O Bruxismo pode ser tratado com o Botox?

 Bruxismo pode ser tratado com o Botox ou com a Toxina Botulínica ?

Eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Marcia. Pois ela nos pergunta se o bruxismo pode ser tratado com o Botox. Aproveito para lhe dizer que realizo o tratamento do Bruxismo nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho, eu me chamo Márcia e tenho um bruxismo muito forte que esta destruindo os meu dentes. Eu gostaria de saber se é verdade que o bruxismo pode ser tratado com o Botox?

Márcia Obrigado pelo seu email.

Tenho recebido muitos emails com esta dúvida, pois o Botox ou a Toxina botulínica tem se mostrado muito eficiente no controle, bem como no tratamento do bruxismo.

No entanto deixa eu te explicar um pouquinho mais sobre o bruxismo.

Bruxismo consiste em uma hiperatividade muscular, que leva a pessoa a ficar atritando ou raspando os dentes de cima com os dentes de baixo.

Sendo que esta atividade acontece na maioria das vezes de forma inconsciente podendo ocorrer durante o dia ou durante a noite enquanto dorme

Bruxismo é multifatorial e pode estar associado a vários distúrbios no organismo, por isso a necessidade de uma boa avaliação clínica. No entanto na maioria dos casos ele esta associado ao alto nível de stress bem como a má posição dentária.

Como conseqüência do bruxismo, nós podemos observar um desgaste excessivo dos dentes, bem como a quebra das restaurações e próteses, amolecimento de dentes, dores de cabeça e distúrbios da ATM que é a articulação temporo-mandibular

O uso do Botox ou da toxina botulina no controle ou no tratamento do Bruxismo tem se mostrado clinicamente e cientificamente muito eficaz .

Pois a toxina funciona como um redutor da hiperatividade muscular garantindo assim a proteção de toda a estrutura bucal e gerando um ganho de qualidade de vida a pessoa que range os dentes.

No entanto Marcia, há muita controvérsia e muita discussão na Internet bem como nas redes sociais sobre o tratamento do bruxismo.

Por isso que nos meus artigos, eu sempre afirmo que, mais importante que a minha opinião ou a opinião de outro dentista ou de outro médico sobre o melhor tratamento do bruxismo é a opinião da comunidade cientifica.

Pois a eficiência e a eficácia de um tratamento deve ser fundamentada em artigos científicos.

Portanto com o propósito de você ter acesso gratuito maior biblioteca saúde Online do mundo, a PUBMed Online, eu vou deixar o endereço de acesso a ela www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/. Assim você se aprofundar neste assunto.

O que eu recomendo ?

Márcia eu recomendo que você converse com vários dentistas especializados no tratamento do bruxismo. A fim de que você realize o tratamento com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em dos nos consultórios em Campinas ou São Paulo (Brooklin e Tatuapé). Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Atenciosamente Dr Paulo Coelho - Crosp 49.777

Mais artigos sobre o Botox

 

Mais artigos de Harmonização Facial

Comments are closed.