iROK – Aparelho Transparente Removível

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista). E estou escrevendo este artigo com o propósito de responder ao email enviado pela Márcia. Pois ela nos pergunta sobre o iRok. Aproveito para lhe dizer que trabalho com o iRok, bem como o Invisalign. Nas Unidades de São Paulo (Brooklin e Tatuapé) bem como na Unidade de Campinas. Assim ela nos escreve:

Dr Paulo Coelho, me chamo Márcia e eu preciso colocar um aparelho transparente mas fiquei em dúvida entre Invisalign e o iRok. Qual o melhor? Qual a diferença entre eles?

O iROK é um aparelho transparente ortodontico removível, que funciona semelhante ao aparelho invisalign.

O tratamento é realizado através de um sofisticado planejamento ortodôntico digital. Que é realizado a partir do escaneamento computadorizado das arcadas dentárias da pessoa.

iROK

Este escaneamento digital é enviado aos Estados Unidos onde é realizado o planejamento da movimentação dentária.

Este planejamento retorna então ao Brasil onde é realizado os ajustes finais e a confecção da sequência dos alinhadores para a movimentação ortodôntica.

Os alinhadores devem ser usados por um período aproximado de 20 horas por dia. O que possibilita que a pessoa posa remover o aparelho durante a alimentação, durante a escovação dos dentes. Bem como em momentos especiais como reuniões e festas.

Garantindo assim que o paciente realize o tratamento ortodôntico sem que o mesmo interfira no seu dia a dia.

O iROK funciona tão bem quanto o Invisalign bem como os demais aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis.

.

irpk

Tão eficiente quanto o Invisalign é o Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual foi criado na década de 70 na Universidade da California com o intuído de atender aos atores e atrizes de Hollywood bem como a Sociedade de Beverly Hills que necessitava de um tratamento ortodôntico invisível as filmagens.

Ao longo dos mais de 40 anos de sua criação ele se tornou menor, mais confortável e mais eficiente sendo utilizado no mundo todo. Por isso na nossa prática clínica e acadêmica utilizamos o aparelho lingual há mais de 20 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer um pouco mais sobre este incrível aparelho ortodôntico.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Perguntas enviadas pelas redes sociais

Meu nome é Raquel, tenho 38 anos e preciso realizar um tratamento ortodôntico. Estou procurando um tratamento discreto e confortável. Conheci os Algners. Eu gostaria de saber qual dos 2 aparelhos é mais eficiente.

Olá Raquel, obrigado pelo seu email.

Ambos aparelhos iROK e Invisalign são excelentes aparelhos ortodônticos e dão resultados muito semelhantes. Não posso em hipótese alguma dizer que um aparelho é melhor que o outro.

Esta pergunta é semelhante a alguém perguntar, qual o melhor carro o fabricado pela Ford ou o que é fabricado pela Chevrolet.

Eu particularmente utilizo tanto o Invisalign como o iROK.

Raquel recomendo que você procure na sua cidade um dentista credenciado pelos 2 sistemas para que ele de uma maneira imparcial indique qual o aparelho mais indicado para o seu caso.

Olá Dr Paulo o meu nome é Tereza e moro no Rio de Janeiro. Eu visitei um dentista que apresentou 2 orçamentos de tratamento ortodôntico. Um como o Invisalign e outro com o iROK. Porem os valores do tratamento são muito diferentes. Onde o iRok chega a ser a metade do valor do Invisalign. Por isso fiquei desconfiada. Este iRok funciona bem?

Olá Tereza, obrigado pelo seu email.

O iROK é um aparelho ortodôntico tão bom quanto o Invisalign, tanto que trabalho com os 2 sistemas a muito tempo.

A diferença de valores se dá pois o Invisalign é planejado e fabricado mos Estados Unidos, já o iROK ele é planejado nos Estados Unidos e fabricado no Brasil. O que reduz drasticamente as taxas de importação e por consequência reduz drasticamente o valor do tratamento ortodôntico.

Tereza pode confiar, tranquilamente, em ambos os tratamentos.

Recomendo que você procure na sua cidade um dentista  que utilize os 2 sistemas para que ele avalie o melhor tratamento para o seu caso.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Victor e eu gostaria de saber se o aparelho ortodôntico iROK é o aparelho genérico do Invisalign?

Olá Victor, o iROK não é um aparelho genérico do Invisalign.

As tecnologias são semelhantes mas um não pode ser considerado genérico.

Para responder esta pergunta eu costumo dar como exemplo um carro, do tipo: o Audi é o carro genérico da Ferrari ?

E sabemos que apesar deles terem 4 rodas, direção, portas e utilizarem motores um não é genérico do outro. Pois cada um apresenta características específicas.

Victor ambos são excelentes aparelhos ortodônticos e apresentam resultados muito bons.

Olá Dr Paulo é verdade que o iROK só funciona para casos simples?

Não é verdade não, uma vez que ele utiliza um sofisticado sistema de planejamento e de confecção do aparelho.

Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Berenice. O meu dentista disse que nem o iROK e nem o Invisalign  funcionam, é verdade?

Olá Berenice, infelizmente há ainda quem diga que o homem ainda não chegou a lua ... rsrsrsrs

Infelizmente, em todas áreas existem profissionais que se fecham para as novas tecnologias, que na verdade nem é tão nova assim, pois o Invisalign está há mais de 20 anos no mercado

Assim sendo recomendo que o seu dentista estude um pouquinho mais, para conhecer este aparelho que já tratou mais de 4 milhões de pessoas no mundo todo.

Da mesma forma também recomendo que ele consulte a PubMed para ver os inúmeros de trabalhos científicos comprovando a eficiência e a eficácia deste método de tratamento ortodôntico.

Obs.: eu atuo clinicamente e academicamente há 25 anos na ortodontia e continuo a estudar e aprender sempre. Por isso, da mesma forma que eu sempre estudo eu também recomendo aos colegas façam o mesmo. Uma vez que a tecnologia traz inovações a cada dia.

Prezado Dr Paulo Coelho. Eu gostaria de saber se ele trata todos os casos?

Não existe um aparelho ortodôntico soberano que trate todos os casos. Pois todo aparelho ortodôntico tem a sua indicações e as suas contra indicações.

Por isso que trabalhos com diversos aparelhos ortodônticos. (Clique Aqui para conhecer os outros aparelhos que trabalhamos).

Mas posso te garantir que o iROK é um aparelho indicado para a grande maioria dos casos.

Converse com o seu dentista e veja o tratamento mais indicado para o seu caso.

Meu nome é Marcia e moro no Rio de Janeiro. Eu preciso de um tratamento ortodôntico discreto e rápido. Me falaram que o Invisalign é muito lento e que o iROK é mais rápido. Isso é verdade?

Olá Marcia, Obrigado pelo seu email.

Não isso não é verdade, ambos aparelhos são de tratamento rápido.

O que dá diferença de tempo é o prazo de entrega do aparelho, pois o Invisalign é planejado e confeccionado nos Estados Unidos. Sendo que muitas vezes a entrega dele é u pouco demorada pois depende da Burocracia de Importação dos aparelhos.

Com o iROK é um pouco diferente, pois o planejamento dele é realizado nos Estados Unidos e a fabricação dele é realizada no Brasil. O que acelera e muito a entrega, pois não depende das políticas de importação do aparelho.

Olá Dr Paulo o meu nome é Walter e sou Engenheiro Químico e estou interessado em realizar o tratamento com o Invisalign. Pesquisando na Internet eu conheci o Aparelho iROK. A minha dúvida é se aparelho funciona tão bem quanto o Invisalign ou se tem diferenças na sua composição química que afete o resultado do tratamento?

Olá Walter, obrigado pelo seu email.

Quando falamos em composição química dos aparelhos ortodônticos, nós entramos em um campo de de segredo industrial. Ou seja é algo que mesmo eu sendo professor e pesquisador não tenho acesso.

Mas o que os trabalhos científicos tem demonstrado que os alinhadores apresentam resultados muito semelhantes entre si

Certamente há diferenças químicas na composição deles, mas é algo que os estudos demonstram não ser tão relevantes a ponto de deixar um tratamento melhor ou pior que o outro.

Recomendo que você procure um dentista na sua região credenciado nos 2 sistemas de tratamento, Invisalign e iROK. Assim ele poderá indicar de forma imparcial, pois conhece e trabalha com os 2 aparelhos, qual será o tratamento mais indicado para o seu caso