Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pelo Victor . Pois ela nos pergunta sobre Scanner Intraoral do Invisalign. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com Invisalign. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Prezado Dr Paulo estive visitando alguns dentistas credenciados do Invisalign. Entretanto apenas um dos dentistas tinha o scanner intraoral do invisalign. Eu gostaria de saber se o não uso do scanner intraoral do invisalign pode influenciar no resultado do meu tratamento com o Invisalign? 

Olá Márcia, obrigado pelo seu email.

Tenho recebido muitos emails com esta dúvida.

O scanner intraoral do invisalign é uma ferramenta que faz o registros dos dentes para a confecção do Invisalign. Bem como do registro dos dentes para a confecção de próteses, de implantes e de outros aparelhos ortodônticos.

Mas vale ressaltar que o invisalign esta no mercado há mais de 20 anos e já tratou mais de 4 milhões de caso no mundo todo sem o uso do scanner intra oral. No entanto o registro dos dentes eram realizados com materiais de moldagens de altíssima precisão.

Sobretudo é certo que a tecnologia sempre traz grandes benefícios e com certeza o scanner intra oral do invisalign vai ajudar muito., digo isso com propriedade.

Uma vez que, há mais de 1 ano, utilizo o scaner intraoral do invisalign no lugar das moldagens. Com o objetivo de gerar conforto aos pacientes, bem como agilizar o envio do registro aos Estados Unidos .

No entanto a utilização dele não interfere, de forma alguma, no resultado do tratamento. Mas agiliza bastante bastante o processo de confecção do aparelho.

Até então, os registros dos dentes, na odontologia, eram feitos apenas, com o uso das moldagens.

Atualmente o scanner intraoral passou a ser usado em algumas clinicas odontológicas e em quase todos os centros radiológicos odontológicos.

Portanto a principal utilidade do scanner intraoral é substituir as moldagens pelo escaneamento intra oral, nada alem disso. 

Ai vem a sua dúvida: O uso do scanner intraoral do Invisalign altera no resultado do tratamento.

Não, não altera o resultado do tratamento, uma vez que existem excelentes materiais de moldagens de altíssima precisão.

Enfatizando que assim como o dentista pode errar na moldagem, tendo que repeti-la novamente, ele também me pode errar no escaneamento tendo que repeti-lo também.

Lembrando que as simulações de movimentações dentárias realizadas pelo Invisalign, bem como dos demais aparelhos ortodônticos. Podem ser realizadas pelo envio das moldagens tradicionais ou pelo envio dos modelos virtuais realizados através scanner intra-\oral do Invisalign.

Eu particularmente gosto muito do recurso do scanner intraoral, mas não desmereço em hipótese alguma as moldagens que também são muito eficientes.

Desse modo na minha prática clínica ortodôntica, quando eu solicito do paciente a documentação ortodôntica. Eu já solicito, também, o escaneamento intraoral.

Possibilitando ao paciente realizar tudo em uma só ida no centro radiológico, não havendo assim a necessidade da moldagem.

Entretanto Marcia é importante você saber que o escaneamento intraoral, não elimina a necessidade das radiografias da documentação ortodôntica.

Portanto de uma forma ou de outra você fará uma visita ao centro radiológico e nada melhor do que você já fazer tudo em uma só visita.

Lembrando que a documentação ortodôntica é uma segurança para o dentista no planejamento ortodôntico. Bem como é uma segurança para o paciente.

Portanto Marcia o fato do profissional ter ou não um scanner no consultório, não qualifica  nem desqualifica o profissional.

Por isso eu recomendo que você converse com vários especialistas e veja as diversas alternativas que ele possam lhe oferecer. 

Com o propósito de escolher o profissional que lhe transmitir a maior segurança no seu plano de tratamento.

Tão eficiente quanto o Invisalign é o Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual foi criado na década de 70 na Universidade da California com o intuído de atender aos atores e atrizes de Hollywood bem como a Sociedade de Beverly Hills que necessitava de um tratamento ortodôntico invisível as filmagens.

Ao longo dos mais de 40 anos de sua criação ele se tornou menor, mais confortável e mais eficiente sendo utilizado no mundo todo. Por isso na nossa prática clínica e acadêmica utilizamos o aparelho lingual há mais de 20 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre este incrível aparelho ortodôntico.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.