CPAP X Aparelho Intraoral

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Cursos de Tratamento para Ronco e Apneia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Sueli. Pois ela nos pergunta qual o melhor tratamento para ronco o CPAP ou Aparelho intraoral . Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento para ronco. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Sueli. Tenho 45 anos e estou roncando muito. Fui ao médico e ele me recomendou o uso do CPAP. Eu gostaria de saber qual o melhor método de tratamento para ronco CPAP ou Aparelho Intra Oral?

Olá Sueli, obrigado pelo seu email.

CPAP é uma uma sigla que significa Continuous Positive Airway Pressure, em português Pressão positiva contínua nas vias aéreas.

Cpap

Ele funciona empurrando, através da pressão contínua de ar, as estruturas que causam  ronco e a apneia.

Os pacientes costumam dizer que o CPAP funciona como um aspirador de ar ao contrário, claro que com uma potência muito menor e muito silencioso.

Ele é muito eficiente, porem ele realmente é um pouco desconfortável no uso alem de ser de difícil transporte. O que não acontece com os aparelhos intraoral.

Aparelho para ronco e apneia

Mas então qual o melhor método de tratamento para ronco CPAP ou Aparelho Intra Oral?

Como professor com mais de 20 anos trabalhando no tratamento para ronco e estudando os vários métodos existentes no mercado.

Eu posso lhe afirmar que os dois métodos são muito eficientes e apresentam resultados muito semelhantes diferente das bugigangas que vendem na internet.

Tenho pacientes que se adaptam com o CPAP no entanto a grande maioria prefere o Aparelho Intraoral. Também tenho pacientes que tem os 2 e alternam o uso dele conforme a época.

No entanto mais importante que a minha opinião sobre estes aparelhos é a opinião da comunidade cientifica. Pois a eficiência e a eficácia de um tratamento deve ser fundamentados em artigos científicos.

Com o propósito de você ter acesso gratuito maior biblioteca saúde Online do mundo, a PUBMed Online, eu vou deixar o endereço de acesso a ela www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

Como funciona o Aparelho Intraoral

O aparelho intraoral segue o mesmo principio funcional do CPAP, liberando o espaço das vias aéreas para a passagem do ar.

Ele funciona segurando a mandíbula (osso móvel onde se apoiam os dentes inferiores e a base da língua.

As costumam ter muita facilidade com o uso deste aparelho, embora ele também necessite de uma adaptação, de ajustes e controles periódicos. Pois estamos falando de um tratamento e não de um aparelho que ira resolver tudo sozinho.

Tenho pacientes que usam o CPAP em casa e quando viajam levam o aparelho para o ronco e apneia.

Ambos tratamentos tem as suas indicações e as suas contra indicações.

Qual a diferença do Ronco e da Apneia ?

O ronco e a apneia se dão pelo relaxamento das estruturas de suporte da mandíbula durante o sono. como na imagem a acima.

Sendo que este relaxamento muscular pode provocar:

  • O bloqueio parcial da passagem do ar gerando ronco, onde o ar passa vibrando os tecidos.

O que eu recomendo ?

Sueli eu recomendo que você converse com vários dentistas e médicos especializados no Tratamento para Ronco. Que utilize ambas as técnicas, afim de que do profissional ser imparcial na indicação do melhor tratamento para o seu caso.

Portanto recomendo que você realize o tratamento com aquele profissional que lhe transmitir a maior confiança.


Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Comments are closed.