Os dentes podem entortar novamente?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Letícia. Pois ela usou aparelho ortodôntico por 3 anos e nos pergunta se os dentes podem entortar novamente. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento ortodôntico com diversos tipos de aparelhos . Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho, eu me chamo Letícia e usei aparelho por 3 anos com um dentista na minha cidade. No entanto me falaram que os meus dentes podem entortar novamente. Isto é verdade?

Letícia, obrigado pelo seu email.

Esta duvida é muito comum e difícil de ser compreendida. Ao contrario do que a muitos pensam, os dentes não são grudados no osso de maneira rígida. E que os dentes após o tratamento ortodôntico não vão se movimentar nunca mais. O que é um grande engano.

O dente na verdade é fixado ao osso através do periodonto de sustentação.

Este é formado pelo ligamento periodontal composto de fibras que funcionam como um amortecedor para o dente. Visando proteger os dentes e ossos da pressão aplicada durante a mastigação e a deglutição.

Todo dente saudável possui um leve movimento de proteção chamado gonfose.

Portanto, como consequência do dente não esta fixada rigidamente ao osso (colado nele) e por sofrer constantes pressões, ele é passível de alterações de posição.

Também não podemos esquecer o processo de envelhecimento que nosso corpo sofre constantemente e que tem ação direta a essas fibras de sustentação do dente.

Resultando muitas vezes na movimentação indesejável dos mesmos, podemos até dizer que os dentes que entortam pela ação do envelhecimento equivalem as “rugas da boca”. Mas então o que fazer?

Mas então o que fazer, se os dentes podem entortar novamente?

Assim como a Cirurgia Plástica ou no Regime para perder peso, o tratamento ortodôntico também exige manutenção e acompanhamento profissional após o tratamento, a fim de manter os resultados obtidos através de pequenos ajustes,.

Pois o resultado no tratamento ortodôntico obtido não é eterno, sofre ações do tempo.

A boa noticia é que, quando acompanhado e diagnosticado precocemente, a movimentação dos dentes pós-tratamento, pode ser realizada de maneira rápida e eficaz.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Aparelho Lingual 

O Aparelho Lingual foi criado na década de 70 na Universidade da California com o intuído de atender aos atores e atrizes de Hollywood. Bem como a Sociedade de Beverly Hills que necessitava de um tratamento ortodôntico invisível as filmagens.

Ao longo dos mais de 40 anos de sua criação ele se tornou menor, mais confortável e mais eficiente. Sendo utilizado no mundo todo. Por isso na nossa prática clínica e acadêmica utilizamos o aparelho lingual há mais de 20 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre este incrível aparelho ortodôntico.

Comments are closed.