Como Tratar a Mordida Aberta?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder ao email enviado pelo Dr Dorival. Pois ele nos pergunta: Como tratar a mordida aberta. Assim ele nos escreve:

Prof Paulo eu tenho uma dificuldade muito grande nos tratamentos da mordida aberta. Eu gostaria de saber qual o melhor aparelho ortodôntico para o fechamento da mordida? Qual a técnica ortodôntica que o senhor indica nos seus cursos? Melhor dizendo: Como tratar a mordida aberta de uma forma mais rápida e estável?

Dr Dorival obrigado pela sua pergunta.

O tratamento da mordida aberta é sempre um desafio para o ortodontista.

Pois não depende diretamente da técnica empregada no tratamento.

Mas sim, do equilíbrio funcional muscular da língua, lábio e bochechas.

Que nós sabemos que na maioria dos casos, este desequilíbrio da função destas estruturas durante a fala, a mastigação e a deglutição dos dentes podem interferir em todo o protocolo de tratamento.

Claro que existem outros fatores causadores da Mordida Aberta como: fatores genéticos, hábitos deletérios (Sucção de dedos, roer unhas, ...), etc

Portanto Dr Dorival, mais importante que a técnica ortodôntica empregada ou o tipo ou a marca de aparelho ortodôntico empregado no tratamento é a busca deste equilíbrio muscular. O que é bastante difícil.

Porque o equilíbrio ou o reequilíbrio muscular é tão difícil?

É difícil, pois precisamos de muita da colaboração do paciente na realização de exercícios fonoaudiológicos. Para controlarmos toda a musculatura orofacial.

Lembrando que a função incorreta destes músculos muitas vezes ocorre de forma involuntária e inconsciente do paciente, daí a grande dificuldade.

Principalmente nos pacientes adultos onde a função irregular, esta atuando há muitos anos.

Daí a necessidade de uma prática continuada destes exercícios fonoaudiológicos. De forma a garantir a assimilação dos sistema de nervoso central. Visando controlar a função muscular inconsciente.

Então, como tratar a Mordida Aberta?

Eu sempre recomendo aos meus alunos, que em primeiro lugar, façam uma análise ou um diagnóstico aprofundado da função muscular orofacial.

Para a partir daí estabelecer uma conduta ortodôntica, elegendo um aparelho ortodôntico mais indicado a aquele paciente.

Podendo utilizar aparelhos removíveis como o Invisalign, aparelhos fixos como o Aparelho Lingual, Aparelho Autoligado ou até os aparelhos tradicionais, que também são eficientes mas um pouco mais lentes e menos estéticos

Dr Dorival, o grande segredo esta na ação muscular e não aparelho ortodôntico. Claro que digo isso acreditando na sua habilidade e na sua capacitação como ortodontista.

Doutor espero ter lhe ajudado qualquer dúvida pode voltar a me escrever um grande abraço.

Atenciosamente Prof Paulo Coelho

Obs.: Se quiser fazer um curso comigo Clique Aqui

Comments are closed.