Até onde o stress pode influenciar a ATM ?

ATM - Até onde o stress pode influenciar a ATM ?

Respondendo a um email enviado por um leitor do nosso blog: O que tem haver Stress com a ATM e o zumbido no ouvido?

Em um trabalho, recém publicado agora em 2012, no International Journal Medicine Sciencies, realizado no departamento de otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina da Universidade da Creta na Grécia.

 

 

Estudou a influência da crise financeira grega nos distúrbios otorrinolaringológicos e observou que houve uma aumento significativo na incidência da disfunções da articulações temporomandibulares, dor orofacial, zumbido no ouvido além de outras disfunções.

Responde a pergunta do nosso amigo internauta: O stress tem uma grande influência sobre as disfunções das articulações temporomandibulares, onde o indivíduo, nesta condição de Stress passa a exercer involuntariamente uma atividade muscular aumentada dos músculos da mastigação.

Podendo gerar apertamento e /ou o ranger dos dentes, sobrecarregando a articulação temporomandibular (ATM ) ocasionando a disfunção (DTM), a dor orofacial, o zumbido no ouvido entre outros.

Porém vale ressaltar, que o Stress não é o único fator causal da disfunção da ATM e muito menos do zumbido no ouvido, daí a importância, do que usamos como fundamento para o tratamento da DTM e do zumbido no ouvido, um diagnóstico diferencial aprofundado com uma visão multidisciplinar.

Até a próxima!

Dr Paulo Coelho - Especialista e Mestre em Ortodontia e Pós graduado em A.T.M. e Dor Orofacial pela Escola Paulista de Medicina

Fonte:

International Journal Medicine Sciencies  2012;9(2):126-8. Epub 2012 Jan 6

Potential Impact of the Financial Crisis on Outpatient Hospital Visits due to Otorhinolaryngologic Disorders in Crete, Greece

Alexander D. Karatzanis,Emmanouil K. Symvoulakis, Vasilios Nikolaou, and George A. Velegrakis

 

 

Comments are closed.