Dor Orofacial

Vamos abordar a dor orofacial, que por muitas vezes acaba confundindo as pessoas, levando-as a crer que estão com uma simples dor de cabeça ou mau jeito nas costas, acarretando uma auto-medicação inadequada.

A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral. Incluem-se, entre outros, as dores de cabeça, dores com origem do sistema nervoso, dores psicogênicas (por fatores psicológicos), e dores por doenças graves.

 

Às vezes sinto dores ao mastigar, ao acordar e até ao falar. Geralmente nos meus dias mais tensos. Por que isso ocorre?

O estresse e a ansiedade geram desgaste em nosso corpo e substâncias estimulantes da tensão muscular, ativando no nosso sistema nervoso a sensação de dor. Pode ocorrer também o apertamento dos dentes o que causaria dores musculares na face e na articulação.

Quais as dores orofaciais mais comuns na região da face?

As dores de origem dentária são as mais comuns na população em geral, mas pesquisas revelam que em 97% dos casos, a dor é decorrente de disfunções temporomandibular (ATM). Sim muita dor de cabeça, mesmo com os analgésicos ela não melhora, já procurei médicos e nada foi diagnosticado.

Pode ser devido algum problema na minha articulação (ATM) ou nos meus dentes?

Claro. Como já explicado, você pode pode estar com disfunção de ATM, o que pode estar refletindo dor na sua face. O melhor a fazer, é procurar por profissionais habilitados para fazerem um diagnóstico (dentistas, médicos, fisioterapeutas), avaliando você como um todo e não a dor isoladamente. É necessário que se conheça a causa para se eliminar a dor.

Minha articulação (ATM) sempre estala, posso ter dor com o tempo?

Afirmar que todo estalido será seguido de dor em alguma fase da vida não seria correto, pois há indivíduos que tem estalido por muito tempo sem dor. O estalido pode permanecer por algum tempo até desaparecer, o que ocorre mais comumente em crianças e jovens , ou pode vir a evoluir para o travamento da mandíbula com o aparecimento de dor.

Costuma ranger os dentes durante a noite, pode estar associado com a minha articulação?

O ranger dos dentes chama-as bruxismo. As pessoas que tem o bruxismo, muitas vezes não desenvolvem dor , mas estudo sugerem que se o indivíduo já tem predisposição para disfunção temporomandibular, com o ranger do dentes, as chances da dor aparecer são maiores.

Por Dr Paulo Coelho, Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial

 

 

Comments are closed.