Os dentes podem entortar novamente

Os dentes podem entortar novamente , após o tratamento ortodôntico?

 

meu rosto

 

Esta duvida é muito comum e difícil de ser compreendida. Ao contrario do que a muitos pensam, os dentes não são grudados no osso de maneira rígida e que os dentes após o tratamento ortodôntico não vão se movimentar nunca mais.

O que é um grande engano.

O dente na verdade é fixado ao osso através do periodonto de sustentação.

Este é formado pelo ligamento periodontal composto de fibras que funcionam como um amortecedor para o dente. Visando proteger os dentes e ossos da pressão aplicada durante a mastigação e a deglutição.

Todo dente saudável possui um leve movimento de proteção chamado gonfose.

Pontanto, como consequência do dente não esta fixada rigidamente ao osso (colado nele) e por sofrer constantes pressões, ele é passível de alterações de posição.

Também não podemos esquecer o processo de envelhecimento que nosso corpo sofre constantemente e que tem ação direta a essas fibras de sustentação do dente, resultando muitas vezes na movimentação indesejável dos mesmos

Podemos até dizer que os dentes que entortam pela ação do envelhecimento equivalem as “rugas da boca”.

Mas então o que fazer?

Assim como a cirurgia plástica ou no regime para perder peso, o tratamento ortodôntico também exige manutenção e acompanhamento profissional após o tratamento.

A fim de manter os resultados obtidos através de pequenos ajustes, pois o resultado no tratamento ortodôntico obtido não é eterno, sofre ações do tempo.

A boa noticia é que, quando acompanhado e diagnosticado precocemente, a movimentação dos dentes pós-tratamento, pode ser realizada de maneira rápida e eficaz.