Infecção Dentária da Modelo Renata Banhara

Olá Dr Paulo Coelho o meu nome é Claudia. Eu necessito realizar tratamento de canal e estou morrendo de medo. Não só pela dor mas também pelo que aconteceu com a Modelo Rebata Banhara. Isto é muito comum de acontecer?

Olá Claudia, obrigado pelo seu email

A Infecção dentária da modelo Renata Banhara não é comum mas infelizmente pode acontecer. Devido a um tratamento de canal não executado adequadamente ou um tratamento de canal que não foi feito um controle periódico semestral no pós tratamento.

As técnicas de tratamento de canal evoluíram muito em todos os aspectos, se tornando menos dolorosos e mais eficientes na eliminação de bactérias.

No entanto por melhor que seja o endodontia (dentista que trata canal) e por melhor que seja a técnica empregada no tratamento de canal. Sempre há a necessidade de um acompanhamento clínico periódico.

Publicidade

Pois pode ocorrer a proliferação bacterina por algumas bactérias que ficaram no local.

As bactérias são microscópicas e há um pequeno risco de ficar algumas na região. O que é facilmente observado e prevenido nas consultas de controle.

No caso da infecção dentária da modelo Renata Baranha, as bactérias residuais de um tratamento de canal realizado há 6 anos atrás. Se desenvolveram, se multiplicaram e caíram na circulação sangüínea, afetando todo o organismo.

O que é o canal?

O canal é o local do dente por onde passa um feixe de vasos e nervos que estão interligados com todo o corpo. E tudo que acontece ali pode ser transmitido ao corpo através deste feixe.

Quanto o canal é tratado a pessoa passa a não ter mais a sensibilidade de dor na região. E a proliferação bacteriana passa a ocorrer de maneira silenciosa. Daí a importância do controle radiográfico periódico do pós tratamento.

Publicidade

Por que aconteceu a infecção dentária da modelo Renata Banhara?

No caso da infecção da Renata, como não fomos nós que tratamos, eu não sei dizer ao certo o que realmente aconteceu e se foi feito este controle periódico semestral de longo prazo.

Quando falo longo prazo eu digo para sempre, pois o controle da sua geral é de fundamental importância.

Pena que muitas pessoas não levam isso muito a sério e complicações ainda maiores podem ocorrer.

Como no caso trágica morte do ex-vocalista do Grupo Dominó Ricardo Bueno. Que fteve uma infecção generalizada por causada por um abcesso dentário. Leia a reportagem da Revista Veja: Ex-Dominó morre aos 40 anos com infecção generalizada

Recomendação

Então Claudia, eu recomendo que você realize o seu tratamento de canal com tranquilidade. Respeitando as orientações do seu dentista.

E o mais importante, faça o controle semestral do seu tratamento de canal bem como da sua saúde bucal como um todo.

Claudia espero ter lhe ajudado e qualquer coisa pode voltar a me escrever.

Publicidade

Comments are closed.