Meus dentes estão se desgastando

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Especialista em ATM e Disfunção da Articulação Temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Marta. Pois ela nos escreve "os meus dentes estão se desgastando pelo bruxismo". Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento Bruxismo. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Olá Dr Paulo Coelho eu me chamo Marcia e estou muito preocupada pois tenho um bruxismo severo. E os meus dentes estão se desgastando pelo bruxismo. Já procurei vários especialistas e não sei o que fazer. Pois já coloquei várias placas de bruxismo e nada melhora. Por favor o que devo fazer?

Marta, obrigado pelo seu email.

O desgaste dos dentes é um problema que tem preocupado muitas pessoas, pois pode comprometer a estética e a saúde bucal.

Ele pode ocorrer tanto nos adultos como nas crianças. Podendo variar de pequenos desgastes na superfície do esmalte até o comprometimento das estruturas mais profundas do dente.

Na literatura científica, encontramos várias definições e denominações para os diferentes tipos de desgastes que podem ocorrer, entre eles destacamos: a erosão dental e a abfração.

Porém é importante lembrar que o desgaste do dente nem sempre pode ser considerado como um processo patológico.

Pois todos os dentes sofrem um desgaste natural a partir de um processo fisiológico de envelhecimento do próprio organismo.

Q que pode ser intensificado ou diminuído a partir do tipo de alimentação que a pessoa costuma ter. Uma dieta com alimentos menos cozidos, mais abrasivos tendem a desgastar mais os dentes.

Na Idade Média, por exemplo, a dieta era mais consistente, o que ocasionava maiores desgastes, diferente do que ocorre atualmente na dieta moderna, onde os alimentos são mais processados tornando-os mais macios.

Maus hábitos, como morder objetos (canetas, cachimbos, grampos, etc), usar dentes como ferramentas também estão associados como aumento dos desgastes e devem ser evitados.

O uso de substâncias medicamentosas por tempo prolongado, sem orientação médica, assim como o alto consumo de refrigerantes e bebidas ácidas são fatores que influenciam no PH da saliva que podem comprometer a resistência dos dentes.

A boa notícia é que a odontologia estética e restauradora, vem se desenvolvendo muito e possui recursos de última geração visando a reabilitação oral.

Comments are closed.