Motivos para tratar o Ronco e Apnéia

[mp_row] [mp_span col="12"]

Motivos para tratar do Ronco e Apnéia

O incômodo de roncar, para muitos, não tem solução.

Para uns só com cirurgia e para outros, com cirurgia melhor deixar como está, para tormento dos que com o ronco tem que conviver, que não o próprio roncador.

Porque este por estar dormindo não percebe o quanto ronca e não tem seu sono atrapalhado ou inviabilizado pelo zumbido contínuo e constante a que são submetidos ou torturados seus companheiros e companheiras.

O que é o ronco?

De uma forma simples, para ser mais bem compreendido, o roncar é a vibração de membranas no interior da cavidade oral. Que pela idade e pelo aumento de gorduras na região, vibram mais ou menos, na entrada ou na saída do ar, principalmente dos respiradores bucais.

Com os anos, estas membranas vão se tornando mais flácidas, provocando um aumento da região susceptível de vibrações, fazendo com que o roncar seja cada vez mais intenso e forte.

Por ser involuntário é totalmente incontrolável, sendo às vezes, um pouco atenuado com uma mudança de posição de quem está roncando, por alterar a posição dos tecidos que estavam vibrando.

 

Como o dentista trata o Ronco?

A intervenção do dentista nestes casos não é solução definitiva, se bem que na maioria dos casos elimina integralmente o zumbido indesejável. Trata-se de colocação de uma placa do tipo das de relaxamento, indicada para pessoas bruxônomas (que rangem os dentes enquanto dormem) ou para pequenas correções dos dentes nos casos em que um dispositivo simples como este tem condições de corrigir.

Estas placas, além de permitirem um sono mais leve, impedem um desgaste dos dentes e, se elaboradas com conhecimento anatômico da região que provoca o ronco. Pela suspensão dos tecidos flácidos, impedem sua vibração e, por conseguinte o incômodo de roncar.

Uma hipótese que ainda necessita de acompanhamento de muitos casos por muito tempo, é a de que o uso sistemático deste dispositivo, todas as noites. Pode ir conformando os tecidos da região flácida, corrigindo seu posicionamento e eliminando a possibilidade de vibração, mesmo sem o uso do aparelho.

Talvez não em todos os casos, mas em um bom número, isto pode vir a acontecer, o que seria um motivo a mais para se continuar estudando esta alternativa de tratamento.

 

Mas este tratamento funciona?

Para os que convivem com o problema, esta é uma grande solução, porque certamente irá permitir que voltem a dormir. Para quem ronca, uma tentativa de solução sem cirurgia, sem dor, sem remédios. E o que é mais interessante, extremamente acessível por ser barata, fácil e rápida de fazer, além de apresentar resultados imediatos com o simples uso do aparelho.

Dá a seu possuidor a liberdade de colocar e tirar quando quiser, o que é uma alternativa importante para aqueles que não roncam sistematicamente e que podem utilizá-lo quando o prejudicado o solicitar.

Além de não incomodar, para os que têm vida dinâmica e agitada, justamente os que têm o sono mais pesado e mais predispostos ao roncar, tem uma vantagem adicional ao servirem como placa de relaxamento, evitando assim afrouxamento ou desgaste dos dentes.

 

Devo procurar um tratamento?

Se você já recebeu comentários de que costuma roncar, pergunte ao seu dentista se ele confecciona este tipo de aparelhos ou se sabe lhe indicar algum colega que tenha estudado o assunto para lhe indicar com esta finalidade.

Depois de pronto o aparelho, seu próprio dentista poderá proceder a alguns ajustes por conta de alguns acertos que se façam necessários. Pois, com o uso, pode estar apertando um ou outro dente ou bochecha, visto que o mesmo é de uso indefinido e requerendo somente higienização após o uso.

Por Antônio Inácio Ribeiro, extraído do livro “100 motivos para ir ao dentista”.

...

.

.

.

 

[/mp_span] [/mp_row] [mp_row bg_video_youtube_repeat="true" bg_video_youtube_mute="true" bg_video_repeat="true" bg_video_mute="true"] [mp_span col="12"] [mp_code]

Mais Artigos do Tratamento do Ronco e da Apnéia

[/mp_code] [/mp_span] [/mp_row]

Posts Relacionados

Cansaço emocional e as suas consequências Cansaço Emocional Olá tudo bom, eu sou o Professor Paulo Coelho e estou gravando este video para responder ao email env...
Ronco forte aumenta chance de câncer Ronco forte aumenta chance de câncer Pessoas que roncam muito e sofrem de graves distúrbios respiratórios durante o sono têm uma probabilidade quase ...
Ronco e Apnéia na criança e no adolescente Ronco e Apnéia na criança e no adolescente Seu filho ronca? Então conheça os riscos e os tratamentos Entendendo o Ronco e a Apnéia O ronco é um dis...
CPAP no Tratamento do Ronco e da Apneia – Ti... CPAP no Tratamento do Ronco e da Apneia - Tire tidas as suas dúvidas Estou escrevendo este Artigo para responder o email enviado pela Sueli e ela nos...
Aparelho Anti Ronco – Tire todas as suas dúv... Aparelho Anti Ronco Eu estou escrevendo este artigo apara responder ao email enviado pela Jaqueline de Bertioga, e ela nos pergunta. Dr Paulo eu me ...
Faixa Fim do Ronco ou CPAP ou Aparelho Intraoral? Faixa Fim do Ronco ou CPAP ou Aparelho Intraoral? Eu sou o Professor Paulo Coelho  estou escrevendo este post para responder a pergunta enviada pela ...

No Comments Yet.

Leave a Reply

Pin It on Pinterest