Tratamento da Mordida Profunda

Eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Beatriz. Pois ela nos pergunta sobre o tratamento da mordida profunda. Aproveito para lhe dizer que realizo o tratamento da mordida profunda nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho eu me chamo Beatriz e tenho mordida profunda que esta aumentando por conta do meu bruxismo. Qual o melhor Tratamento?

Olá Beatriz, obrigado pelo seu email.

A Mordida profunda é uma maloclusão caracteriza pela sobreposição excessiva dos incisivos superiores sobre os inferiores.

Que pode ocorrer tanto em crianças, adolescentes e adultos. E pode se apresentar em vários graus indo do mais leve ao grau mais severo.

Nos casos mais leves há apenas um comprometimento estético da mordida e do sorriso.

Já os casos mais severos podem gerar diastemas (espaços entre os dentes) nos incisivos superiores e apinhamento (encavalamento) dos dentes inferiores. Podendo gerar comprometimento na estrutura de suporte dos dentes, principalmente nos pessoas que tem bruxismo ou apertamento dentário

Existe uma grande associação do problemas da ATM (Articulação Temporomandibular), bruxismo e apertamento dentário. Com a mordida profunda, não sendo esta um fator causal mas um fator de agravamento dos sintomas.

O tratamento, na maior parte dos casos, o tratamento ortodôntico e em alguns casos em pacientes adultos a aplicação do Botox. Principalmente no caso das pessoas que tem o hábito de ranger os dentes.

Como tudo na área da saúde a prevenção é o melhor tratamento pois garante melhores resultados. Bem como menores danos a estrutura bucal.

Perguntas Frequentes

Olá Dr. Paulo, gostaria saber a respeito de mordida profunda e bruxismo associado, que é meu caso. Tenho notado que com o passar dos anos está piorando e gostaria de saber se o aparelho lingual trata esse tipo de problema, e se isso tem mesmo tratamento, enfim. Desde já agradeço.

Olá Erika, obrigado pela sua mensagem, o aparelho lingual assim como os demais aparelhos ortodônticos, tratam esta mordida, porem temos um forte opositor no seu caso que é o bruxismo que trabalha constantemente no sentido contrário, ou seja ele trabalha aumentando progressivamente a mordida profunda.

A boa notícia é que você consegue realizar os 2 tratamentos, bruxismo e a mordida profunda, simultaneamente. Na nossa prática clínica temos tido resultados muito satisfatórios quando realizamos os 2 tratamentos simultaneamente e com o aparelho lingual.

Recomendo que você procure um especialistas no tratamento de bruxismo para realizar o seu tratamento ortodôntico com o aparelho lingual.

E caso você queira realizar o tratamento comigo, eu ficarei muito feliz em realizar ambos os tratamentos (bruxismo e mordida profunda).