Qual é o melhor aparelho ortodôntico: Invisalign ou Aparelho Autoligado Transparente?

Olá eu sou o Prof Paulo Coelho, Especialista e Mestre em Ortodontia e estou escrevendo este artigo para responder a dúvida enviada pela Esther. Que esta em dúvida sobre: Qual é o melhor aparelho ortodôntico: Invisalign ou Aparelho Autoligado Transparente. Assim ela nos escreve:

Prezado Dr Paulo Coelho. Me chamo Esther, tenho 32 anos e devido ao meu trabalho e a minha idade eu preciso de um Aparelho Ortodôntico Discreto e Rápido. Visitei vários dentistas porem cada um me disse uma coisa, o que me deixou muito confusa. Por favor me ajuda a tirar esta dúvida: Afinal de contas, qual é o melhor Tratamento Ortodôntico: Invisalign ou Aparelho Autoligado Transparente?

Esther Obrigado pela sua mensagem.

Entendo a sua necessidade de um Aparelho Ortodôntico Discreto e Rápido e a boa notícia é que existem vários aparelhos ortodônticos que lhe ajudar.

Mas respondendo melhor a sua pergunta

Ambos os aparelhos são muito bons e apresentam resultados muito semelhantes.

Tanto o Invisalign que trabalho com ele há mais de 15 anos como o Aparelho Autoligado Transparente que trabalho com ele há mais de 20 anos geram excelentes resultados.

Você pode estranhar, pois eles parecem ser aparelhos novos, mas na verdade já estão no mercado há muito tempo, porem antes eles eram pouco acessíveis, devido ao custo elevado.

No entanto os valores foram se tornando mais em conta o que tornou estes aparelhos mais conhecidos

Eu trabalho com Ortodontia como Clínico e Professor há quase três décadas, por isso posso te afirmar que, ambos aparelhos são fantásticos. Eu uso eles na minha rotina clínica diária

No entanto eu gostaria de te indicar mais um tipo de aparelho, que é o Aparelho Lingual que é aquele aparelho que é colocado por de traz dos dentes, que fica totalmente imperceptível, eu já trabalho com eles há mais de 20 anos

Aparelho Lingual

A Ortodontia Lingual (é o aparelho ortodôntico que mais gosto de trabalhar!!!) também chamada de Ortodontia Invisível, vem atender a Ansiedade e a Expectativa de quem necessita realizar um tratamento ortodôntico desde que o aparelho não apareça. 

Na sua maior parte são pacientes adultos que querem um tratamento como uma ortodontia estética. Atualmente a Ortodontia Lingual é considerada a "Ortodontia Invisível". 

Pois como ele é colado por de traz dos dentes, ele fica  totalmente imperceptível ou como algumas pessoas gostam de falar ele fica invisível.

Invisalign | Esthetic Aligner

O Invisalign e o Esthetic Aligner são aparelhos transparentes compostos de uma série de placas removíveis.

São indicados tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais completos. 

Tem por diferencial serem removíveis o que gera grande conforto e grande conveniência. Pois podem ser removidos em ocasiões especiais como festas e reuniões profissionais.

Obs.: O Invisalign é fabricado nos Estados Unidos e o Esthetic Aligner é fabricado no Brasil, por fabricantes diferentes. No entanto apresentam características de aparência, função e resultados muito semelhantes.

Esther eu realizo, pessoalmente, o tratamento ortodôntico com estes aparelhos em Campinas e em São Paulo, nos seguintes endereços

Unidade Brooklin

R. Alcides Ricardini Neves, 12 / 607

Bairro: Brooklin

WhatsApp 11 94164-5052

Unidade Tatuapé

R. Cantagalo, 692 Conj 618

Bairro: Tatuapé

WhatsApp 11 94164-5052

Unidade Campinas

Dr Paulo Coelho - Campinas

R. Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí

WhatsApp 11 94164-5052

Mais Perguntas sobre os Aparelhos Ortodônticos

Qual o melhor aparelho ortodôntico da ortodontia estética?

Atualmente esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Pois todos os aparelhos ortodônticos evoluíram muito e estão apresentando resultados muito semelhantes, mudando entre eles apenas:

• a velocidade de tratamento,

• a aparência do aparelho (uns são mais visíveis e outros praticamente invisíveis como o aparelho lingual por exemplo)

• valor do tratamento, que geralmente é um fator decisivo na escolha do aparelho ortodôntico,

Onde observamos os aparelhos mais discretos e mais rápidos um pouco mais caros, porem não podemos dizer que são melhores.

Em relação a velocidade do tratamento ortodôntico e conforto

Vou dar um exemplo: imagina um carro, um HB20 por exemplo, você pode comprar ele na opção 1.0 ou 1.6 evidentemente o 1.6 é mais rápido e por isso caro que o 1.0 e estamos falando do mesmo carro.

Também podemos olhar pelo lado do conforto, onde temos um HB20 mais simples e um HB20 mais completo e ainda assim estamos falando do mesmo carro, que em termos técnicos não posso falar que um carro é melhor que o outro

Mas posso dizer que um carro é mais rápido e mais confortável que o outro, semelhante o que acontece com a ortodontia os aparelhos se diferenciam pelo conforto, velocidade, aparência e por consequência preço.

Meu nome é Lucia e eu gostaria de saber se é verdade que se eu não arrancar os meus sisos os meus dentes vão entortar novamente. 

Olá Lucia. Obrigado pelo seu email.

Na verdade existe uma idéia bem confusa em relação a isso, pois na verdade os dentes do siso não entortam os dentes.

Eles podem colaborar com isso, porem ele não o culpado de tudo.

Existem muitos outros fatores que podem gerar o movimento dentário pós tratamento ortodôntico, como:

  • bruxismo que é ato de ranger os dentes de forma involuntária
  • apertamento dentário: onde os pacientes em momento de tensão emocional apertam de maneira involuntária os dentes
  • problemas respiratórios
  • deglutição atípica ( que é a maneira errada de engolir os alimentos)
  • problemas posturais
  • interposição lingual durante a fala, onde a língua pressiona os dentes de maneira errada enquanto fala

Portanto os sisos não são culpados de tudo, mas podem estar relacionados a isso.

Recomendo que você converse com o seu dentista para que ele faça uma analise aprofundada do seu caso. Para determinar o grau de comprometimento dos sues sisos.

O que é Slim Fast?

O Slim Fast é um protocolo de tratamento que utiliza o aparelho lingual que é aquele aparelho ortodôntico que é colocado por detrás dos dentes.

Este protocolo foi criado com o objetivo gerar realizar um tratamento ortodôntico de uma maneira rápida e confortável. Pois antigamente, década de 70, os aparelhos linguais eram, muito grandes, desconfortáveis e lentos.

Por isso desenvolvemos este protocolo de atendimento ao longo dos nossos 25 anos de ortodontia, onde eu e a minha equipe, trabalhamos intensamente na busca da criação e do desenvolvimento de um tratamento discreto e confortável .

Olá Dr Paulo, eu gostaria de saber porque algumas clinicas cobram mensalidades (manutenção mensal) e outras cobram o valor do tratamento com pacote fechado sem mensalidades?

Olá Rosane, obrigado pelo seu email.

Realmente isso acontece muito e é fácil de se compreender.

Vamos partir do principio que todo aparelho ortodôntico tem um custo e este custo varia muito entre os vários tipos de aparelhos

Algumas clínicas ou alguns dentistas optam por diluir o valor do custo do aparelho ortodôntico junto das mensalidades. Consequentemente diluindo o custo do tratamento nas mensalidades.

Enquanto que outras clínicas optam por darem o valor total de todo o tratamento com um desconto no pagamento avista. 

Ambas as práticas são boas e recomendáveis. Assim sendo, eu recomendo que você pesquise bem e converse com vários profissionais. Buscando uma forma de pagamento mais indicado a sua conveniência financeira.

Qual o aparelho ortodôntico, da ortodontia estética, mais indicado para o fechamento de Diastema?

A princípio todos os aparelhos são capazes de fechar um diastema. Assim sendo, o fator principal para o sucesso no fechamento do diastema não é o o tipo de aparelho mas a estratégia ou o planejamento que o seu ortodontista vai usar no seu caso.

Eu particularmente gosto muito de usar o aparelho lingual para este tipo de tratamento. Pois ele é um aparelho muito discreto que é colado por de trás dos dentes.

Entretanto este aparelho ortodôntico tem um custo um pouco mais elevado. 

Quando o paciente quer um aparelho mais em conta nós optamos por outros tipos de aparelhos ortodônticos. 

Pois, apesar de serem menos estético que o aparelho lingual, apresentam resultados tão bons quanto vão apresentar resultados tão bons quanto o aparelho lingual

Assim sendo eu recomendo que você converse com o seu dentista visando determinar a melhor relação custo-benefício para o fechamento de diastema

Prezado Dr Paulo. O meu é Raquel e tenho um filho com 10 anos de idade que precisa colocar aparelho. Acontece que consultei vários dentistas na minha cidade, Barretos, e cada dentista fala uma coisa. Uns dizem que o inicio do tratamento esta atrasado. Outros dizem para esperar os dentes permanentes. Enfim, como mãe, estou muito confusa. Por favor me ajude.

Olá Raquel, obrigado pelo seu email.

Esta confusão é muito comum, pois existem várias linhas de tratamento ortodôntico. Onde umas gostam de iniciar o tratamento precocemente e outras que preferem esperar  todos os dentes permanentes nascerem.

Não posso dizer qual é a melhor linha de tratamento, pois cada caso é um caso e necessita de uma análise bem aprofundada.

Eu particularmente, prefiro iniciar o uso do aparelho ortodôntico a partir dos 12 anos de idade porem eu tenho casos, nos meus cursos e nas minhas clínicas em pacientes com idade de 5 e 7 anos de idade.

Isso porque nestes casos há uma necessidade ortopédica onde o fator de crescimento é muito importante.

Vou explicar melhor de uma maneira mais simples em uma linguagem não técnica.

Os dentes são apoiados nos ossos onde os dentes de cima são apoiados no osso maxilar e os dentes de baixo são apoiados no osso mandibular.

Acontece que em alguns casos ocorre uma alteração no desenvolvimento desses ossos, que podem crescer mais ou menos e/ou mais de um lado do que o outro.

As alterações de desenvolvimento dos ossos esta relacionada a:

  • Fatores genéticos
  • problemas respiratórios
  • hábitos de sucção de dedos
  • uso prolongado da chupeta
  • e outros

Nestes casos nós devemos iniciar um tratamento ortodôntico o mais precocemente possível sendo que este é o tratamento ortodôntico, que nós dentistas, chamamos tecnicamente de tratamento Ortopédico.

Portanto Ortodontia corrige a posição dos dentes e a Ortopedia corrige a posição e o desenvolvimento dos ossos.

Portanto Raquel se o caso do seu filho estiver relacionado ao desenvolvimento ósseo eu recomendo você iniciar o tratamento o quanto antes. Porem se ele estiver relacionado apenas a posição dos dentes eu recomendo iniciar o tratamento assim que houver finalizado a troca dos dentes de leite (dentes deciduos).

O mais importante Raquel é você voltar a conversar com os dentistas que você passou e estabelecer uma relação de confiança com o profissional que te passou a maior confiança.

Raquel espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Qual o melhor aparelho ortodôntico, da linha da ortodontia Estética? O Aparelho Lingual ou o Aparelho Invisalign?

Os 2 são excelentes aparelhos, eu já trabalho com o aparelho lingual há mais de 20 anos e com o Invisalign há uns 15 anos. Pois o Invisalign é um sistema mais novo que o lingual.

Tenho bons resultados com ambos por isso tecnicamente não posso lhe dizer que um é melhor que o outro. Pois são duas técnicas de ortodontia estética muito eficientes

Mas posso falar que o aparelho lingual por ser colado na parte de trás dos dos dentes é mais estético que o Invisalign embora o Invisalign também seja bem estético por ser transparente.

Em termos de conforto o aparelho lingual evoluiu muito. Pois os braquetes ficaram muito menores. Porem neste quesito o Invisalign ganha, pois ele alem de ser removível é muito mais confortável.

Em termos de higienização dental o aparelho o Invisalign  pelo fato de ser removível também leva vantagem sobre o aparelho lingual

Falando em preço do tratamento ortodôntico, o tratamento com o Invisalign é mais caro que o tratamento com o aparelho lingual. Devido a alta tecnologia envolvida no processo de planejamento, de confecção, de importação do invisalign.

Mas volto a dizer o resultado do tratamento ortodôntico e o tempo de tratamento são muito semelhantes.

Daí a importância de você conversar com o seu dentista para que ele avalie a melhor relação custo benefício do seu tratamento.

Dr Paulo, o meu nome é Renata eu tenho uma dúvida. Qual o melhor aparelho ortodôntico, o aparelho fixo ou o aparelho móvel? Pergunto pois eu preciso arrumar os meus dentes e não gostaria de usar um aparelho com uma ortodontia estética, que chame muito a atenção. Obrigada.

Olá Renata, obrigado pelo seu email.

Tanto os aparelhos móveis como os aparelhos fixos são muito eficientes.

Antigamente os aparelhos móveis ou removíveis eram utilizados apenas em crianças porem de 20 anos pra cá os aparelhos evoluíram muito. Principalmente os aparelhos móveis e na ortodontia estética

Como exemplo de aparelho removível eu cito os aparelhos Invisalign e o iROK, que são aparelhos de altíssima tecnologia indicado principalmente a pacientes adolescentes e adultos.

Eles permitem um tratamento ortodôntico tão eficiente quanto os aparelhos ortodônticos fixos com o diferencial de você poder remove-lo para comer, para escovar  e os dentes e até para você  participar de compromissos importantes. Onde você não deseja que o aparelho esteja na sua boca.

Porém Renata esta grande vantagem de ser removível também pode ser uma grande desvantagem uma vez que o aparelho na caixinha não faz efeito.

Portanto não adianta termos disponível uma super tecnologia de tratamento se você não usar o aparelho adequadamente o mais tempo possível. Removendo ele apenas em determinados momentos.

O ideal é que o aparelho ortodôntico móvel seja utilizado por ao menos 20 horas por dia.

Respondendo então a a sua pergunta de qual o melhor aparelho, eu te respondo que depende da sua necessidade e do seu compromisso em realizar o tratamento com disciplina.

Pois ambos os tratamentos, com aparelho ortodôntico fico ou com o removível, apresentam a eficiência e a eficácia muitos semelhantes.

Dr Paulo porque alguns dentistas usam "Bandas" e outros não ? O meu irmão colocou e doeu muito. Já o meu primo esta fazendo ortodontia sem Bandas. Fiquei na dúvida pis o meu dentista disse que não tem como movimentar os dentes sem bandas? Quem esta certo? Eu gostaria de usar a Ortodontia estética.

Olá Victor, obrigado pelo seu email?

As bandas são anéis metálicos que são fixados nos dentes com a finalidade de fixar acessórios como braquetes e tubos ortodônticos.

Quando eu iniciei na ortodôntica há 25 anos atrás, as bandas ortodônticas eram fundamentais, mas atualmente ela não é mais necessária.

Atualmente é muuuuito raro eu colocar uma banda, mesmo porque, alem dela ser feia esteticamente ela machuca muito

Lembrando que a banda não movimenta dente, ou seja ela não tem esta função.

Victor, respondendo a sua pergunta de quem esta certo, o dentista que usa banda ou o dentista que não usa banda?

Eu diria que os 2 estão certos, pois usar banda não é errado uma vez que em alguns poucos casos é necessário o uso dela.

A ortodontia estética desenvolveu acessórios que substituem as bandas.

Assim como não usar também não é errado pois há aparelhos ortodônticos que dispensam o uso delas.

Victor, espero ter lhe ajudado. Eu recomendo você voltar a conversar com o seu dentista sobre esta sua ansiedade.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

O meu nome é Claudia, a minha filha mais velha está com 9 anos, faz 10 em julho. Já fez ortodontia com aparelho móvel para abrir espaço na boca, mas os dentes estão bem tortos. Já esta na hora de colocar aparelho ortodôntico fixo ou espera ela ficar mais velha?

Olá Claudia, esta é uma dúvida muito comum.

Mas fica tranquila, pois se o dentista a esta acompanhando, através do uso do aparelho móvel não tem porque se preocupar.

Os dentes tortos tentem a se ajustar com o tempo, pois ela esta em fase de crescimento e esta com o aparelho removível.

Eu recomendo, na maioria dos casos, só colocar o aparelho ortodôntico fixo, quando não houver mais dentes de leite (dentes decíduos) na boca.

Para que o tratamento haja de uma forma mais rápida e mais dinâmica.

Embora, existam casos especiais, onde se faz necessário colocar o aparelho fixo mesmo na fase de dentição mista (fase intermediaria da dentição onde há a presença de dentes de leite e de dentes permanentes).

Recomendo que você volte a conversar com o seu dentista e se tiver alguma dúvida pode me escrever.

Dr Paulo o meu nome é Elisa, tenho 32 anos e não gostaria de usar aparelhos aparentes e sim a ortodontia estética Acontece que na minha cidade não tem nenhum dentista que usa o aparelho lingual. E a maioria dos dentista daqui criticam este aparelho. Por que isso?

Olá Elisa obrigado pelo seu email.

Infelizmente, aqui no Brasil, ainda são poucos os dentistas que trabalham com o aparelho lingual.

Apesar dele ser um aparelho que foi criado na década de 70 nos Estados Unidos. E ter passado por centenas de aperfeiçoamentos que deixaram ele mais rápido e mais confortável.

Agora porque alguns dentistas não usam o aparelho lingual? Eu não sei te dizer, talvez por não gostarem ...

Eu, particularmente, trabalho e leciono curso de aparelhos linguais há mais de 20 anos. E tenho excelentes resultados com ele. Também trabalho com outros aparelhos da ortodontia estética. Como o Invisalign, o iROK e com os aparelhos transparentes.

O que eu não acho correto e nem ético é um profissional criticar uma ou outra técnica. Pois todas técnicas ortodônticas bem como todos os aparelhos ortodônticos tem as suas indicações e as suas contra indicações.

Não existe um aparelho soberano, com super poderes que resolva todos os casos. Daí a importância do dentista conhecer e desenvolver diversas técnicas e se manter constantemente atualizado.

Como professor, confesso a você, que fico muito triste de observar alguns profissionais da saúde que atualizam o seu iPhone todo ano, mas não atualizam as suas práticas clínicas. E olha que estou falando de um tratamento que foi criado na década de 70 (nem existia celular na época)

Uma pena você morar tão longe de São Paulo.

Mas volte a conversar com os dentistas e se algum tiver interesse em aprender a utilizar o aparelho lingual, peça para ele me enviar um email ([email protected])

Eu vou ter um enorme prazer em ajuda-lo a tratar o seu caso.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Norma, tenho 53 anos e me incomoda o meu queixo. O meu pai desenvolveu o prognatismo acentuado depois de idade avançada. Eu gostaria de me informar se poderia ter algum resultado algum tratamento ou cirurgia para mim nesta idade.

Olá Norma, tudo bom? Obrigado pelo seu email.

O prognatismo mandibular é um problema que afeta muitas pessoas.

Geralmente o prognatismo é causado pelo crescimento acentuado da mandíbula. Mas também pode ser causada pela deficiência de crescimento da maxila que é o osso que sustenta os dentes superiores. Neste caso é chamado de pseudo prognatismo.

O prognatismo mandibular interfere na musculatura facial e por consequência a função muscular da abertura e fechamento da boca durante a fala e durante a mastigação.

Esta alteração funcional pode muitas vezes, pode estar associado a problemas articulares e as dores de cabeça (disfunção da articulação temporomandibular). Mas nem sempre isso acontece. Daí a importância de um diagnóstico aprofundado.

O que mais preocupa as pessoas com este problema é a questão estética onde a mandíbula fica muito evidenciada alterando muito o perfil.

Respondendo a sua pergunta Norma, não existe uma idade limite para o tratamento do prognatismo mandibular. Mas o que existe é um limite imposto pela sua saúde geral que vai ou não permitir que o tratamento seja executado.

Recomendo que você procure um dentista na sua cidade. Com o propósito de avaliar a possibilidade e o tipo de tratamento mais indicado ao seu caso.

E para saber um pouco mais sobre o prognatismo mandibular, eu te convido a Clicar Aqui para você ser direcionada a um artigo meu onde me aprofundo neste tema.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever .

Olá o meu nome é Clarissa e eu tenho os meus dentes da frente cruzados. Por esta razão eu sou muito complexada, as pessoas acham que tenho cara de brava. Mas na verdade eu tenho vergonha de sorrir. Qual aparelho ortodôntico e ortodontia que tenho que usar? No meu caso posso usar a ortodontia estética? Pois gostaria que ele fosse bem discreto

Olá Clarissa tudo bom ? Obrigado pela sua pergunta.

A mordida cruzada é um problema que afeta muito o emocional das pessoas. Pois alem de gerar um desconforto funcional, gera também o desconforto estético.

A boa notícia é que a grande maioria dos aparelhos ortodônticos consegue corrigir a mordida cruzada.

Inclusive os aparelhos discretos, classificados como ortodontia estética.

Com o propósito de tratar  mordida cruzada nós temos várias opções de tratamento. Mas para o paciente adulto  eu costumo indicar o aparelho Invisalign. Pois é um aparelho ortodôntico removível e discreto.

Bem como também indico o aparelho lingual que é aquele aparelho ortodôntico que é colocado por de traz dos dentes. Por isso ele é considerado o aparelho invisível, pois fica imperceptível ao olhar.

Alem desses aparelhos também podemos utilizar os aparelhos transparentes que são mais discretos que os aparelhos metálicos. E mais em conta que os aparelhos Invisalign e o que o aparelho lingual.

Casos Complexos de mordida cruzada

Os casos mais complexos de mordida cruzada são aqueles onde há a necessidade de uma intervenção cirúrgica com o propósito de auxiliar ou complementar o tratamento ortodôntico.

Uma vez que o tempo para a intervenção ortopédica já passou  ou não foi o suficiente para resolver o problema da mordida cruzada esquelética.

Daí a importância de um diagnóstico precoce com objetivo de aproveitar a fase de crescimento da criança ou do adolescente na correção das mordidas cruzadas mais severas.

Por isso eu recomendo aos pais o acompanhamento periódico ao dentista a fim de acompanhar todo o crescimento desenvolvimento ósseo facial.

O aparelho ortodôntico e ortodontia autoligado é mais rápido que o aparelho tradicional?

O aparelho autoligado foi criado há mais de 15 anos. Com o objetivo de acelerar os tratamentos ortodônticos. Partindo do principio básico de reduzir o atrito entre os elásticos, braquetes e fios. Acelerando assim a movimentação dentária.

Com a evolução deste sistema de tratamento. Surgiram acessórios complementares que reduziram ainda mais o tempo do tratamento ortodôntico.

Porem um tratamento ortodôntico não depende apenas da velocidade do aparelho, depende também da gravidade do caso e das limitações fisiológicas do corpo do paciente frente a movimentação ortodôntica,

Explicando melhor tem casos que o organismo responde mais rápido e tem casos que o organismos responde mais lentamente. Mesmo que o paciente esteja usando o aparelho autoligado.

Limites de velocidade

Vou dar um exemplo, imagina que você tem uma "Ferrari" e você esta andando em uma estrada como o limite de velocidade máximo de 60km/h. Neste caso, embora você esteja em uma "Ferrari" você não pode ultrapassar a velocidade limite. Pois  se você ultrapassar o limite pode ter alguns problemas.  No nosso caso, o que limita a velocidade do tratamento é a resposta do organismo frente a movimentação ortodôntica.

A grande maioria dos aparelhos que eu trabalho, na minha prática clínica, são aparelhos autoligados como: aparelho lingual, aparelho transparente e aparelho metálico.

Porém há casos em que eu contra indico o aparelho autoligado.  São aqueles casos em que eu vejo que não será vantagem para o paciente investir no aparelho autoligado pois não haverá tanto ganho de velocidade.

Portanto o sistema autoligado é muito bom quando falamos em velocidade. Porém a sua eficiência esta diretamente relacionado ao planejamento do ortodontista e da resposta do corpo frente a movimentação dentária.

Vale ressaltar que o aparelho autoligado  apresenta resultados estéticos de finalização de tratamento muito semelhantes aos aparelhos tradicionais. Portanto não posso falar que um é melhor que o outro e sim que um pode ser mais rápido que o outro dependendo do caso.

O aparelho ortodôntico Invisalign é um aparelho autoligado?

Não o Invisalign não um aparelho autoligado.

Mas é tão rápido e tão eficiente como se fosse um aparelho autoligável.

O aparelho Invisalign é um aparelho removível que não usa fios ortodônticos nem braquetes. Por isso não é considerado um aparelho autoligado. 

Ele é um aparelho composto de placas removíveis e transparentes que são confeccionadas a partir de altíssima tecnologia.

Com o propósito de movimentar os dentes sem braquetes, sem fios e sem bandas ortodônticas

Para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Invisalign, Clique Aqui

Prezado Dr Paulo Coelho, meu nome é Suzy. Preciso de um tratamento ortodôntico com urgência e muito rápido. Pois vou fazer um intercâmbio profissional daqui a 6 meses. Qual o aparelho ortodôntico mais rápido que existe? Observação eu moro em Manaus, o senhor pode indicar um bom ortodontista por aqui. Obrigada.

Olá Suzy, obrigado pelo seu email.

A ortodontia nos últimos anos desenvolveu diversas técnicas e tipos de aparelhos ortodônticos rápidos.

Quando digo rápido, digo em relação antigos aparelhos ortodônticos. Que apesar de serem muito eficientes eram mais lentos que os aparelhos mais modernos.

Estes aparelhos podem ser, metálicos ou transparentes (ortodontia estética) bem como fixos ou removíveis como o aparelho transparente iROK ou o Invisalign por exemplo.

Porem, isso não quer dizer que o ortodontista consiga resolver todos os casos em 6 meses, pois cada caso é um caso. E necessita de um diagnóstico e um planejamento específico para cada caso.

Pois há casos complexos onde a velocidade do aparelho não pode ser usada no seu potencial.

Vou dar um exemplo, imagina que você tem uma Ferrari que é um carro extremamente rápido. Agora imagina que você vai pegar uma estrada cujo limite de velocidade é 60 km/hora.

Neste exemplo não importa se a Ferrari chega facilmente a 240 km/h se o limite de velocidade da estrada é 60km/h

O mesmo acontece com o tratamento ortodôntico onde o fator limitante da velocidade do tratamento é a reação do nosso organismo frente a movimentação ortodôntica e a complexidade do caso.

Portanto um "aparelho ortodôntico" rápido nem sempre gera um tratamento rápido, daí a necessidade de um bom planejamento.

Suzy, como o seu tempo é curto, eu recomendo que você procure um ortodontista o mais rápido possível.

Qualquer dúvida, pode voltar a me escrever

O Aparelho Damon System é o aparelho ortodôntico mais rápido que existe?

O Aparelho Damon System é um aparelho ortodôntico autoligado de alta performance que tem por principal objetivo reduzir ao máximo o tempo tratamento ortodôntico. Fundamentado na Ortodontia Estética, por ser um aparelho transparente bem discreto

Entretanto, não posso lhe afirmar que é o aparelho mais rápido. Pois os aparelhos ortodônticos autoligados que evoluíram e estão evoluindo muito nos últimos tempos.

Seria o mesmo que comparar a velocidade de uma Ferrari com uma MacLaren, que são carros extremamente rápidos com resultados muito próximos um dos outros.

Mas posso afirmar que este aparelho ortodôntico autoligado, o Damon System, foi todo planejado e desenvolvido para reduzir ao máximo o tempo de tratamento e também o número de visitas ao consultório ortodôntico

Sugiro que você converse com o seu dentista para ele planejar o aparelho mais indicado para o seu caso

Pesquisando sobre o aparelho ortodôntico e ortodontia estética, descobri o Aparelho Lingual, quanto custa?

Está é a pergunta mais difícil de ser respondida pois cada caso tem um grau diferenciado de dificuldade. Podendo tornar o valor do tratamento ortodôntico com o aparelho lingual mais caro ou mais barato. 

Daí a importância da uma avaliação clínica para a determinação do tipo e modelo de aparelho lingual para o seu caso.

Também há outros fatores que influenciam diretamente no valor do tratamento como:

  • ser atendido pelo próprio ortodontista ou pela sua equipe: neste caso fica bem claro que quando você é atendido pela equipe do doutor o custa acaba reduzindo
  • facilidade e a flexibilidade de horários na agenda: como atendimento nos períodos de almoço, horários depois das 18:00 e atendimento aos sábados, também acabam influenciando no custo 
  • formação do ortodontista: ortodôntistas com mais experiência ou com mais tempo de trabalho com a técnica lingual são um pouco mais caros
  • localização do consultório próximo a locais de trabalho ou moradia também são conveniências que podem influenciar no valor do tratamento

Sugiro que você converse com o seu dentista analisando as possibilidades, as conveniência do seu tratamento.

Converse com ele também sobre e os vários tipos de aparelhos linguais uma vez que existem no mercado mundial mais 50 tipos de aparelhos linguais. Com vários valores e com certeza existe um aparelho lingual que vai atender a sua necessidade.

Mais uma vez peço que desculpe por não conseguir lhe passar um valor de tratamento sem uma avaliação clínica, qualquer dúvida me envie um email: [email protected]

Prezado Dr Paulo, levei o meu filho ao dentista. E ele pediu para extrair 4 dentes permanentes do meu filho, para realizar o tratamento ortodôntico. Fiquei meio em dúvida visitei outro dentista que me falou que se eu tratar o meu filho com o Aparelho Ortodôntico e Ortodontia Damon System . Pois ai eu não precisaria extrair dente algum. Fiquei muito confusa, por favor, o senhor pode me orientar?

Entendo a sua dúvida e a sua preocupação pois extrair 4 dentes de um filho não é fácil.

Porem eu posso dizer que ambos dentistas estão corretos, pois existe um técnica ortodôntica extracionista e existe uma técnica ortodôntica conservadora.

O Damon System, que é um aparelho autoligado veio como uma ferramenta importante para a técnica de ortodontia conservadora. Pois através do seu mecanismo de expansão dos arcos dentários, ele consegue gera mais espaços e na maioria dos casos consegue evitar a extração de dentes.

Porem eu quero frisar que na maioria não significa em todos os casos daí a importância de um bom diagnóstico e um bom planejamento.

Não podemos, em hipótese alguma, dizer que o aparelho Damon System aparelho é melhor que os outros aparelhos. Mas podemos dizer que ele é aparelho que consegue, em muitos casos, reduzir o número de extrações dentárias.

Recomendo que você volte a conversar com os 2 dentistas e peça para eles se aprofundarem na proposta de tratamento do seu filho. Para que você escolha a melhor opção e se você tiver mais alguma dúvida pode me escrever.

Dr. Paulo Coelho o meu nome é Marcelo Castro. Tenho 43 anos de idade e coloquei aparelho metálico recentemente. Um desastre para meu relacionamento pois ao beijar minha namorada a boca dela foi totalmente machucada. Tive que tirar para não perder o relacionamento. Não entendo porque a parte externa é tão áspera o que machuca a outra pessoa durante o namoro. Qual a solução para resolver este problema? Existe um aparelho ortodôntico e ortodontia que não seja tão agressivo?
Grato

Olá Marcelo, tudo Bom ? Obrigado pelo seu e-mail

Entendo o seu problema, e a boa notícia é que existem sim, aparelhos mais confortáveis e muito eficientes ao tratamento ortodôntico como o aparelho Invisalign por exemplo. Que alem de ser removível é muito estético.

Converse com o seu dentista sobre esta opção

Qualquer Dúvida, estou a disposição.

Bom Dia Dr Paulo, o meu nome é Esther , tudo bem? Tenho uma dúvida muito grande  e gostaria que respondesse, se possível. Bom, coloquei aparelho recentemente e li um artigo que dizia que não era possível um paciente ficar 8 anos com um aparelho. Tenho uma amiga que ficou 8 anos e tenho uma prima que ficou 9 anos e por ai vai. Minha pergunta é: é possível ficar tanto tempo de aparelho?

Olá Esther, obrigado pelo seu email.

Entendo a sua preocupação e te responde que possível é porem não é desejável.

As técnicas ortodônticas evoluíram muito, reduzindo o tempo de tratamento e gerando mais conforto.

Porem, ainda assim há caso complexos que acabam avançando no tempo, como por exemplo, nos casos onde o paciente apresenta uma alteração de padrão de crescimento da mandíbula ou da maxila.

Sendo que nestes caso a criança é acompanhada por todas as fases de crescimento e amadurecimento ósseo até atingir a idade adulta (18 a 21 anos de idade)

O tipo de aparelho ortodôntico e ortodontia também influência no tempo de tratamento onde as técnicas mais antigas costumam ser mais lentas.

Quando digo técnicas mais lentas não estou dizendo piores e sim mais lentas. Vou explicar melhor.

Imagina que você tem que ir de São Paulo ao Rio de Janeiro. Você pode ir de carro ou de avião. De carro é mais lento e nem por isso é ruim. O mesmo se dá com os aparelhos mais rápidos e aparelhos mais lentos, onde o mais lento é mais lento e não pior.

Esther, recomendo que você converse com o seu dentista para ele lhe dar uma estimativa de tempo de tratamento

Digo estimativa pois tem um outro detalhe importante. Que é a reação do seu organismo frente ao tratamento. Onde temos casos que o organismo responde mais rápido e outros que o organismo responde mais lentamente.

Nos meus 25 anos de ortodontia, infelizmente já tive casos complexos que demoraram muito tempo. Graças a Deus que foram pouquíssimos casos. Mas eles existiram sim.

Esther espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode me escrever.

Olá Dr Paulo . O meu nome é Lourdes eu gostaria de saber se o tratamento com o aparelho ortodôntico e ortodontia estética com o iROK tem o mesmo resultado que com o aparelho fixo. Pois devida a minha idade e a minha profissão não posso usar um aparelho metálico. Preciso realizar uma ortodontia estética.

Olá Lourdes, obrigado pelo seu email.

Esta dúvida é muito comum, pois há alguns anos atras isso era uma verdade, porem quando digo há um tempo atras digo tipo, há uns 15 anos atras.

Mas tecnologia evolui e junto evoluíram os aparelhos ortodônticos e ortodontia estética criou vários tipos e modelos de aparelhos ortodônticos

Por isso não podemos mais dizer um aparelho é melhor ou pior que o outro aparelho.

O que vemos são características estéticas e de conforto que mudam de um aparelho ortodôntico ao outro.

Então respondo melhor a sua pergunta, posso dizer o aparelho fixo bem como aparelho ortodôntico e ortodontia estética iROK apresentam resultados de tratamentos muito semelhantes.

Olá Dr Paulo o meu nome é Mercedes. Tenho 68 anos de idade e os meus dentes inferiores estão muito tortinhos. Eu gostaria de arrumar mas tenho vergonha de usar aparelho nesta idade. Gostaria de realizar uma ortodontia estética. Qual aparelho ortodôntico o senhor me recomenda?

Olá Mercedes, tudo bom ?

Fique tranquila, pois idade não é um fator limitante para o tratamento ortodôntico.

Eu tenho em tratamento um paciente com 75  anos de idade e outro com 73 anos.

Pacientes na faixa dos 60 eu tenho vários, pois tratamento ortodôntico esta muito relacionado aos tratamentos de saúde gengival e bem estar físico como um todo.

Antigamente as pessoas só buscavam aparelho ortodôntico e ortodontia por fatores estéticos, atualmente é bem diferente.

Mercedes não precisa ficar com vergonha de realizar um tratamento ortodôntico. Pois A ortodontia estética evoluiu muito.

Hoje a ortodontia tem os aparelhos transparentes removíveis como o iROK, os aparelhos invisíveis que são os aparelhos linguais (invisíveis pois são colocados por de trás dos dentes), e muitas outras opções

Bom dia, estou com uma dúvida. Fomos a dentista do meu filho que tem apenas 4 anos de idade. Ela constatou que a mordida dele esta cruzada no lado esquerdo da boca. Ela me falou que podíamos fazer um aparelho, que usa uma chavinha, e isso se normalizaria em até 6 meses. A minha dúvida é na idade que ele esta o aparelho é a melhor opção?

Olá Renata, Obrigado pelo seu email.

Este aparelho ortodôntico e ortodontia que a sua dentista indicou é um expansor. Ele vai trabalhar na expanção do arco e por consequência no descruzamento dos dentes. É um excelente aparelho

Existem alguns outros modelos de aparelho indicado para este probleminha. Como o Myobrace e o Trainer System por exemplo, que alem de descruzarem os dentes reequilibram também a função muscular.

Recomendo você seguir a orientação da sua dentista. E qualquer dúvida pode me escrever.

Prezado Dr Paulo, estou com uma dúvida muito grande. Eu uso aparelho ortodôntico há mais de 10 anos. Isso é normal ou o meu dentista esta me enrolando.

Olá Julia, obrigado pelo seu email.

Isso não é normal, mas infelizmente pode ocorrer. Principalmente nos casos onde ocorre uma má formação dos dentes ou dos ossos.

Não acredito que o seu dentista possa estar te enrolando.

Recomendo que você converse com ele sobre a sua ansiedade, pois tenho certeza que lhe ajudará.

Caso ele não te ajude, recomendo você buscar outras opniões na sua cidade.

Mas como disse antes, não acredito que um profissional iria te enganar.

Qualquer dúvida pode me escrever.