o dente quebrou

Emergência o Dente Quebrou !!! O que faço ?

Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Odontologia e Cirurgião Dentista). E estou publicando este artigo escrito pelo amigo Antônio Inácio. Para Orientar os nossos leitores: “O dente quebrou !!!”

Um tombo, uma batida de bicicleta, um choque nos esportes ou um acidente qualquer, podem provocar quebra de um dente ou fratura de uma raiz.

São emergências também os casos de dor decorrentes de canais infeccionados, gengivas inflamadas, cáries avançadas, dentes inclusos ou outros problemas decorrentes de tratamentos não realizados ou não totalmente concluídos no momento.

Publicidade

Os casos de trauma por algum tipo de impacto no dente apresentam sempre melhores alternativas de tratamento quando atendidos imediatamente, salvo nos casos em que o dentista constatar menor gravidade e entender desnecessário o tratamento urgente.

Por isso, em qualquer destas situações, procure contato imediato com seu dentista. Verifique se tem seu telefone de consultório odontológico nas suas agendas comerciais e residenciais para o caso de emergência.

Tê-los é útil não só para você, mas também para recomendar a algum amigo que, por não ter o telefone de seu dentista, necessita atendimento no momento. O dentista irá auxiliá-lo no que for possível.

Publicidade

Para os casos de acidentes, não existe prevenção às conseqüências odontológicas, ou melhor, dando-se o devido valor aos dentes, deve-se procurar evitar as situações de risco maior. Acontecendo, não descuidar.

Lembre que seu dentista não cobra atendimento ao telefone e que sua opinião a respeito de um fato que envolva dentes ou boca, além de gratuita, é muito importante.

Para os casos de emergência que envolva infecções, inflamações ou outro tipo de dor por problemas não tratados, a maneira de evitá-las é não interromper tratamentos, ou começá-los sempre que se fizerem necessários.

Publicidade

Nenhum problema de origem odontológica se soluciona por si só. Alguns podem ser contornados ou evitados com uma simples consulta, antes de gerarem problema maior. Sempre o tratamento preventivo a estes casos sai mais barato do que quando intervindos em emergência.

Nas emergências, antes de ir ao dentista, procure ligar. Alguns procedimentos simples como medicação adequada, podem facilitar ou melhorar seu atendimento, além do que, algumas vezes podem até lhe economizar a consulta de emergência.

Por Antônio Inácio Ribeiro, extraído do livro “100 motivos para ir ao dentista” e adaptado por Dr. Paulo Coelho

Dr Paulo Coelho

Olá, seja bem-vindo! Eu sou o Dr. Paulo Coelho, com formação em Odontologia e Psicanálise, além de Mestrado em Ortodontia e Doutorado em Psicanálise com ênfase em Distúrbios do Sono. Atuo clinicamente em Campinas e em São Paulo, nos bairros do Brooklin e Tatuapé

Você também pode gostar...