Dentes Sensíveis Tratamento

Dentes Sensíveis Tratamento

Nossos dentes têm sua parte sensível na forma de pequenos canais chamados canalículos dentinatários, que, para entender melhor, são ramificações minúsculas ligadas ao canal principal do dente, que é seu elemento de comunicação com o sistema nervoso central.

Quando um dente tem uma cárie, uma fratura, podendo ser uma pequena rachadura do esmalte, uma retração gengival resultante de doença das gengivas ou quando há perda do esmalte do dente, a resposta dolorosa resultante aos estímulos térmicos, de agentes químicos ou ao próprio toque da língua ou outro objeto, recebe o nome de sensibilidade de colo.

Dentes Sensíveis Tratamento

 

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________

 

Em algumas pessoas e em determinadas faixas etárias, esta é maior, impedindo que a pessoa tome um sorvete, um chá ou café quentes. Nos jovens, acontece mais em caso de fraturas pequenas, às vezes imperceptíveis. Nos adultos, quando em decorrência da perda do osso que sustenta os dentes, parte da raiz se expõe, mesmo que, visualmente, pouco se perceba.

O sintoma, em ambos os casos, é sentir os dentes, o que em condições normais não acontece. Não chega a ser uma dor, mas sua constância incomoda sempre que algum estímulo aconteça.

Quais são os tratamentos para reduzir a sensibilidade nos dentes?

Existem alguns tratamentos paliativos, que funcionam mais ou menos segundo o limiar de sensibilidade de cada um. Antes de fazer qualquer tratamento, alguns dentistas recomendam o uso de creme dental específico para dentes sensíveis, como primeira tentativa.

Os tratamentos mais comuns são à base de aplicações de nitrato de prata, cloreto de zinco ou ferrocianeto de potássio, sempre em porcentagens e fórmulas de diluição ou aplicação a critério do dentista, que optará segundo o grau de sensibilidade e reação de cada paciente.

 

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________

 

Alguns casos têm melhores resultados quando a aplicação, ao invés de ser tópica, é feita com deposição eletrolítica, ou por aplicações de raios laser. Outros, mais extremos, requerem cortisona e nos pacientes em que a sensibilidade não cessa mesmo com as aplicações, a solução última é o tratamento do canal, neste caso, retirando-se a sua parte sensora.

A sensação de alívio ao receber a aplicação, para muitos, é imediata e só o fato de ser feita uma ou algumas aplicações já soluciona o problema em definitivo. Noutros, após algum tempo a sensibilidade retorna, sendo necessárias novas aplicações.

Quem tem sabe o quanto vale o tratamento, que é simples e, ao contrário do que se imagina, não dói, pois só faz aliviar a dor. Em ambos os casos, só o fato de se fazerem as aplicações pode ser solução definitiva para o problema. Quando não, e estando indicado, o tratamento do canal do dente passível de sensibilidade é o consolo e descanso para quem sofre mais com os efeitos da sensibilidade.

Só de lembrar que, de quando em quando, seus dentes ficam mais sensíveis, a vontade de ver-se livre do incômodo justifica qualquer sacrifício.

Para dentes sensíveis, não existe época ideal para tratar. Havendo sensibilidade, tem-se que procurar o dentista e buscar a solução. Não se justifica sofrer por causa de sensibilidade se o tratamento é na, maioria das vezes simples, rápido e barato.

A melhor coisa a fazer é ir ao dentista no dia em que a sensibilidade estiver se manifestando mais, de forma que ele possa identificá-la melhor e avaliar o resultado das aplicações.

Por Antônio Inácio Ribeiro, extraído do livro “100 motivos para ir ao dentista” e adaptado por Dr. Paulo Coelho

...

Clique abaixo para enviar as suas dúvidas, eu ficarei muito feliz em poder lhe ajudar

envie suas duvidas, drpaulocoelho

 

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________

 

Posts Relacionados

Sorrir … A Cura para o Stress e para a Depre... Sorrir ... A Cura para o Stress e para a Depressão Estudos recentes demonstram os efeitos benéficos do ato de sorrir, no nosso organismo, principalme...
Inflamação do siso na gravidez, o que fazer ? Inflamação do siso na gravidez, o que fazer ?   Olá tudo bom, eu sou o professor Paulo Coelho e estou gravando este video para responder ao ema...
Saúde na melhor idade Saúde na melhor idade Por que não aproveitar esta fase da vida, onde já se criou os filhos, para cuidar de si mesmo? Lembre-se que você é o dono das ...
Prevenção contra cáries Saúde Bucal: Prevenção contra as cáries Todo mundo provavelmente passou pelo estágio de maior consumo de açúcar em sua infância. Fase em que os mais ...
O que é Dor Orofacial ? Dor orofacial Vamos abordar a dor orofacial, que por muitas vezes acaba confundindo as pessoas, levando-as a crer que estão com uma simples dor de ca...
Aparelho Anti Ronco – Tire todas as suas dúv... Aparelho Anti Ronco Eu estou escrevendo este artigo apara responder ao email enviado pela Jaqueline de Bertioga, e ela nos pergunta. Dr Paulo eu me ...
Hábitos que Estragam os Dentes Hábitos que Estragam os Dentes Excetuando-se os decorrentes de problemas relacionados com vícios mastigatórios, que terminam por causar gengivites, e...
O dente do siso entorta os outros dentes ? O dente do siso entorta os outros dentes ?   Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este post para responder ao ema...

No Comments Yet.

Leave a Reply

Pin It on Pinterest