Tratamento para Ronco

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia) e estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Elisete. Pois ela nos pergunta sobre o tratamento para ronco. Aproveito para lhe dizer que realizo o tratamento para ronco bem com da a apneia obstrutiva do sono. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim elarnos escreve:

Olá Dr Paulo, o meu nome Elisete, tenho 45, estou roncando muito e estou acordando engasgada. Comprei um aparelho de ronco no Mercado Livre porem piorou. Outro dia me "engasguei" com este aparelho do Mercado Livre. Também comprei uma Faixa Anti Ronco que também não deu certo. O que faço?

Olá Elisete, obrigado pela sua mensagem.

Eu quero iniciar este artigo te alertando sobre o perigo, de tentar parar o ronco utilizando estes produtos milagrosos da Internet.

Pois o ronco é algo muito sério, ele funciona como um alarme demonstrando que a pessoa esta respirando com dificuldade e que pode para de respirar a qualquer momento. Podendo ter como consequência o óbito ou um AVC (Derrame Cerebral).

Estes produtos "PIRATAS" ou acessórios de ronco do Mercado Livre são vendidos sem acompanhamento médico e interferem diretamente na respiração durante o sono. Podendo gerar consequências desastrosas como engasgos e paradas respiratórias.

Muitos destes produtos dizem que tem comprovação cientifica, o que infelizmente. não é verdade.

Para te ajudar a comprovar isso, eu vou deixar o link da maior biblioteca Saúde Online do mundo, a PUBMed, www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

O acesso é gratuito e sempre que você tiver alguma dúvida, sobre um produto da área de saúde, você pode facilmente acessar a PUBMed e checar as comprovações científicas.

Então para facilitar o seu entendimento, ao longo deste post eu vou explicar o mecanismo do sono, do ronco e da apneia obstrutiva do sono.

O que é o Ronco?

O ronco, é um distúrbio respiratório que ocorre a partir do relaxamento das estruturas e dos músculos da região da faringe. Gerando o "bloqueio parcial" da passagem do ar.

Em outras palavras, o ronco como um "alarme do seu corpo" , tentando te avisar que você esta respirando com dificuldade ou seja que esta entrando pouco ar no seu corpo.

Portanto se você usar estes "aparelhos mágicos" que param o ronco, ou seja desligam o Alarme, você corre o Risco da evolução do problema que é a Apnéia que pode evoluir rapidamente para um AVC ou Óbito.

Sim, isso acontece muito e tudo ocorre em 2 ou 3 minutos. Sendo que engasgo que você relatou e a Apneia que Graças a Deus, não evolui para o AVC nem para o óbito noturno.

Sequência evolutiva de ocorrências do Ronco

Ronco => Apnéia => Engasgo => AVC ou Óbito

O que é Apneia Obstrutiva do Sono

A apnéia obstrutiva do sono se dá pela "obstrução total" da passagem do ar. Que ocorre na região da faringe, onde, tanto ar que entra pelo nariz como o que entra pela boca são bloqueados. Ou seja o indivíduo (criança, adolescente ou adulto) param de respirar durante o sono.

O tempo e a frequência (número de paradas respiratórias) varia muito de pessoa para pessoa. Portanto para saber com exatidão o grau de apnéia se faz necessário um exame chamado Polissonografia.

Quais as consequências do Ronco e da Apneia?

O ronco e ou a apnéia interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa pois impede que ocorra o "sono reparador"

Sono reparador é aquele sono profundo que atinge todas as fases do sono. Que permite que todo o metabolismo fisiológico reparador aconteça

Durante este sono reparador ocorre o reequilíbrio dos desgastes físicos. Pelo qual a pessoa passou durante o dia, semelhante, por exemplo, a um computador que esta travando e você opta por reinicia-lo. Para que ele volte a funcionar bem novamente.

Isso é apenas um exemplo simbólico uma vez que o metabolismo fisiológico corporal se dá por um processo mais complexo do que o exemplo dado.

Na criança e no adolescente, um sono fragmentado não contínuo ou seja incompleto. Interfere em todo o processo metabólico de crescimento e desenvolvimento estrutural das crianças. Uma vez que durante o sono ocorre a secreção de vários hormônios, principalmente os hormônios do crescimento.

Perda e concentração e irritabilidade e agressividade também estão associados a uma noite mau dormida. Principalmente quando associada ao bruxismo (ato de ranger os dentes) ou ao apertamento dentário noturno (onde o indivíduo passa a noite apertando os dentes).

As consequências mais severas vem da apnéia que são representadas pelas arritmias cardíacas, paradas cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral) e o óbito noturno.

Qual o Tratamento do Ronco e da Apneia?

A palavra chave do tratamento é PREVENÇÃO - simples, fácil e indolor.

Onde a partir de um diagnóstico diferenciado, bem definido e bem estabelecido. Realizado por um profissional especializado. É proposto um tratamento que vai restabelecer a qualidade do sono. E permitir assim a normalização do processo fisiológico metabólico natural do desenvolvimento da criança e do adolescente.

O tratamento tem uma visão multidisciplinar e geralmente tem o envolvimento de especialidades médicas, odontológicas e fonoaudiológicas.

Portanto não perca tempo e agende uma consulta de avaliação e restabeleça a sua qualidade de vida.

É muito triste atender um paciente de AVC causado pela Apneia do sono, uma vez que era um problema anunciado pelo Ronco e facilmente tratável. (Prof Paulo Coelho)

Perguntas Frequentes sobre o Tratamento para Ronco

Dr Paulo Coelho, meu nome é Ricardo tenho 45 anos de idade. Estou sofrendo muito com o meu ronco que está muito forte. O que esta abalando o meu casamento, onde a minha esposa já esta dormindo em um quarto separado. Eu gostaria de saber se o aparelho intra-oral para o tratamento do ronco pode me ajudar?

Olá Ricardo, infelizmente é muito comum o ronco afetar o casamento, porém a boa notícia é que eu tive a grata satisfação de ajudar muitos casais neste sentido.

Então respondendo a sua pergunta se o aparelho intra-oral é eficiente para a redução do ronco?

Eu respondo segundo a minha experiência clínica de 20 anos tratando o ronco e a apneia e os vários trabalhos publicados científicos publicados pela comunidade cientifica mundial que sim.

O aparelho, quando bem indicado, resolve os a maioria dos casos de ronco e apneia leve e moderadas.

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Rosana tenho 42 anos. Moro em Miracatu. Recentemente fui diagnosticada no Instituto do Sono com apneia do sono. Eu gostaria de saber se isso é grave e se pode comprometer a minha saúde?

Olá Rosana, obrigado pelo seu email.

Infelizmente a apneia do sono é um distúrbio respiratório gravíssimo e pode causar sequelas como o AVC e o óbito noturno.

Como aconteceu, infelizmente, com a atriz Carrie Fisher, (princesa Leia de Star Wars), que faleceu recentemente a partir de uma parada respiratória durante o sono.

Mas não fique preocupada, pois este é um problema que é facilmente diagnosticado e facilmente tratado. Embora muitas pessoas venham a sofrer o AVC e o óbito noturno

Isto ocorre por simples negligência  dos sinais e sintomas que ocorrem antes da apneia.

A apneia que é a obstrução total da entrada do ar no corpo, através da respiração, na grande maioria dos casos ela é precedida do ronco. Que é a obstrução parcial da entrada de ar no corpo.

O Ronco funciona como um alarme do corpo, alertando a pessoa ou quem esta próximo a ela que o ar esta entrando com dificuldade no corpo. E que se algo não for feito a pessoa pode entrar no quadro de apneia e parar de respirar.

Portanto o Ronco que muitos acham graça é um importante indicador de um problema seríssimo.

O tratamento costuma ser bem tranquilo e é realizado através do uso de um aparelho intra oral. Parecido com um aparelho ortodôntico removível de uso noturno.

Rosana, lhe aconselho a buscar um tratamento o mais rápido possível.  Com o seu médico ou com um dentista especializado neste tratamento.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Dr Paulo, me chamo Wilma e estou usando o CPAP porem ele é muito desconfortável. Eu gostaria de saber se o Aparelho IntraOral é indicado para todos os casos.

Olá Wilma tudo bom ?

O CPAP na maioria dos casos é a primeira indicação para o tratamento do ronco e da apneia obstrutiva do sono.

Porem muitas pessoas não se adaptam com o CPAP e ai nós indicamos o uso do aparelho intra-oral.

Mas não podemos dizer que ele é melhor ou pior que o CPAP, mas posso lhe dizer que a adaptação do paciente costuma ser melhor.

Ja tive casos onde o paciente não se adaptou nem com um nem com outro. o que é muito raro.

O Aparelho Intra oral tem como indicação as apneias leves e moderadas. Portanto para casos de apneias severas ele é contra indicado.

Daí a importância de um diagnóstico diferencial aprofundado.

Prezado Dr Paulo Coelho, ouvi dizer que  o ronco  pode causar o AVC (acidente vascular cerebral) é verdade? Pergunto pois ao longo dos anos o meu ronco tem aumentado bastante o que tem me deixado preocupado.

Excelente pergunta Luis, pois há uma certa confusão natural em relação a este assunto.

Pois na verdade o Ronco não causa o AVC (acidente vascular cerebral) o que causa é a apneia do sono que é a parada respiratória.

O Ronco representa então o bloqueio parcial da entrada de ar e funciona como se fosse um alarme, alertando que o ar está passando com dificuldade e que a pessoa poderá entrar em um quadro de bloqueio total da passagem do ar, onde este bloqueio poderá trazer várias complicações.

Portanto o tratamento do ronco e da apneia, não se trata de simplesmente ato de fazer o paciente parar de roncar mas sim de previnir muitos problemas e complicações por conta do ronco e da apneia.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Lucia e  comprei a "Faixa fim do ronco". Porem ela não funcionou. O que devo fazer?

Olá Lucia, tudo bom ?

Infelizmente, este é um equivoco muito comum, pois esta faixa não é um tratamento do ronco e muito menos da apnéia.

E quando usada de forma errada pode gerar grandes complicações para os dentes, articulações.

O tratamento do ronco é um tratamento que deve seguir um protocolo de procedimentos estabelecidos por um médico ou por um dentista,

Onde incialmente é realizado uma polissonografia para estudar toda a arquitetura e as fase do seu sono.

A partir deste exame, é traçado um plano de tratamento.

Em casos mais severos podem ser solicitados exames complementares.

Lucia, ronco é coisa muito séria, pois pode ser um sinal de um futuro quadro de apnéia obstrutiva que pode ter por consequências o óbito noturno ou o AVC (acidente vascular cerebral)

Portanto eu recomendo que você procure um profissional especializado para realizar um tratamento adequado e ter sobretudo qualidade de vida

Olá Dr Paulo Coelho, meu nome é Victor e eu gostaria de saber se estes aparelhos e faixas que são vendidos na internet para o tratamento do ronco funcionam?

Oi Victor, esta pergunta eu vou lhe reponder com outras 2 perguntas:

1- Existem publicações científicas em instituições qualificadas  que embasem o funcionamento e a segurança destes dispositivos?  (Você pode checar isso visitando a PUBMED)

2- Para a compra destes dispositivos, existe alguma prescrição médica ou odontológica?

Veja bem Victor o ronco e a apneia podem gerar complicações severas e muitas vezes irreversíveis como o AVC (acidente vascular cerebral) e o óbito noturno.

Portanto correr o risco de utilizar tratamentos paliativos sem comprovação cientifica e sem avaliação médico odontológico pode por em risco a sua saúde.

Tais dispositivos podem até fazer você para de roncar, mas o tratamento da apneia que está associado ao ronco com certeza esses dispositivos  não tratam.

Para você entender melhor vou dar um exemplo, imagina que você tem um carro e que esta sendo roubado e o alarme do carro começa a tocar ai o ladrão desliga o alarme .... O roubo parou ? Não parou.

O mesmo se dá com o ronco que funciona como um alarme do corpo avisando que esta o ar esta entrando no corpo com dificuldade e que se a pessoa não despertar pode parar de respirar (quadro da apneia)

Ai você compra um dispositivo que faz você parar de roncar, mas não trabalha o risco da parada respiratória semelhante a desligar o alarme do carro ... percebe o perigo.

Então não recomendo o uso destes dispositivos.

Victor, espero não ter te confundido, qualquer dúvida pode me escrever.

No entanto, mais importante que a minha opinião sobre o tratamento do ronco é a opinião da comunidade cientifica. Pois a eficiência e a eficácia de um tratamento deve ser fundamentados em artigos científicos.

Com o propósito de você ter acesso gratuito maior biblioteca saúde Online do mundo, a PUBMed Online, eu vou deixar o endereço de acesso a ela www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

Assim você pode checar a veracidade das informações que circulam na Internet.

Por isso na minha prática clínica e acadêmica de mais de 20 anos,  como professor nos trabalhamos fundamentados em verdades cientificas. Sempre buscando a qualidade de vida para os nossos pacientes.

O que eu recomendo

Recomendo que você não compre estes aparelhos pela Internet para que você não corra riscos de comprometer a sua saúde.

Também recomendo que você procure uma avaliação clínica com um médico ou com um dentista especializado no tratamento do ronco e da apneia

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em dos nos consultórios em Campinas ou São Paulo (Brooklin e Tatuapé).

Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar. Atenciosamente Dr Paulo Coelho - Crosp 49.777

Mais Artigos