O uso do Ácido Hialurônico na Estética Facial

O uso do Ácido Hialurônico na Estética Facial

O ácido hialurônico é uma importante substância utilizada na harmonização facial. Tanto  para o preenchimento labial como para a correção de marcas de expressão como o "Bigode Chinês", por exemplo.

Também é utilizado para correções de irregularidades faciais "funcionais" e musculares causadas pela:

  • ausência prolongada de dentes,
  • pelo AVC (acidente vascular cerebral)
  • por funções alteradas durante a fala e a mastigação

bigode-chines-botox

Perguntas Frequentes sobre o Ácido Hialurônico

Olá Dr Paulo Coelho eu gostaria de saber o que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um mucopolissacarídeo que é produzido  naturalmente em no corpo humano.

Ele esta presente no organismo de todos os animais e encontra-se em todos os órgãos do corpo.

Ele é responsável pelo volume da pele e lubrificação das articulações e músculos músculos preenchendo os espaços entre as células.

Na sua forma sintética injetável ele vem preencher e hidratar as regiões do corpo, em especial da face. Onde esta ocorrendo uma deficiência funcional do ácido hialurônico natural ou uma deficiência de colágeno gerando as marcas de expressão.

Uma pessoa que teve ausência de alguns dentes por tempo prolongado, por exemplo. Gera uma função muscular irregular dos músculos faciais que gera marcas de expressão (rugas).

Neste caso quando a pessoa faz a reabilitação bucal coma reposição dos dentes, as marcas de expressão tendem a permanecer. Aí o dentista utiliza o ácido hialurônico para suprir esta necessidade estética, harmonizando o rosto como um todo.

Integrando em uma mesmo tratamento a Reabilitação Dental com a Reabilitação Estática o que é definido por Harmonização facial ou Harmonização Orofacial

Dr Dr Paulo, eu tenho um a dúvida o que é melhor Botox ou o Ácido Hialurônico?

Olá Raquel essa resposta é um pouco ampla, mas vamos lá ...

Na verdade não existe o melhor ou o pior pois cada um desses produtos tem um a função e uma ação diferente. Que podem agir separadamente ou até em conjunto.

Nos temos 2 tipos de rugas ou marcas de expressão, são elas:

Rugas Estáticas: que são aquelas rugas ou marcas de expressão que marcam a pele sem que haja uma ação muscular. Ou seja sem que a pessoa faça nenhuma expressão facial.

Rugas Dinâmicas: que são as rugas que aparecem a partir de uma ação muscular. Ou seja quando a pessoa  executa expressões faciais.

O ácido hialurônico é indicado para aplicação nas rugas estáticas. Dando forma e volume para repor o colágeno perdido ao longo dos anos

O Botox (marca comercial da toxina botulínica) é indicado para as rugas dinâmicas. Diminuindo a ação muscular diminuindo assim a formação das rugas durante as expressões faciais.

Na harmonização facial nós trabalhamos toda a parte bucal e na sequência trabalhamos as rugas dinâmicas com o Botox e depois trabalhamos as rugas estáticas com o ácido hialurônico equilibrando a face estética e funcionalmente como um todo.

Raquel, espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode me escrever.

 

Olá Dr Paulo meu nome é Victor, tenho 32 anos e há 3 anos sofri um acidente de carro onde o meu lábio inferior, ficou com um volume maior de uma lado maior do que o outro. A minha dúvida é se eu poderia corrigir isso com o Ácido Hialurônico?

Olá Victor, obrigado pela sua dúvida, este é um procedimento que realizamos muito no nosso consultório. Buscando harmonizar o volume dos lábios não só de pessoas que sofreram acidentes, mas também de pessoas que por um motivo ou outro tem o volume dos lábios de forma irregular.

O ácido proporciona resultados muito satisfatório, porém há necessidade de uma análise clínica do seu caso, pois cada caso é um caso e necessita tem um planejamento individualizado.

Recomendo que você converse com o seu médico ou com o seu dentista para um planejamento do seu tratamento, qualquer dúvida pode me escrever.

Olá Dr Paulo meu nome é Claudia e gostaria de saber por que muitos dentistas estão utilizando o ácido hialurônico em seus tratamentos?

Olá Claudia, o conceito moderno de Odontologia Estética ampliou o seu foco de planejamento e o seu campo de atuação.

Sendo que atualmente ela tem por principal objetivo a harmonização facial integrando:

  • a função da fala,
  • a função da mastigação,
  • a função da respiração
  • com a estética dos dentes, dos lábios, do sorriso e do seu rosto

É um conceito mais muito amplo que visa harmonizar e equilibrar a sua face como um todo

E o ácido hialurônico tem um papel fundamental no protocolo da harmonização facial, preenchendo marcas de expressão e hidratando profundamente a pele.

Portanto Claudia o ácido hialurônico visa complementar o tratamento estético odontológico.

 

Olá Dr Paulo os meus lábios são muito finos com mostro na foto em anexo e eu gostaria de saber se é possível aumentar o volume com o ácido hialurônico?

Olá Poliana, o preenchimento labial é um recurso estético fantástico mas que deve ser feito sem exageros, daí a importância do planejamento.

Pelas fotos que você me enviou acredito que haverá um grande ganho de volume, porém há a necessidade de uma avaliação clinica aprofundada para um planejamento adequado.

Recomendo que você procure um dentista especializado na sua cidade para um planejamento adequado e se você tiver mais alguma dúvida, pode me escrever.

 

Dr Paulo me chamo Valquiria e sou de uma cidadezinha do interior de Minas. Estou lhe escrevendo pois vi que o Ácido Hialurônico esta na moda, a minha dúvida é se ele tem alguma contra indicação. Pois lá no meu cabeleireiro estão fazendo aplicações?

Oi Valquíria, o ácido hialurônico é um procedimento da área da saúde.

Que deve ser realizado em um ambiente clínico. Pois pode haver complicações e infelizmente quando a aplicação do ácido é feito sem critérios de segurança as complicações realmente acontecem.

Já atendi vários casos de emergência em meu consultório e te digo ... é muito triste. Pois a aplicação errada do ácido hialurônico pode gerar sequelas permanentes. Por isso eu recomendo que você realize o procedimento com segurança.

Tem canal de TV, "Canal E" que tem um programa chamado "Botched" que mostra muitos acidentes de ácido hialurônico, vale a pena dar uma conferida

Portanto procure na sua cidade um profissional especializado e realize um procedimento com segurança.

 

Olá Dr Paulo Coelho o meu nome é Maria de Lourdes. Tenho 52 anos e moro em Niterói no Rio de Janeiro. Estou pesquisando um método de Harmonização Orofacial para realizar um Lifting Facial mais natural. Ou seja que rejuvenesça o meu rosto sem muda-lo.

Na minha pesquisa no Google encontrei muitas pessoas falando do Md Codes, então segue as minhas dúvidas: O que é MD Codes? Como Funciona? Ele vai gerar o rejuvenescimento facial ou lifiting facial sem mudar o meu rosto?

Olá Maria de Lourdes, obrigado pelo seu email!

O MD Codes é um método de Lifting Facial usado no mundo todo, por médicos e dentistas, Que foi criado e desenvolvido pelo Dr Mauricio de Maio, um médico brasileiro reconhecido mundialmente por este método .

Neste protocolo de tratamento o profissional busca o rejuvenescimento da face de uma forma mais natural. Através da aplicação do ácido hialurônico em pontos estratégicos onde os tecidos sofreram as ações do tempo (envelhecimento). Buscando uma harmonização facial natural, fugindo das técnicas antigas que deixavam o rosto muito artificial.

Continue Lendo

Prezado Dr Paulo, meu nome é Valéria tenho 42 anos e me indicaram o a aplicação do Ácido Hialurônico para reduzir o meu "Bigode Chinês". Eu gostaria de sabre se esse é o melhor método de tratamento?

Valéria, obrigado pelo seu email, o ácido hialurônico é um excelente recurso para o preenchimento do famoso "Bigode Chinês"

Porém por uma questão ética, eu não posso dizer que ele é melhor ou pior do que os outros métodos de preenchimento. Mas posso lhe dizer que ele é o procedimento que mais utilizamos na nossa prática clínica diária.

Porém cada casos é um caso e o mais recomendável é que você faça uma avaliação clínica para estudar o seu caso

O ácido hialurônico em pomada é tão eficiente como o injetável?

São eficientes conforme a sua finalidade, onde o ácido injetável é indicado para o restabelecimento do volume da pele.

O ácido em pomada é indicado para a hidratação da pele. Portanto a sua eficiência esta relacionada a sua correta indicação e o seu correto uso.

 

Quanto tempo em média dura o ácido hialurônico injetável?

Isso varia muito de pessoa para pessoa, pois o metabolismo do organismo atua de forma diferenciada na manutenção ácido aplicado.

Há também, certos hábitos que podem aumentar ou diminuir o tempo de ação do ácido hialurônico, como:

  • o tabagismo,
  • o alcoolismo
  • a exposição excessiva aos raios solares que atuam diretamente na degradação e na absorção do ácido aplicável.

Por isso é recomendável que você siga as orientações do seu médico ou do seu dentista para manter a ação do ácido o mais tempo possível.

 

Meu nome é Claudia, tenho 32 anos e gostaria de fazer um preenchimento labial com ácido hialurônico. Porém tenho dúvidas se a o ácido hialurônico é um produto seguro. O senhor pode me ajudar?

Olá Claudia, fique tranquila pois o ácido hialurônico é um produto muito seguro e é aprovado e certificado pelo  aprovado pela FDA (Food and Drug Administration). Que é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

O seu corpo naturalmente produz ácido hialurônico. Porem com o passar dos anos esta produção diminue. Daí a necessidade de repor ou complementar o ácido hialurônico que tem por função  a sustentação dos tecidos, a hidratação da pele e  o amortecimento das articulações do corpo.

Claudia, o ácido hialurônico utilizado nos preenchimentos é exatamente como o ácido hialurônico produzido pelo seu corpo. Exceto pelo fato dele ter sido sintetizado em um laboratório, portanto é um produto muito seguro.

Qualquer dúvida pode me escrever.

 

Olá Dr Paulo Coelho, o meu nome é Vitória, e tenho 15 anos e gostaria de fazer preenchimento labial, eu posso?

Olá Vitória, desde que você esteja com a sua saúde ok e que você tenha autorização do seus pais ou responsáveis, não há problema.

Recomendo que você procure um profissional especializado em harmonização facial para planejar adequadamente o seu caso.

Qualquer dúvida, pode me escrever.

 

Estou grávida de 3 meses e gostaria de saber se posso realizar aplicação do ácido hialurônico?

Não há estudos comprovando a contra indicando da aplicação do ácido hialurônico durante a gravidez.

No entanto o bom senso é recomendável e eu particularmente não realizo aplicações em grávidas mesmo com a autorização do obstetra. Pois considero este momento de gravides, um momento muito delicado, portanto não recomendo a aplicação  do ácido hialurônico.

 

Quais as contra indicações do ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é contra indicado a pessoas que tem problemas de coagulação e para pessoas que tem hipersensibilidade ao produto.

Também é contra indicado a pessoas que estejam realizando tratamentos medicamentosos sistêmicos.

 

Dr Paulo, tenho muita vontade de fazer aplicação do ácido hialurônico. Porem morro de medo de agulha e tenho medo de sentir muita dor?

Olá Lourdes, fique tranquila pois a maioria dos profissionais aplica o ácido hialurônico com o uso de anestésicos eliminando o desconforto e a dor da aplicação

 

 

Tenho uma amiga que ficou com umas marcas roxas no rosto próximo ao local da aplicação do ácido hialurônico, eu gostaria de saber se isso é normal?

Infelizmente isso pode acontecer.

Pois pode ocorrer o estravasamento de alguma veiazinha durante a aplicação do ácido. Criando um leve edema e algumas marquinhas roxas.

Mas fique tranquila pois este edema e este roxinho somem espontaneamente em alguns dias, mas mesmo assim, por segurança eu recomendo que a  sua amiga procure o profissional que realizou a aplicação do ácido hialurônico para que ele a oriente melhor.

Qualquer dúvida, pode me escrever

Dr Paulo Coelho, eu gostaria de saber para quais casos o ácido hialurônico é indicado?

O ácido hialurônico é indicado para as rugas estáticas as marcas de expressão combatendo e prevenindo o envelhecimento precoce restaurando o volume da pele

Também pode ser utilizado para aumentar o volume labial e corrigir imperfeições do seu formato contribuindo para a harmonização facial como um todo.

 

Principais áreas de ação do Ácido Hialurônico na Face

 

acido-hialuronico

.

.

.

 

Mais artigos de Harmonização Facial

 

 

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin

Rua Alcides Ricardini Neves, 12 conj 607

Bairro: Brooklin | São Paulo

Abrir mapa de localização

(entre a Rua Flórida e a Rua Nova Independência) Brooklin - São Paulo

 

 

 

Unidade Tatuapé

Rua Padre Estevão Pernet, 1059, Conj. 66

Bairro: Tatuapé | São Paulo

Abrir mapa de localização

 

 

 

Unidade Campinas

Rua Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí | Campinas

Abrir mapa de localização

 

 

 

 

Posts Relacionados

Para Quem é Indicada a Bichectomia? Olá tudo bom, eu sou o professor Paulo Coelho e estou escrevendo este artigo para responder ao email enviado pela Jussara do Rio de Janeiro e ela nos ...
Como Funciona o Invisalign ? Hoje vamos conversar um pouco sobre como funciona o Aparelho Ortodôntico Invisalign e compará-lo ao funcionamento do Aparelho Ortodôntico Convencional...
Saúde e Bem Estar Através da Odontologia Saúde e Bem Estar através da Odontologia Nesta página apresentamos e discutiremos tratamentos odontológicos que estão diretamente relacionados a Sa...
Sintomas DTM e as suas complicações Sintomas DTM e as suas complicações Sintomas mais comuns que o paciente pode apresentar: • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas)...
Aparelho Móvel Transparente Aparelho Móvel Transparente Myobrace O Aparelho Móvel Transparente ...
O aparelho ortodôntico invisalign funciona ? O aparelho Invisalign funciona? Hoje vamos conversar um pouco sobre como funciona o Aparelho Ortodôntico Invisalign e compará-lo ao funcionamento do ...
Dentes Sensíveis Tratamento Dentes Sensíveis Tratamento Nossos dentes têm sua parte sensível na forma de pequenos canais chamados canalículos dentinatários, que, para entender m...
Bichectomia Antes e Depois e as suas Complicações... Bichectomia Antes e Depois e as suas Complicações Estou escrevendo este post para responder aos vários emails de pessoas perguntando ...

Pin It on Pinterest