Prognatismo Mandibular – Tire todas as suas dúvidas

Prognatismo Mandibular

O que é o prognatismo mandibular?

O prognatismo mandibular é um dos temas mais complexos da ortodontia pois pode ser causado por fatores genéticos e hereditário. Afetando o desenvolvimento da maxila (osso de cima da cavidade oral) bem como da mandíbula (osso de baixo da cavidade oral).

Cruzando a mordida no sentido antero-posterior, portanto o prognatismo é um dos tipos de Mordida Cruzada

Gostaria de iniciar este artigo me desculpando com os meus alunos de Ortodontia, pois vou usar, uma linguagem não técnica com o objetivo de orientar os pacientes e os seus responsáveis.

O prognatismo mandibular é classificado a odontologia como Classe III de Angle. Onde observamos uma mandíbula projetada para a frente como observamos na imagem abaixo na foto da atriz Angelina Jolie.

O prognatismo mandibular pode estar associado a um problema de desenvolvimento da maxila (osso de cima) e ou da mandíbula (osso de baixo)

Whats Dr Paulo Coelho

Observamos algumas variações de Prognatismo Mandibular conforme a área ou a estrutura óssea envolvida:

  • Maxila: Bem Posiciona e Mandíbula: Protruída (pra frente)
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Protruída (pra frente)
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Bem Posicionada
  • Maxila: Retruída (pra trás) e Mandíbula: Retruída (pra trás)

 

prognatismo-mandibular-3

Atriz Jennifer Lopez (Prognatismo mandibular)

O diagnóstico aprofundado da área envolvida no prognatismo é de fundamental importância para o tratamento e para a prevenção. Sendo necessário a utilização de alguns exames radiográficos e tomográficos.

.

Perguntas Frequentes sobre Prognatismo Mandibular

O que causa o Prognatismo Mandibular?

O fator genético e hereditário é o fator principal da causa deste problema podendo ainda ter outras causas como:

  • hábitos deletérios,
  • interposição lingual
  • problemas respiratório

Quais as Formas de Tratamento do Prognatismo Mandibular?

Para facilitar o entendimento vamos dividir em 3 tipos de tratamentos:

Tratamento Preventivo:

É o tratamento realizado onde o dentista observa na dentição decídua (dentes de leite) uma tendência de crescimento mandibular. E a partir dai já inicia a uma investigação radiográfica e familiar (se alguém na família tem prognatismo) buscando o fator causador do prognatismo mandibular e possível tratamento.

Tratamento Interceptativo:

É o tratamento realizado  quando o prognatismo mandibular já esta se instalando e ainda não ocorreu o surto de crescimento puberal.

Este pico de crescimento ocorre em fases diferentes nos meninos e nas meninas.

O ortodontista nesta fase solicita uma radiografia de mão e punho para determinar a idade fisiológica da criança. Lembrando que a idade fisiológica nem sempre coincide com a idade cronológica daí a importância deste exame.

Tratamento Corretivo:

É o tratamento realizado após o pico de crescimento puberal, onde já houve o surto de crescimento. Porem vale ressaltar que isso não determina o fim do crescimento da mandíbula e sim o fim do pico do crescimento.

Pois a mandíbula apresenta um complexo mecanismo de crescimento. Uma vez que ela  tem 2 tipos de ossificação ou seja 2 tipos de crescimento ósseo que são: o crescimento Endocondral e o crescimento Intramembranoso, que abordaremos  mais a frente.

 

Quais os aparelhos indicados para o tratamentos do Prognatismo mandibular?

Existem 2 tipos de aparelhos utilizados para o tratamento do prognatismo: Aparelhos Ortodônticos e Aparelhos Ortopédicos:

Aparelhos Ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos são os aparelhos que vão atuar diretamente sobre o desenvolvimento das bases ósseas (maxila e mandíbula). Um dos aparelhos ortopédicos que mais costumamos usar é o Trainer System

Aparelhos Ortodônticos:

São os aparelhos que atuam no posicionamento e dentário e que dão suporte ao tratamento ortopédico  e também a cirurgia ortognática.

Os aparelhos ortodônticos que costumamos utilizar no tratamento da mordida cruzada e no tratamento do prognatismo mandibular são: o Aparelho LingualAparelho Invisalign e o Aparelho Transparente

 

Quando a Cirurgia Ortognática é necessária?

A cirurgia ortognática é indicada quando o fator genético predominou no desenvolvimento do prognatismo e onde a ortopedia e a ortodontia não conseguiram compensar o fator genético.

Infelizmente isso é muito comum de acontecer e algumas vezes muito frustrante para os dentistas e para os país. Daí a importância de um planejamento aprofundado do caso.

 

Qual a garantia que tenho que o meu filho não fará cirurgia, se ele iniciar o tratamento aos 10 anos de idade?

Infelizmente não há garantia de que a cirurgia não será necessária pois temos o Fator Genético é determinante de todo o desenvolvimento da criança e do adolescente

A nossa intenção com o tratamento ortodôntico e ortopédico é tentar anular esta possibilidade e minimizar a necessidade de cirurgia.

 

A minha filha realizou um tratamento ortodôntico de prognatismo com um ortodontista aqui da minha cidade. Porem quando veio o surto de crescimento a mandíbula dela voltou crescer e ficou bem grande novamente. O que eu faço?

Isso infelizmente pode acontecer e não foi erro do seu dentista pois, como sempre dizemos o fator genético é dominante e pode gerar um crescimento acentuado da mandíbula.

Eu recomendo que você volte ao dentista que realizou o tratamento para que ele complemente o tratamento ortodôntico.

 

Dr Paulo eu li vários artigos sobre a máscara de protração maxilar, ela funciona para todos os casos?

Não, ela não funciona para todos os casos, pois como todo tratamento ela tem a sua indicação e a sua contra indicação.

Ela é mais indicada para os casos onde emos uma maxila retruída, pois ela atua puxando a maxila para a frente independente da posição da mandíbula.

Converse com o seu ortodontista sobre esta possibilidade de tratamento.

 

Por que é tão difícil prever o crescimento da mandíbula?

Porque a mandíbula tem 2 tipos de crescimentos ósseos: um no corpo e ramo da mandíbula e outro na cabeça da mandíbula.

O crescimento do corpo e do ramo da mandíbula tem uma ossificação Intramembranosa cujo crescimento é mais previsível. Pois acompanha o surto de crescimento corporal.

O crescimento do côndilo da mandíbula tem uma ossificação Endocondral.  Que alem de acompanhar o surto de crescimento corporal continua em um desenvolvimento a mais que o corpo e o ramo da mandíbula.

Promovendo crescimento da cabeça da mandíbula e projetando a mandíbula para a frente. Em períodos, que segundo a literatura cientifica, que vai até os 21 anos de idade. Como podemos observar no desenho a esquerda, daí a complexidade da previsão e do controle do crescimento da mandíbula.

 

O meu filho tem 15 anos e esta sofrendo "Bullying". Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de operar antes dos 21 anos de idade?

Entendo a sua ansiedade, pois já tive pacientes que tiverem esse tipo de problema. E sei o quanto o adolescente e os pais sofrem com este tipo de problema.

Existe, sim a possibilidade de se operar a mandíbula nesta fase.

Porem os responsáveis pelo paciente devem estar cientes que poderá ocorrer um crescimento tardio da mandíbula. E que apresentará alterações nela onde o paciente poderá optar ou não a submeter a uma nova intervenção cirúrgica.

Portanto visando principalmente o convívio social pode ser realizado o procedimento cirúrgico.

O prognatismo mandibular causa algum comprometimento na saúde geral?

 

Na grande maioria dos casos não gera nenhum comprometimento na saúde geral.

Costumo citar como exemplo a atriz Angelina Jolie e o Goleiro Cassio do Corinthians que tem uma vida saudável e normal com o seu prognatismo mandibular e estou falando de uma super atriz e um atleta de alta performance.

Na maior parte dos casos de prognatismo mandibular, o comprometimento é mais estético

.

Whats Dr Paulo Coelho

.

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin

Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607

Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

 

 

Unidade Tatuapé

Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66

Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

 

 

 

Unidade Campinas

Rua Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí | Campinas

Abrir mapa de localização

 

 

 

 

Posts Relacionados

Bruxismo e Ranger de Dentes Bruxismo e Ranger de Dentes Estou escrevendo este Post para responder a dúvida enviada pela Thalia sobre o bruxismo e ranger ...
Mordida Aberta Tratamento – Tire Todas as su... Mordida Aberta Tratamento Mordida aberta é o nome dado a um determinado tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores. ...
Aparelho Ortodôntico Discreto – Tire todas a... Aparelho Ortodôntico Discreto Os primeiros registros de um suposto aparelho ortodôntico tem aproximadamente de 3.000 anos, onde foram encontrados, em...
Curso de Ortodontia – Curso Online de Planej... Curso de Ortodontia O nosso Curso Planejamento Ortodôntico, é um curso de ortodontia online focado no desenvolvimento do raciocínio no Planejamento O...
Como Funciona o Invisalign ? Hoje vamos conversar um pouco sobre como funciona o Aparelho Ortodôntico Invisalign e compará-lo ao funcionamento do Aparelho Ortodôntico Convencional...
Aparelho Lingual Acumula Placa Bacteriana ? Aparelho lingual acumula placa bacteriana ? Olá tudo Bom ?  Eu sou o Prof Paulo Coelho e estou gravando este video para responder a duvida d...
Invisalign | Mitos e Verdades Aparelho Ortodôntico Invisalign O que é Invisalign ? O aparelho ortodôntico invisalign é um aparelho ortodôntico transparente e removível. Que prom...
Como tirar a papada: Lipoaspiração ou Aplicação de... Como tirar a papada? Estou escrevendo este post para responder a pergunta enviada por email pela Clara de São Paulo e ela nos escreve: Prezado Dr ...

Pin It on Pinterest