Mordida Aberta Anterior que Não Fecha

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). Estou escrevendo este artigo, com o propósito de responder a mensagem enviada pela Leidilaine pelo direct do nosso Instagram. Pois ela nos pergunta sobre a mordida aberta anterior. Aproveito para lhe dizer que realizo Tratamento de Mordida Aberta Anterior nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho já tem um ano que uso aparelho ortodôntico, mas a mordida aberta anterior esta difícil. Tudo porque a minha língua faz pressão nos dentes. Será que tem como fechar mesmo essa mordida?

Olá Leidiane, obrigado pela sua pergunta?

O tratamento da Mordida Aberta é sempre um desafio ao ortodontista. Pois não se trata apenas de movimentar dentes e sim de equilibrar toda a musculatura da face, em especial da musculatura da língua.

Uma vez que, como você já descreveu na sua pergunta, a pressão da língua sobre os dentes, durante a fala, durante a mastigação bem como durante a respiração. Podem movimentar os dentes.

Empurrando eles pra frente e abrindo a mordida.

Daí a importância de um diagnóstico aprofundado e de um trabalho multidisciplinar com a fonoaudióloga. De forma a equilibrar toda função muscular.

Vale lembrar que tão difícil quando fechar a mordia aberta é difícil também manter a mordida fechada. Uma vez se houver em qualquer momento se houver desequilíbrio dessas funções musculares a mordia pode voltar a abrir novamente.

O que eu recomendo para acelerar o fechamento da sua mordida aberta?

Leidilaine eu recomendo que você converse com o seu dentista e com uma fonoaudióloga sobre o controle da pressão da sua língua. A fim de que você consiga realizar o fechamento da sua mordida aberta anterior.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.