Tratamento do Ronco e da Apneia – Tire todas as suas dúvidas

Tratamento do Ronco e da Apneia

Ronco e apneia dr paulo coelho

O que é o Ronco ?

O ronco, é um distúrbio respiratório que ocorre a partir do relaxamento das estruturas e dos músculos da região da faringe. Gerando o "bloqueio parcial" da passagem do ar.

O que é a Apnéia Obstrutiva do Sono?

A apnéia obstrutiva do sono se dá pela "obstrução total" da passagem do ar. Que ocorre na região da faringe, onde, tanto ar que entra pelo nariz como o que entra pela boca são bloqueados. Ou seja o indivíduo (criança, adolescente ou adulto) param de respirar durante o sono.

O tempo e a frequência (número de paradas respiratórias) varia muito de pessoa para pessoa. Portanto para saber com exatidão o grau de apnéia se faz necessário um exame chamado Polissonografia.

Consequências do ronco e da apnéia:

O ronco e ou a apnéia interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa pois impede que ocorra o "sono reparador"

Sono reparador é aquele sono profundo que atinge todas as fases do sono. Que permite que todo o metabolismo fisiológico reparador aconteça

Durante este sono reparador ocorre o reequilíbrio dos desgastes físicos. Pelo qual a pessoa passou durante o dia, semelhante, por exemplo, a um computador que esta travando e você opta por reinicia-lo. Para que ele volte a funcionar bem novamente.

Isso é apenas um exemplo simbólico uma vez que o metabolismo fisiológico corporal se dá por um processo mais complexo do que o exemplo dado.

Na criança e no adolescente, um sono fragmentado não contínuo ou seja incompleto. Interfere em todo o processo metabólico de crescimento e desenvolvimento estrutural das crianças. Uma vez que durante o sono ocorre a secreção de vários hormônios, principalmente os hormônios do crescimento.

Perda e concentração e irritabilidade e agressividade também estão associados a uma noite mau dormida. Principalmente quando associada ao bruxismo (ato de ranger os dentes) ou ao apertamento dentário noturno (onde o indivíduo passa a noite apertando os dentes).

As consequências mais severas vem da apnéia que são representadas pelas arritmias cardíacas, paradas cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral) e o óbito noturno.

Tratamento do Ronco Apneia

A palavra chave do tratamento é PREVENÇÃO - simples, fácil e indolor.

Onde a partir de um diagnóstico diferenciado, bem definido e bem estabelecido. Realizado por um profissional especializado. É proposto um tratamento que vai restabelecer a qualidade do sono. E permitir assim a normalização do processo fisiológico metabólico natural do desenvolvimento da criança e do adolescente.

O tratamento tem uma visão multidisciplinar e geralmente tem o envolvimento de especialidades médicas, odontológicas e fonoaudiológicas.

Portanto não perca tempo e agende uma consulta de avaliação e restabeleça a sua qualidade de vida.

Perguntas Frequentes sobre o Tratamento do Ronco

Dr Paulo Coelho, meu nome é Ricardo tenho 45 anos de idade. Estou sofrendo muito com o meu ronco que está muito forte.

O que esta abalando o meu casamento, onde a minha esposa já esta dormindo em um quarto separado.

Eu gostaria de saber se o aparelho intra-oral para o tratamento do ronco pode me ajudar?

Olá Ricardo, infelizmente é muito comum o ronco afetar o casamento, porém a boa notícia é que eu tive a grata satisfação de ajudar muitos casais neste sentido.

Então respondendo a sua pergunta se o aparelho intra-oral é eficiente para a redução do ronco?

Eu respondo segundo a minha experiência clínica de 20 anos tratando o ronco e a apneia e os vários trabalhos publicados científicos publicados pela comunidade cientifica mundial que sim.

O aparelho, quando bem indicado, resolve os a maioria dos casos de ronco e apneia leve e moderadas.

 

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Rosana tenho 42 anos. Moro em Miracatu. Recentemente fui diagnosticada com apneia do sono. Eu gostaria de saber se isso é grave e se pode comprometer a minha saúde?

Olá Rosana, obrigado pelo seu email.

Infelizmente a apneia do sono é um distúrbio respiratório gravíssimo e pode causar sequelas como o AVC e o óbito noturno.

Como aconteceu, infelizmente, com a atriz Carrie Fisher, (princesa Leia de Star Wars), que faleceu recentemente a partir de uma parada respiratória durante o sono.

Mas não fique preocupada, pois este é um problema que é facilmente diagnosticado e facilmente tratado. Embora muitas pessoas venham a sofrer o AVC e o óbito noturno

Isto ocorre por simples negligência  dos sinais e sintomas que ocorrem antes da apneia.

A apneia que é a obstrução total da entrada do ar no corpo, através da respiração, na grande maioria dos casos ela é precedida do ronco. Que é a obstrução parcial da entrada de ar no corpo.

O Ronco funciona como um alarme do corpo, alertando a pessoa ou quem esta próximo a ela que o ar esta entrando com dificuldade no corpo. E que se algo não for feito a pessoa pode entrar no quadro de apneia e parar de respirar.

Portanto o Ronco que muitos acham graça é um importante indicador de um problema seríssimo.

O tratamento costuma ser bem tranquilo e é realizado através do uso de um aparelho intra oral. Parecido com um aparelho ortodôntico removível de uso noturno.

Rosana, lhe aconselho a buscar um tratamento o mais rápido possível.  Com o seu médico ou com um dentista especializado neste tratamento.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

 

Prezado Dr Paulo Coelho, ouvi dizer que  o ronco  pode causar o AVC (acidente vascular cerebral) é verdade? Pergunto pois ao longo dos anos o meu ronco tem aumentado bastante o que tem me deixado preocupado.

Excelente pergunta Luis, pois há uma certa confusão natural em relação a este assunto.

Pois na verdade o Ronco não causa o AVC (acidente vascular cerebral) o que causa é a apneia do sono que é a parada respiratória.

O Ronco representa então o bloqueio parcial da entrada de ar e funciona como se fosse um alarme, alertando que o ar está passando com dificuldade e que a pessoa poderá entrar em um quadro de bloqueio total da passagem do ar, onde este bloqueio poderá trazer várias complicações.

Portanto o tratamento do ronco e da apneia, não se trata de simplesmente ato de fazer o paciente parar de roncar mas sim de previnir muitos problemas e complicações por conta do ronco e da apneia.

 

Olá Dr Paulo Coelho, meu nome é Victor e eu gostaria de saber se estes aparelhos e faixas que são vendidos na internet para o tratamento do ronco funcionam?

Oi Victor, esta pergunta eu vou lhe reponder com outras 2 perguntas:

1- Existem publicações científicas em instituições qualificadas  que embasem o funcionamento e a segurança destes dispositivos?  (Você pode checar isso visitando a PUBMED)

2- Para a compra destes dispositivos, existe alguma prescrição médica ou odontológica?

Veja bem Victor o ronco e a apneia podem gerar complicações severas e muitas vezes irreversíveis como o AVC (acidente vascular cerebral) e o óbito noturno.

Portanto correr o risco de utilizar tratamentos paliativos sem comprovação cientifica e sem avaliação médico odontológico pode por em risco a sua saúde.

Tais dispositivos podem até fazer você para de roncar, mas o tratamento da apneia que está associado ao ronco com certeza esses dispositivos  não tratam.

Para você entender melhor vou dar um exemplo, imagina que você tem um carro e que esta sendo roubado e o alarme do carro começa a tocar ai o ladrão desliga o alarme .... O roubo parou ? Não parou.

O mesmo se dá com o ronco que funciona como um alarme do corpo avisando que esta o ar esta entrando no corpo com dificuldade e que se a pessoa não despertar pode parar de respirar (quadro da apneia)

Ai você compra um dispositivo que faz você parar de roncar, mas não trabalha o risco da parada respiratória semelhante a desligar o alarme do carro ... percebe o perigo.

Então não recomendo o uso destes dispositivos.

Victor, espero não ter te confundido, qualquer dúvida pode me escrever.

Pin It on Pinterest