Clareamento Dental - Afinal de Contas Qual Realmente Funciona?

Clareamento Dental, afinal de contas qual realmente funciona?

Clareamento Dental, afinal de contas qual realmente funciona?

Eu estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Vitória e ela nos envia a seguinte pergunta sobre o clareamento dental:

Olá Dr Paulo, o meu nome é Vitória e moro em São Vicente (SP). Eu já fiz vários métodos de Clareamento Dental com vários dentistas diferentes. Porem os meus dentes continuam amarelados. O meu último dentista me disse que é impossível clarear mais pois a cor dele já é "A1". Eu não entendi bem o que ele quis dizer com isso. Só sei que ainda acho os meus dentes amarelados. Afinal de contas qual clareamento dental realmente funciona?

Olá Vitória, obrigado pelo seu email.

Entendo a sua preocupação e entendo o seu dentista.

Nós últimos anos nós estamos passando por uma transformação na Odontologia Estética, onde as pessoas estão buscando dentes cada vez maiores e cada vez mais brancos dentes.

Esta transformação vem acompanhando o desenvolvimento das redes sociais e das câmeras fotográficas dos celulares. Que estão cada vez mais potentes, registrando detalhes nos sorrisos que antes passavam desapercebidos.

Junto com tudo isso, surgem vários aplicativos, que através de um ou mais cliques, transformam milagrosamente um sorriso bem amarelado em um sorriso super branco.

Até ai tudo bem, porem as fotos transformadas são muito diferentes do que acontece na vida real.

Daí a busca, por um método que realize a transformação e realize um clareamento dental. ultra potente.

 

Escala de cor de dente para o Clareamento Dental

Quando o seu dentista comentou que o seu dente é equivalente a cor A1, ele provavelmente falou isso com base na escala de cores Vita, que é essa escala abaixo

Clareamento Dental - Escala de cores vitC

Onde as cores mais Claras eram B1 e A1 o que era suficiente até uns 5 anos atrás.

Porem estas cores passaram a não satisfazer mais o gosto das pessoas. Então foram acrescentadas 3 tonalidades a mais de brancos, como você pode observar na escala acima, no lado esquerdo. Com as cores "0" M1, M2 e M3.

 

Temos que tomar um certo cuidados com este modismo exagerado.

Pois o clareamento dental exagerado pode gerar sensibilidade excessiva e fragilidade no esmalte do dente. Podendo gerar trincas e fraturas na superfície do esmalte dentário.

Alem de deixar um aspecto muito artificial no dente.

 

Como funciona o Clareamento Dental?

O clareamento tem por principio, remover do esmalte dentário os elementos pigmentantes que amarelaram os dentes. Ou seja o objetivo é fazer com que os dentes voltem a sua cor original.

Como a cor da sua pele por exemplo, que tem uma característica determinada geneticamente e que por mais que você tente não vai conseguir mudar esta informação genética.

Sempre que converso com os meus alunos sobre o Clareamento Dental eu cito o caso do Michael Jackson que buscava  de todas as formas e maneiras clarear a sua pele. E que acabou gerando uma série de problemas cutâneos (problemas de pele) por conta desta busca exagerada.

 

Portanto todos os métodos de Clareamento Dental, tem limitações de ação que podem ser resolvidos através da colocação de Lentes de Contato Dental.

A Lente de Contato Dental que antigamente era chamada de faceta dental. É uma lâmina super fina de resina ou de porcelana. Que tem por principal objetivo, alterar a cor e o formato dos dentes.

Antigamente as lâminas eram mais grossas e exigiam grandes desgastes dos dentes.

Atualmente com o desenvolvimento dos materiais e das técnicas, as facetas se tornaram mais finas necessitando menos desgastes dos dentes e passaram a ser chamadas de Lente de Contato Dental.

Este é um excelente recurso na alteração da cor do dente quando o clareamento dental atingiu o seu limite de ação.

CLIQUE AQUI para conhecer a Lente de Contato Dental.

Porem eu recomendo, fortemente, que você converse bastante com o seu dentista para que o seu tratamento seja feito com cautela e com um planejamento aprofundado. Para que os seus dentes não sejam danificados de forma irreversível.

 

O Clareamento Dental vem passando por inúmeras evoluções nos últimos anos, onde as pessoas vem buscando dentes cada vez mais brancos. Destacamos 4 principais métodos de Clareamento Dental

1- Clareamento Dental por pastas de Dentes Clareadoras:

Este método de clareamento dental é realizado através das pastas de dentes.

Que possuem componentes ativos que possibilitam o Clareamento Superficial dos dentes. E

Este método de é indicado manchamentos superficiais  alimentares. E para a  manutenção dos clareamentos realizados clinicamente pelo seu dentista.

 

2- Clareamento Dental Caseiro:

É o clareamento dental realizado em baixas concentrações de Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamina. Que é realizado através de moldeiras onde são depositados o Gel para uso noturno

Este é um método que deve ter o acompanhamento e a supervisão de um Dentista. Para evitar danos ao esmalte do dente e danos as estruturas gengivais, como queimaduras e reações alérgicas dos produtos clareadores

 

3- Clareamento Dental com Laser:

É o método de  clareamento realizado em altas concentrações de Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamina.

Ele deve ser é aplicado no consultório Dentário com aplicação do Leds e ou do Laser. Que tem por principal função a ativação do Gel Clareador redução da sensibilidade dentaria do clareamento.

 

4- Clareamento Clínico sem aplicação do Laser

É um método que é realizado semelhantemente ao método com Laser, porem sem a necessidade de luz ativadora e do Laser

 

 

Mas qual o melhor método de Clareamento Dental ?

Todos os métodos tem as suas indicações e as suas contra indicações. Tomando por base:

  • cor do dente,
  • sensibilidade,
  •  número de consultas
  • e mais alguns aspectos que devem ser avaliados individualmente caso a caso.

Cabe então ao dentista selecionar qual o método ideal para o seu caso. Não havendo então um método que é melhor para todos os casos.

Um método que efetivo para os meus dentes, por exemplo, pode não ser efetivo para os seus dentes.

 

Devemos ressaltar que um procedimento realizado sem a supervisão de um Dentista pode levar a um dano irreversível ao dente pois pode levar a destruição do esmalte dentário.

 

 

Qual o papel do clareamento dental na harmonização facial?

O conceito moderno de Odontologia Estética ampliou o seu foco de planejamento e o seu campo de atuação.

Sendo que atualmente ela tem por principal objetivo a harmonização facial

Integrando a função da fala, a função da mastigação, a função da respiração com a estética dos dentes, dos lábios, do sorriso e do seu rosto

Este é um conceito mais muito amplo que visa harmonizar e equilibrar a sua face como um todo e o clareamento dental tem um papel fundamental no protocolo da harmonização facial.

Outros procedimentos relacionados ao protocolo de harmonização facial

 

Pin It on Pinterest