? Como desinfetar chupetas ? O uso da chupeta pode apresentar efeitos negativos sobre a dentição, a fala e, possivelmente, contribuir para o desmame pr...
A Amamentação e a Odontologia A Amamentação e a Odontologia A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de...
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade... Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Muitos são os fatores que contribuem com o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade entre ...

Comments are closed.

Pin It on Pinterest