Aparelho Transparente – Tire todas as suas dúvidas

Aparelho Transparente - Fixos, Removíveis ou Invisíveis

Eu sou o Professor Paulo Coelho e estou escrevendo este texto para responder ao email enviado pela ela Rita que nos pergunta sobre o Aparelho transparente. Aproveito para lhe dizer que realizo tratamento com aparelhos transparentes nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:S

Meu nome é Rita e estou querendo colocar aparelho transparente autoligado ou o invisalign qual a melhor opção? Trabalho em São Paulo e moro em Campinas. Obrigada.

Olá Rita, Obrigado pelo seu email!

Fico feliz por você trabalhar em São Paulo e morar em Campinas, pois tenho consultório em ambas as cidades. Assim podemos nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas.

Vou aproveitar o seu email para responder, neste post a sua dúvida e as dúvidas semelhantes de outros leitores do nosso Blog.

O aparelho Autoligado é tão bom e tão eficiente quanto aparelho Invisalign. A diferença básica é que o aparelho Invisalign é removível e o autoligado transparente é fixo.

Outra opção muito estética de tratamento ortodôntico é o aparelho lingual que é colocado por de traz dos dentes. E que fica praticamente invisível para quem olha.

Aparelho Lingual

O Aparelho Ortodôntico Invisível, é o aparelho ortodôntico que é colocado na parte de traz dos dentes. Ficando completamente imperceptível a olhar das pessoas. Podendo ser metálicos ou transparentes.

A Ortodontia Lingual foi criada na década de 70 na Universidade da California.

Com o objetivo de atender atender a Ansiedade e a Expectativa de quem necessita realizar um tratamento Ortodôntico que não apareça.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre o aparelho lingual

Invisalign

O aparelho ortodôntico Invisalign é um aparelho transparente e removível produzido em altíssima tecnologia. Com o propósito de atender a ansiedade e a expectativa daquelas pessoas que necessitam utilizar uma aparelho que seja:

  • discreto - ou praticamente invisível
  • confortável - sem acessórios que fiquem cutucando e incomodando a boca
  • conveniente -  que não faça você ir o tempo todo no consultório
  • e que de resultados no menor tempo possível

O atendimento com o aparelho Invisalign, bem como com os demais aparelhos Aligners como o iRok e Esthetic Aligner  tem um diferencial de você não precisa vir ao consultório todos os meses.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre o Invisalign.

Aparelhos Autoligados Transparentes

Damon Clear - Fabricado pela Ormco - U.S.A, é um aparelho ortodôntico auto-ligado, de alta performance. Desenvolvida pelo Dr Damon, com o objetivo de que garantir um tratamento ortodôntico rápido, com menos visitas ao consultório com menos extrações.

Crystal 3D - Aparelho criado e desenvolvido pelo Dr. Alan Rodrigues e Equipe, através da Self Ligating University - S.L.U, cuja técnica está fundamentada em uma vasta e extensa pesquisa científica de reconhecimento internacional e publicada em 2 grandes livros de ortodontia.

SlimClear - também desenvolvido pelo Dr Alan Rodrigues é um aparelho transparente autoligado estético, confeccionado com um exclusivo Design Europeu. Que eleva significativamente o nível da percepção estética dos aparelhos ortodônticos pelos pacientes. Sendo especialmente projetado para ser invisível dentro da boca do paciente.

O SlimClear também proporciona conforto, resistência e segurança durante todo o tratamento.

Para ter a total resistência com o objetivo de não pigmentar ou fraturar, o SlimClear é  especialmente produzido de um composto de última geração de policarbonato reforçado com fibras de vidro.

Esta composição proporciona a agradável estética do aparelho permitindo a visualização somente dos dentes, e não dos braquetes que estão colados nos dentes.

Perguntas Frequentes sobre Aparelho Transparente

O aparelho transparente necessita de bandas metálicas?

Atualmente existem braquetes de aparelhos transparentes  bem resistentes que dispensam o uso das bandas metálicas.

As bandas ortodônticas são anéis metálicos que são cimentados aos dentes para servirem de apoio a acessórios como braquetes e tubos ortodônticos.

Elas eram muito usadas antigamente, mas que com a evolução das técnicas de colagem elas passaram a ser menos utilizadas.

Atualmente são indicadas apenas em casos bem específicos onde temos uma colagem muito deficitária.

Porque alguns aparelhos transparentes usam fios brancos e outros não?

Isso tem muito haver com a técnica empregada pelo dentista.

Os fios brancos surgiram há aproximadamente 10 anos atrás. Onde alguns ortodôntistas o incorporaram a sua técnica e outros mais tradicionais não incorporaram.

Eu particularmente gosto muito dos fios brancos, pois eles melhoram a estética do aparelho durante o tratamento.

Mas isso é uma questão de preferência não alterando o tratamento ortodôntico.

O tratamento com o aparelho transparente é mais lento que o com aparelho metálico?

Não, não é mais lento, mesmo porque atualmente existem aparelhos transparentes autoligados que reduzem e muito tempo de tratamento ortodôntico.

O aparelho transparente fica amarelado?

Depende do material utilizado na confecção do aparelho transparente sim.

O aparelho transparente confeccionado com base cerâmica fica, ou seja não muda de cor. Enquanto que o aparelho transparente o confeccionado com base resinosa podem e tendem a mudar de cor. Dependendo do tipo de alimentação que você consome.

Para pessoas que tomam muito café, por exemplo, recomendamos a utilização de braquetes cerâmicos, para minimizar o risco de amarelamento.

Porque o aparelho cerâmico é mais caro que o aparelho resinoso?

Pela sua resistência a mudança de cor e pela sua resistência a quebra de braquetes. Uma vez que eles são mais resistentes.

Porem vale ressaltar que o resultado do tratamento ortodôntico é muito semelhante em qualquer um deles.

Prezado Professor, o meu nome é Rodrigo sou dentista em Tocantins. E estou com uma dúvida técnica. O aparelho transparente autoligado rápido  e eficiente assim como o aparelho autoligado metálico?

Olá Dr Rodrigo, obrigado pelo seu email.

O aparelho transparente autoligado é tão rápido e tão eficiente quanto o aparelho metálico autoligado.

Pois nos sistemas autoligados passivos praticamente não existe atrito das forças elásticas. já nos sistemas autoligados interativos existe um pouco mais de atrito porém pouco significativo.

Mas atenção estamos falando de sistemas autoligados e não de aparelhos tradicionais.

Entretanto se comparamos o aparelho transparente tradicional com o aparelho metálico tradicional a diferença é muito grande. Pois os aparelhos metálicos tradicionais são muito mais rápidos que os aparelhos transparentes transparentes.

Doutor digo isso não como uma opinião pessoal e sim como uma constatação científica dos trabalhos publicados.

Dr Rodrigo, espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode me escrever, e já aproveito para te convidar a conhecer um dos nossos cursos de ortodontia.

O tratamento com o aparelho estético transparente é mais prolongado ou tem o mesmo efeito que o outro? 

Olá Isadora, excelente pergunta, pois muitas pessoas tem esta dúvida.

Não o tratamento com o aparelho estético não é mais demorado que com os aparelhos metálico.

Atualmente existem aparelhos transparentes de resina e de porcelana do Sistema Autoligado. Que tem por objetivo reduzir ainda mais  o tempo de tratamento ortodôntico. Qualquer dúvida pode me escrever.

O aparelho fio metálico é mais eficiente que o fio branco?

Se você me pergunta-se a 10 anos atras eu diria que sim. Porém os fios evoluíram muito portanto hoje isso não e mais verdade.

Tenho 72 anos de idade e gostaria de alinhar os meus dentes e não gostaria de colocar aparelho metálico. Eu posso utilizar o aparelho transparente?

Pode sim desde que a sua saúde bucal estiver em ordem.

Converse com o seu dentista os benefícios do tratamento ortodôntico na "Melhor Idade".

O tratamento com o aparelho transparente fixo é melhor que o tratamento com o aparelho transparente móvel?

Não existe um aparelho ortodôntico melhor ou pior que o outro.

Mesmo porque o objetivo de todos os aparelhos ortodônticos é sempre o mesmo, que é o alinhamento dos dentes.

Gosto de usar o seguinte exemplo: imagina que você tem que ir de São Paulo a Salvador, você pode ir: a pé, de bicicleta, de ônibus, de carro, de moto, de avião na classe turística ,de avião na primeira classe e mais outros meios de transporte que você possa imaginar.

Note que neste exemplo o objetivo é o mesmo que é chegar a Salvador. Não importa como porem tudo vai depender da sua disposição, do seu tempo, do seu conforto e do custo.

Portanto dizer que um aparelho é melhor que o outro é muito relativo, pois depende de muitos fatores.

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico com o aparelho transparente?

Independente se o aparelho é metálico ou transparente o tempo de tratamento ortodôntico é muito semelhante. Pois o que faz um tratamento ser mais rápido ou mais lento é se ele é da técnica da "autoligado" ou da técnica tradicional. Lembrando ambas as técnicas tem aparelhos metálicos ou transparentes.

O tratamento com o aparelho autoligado dura em média 18 a 24 meses e o aparelho tradicional em média 24 a 36 meses.

Porem vale ressaltar que estamos falando em média pois há casos onde o tempo de tratamento acaba sendo maior ou menor de acordo com a complexidade do caso e da resposta do organismo do paciente

Qual o aparelho mais estético o Aparelho Transparente ou o Aparelho Lingual?

Na linha dos aparelhos ortodônticos estéticos o aparelho lingual é mais estético que o transparente pois ele é colado por de trás dos dentes.

Embora, a velocidade de tratamento e o conforto são muito semelhantes.

Olá Dr Paulo, eu estou confusa. Pois visitei vários dentistas na minha cidade e vi uma diferença muito grande de valores no aparelho transparente. Pois alguns dentistas cobravam só a manutenção e outros me cobravam o aparelho e a manutenção. Gostaria de saber o por que existem alguns aparelhos transparentes com valores tão discrepantes?

Olá Claudia, obrigado pelo seu email.

Entendo a sua dúvida, pois os valores são muito diferentes mesmos

Pois há vários fatores a serem considerados como a Formação e experiência do ortodontista, bem como as conveniências oferecidas pela clínica: como atendimentos em horários especiais

O atendimento feito pelo próprio ortodontista e não pela equipe pelas auxiliares (esse é um dos fatores que mais influência no valor do tratamento)

Aparelhos mais resistentes ou menos resistentes, assim como aparelhos que amarelam mais e os que não amarelam,

Sendo que todos esses detalhes influenciam muito no valor do tratamento com o aparelho transparente

Portanto o aparelho transparente menos resistente, que amarela, que usa fio metálico e que usa bandas é mais barato que o aparelho transparente mais resistente, que não amarela, que usa fio branco e que não usa bandas.

Entretanto dizer que um aparelho ortodôntico é melhor que o outro, não é correto . Porem ele pode ser um pouco mais rápido ou mais lento e um pouco mais estético ou menos estético que o outro

Por isso eu recomendo que você volte a conversar com os dentistas. Com propósito de escolher o profissional que lhe transmitir a maior segurança no seu plano de tratamento.

—— Espero ter lhe ajudado, e se voc^tiver mais alguma dúvida, pode voltar a me escrever.

Aproveito para te convidar fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo  ou em Campinas.  Pois eu vou ficar muito feliz, em lhe conhecer e em poder lhe ajudar.

Eu recomendo que você volte a conversar com os dentistas  verificando essas características que lhe passei.

Qualquer dúvida, volte a me escrever.

Qual a diferença entre o Aparelho Transparente Fixo e o Aparelho Transparente removível (Invisalign)?

Basicamente um é fixo e outro é removível.

Em termos de conforto e conveniência o aparelho Invisalign é imbatível. Pois é um aparelho que você pode tirar para comer e para escovar os dentes permitindo uma alimentação e uma escovação  sem interferência de nenhum acessório ortodôntico.

A conveniência do Invisalign se dá pelo fato que você pode remover o aparelho para ir a uma festa. Assim como para uma reunião sem interferir no tratamento. O que não acontece com o aparelho transparente fixo.

Em termos de função, resultado de tratamento e tempo de tratamento ambos aparelho são muito semelhante

Em termos de valores, o Invisalign tem um custo mais elevado pelo conforto e pela conveniência que ele proporciona durante o tratamento.

Dr Paulo, este aparelho transparente, pode ser usado por qualquer pessoa? Ou tem algum caso que ele não pode ser usado? Eu uso o aparelho tradicional mas gostei muito desse. Queria saber se posso usar ou isso vai depender do meu caso.

Olá Isadora, obrigado pelo seu email.

O aparelho transparente de porcelana ou de safira são indicados para grande maioria das pessoas.  E são da mesma forma eficientes no tratamento como os metálicos .

Entretanto, como você já esta em tratamento, eu te recomendo a você converse com o seu dentista, sobre esta opção de tratamento. Pois tenho certeza que ele vai lhe ajudar.