Ronco e Apnéia na criança e no adolescente

Seu filho ronca? Então conheça os riscos e os tratamentos

Entendendo o Ronco e a Apnéia

O ronco é um distúrbio respiratório que ocorre a partir do relaxamento das estruturas e dos músculos da região da faringe gerando o "bloqueio parcial" da passagem do ar, já a apnéia obstrutiva do sono se dá pela “obstrução total” da passagem que também ocorre na região da faringe, onde, tanto ar que entra pelo nariz como o que entra pela boca são bloqueados, ou seja a criança, o adolescente ou o adulto param de respirar durante o sono.

Consequências do ronco e da apnéia

O ronco e ou a apnéia, por não permitirem que a criança e o adolescente tenham um sono reparador, pois o sono passa a ser fragmentado e incompleto não atingindo todas as fases necessárias para um sono de qualidade fisiológica, acabando assim, por interferir em todo o processo metabólico de crescimento e desenvolvimento estrutural das crianças, que ocorre principalmente durante o sono durante a secreção de vários hormônios, principalmente os hormônios do crescimento.

O ronco também interfere diretamente no grau de concentração das crianças bem como nos adolescentes promovendo um alto grau de déficit de atenção e gerando também um alto grau de agressividade.

A apnéia também apresenta por consequências, arritmias cardíacas, paradas cardíacas e o óbito noturno.

Tratamento

A palavra chave é PREVENÇÃO - simples, fácil e indolor, onde a partir de um diagnóstico diferenciado, bem definido e bem estabelecido, realizado por um profissional especializado, é proposto um tratamento que vai restabelecer a qualidade do sono e permitir assim a normalização do processo fisiológico metabólico natural do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Portanto não perca tempo e agende uma consulta de avaliação!

Até a próxima!.

Mais Artigos do Tratamento do Ronco e da Apnéia