O que é Placa Bacteriana e como funciona o tratamento

O que é placa bacteriana  ?

No que depende da Odontologia e dos Dentistas, os tratamentos dentários evoluíram de tal forma nos últimos anos, que fica até arriscado imaginar qual vai ser o próximo progresso.

Se tratando de problemas dentários nos dias de hoje, tudo tem solução. Por outro lado, embora tenham sido criados e desenvolvidos vários novos dispositivos para a higiene bucal além do aperfeiçoamento da clássica escova, tais como higienizadores interdentais, escovas unitufos, fios e fitas dentais, escovas interdentais, dentre outros, pequeno percentualmente ainda é o número dos que fazem sistemática e adequadamente a suahigiene bucal.

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________

 

 

A conseqüência é a presença, na maioria de nossa população, da placa bacteriana, bastando para sua comprovação à passagem de algum instrumento de ponta fina embaixo da sua gengiva para constatar a presença daquela massa branca resultado da decomposição dos resíduos alimentares que entram pelas gengivas. Isto se você não a higieniza bem. Pelas dúvidas, vale o teste.

O melhor tratamento para a placa bacteriana é baratíssimo. Trata-se de só higienizar bem e corretamente os dentes e gengivas. Todos os dias. Os dentes, uma vez após cada refeição e as gengivas, uma vez ao dia, sendo antes de deitar o melhor horário, pois durante a noite as enzimas que produzimos poderão fixar os resíduos de alimentos colaborando, involuntariamente, para a formação da placa bacteriana.

O fio dental é o seu melhor aliado no combate a formação da placa, da qual você deveria ser o maior inimigo, pois ela no futuro será a maior inimiga dos seus dentes, podendo levar à sua perda. Constatando placa, não perca tempo, consulte imediatamente um dentista que tenha condição de lhe orientar e combater este mal.

Não se iluda com líquidos e jatos, que farão bem ao frescor bucal, mas que não têm como remover o que se instala embaixo das gengivas. Peça para seu dentista fazer o teste da evidenciação de placa, porque diferentemente das unhas sujas, ela não aparece, lembrando-nos que temos que limpá-las.

É um corante que transforma a cor desta placa em um tom avermelhado, permitindo visualizar, de forma clara, o maior inimigo dos seus dentes, depois do desleixo que alguns têm por eles: a placa.

 

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________

 

Tente lembrar quantas pessoas você já conquistou com um simples sorriso. Às vezes, sem uma palavra sequer. Uma criança, um idoso, a pessoa amada. Não perca esta espontaneidade pela perda de seu sorriso natural. E lembre que quem pode roubá-lo de você é justamente a placa bacteriana. Porque ela pode levar seus dentes a perdas de difícil e custosa reparação.

Pense em quantas pessoas que aparentam ser bem mais jovens do que realmente são e procure lembrar como é o sorriso delas. É inacreditável, você verá que na esmagadora maioria o sorriso é jovial. Ou seja, com dentes e gengivas. Bem natural.

Além de cuidar bem de seus dentes, seja extremamente rigoroso com suas gengivas, não permitindo a presença da placa bacteriana.

De seis em seis meses visite seu dentista e pergunte como está sua placa bacteriana. Se tiver placa peça tratamento, sai mais barato que perder os dentes por causa dela e ter que repô-los depois, com implantes e despesas.

Se seu problema voltar, o especialista para estes tratamentos é o periodontista. Ele lhe proporá um plano de saúde bucal, com controle de placa.

Por Antônio Inácio Ribeiro, extraído do livro “100 motivos para ir ao dentista” e adaptado por Dr. Paulo Coelho

...

Clique abaixo para enviar as suas dúvidas, eu ficarei muito feliz em poder lhe ajudar

envie suas duvidas, drpaulocoelho

 

PUBLICIDADE

_________________________________________




_________________________________________